Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirHóquei em patins
|
0A equipa de hóquei em patins do Sporting CP desloca-se, esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelas 20h00, até à Dragão Arena para defrontar o FC Porto. Em jogo relativo à 17.ª jornada do Campeonato Nacional, os leões vão tentar esquecer a eliminação europeia diante do Amatori Lodi. Na antevisão à partida, Paulo Freitas reafirmou que o objetivo dos leões passa pela conquista do campeonato: “É um clássico do desporto nacional e internacional. Acima de tudo, não mudamos a nossa matriz. Vamos à procura dos nossos momentos e queremos ter a oportunidade de sair do Dragão com um resultado que nos satisfaça e que nos permita continuar a nossa caminhada, que é longa e muito competitiva. Não escondemos que o nosso objetivo é a conquista do título nacional”. O treinador do hóquei em patins do Sporting CP considera que o FC Porto é uma excelente equipa, mas que também tem as suas debilidades: “Vamos entrar no Dragão com vontade de ganhar e sem medo do que quer que seja. Temos respeito pelo adversário, que tem qualidade acima da média, mas vamos focados no que vai ser a nossa estratégia para o jogo. O FC Porto apresenta algumas debilidades na sua forma de jogar e vamos atrás desses momentos para os podermos explorar”. Paulo Freitas falou ainda sobre a competitividade do campeonato português: “Tremendamente competitivo. É uma modalidade muito competitiva como não há exemplo no desporto nacional. Temos de ter a capacidade de aguentar e de perceber que não vamos conseguir controlar todos os momentos do jogo. Quando estamos por cima temos de querer mais e melhor e quando estamos por baixo temos de saber sofrer. Esta equipa já deu provas da sua capacidade de sofrimento e superação. Queremos controlar mais momentos do jogo, mas percebemos a qualidade que existe do outro lado”. O treinador português pediu ainda aos sócios e simpatizantes do Clube que se desloquem à Dragão Arena para apoiar a equipa: “Por todos os pavilhões por onde andamos temos Sportinguistas atrás de nós a empurrar-nos para o que são os objetivos da equipa e do Clube. Não tenho a mínima dúvida que os adeptos vão continuar ao nosso lado porque eles percebem que esta é uma equipa que tem capacidade de superação, trabalha muito e dignifica o nome do Clube. Estamos à espera de um forte e ruidoso apoio, como tem acontecido sempre que nos deslocamos ao Dragão”. Em exclusivo para o Leonino, António Ramalhete fez a análise da partida (LER AQUI) entre Sporting CP e FC Porto, que se realiza esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelas 20h00, na Dragão Arena. Os leões estão atualmente no primeiro lugar do Campeonato Nacional, com 40 pontos, a par com o SL Benfica.
Fotografia de Sporting CP
Emblema leonino terá dois adversários pela antes de poder entrar na competição internacional
|
0A equipa de hóquei em patins do Sporting vai defrontar o Barcelos e os franceses do La Vendéenne no play off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. A turma agora liderada por Edo Bosch ficou no grupo 2 desta fase da prova, na qual só o primeiro classificado entra na competição internacional.
Apesar de os leões serem os atuais Campeões Europeus, vão começar a prova na fase de qualificação, uma vez que o título não assegura a presença na principal competição europeia de clubes na edição seguinte. Além do mais, as equipas que ficaram sem segundo e terceiro lugar caem para a WSE Cup.
Além do mais, o emblema verde e branco ficou também recentemente a conhecer o sorteio do Campeonato Nacional. Deste modo, o arranque do Clube de Alvalade na Liga Placard está marcado para o dia 20 de outubro, com uma receção ao Braga, no Pavilhão João Rocha.
O conjunto leonino vai, assim, jogar na condição de anfitriões logo na ronda inaugural da competição, com o primeiro jogo fora de casa agendado para o dia 26 de outubro, data esta em que os leões vão deslocar-se ao reduto do Benfica, naquele que será o primeiro dérbi eterno da época.
Em 2023/24, os leões foram eliminados pelo Porto nas meias-finais da Liga portuguesa numa eliminatória que se disputou à melhor de cinco encontros (3-2) e falhou o acesso à final. Os verdes e brancos procuravam vencer a Liga portuguesa pela décima vez na sua história, competição que os verdes e brancos não conquistam desde 2020/21, sob orientação de Paulo Freitas.
