Futebol
Varandas vendeu estrela do Sporting no fecho do mercado, mas vai receber fortuna já esta época
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0As equipas do Sporting e do Estoril anunciaram que chegaram a acordo para a transferência, a título de empréstimo, da jogadora lateral direita de 23 anos, Mariana Rosa, com o objetivo da atleta ter mais minutos num patamar competitivo inferior, embora permaneça a jogar na Liga BPI, o principal escalão do Futebol Feminino Português.
A lateral-direita de 23 anos, regressa a uma casa que bem conhece, visto que passou pelo emblema da linha, nas camadas jovens, entre os anos de 2014 e 2016. O empréstimo dos leões é válido até ao fim da presente temporada.
Apesar do aparente decréscimo competitivo, a jovem jogadora portuguesa mostrou-se muito entusiasmada com esta nova etapa da sua ainda curta carreira: "Espero ajudar o Estoril nesta segunda metade da época, assim como acho que o Estoril me vai ajudar muito a mim", confessou aos órgãos oficiais do clube canarinho.
A principal razão pelo qual este empréstimo é relevante para ambos os clubes, e, principalmente, para a jogadora, deve-se à operação a que Mariana Rosa foi submetida no inicio da temporada e que a impediu de ter os minutos que desejava na equipa leonina: "Essencialmente, vim à procura de minutos, pois como fui operada ao pé não os consegui ter na primeira volta", desabafou sobre um momento mais difícil na sua ainda curta carreira.
As orientadas de Micael Sequeira encontram-se em segundo lugar da Liga de Futebol Feminino com 38 pontos, a três do líder Benfica, após um empate a uma bola em jogo realizado no Estádio da Luz, sendo que o próximo jogo das leoas é diante da equipa do Torreense, no próximo dia 8 de fevereiro às 16h00, no Estádio Aurélio Pereira. A equipa do Sporting está ainda na Taça de Portugal e muito bem encaminhada a chegar à final da Taça da Liga, após vitória por 6-0 na primeira meia final da competição.
Gabriel Teixeira trocou o Bahia por Alvalade já muito perto do fecho de mercado de transferências, numa contratação que pode ascender aos oito milhões de euros
|
0Edevaldo, é o treinador brasileiro que orientou Biel nas camadas jovens Fluminense, onde o extremo atuava antes de se mudar para o Bahia. O técnico, que também passou pelo Porto enquanto jogador, e chegou a ser internacional pela canarinha, deu uma entrevista ao jornal 'Record', onde abordou vários aspetos acerca de Gabriel Teixeira, a mais recente contratação do Sporting.
Começou por falar no tempo em que orientou Biel: "Na altura, eu estava no futebol profissional. Ele estava nos sub-20, foi promovido aos sub-23 e acabou por representar o profissional. Sempre foi muito bom atleta, no que diz respeito a força, velocidade e habilidade. 'Entende' muito bem a linha de fundo, tem a facilidade de ir e voltar e é muito bom na finalização", começou por explicar.
Prosseguiu, sobre a mudança para Lisboa: "O Sporting está a receber um atleta tranquilo, jovem, o que é muito importante. Acredito que vai adaptar-se muito bem ao futebol português (...) Na cabeça dele, agora, está apenas o Sporting. O rendimento que ele vai apresentar é que poderá despertar o interesse de clubes de campeonatos mais exigentes", atirou Edevaldo.
Por último, fez uma comparação com outro jogador brasileiro que brilhou em Portugal, no Vitória de Guimarães, e depois no Sporting, e que hoje em dia vai fazendo as delícias dos adeptos de futebol com os seus desempenhos no Barcelona: falamos de Raphinha.
"Os dois são idênticos a jogar. Ambos procuram ganhar a linha de fundo e driblar os adversários que surgem pela frente. É lógico que o Raphinha está na frente, pela idade, mas quem sabe se, no futuro, Biel não conseguirá atingir esse nível. Ambos são peritos em 'agulhar', que na linguagem do futebol significa ir para cima dos adversários e tirar vantagem no drible", concluiu Edevaldo, hoje em dia treinador adjunto do Fluminense.
