
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O jogo dificilmente podia começar pior para as leoas. Pouco mais de um minuto jogado e o SC Braga já estava na frente do marcador, após uma cabeçada perfeita de Hannah Keane depois de um cruzamento de Chinaza Uchendu. Mas a desvantagem não durou muito. Carolina Mendes aos quatros minutos empatou após assistência de Raquel Fernandes e deixava tudo como no início da partida, quando ainda estavam por disputar 85 minutos. O jogo entrou numa fase muito partida, com ambas as equipas a terem muito espaço, mas com a equipa da casa a criar mais ocasiões de golo, ainda que raramente com perigo. Foi à passagem do minuto 36 que o Sporting deu a cambalhota no marcador. Raquel Fernandes remata de fora da área e fez o 1-2. Dois minutos depois Tatiana Pinto fez o 1-3, mas Diana Silva estava fora de jogo e o golo foi bem invalidado. Já à entrada do minuto 45 Dolores Silva fez o empate, após um remate de fora da área da médio bracarense. Foi um erro da alemã Wibke Meister que deu origem ao golo. 2-2 ao intervalo, num resultado que não se pode considerar injusto. A segunda parte manteve a toada da primeira, ambas as equipas com bola e a atacar, mas sem grandes lances de perigo de parte a parte, ainda que desta vez tenha sido o Sporting CP mais perto da baliza adversária, ao contrário dos primeiros 45 minutos. Foi à passagem do minuto 70 que o Sporting CP reassumiu a liderança do marcador. Nevena Damjanović, de livre, marcou aproveitando um desvio de Jana na barreira para bater a guarda-redes Marie Hourihan. Quatro minutos depois foi a vez de Diana Silva fazer o gosto ao pé, com um remate em arco já dentro da área. Até ao final, as leoas apenas tiveram de controlar o jogo, dando mais bola ao SC Braga, mas Inês Pereira raramente teve trabalho. Vitória justa do Sporting CP, que assim se mantém na perseguição à liderança do campeonato.
Fotografia do Sporting CP.
Jogador do Clube de Alvalade partiu ao início da noite desta terça-feira, dia 27 de maio, rumo ao seu país de origem e comentou polémica
|
Maxi Araújo desvalorizou o lance entre Matheus Reis e Andrea Belotti na final da Taça de Portugal, que terminou com vitória dos 3-1 a favor dos leões. O 'camisola 20' do Sporting deu a entender que não entende motivo para tanto alarido volta do lance no período de descontos.
Maxi: "Estás louco, amigo. É futebol, amigo, é futebol"
O jogador do Sporting partiu ao início da noite desta terça-feira, dia 27 de maio, rumo ao Uruguai e, ao jornal A Bola, o jogador mostrou-se perplexo com a questão: "Estás louco, amigo. É futebol, amigo, é futebol". De seguida, o jogador - que foi criticado pelo clube da Luz - partiu rumo ao Uruguai no mesmo voo de Franco Israel.
A dupla ainda não irá de férias, uma vez que foi convocada pelo selecionador Marcelo Bielsa para as partidas com o Paraguai (dia 6) e com a Venezuela, a 11, da fase de qualificação sul-americana para o Mundial-2026, que se disputará nos Estados Unidos, no Canadá e no México.
Maxi Araújo também esteve envolvido no polémico lance enquanto tentava roubar a bola de Andrea Belotti, aos 90+5 minutos, caiu por cima do jogador italiano do Benfica, fazendo com que o mesmo caísse ao chão e terminasse com um pisão na cabeça, da autoria de Matheus Reis.
Com um valor de mercado de 14 milhões de euros, Maxi Araújo acabou de cumprir a sua primeira temporada ao serviço do Sporting. Em 2024/25, o jogador uruguaio fez um total de 46 jogos para todas as competições, onde apontou um total de quatro golos e cinco assistências.
Atleta da equipa leonina, que já foi internacional por Portugal, marcou presença em conferência e falou sobre papel atual da equipa das quinas
|
Rita Fontemanha defendeu que o futebol feminino não pode ser tratado da mesma forma que o masculino. A jogadora da equipa do Sporting considera que não há comparação sequer possível falarmos no futebol feminino há 15 anos e até há nove anos e que os mesmos não são iguais.
Fontemanha: "comecei a jogar aos 12 anos porque não tinha onde jogar futebol feminino"
"Temos de envolver as pessoas, temos de tentar ao máximo que as associações criem mundos de oportunidade para que as raparigas possam jogar, na altura comecei a jogar aos 12 anos, é muito tarde mas comecei aos 12 porque não tinha onde jogar futebol feminino", mas a jogadora aponta que é preciso "continuar", porque "14 mil é um bom número mas não é ainda suficiente para termos qualidade e quantidade", começou por dizer no podcast "Olhá Bola, Maria".
Fontemanha: "Àquele momento, não sabíamos bem o que era a realidade do futebol feminino no resto da Europa"
A jogadora fez parte da seleção que estreou Portugal nos europeus, em 2012, e refere que, "àquele momento, não sabíamos bem o que era a realidade do futebol feminino no resto da Europa", pelo que o jogo contra Espanha nas meias-finais "foi um choque de realidade" em que as jogadoras tiveram "maior noção".
Atualmente, Rita Fontemanha aponta que a seleção "está num patamar bastante bom, porque é respeitada por todas as seleções, olha nos olhos todas as seleções, independentemente de termos tido um resultado menos positivo", mas tem "a capacidade de competir de forma muito séria" e agora deve "aspirar a mais" e "passar a estar nas fases de grupo".
A equipa de futebol feminino do Sporting - que pode reforçar-se com uma ex Benfica - tem no seu palmarés, dois Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e três Supertaças. O objetivo da equipa treinada por Micael Sequeira para a próxima época é conquistar a Liga BPI, que já vê escapar desde a temporada de 2017/18.
Avançado do Rio Ave interessa ao Clube de Alvalade, que está ciente de vários interessados no futebolista que se destacou na Liga Portugal Betclic
|
O Sporting sabe que tem mais um adversário na corrida por Clayton, avançado do Rio Ave. Além de estar na lista dos verdes e brancos, Porto, Benfica e Torino, o ponta-de-lança brasileiro tem agora o Zenit interessado na sua contratação para a temporada 2025/26.
A informação está a ser avançada pelo jornal O Jogo, garantindo que o emblema de São Petersburgo estará a ponderar apresentar uma proposta nos próximos dias, tal como os italianos fizeram recentemente. No entanto, a oferta do clube de Turim foi rejeitada.
O Rio Ave pretende vender o jogador por um valor próximo dos 15 milhões de euros. Entre Sporting, Benfica e Porto, os leões estão na frente da corrida e, de acordo com o diário desportivo, já terão feito abordagens junto da SAD vilacondense, não estando descartada a hipótese de fazer uma oferta concreta.
O Sporting tem um trunfo, que poderá ser importante em futuras negociações. Bernardo Palmeiro, atual diretor geral do futebol verde e branco, trabalhou no Rio Ave e mantém boas relações com o clube, podendo atuar em benefício do Clube de Alvalade.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.