Recorde a conquista da Liga dos Campeões, por parte do hóquei em patins do Sporting:
Clube de Alvalade deu a conhecer as datas na última quarta-feira, dia 31 de julho
|
0Na tarde da passada quarta-feira, dia 31 de julho, a equipa de hóquei em patins do Sporting ficou a conhecer o sorteio do Campeonato Nacional. Deste modo, o arranque do prestigiado torneio para os leões de Edo Bosch está marcado para o dia 20 de outubro, com uma receção ao Braga no Pavilhão João Rocha.
O conjunto verde e branco vai, assim, jogar na condição de anfitriões logo na ronda inaugural da competição, com o primeiro jogo fora de casa agendado para o dia 26 de outubro, data esta em que os Campeões Europeus se vão deslocar ao reduto do Benfica, naquele que será o primeiro dérbi da época.
Vale destacar que o Clássico diante do Porto está agendado para a penúltima jornada da primeira volta, com o plantel leonino a receber os dragões na 12.ª jornada, prevista para o dia 25 de janeiro. Já na segunda volta, o Sporting receberá o Benfica em partida a valer para a 15.ª jornada, prevista para 22 de fevereiro, e jogará em casa do Porto a 27 de abril.
No que diz respeito à equipa B dos verdes e brancos, esta vai participar no Campeonato Nacional da II Divisão, começando, desta forma, a zona sul da prova em casa da Física, a 5 de outubro, tendo finalmente o primeiro jogo em casa frente a Oeiras, no dia 12 do mesmo mês.
Recorde-se que no dia 26 de junho, a equipa de hóquei em patins dos leões sofreu uma grande mudança: Alejandro Domínguez disse adeus ao Clube de Alvalade, depois de estar ao leme do conjunto por duas temporadas, nas quais orientou 100 encontros: 51 na época de estreia e 49 em 2023/24. No total, venceu 68 jogos, empatou 14 e perdeu 18. Ao longo da caminhada, os verdes e brancos venceram a Liga dos Campeões.
Sorteio da Liga Betclic 2024/25 não foi muito favorável para os verdes e brancos
|
0A temporada 2024/25 tem pontapé de partida marcado para o dia 3 de agosto com a Supertaça e, na semana seguinte, o Sporting inicia a defesa do título e luta pelo bicampeonato com a receção ao Rio Ave no Estádio José Alvalade. Ao que tudo indica, este será o desafio mais fácil para a turma de Rúben Amorim conseguir os valiosos três pontos no arranque de uma competição que promete ser complicada para os leões.
Além das cinco primeiras jornadas englobarem três deslocações, contam ainda com o primeiro clássico da época logo na 4.ª jornada, quando o Porto for visitar o covil dos verdes e brancos. Assim, é de extrema importância que os pupilos de Amorim garantam a vitória nas primeiras jornadas do torneio, isto porque, ao fazer uma extensa análise aos dados desde que Amorim está ao leme do Sporting, o mesmo só foi campeão nacional quando alcançou registos quase perfeitos.
Por obra do destino, o Sporting e o Porto têm vindo a medir forças no início das últimas temporadas e, em 2024/25, este confronto será antecipado com a disputa da Supertaça a 3 de agosto, em Aveiro. Vale lembrar que as duas equipas vão voltar a entrar em duelo quase um mês depois para a Liga, no primeiro fim-de-semana de setembro.
Em 2020/21, 2021/22 e 2022/23 o conjunto leonino defrontou sempre a equipa então orientada por Sérgio Conceição no início da Liga e os resultados são claramente favoráveis aos dragões que contam com um registo de dois empates em Alvalade, e, ainda, uma vitória também no reduto dos leões por 3-0 em 2022/23. Contudo, estes dois desafios agendados podem equilibrar a balança para o lado de Rúben Amorim, mas desta vez com Vítor Bruno ao leme dos azuis e brancos.
O diário desportivo Record entrou em contacto com o antigo técnico Carlos Pereira com o objetivo de comentar, além do sorteio não muito favorável para os leões, o duplo encontro com os dragões: “Pode ser bom ou mau, mas isso só vamos saber depois dois jogos, depende do momento das duas equipas. Naturalmente que uma vitória terá sempre um tónico para um dos rivais”.