Jogador que alinha atualmente pelo Casa Pia foi um dos nomes equacionados para reforçar a defesa dos leões nesta janela de transferências de inverno
|
0Muito ativo no mercado de transferências de inverno, o Sporting e os seus responsáveis esforçaram-se para resolver os problemas existentes no plantel de Rui Borges. Conseguiram assegurar Rui Silva, para a baliza, e Biel, para o ataque dos leões, e ainda emprestar Marcus Edwards, que não era opção para o técnico português. Não houve, porém, desenvolvimentos em relação a uma posição fulcral na equipa verde e branca.
Falamos da posição de defesa lateral direito. Esta foi uma das maiores novelas do mercado de inverno, com o Sporting a estar muito perto de conseguir Alberto Costa, primeiro, e depois Andrés García - os leões viriam os dois negócios cair durante o mês de janeiro. Em stand by, ficou a saída de Iván Fresneda para o Como, devido a não ter entrado nenhuma solução.
Um jogador que vem sendo ligado ao Sporting há algumas épocas, é o lateral direito do Casa Pia, Leonardo Lelo. Os leões perderam também a hipótese de avançar pelo jogador uma vez que, já perto do fim do mercado, foi anunciado que o português já teria assinado, a custo zero, com o Braga. Vai-se mudar para o Minho no início da próxima temporada.
Quem avançou a informação foram Sebastião Sousa Pinto, jornalista da Sport TV, e também a página Cabine desportiva, portal dedicado a notícias sobre futebol, com bastante incidência sobre o mercado de transferências.
Leonardo Lelo, que participou no Europeu sub 21 em 2023, fez praticamente toda a formação no clube algarvio do Olhanense, antes de se mudar para o Casa Pia, em 2021. Esta temporada, leva já 21 jogos pelos gansos, nos quais marcou um golo e assistiu por três vezes.
Lateral que representa atualmente o Casa Pia está emprestado pelos leões e tem estado em grande destaque esta época. Voltou a ser equacionado em Alvalade
|
0Um dos problemas no plantel do Sporting, que ficou por resolver na janela de transferências de inverno, foi a posição de defesa lateral direito. Um nome que tem sido equacionado é o de Diogo Travassos, emprestado pelos leões ao Estrela da Amadora. Filipe Pedro, antigo treinador na camadas jovens dos verdes e brancos, falou com o 'Record' sobre o jovem jogador.
Começou por falar da presente prestação: "Está a fazer uma boa época. Os jogadores nesta idade evoluem rapidamente, especialmente quando estão expostos a estes estímulos. Existe um período de adaptação, que parece que já está a estabilizar neste momento e o Travassos está cada vez mais enquadrado e confiante. Isso só vai fazer com que a sua performance aumente e ele consiga mostrar qualidade", começou por dizer.
Relembrou, depois, o jogador na formação leonina: "Já havia alguma expectativa sobre o futuro do Travassos, veio muito cedo para os sub-23, salvo erro veio como juvenil de segundo ano, sub17 ou sub-18, já a começar a jogar dois escalões acima. Só isso já demonstra que a expectativa na altura no Sporting era grande sobre o Travassos", explicou Filipe Neto.
Prosseguiu: "Depois as suas qualidades técnicas, físicas e o facto de ser ambidestro, jogando tão bem com o pé direito como com o esquerdo e isso permitir-lhe jogar nos dois lados, faz com que essa adaptabilidade possa valorizá-lo ainda mais como jogador e torná-lo mais útil num plantel. Já havia alguma expectativa, mas ainda está no início e vamos ver até onde poderá chegar", atirou.
Por último, falou do futuro, que pode passar por Alvalade: "Se conseguir apresentar qualidade com consistência poderá aproveitar as oportunidades que poderão surgir. Se me perguntar se o Travassos para qualidade vir a ser opção no Sporting, acredito que sim, tem qualidade e potencial, mas isso terá de vir ao de cima e também terá de surgir o timing correto para as coisas acontecerem. E espero que sim, o Travassos merece, mas sabemos que não depende só dele. Na parte que depende dele, ainda tem muito trabalho pela frente, é o mais importante e é onde tem de se focar", rematou Filipe Pedro.