
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
As equipas do Sporting e do Estoril anunciaram que chegaram a acordo para a transferência, a título de empréstimo, da jogadora lateral direita de 23 anos, Mariana Rosa, com o objetivo da atleta ter mais minutos num patamar competitivo inferior, embora permaneça a jogar na Liga BPI, o principal escalão do Futebol Feminino Português.
A lateral-direita de 23 anos, regressa a uma casa que bem conhece, visto que passou pelo emblema da linha, nas camadas jovens, entre os anos de 2014 e 2016. O empréstimo dos leões é válido até ao fim da presente temporada.
Apesar do aparente decréscimo competitivo, a jovem jogadora portuguesa mostrou-se muito entusiasmada com esta nova etapa da sua ainda curta carreira: "Espero ajudar o Estoril nesta segunda metade da época, assim como acho que o Estoril me vai ajudar muito a mim", confessou aos órgãos oficiais do clube canarinho.
A principal razão pelo qual este empréstimo é relevante para ambos os clubes, e, principalmente, para a jogadora, deve-se à operação a que Mariana Rosa foi submetida no inicio da temporada e que a impediu de ter os minutos que desejava na equipa leonina: "Essencialmente, vim à procura de minutos, pois como fui operada ao pé não os consegui ter na primeira volta", desabafou sobre um momento mais difícil na sua ainda curta carreira.
As orientadas de Micael Sequeira encontram-se em segundo lugar da Liga de Futebol Feminino com 38 pontos, a três do líder Benfica, após um empate a uma bola em jogo realizado no Estádio da Luz, sendo que o próximo jogo das leoas é diante da equipa do Torreense, no próximo dia 8 de fevereiro às 16h00, no Estádio Aurélio Pereira. A equipa do Sporting está ainda na Taça de Portugal e muito bem encaminhada a chegar à final da Taça da Liga, após vitória por 6-0 na primeira meia final da competição.
Avançado dinamarquês atingiu, no último encontro dos leões, uma marca indesejada, numa situação que nunca lhe tinha ocorrido até ao momento
|
O Santa Clara - Sporting terminou com muita tensão nos Açores, com as duas equipas a acabarem a partida com gritos e empurrões, que valeram um total de quatro cartões vermelhos mostrados por Cláudio Pereira, juiz da partida. Um desses foi visto por Conrad Harder, avançado dinamarquês dos leões que terá sido um dos elementos na origem dos confrontos.
O jogador foi lançado por Rui Borges para ajudar a segurar a vantagem mínima dos verdes e brancos, com cerca de 13 minutos para jogar na partida. No final do encontro, discutiu um lance com Rocha, jogador do Santa Clara, de forma impetuosa. Quando, pouco depois, o árbitro apitou para o fim do jogo, Harder festejou com intensidade e Rocha quis tirar satisfações com o jovem dos leões, o que iniciou os confrontos que foram visíveis na transmissão televisiva.
Cláudio Pereira separou os jogadores, e prosseguiu depois a mostrar as devidas consequências disciplinares. Tanto Rocha, como Harder, viram o cartão vermelho, para além de mais dois elementos das equipas técnicas de cada um dos emblemas em campo (João Sobral e Tiago Aguiar foram os restantes admoestados).
A verdade é que, para o jovem avançado dinamarquês do Sporting, esta foi a primeira vez na carreira que tal situação sucede. Conrad Harder viu, pela primeira vez, um cartão vermelho. Ainda não tinha acontecido em Portugal, e na Dinamarca tinha visto apenas quatro cartões amarelos em vários anos de atividade até rumar a Alvalade.
Sendo assim, há, desde já, uma garantia para Rui Borges e para os adeptos do Sporting: Conrad Harder não vai ser opção para a próxima partida dos leões, marcada para a próxima sexta feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense, em Alvalade.
Extremo moçambicano tem sido um dos mais importantes nas últimas partidas, e o treinador verde e branco parece dar-lhe cada vez mais importância
|
Voltou a ser decisivo. Geny Catamo foi o jogador do Sporting que brilhou mais alto, na última partida dos leões, frente ao Santa Clara. Marcou o golo que garantiu a vitória verde e branca, e que, desde já, lhe garante o melhor registo goleador da carreira - já leva sete golos esta temporada, mais um que na anterior com os mesmos jogos disputados.
O extremo internacional moçambicano tem sido uma espécie de trunfo para Rui Borges. Quatro dos sete golos que apontou com a camisola do Sporting esta época foram marcados sob orientação do atual treinador verde e branco, que está no Clube apenas desde o final de dezembro de 2024.
Para além disso, Geny Catamo também funciona como amuleto do técnico português, uma vez que sempre que marcou com o treinador de Mirandela, o Sporting ganhou essas partidas. Aconteceu contra o Benfica (1-0), na jornada 16 da Liga; frente ao Famalicão, por 3-1, na ronda 26 do campeonato; com o Rio Ave (2-0) na meia-final da Taça de Portugal e agora no confronto com o Santa Clara.
Desde a chegada de Rui Borges ao Sporting, Geny Catamo tem sido aposta vincada do treinador dos leões. Foi utilizado num total de 937 minutos, relembrando que chegou a perder três jogos por lesão, e foi depois lançado lentamente até estar totalmente recuperado e com ritmo competitivo adquirido.
De resto, Rui Borges também começou, recentemente, a utilizar Geny Catamo numa posição nova, e mais ofensiva. O jogador foi lançado por Ruben Amorim no 3x4x3, onde jogava como ala. Com a chegada de Rui Borges e mudança para o seu 4x4x2, o moçambicano passou para um dos lugares do meio campo. Com o regresso ao primeiro esquema tática, o técnico português experimentou o craque na posição do lado esquerdo do tridente ofensivo, mais à frente do que aquilo que se verificava anteriormente.
Médio nipónico tem sentido algumas dificuldades físicas nas últimas semanas. Conseguiu recuperar de uma lesão que trazia, mas ainda não está apto
|
Hidemasa Morita estava a fazer uma temporada em bom plano no Sporting, e com a entrada de Rui Borges, era esperado que mantivesse o nível. Mas o médio nipónico tem lidado com várias mazelas físicas que o impedem de dar o seu contributo à equipa, algo que se verifica de novo. Relembrar que, a título pessoal, o jogador vive um grande momento.
O médio verde e branco tinha voltado da seleção do Japão com um traumatismo no pé esquerdo que o impedia de treinar e jogar com máxima intensidade. Esteve de fora e recuperou do problema... Mas ainda não está apto. Isto porque, para além dessa lesão, Morita também estará a lidar com alguns problemas musculares.
Este também foi um problema que trouxe do Japão. quando esteve ao serviço da seleção, de onde regressou com mialgias. O departamento médico fez testes, na altura, mas preferiu centrar-se no traumatismo, uma vez que não viam nada nos exames que justificasse o incómodo para Hidemasa Morita.
No entanto, mesmo recuperado do traumatismo, a situação das mialgias ainda não melhorou totalmente, pelo que Morita ficará a fazer trabalho condicionado até estar recuperado por completo. Só aí vai ser considerado como opção válida para ajudar a equipa do Sporting.
Neste momento, é ainda impossível dizer se Hidemasa Morita vai estar disponível para ajudar o Sporting na próxima partida, frente ao Moreirense, na próxima sexta feira, dia 19 de abril. Ao todo, esta temporada, o importante médio centro já falhou um total de 17 jogos, número que pode continuar a subir.