
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting; Um voo da TAP do Rio de Janeiro para Lisboa foi cancelado este fim de semana, após a companhia aérea portuguesa ter recusado cumprir uma ordem judicial que autorizava o embarque de um cão de serviço na cabine, que é essencial para a assistência de uma criança com Transtorno do Espetro Autista (TEA).
De acordo com a advogada Fernanda Lontra, a sua cliente, irmã da menina autista, dizia ter o direito de levar o animal no voo para Portugal. Apesar da decisão judicial, a companhia aérea negou o embarque do animal, alegando que o transporte do mesmo violaria o Manual de Operações de Voo da TAP Air Portugal e colocaria em risco a segurança dos passageiros.
“Mesmo após apresentarmos toda a documentação exigida, a TAP recusou a embarcar o cão de serviço na cabine e insistiu que ele fosse transportado como bagagem”, afirmou Hayanne, a irmã da criança, à CNN Brasil. Segundo Hayanne, o cão também “já perdeu cinco quilos” por estar longe da criança, que “está mal e stressada“.
Diante do impasse, a Polícia Federal foi chamada e autuou um funcionário da TAP por não cumprir a ordem judicial. Em nota, a companhia aérea alegou que “devido a uma ordem judicial de autoridades brasileiras que violaria o Manual de Operações de Voo”.
Este cancelamento pode ter custado 500 mil euros à companhia aérea. Só no reembolso dos bilhetes, a TAP terá gasto 393 mil euros e a transportadora não especificou se o avião regressou vazio a Lisboa, e os custos de alojamento e alimentação para os cerca de 300 passageiros afetados.
Ciclista, que foi quatro vezes campeão da Vuelta, tem tido um enorme historial de quedas nos últimos anos, nomeadamente na Volta a França
|
Extra Sporting; O ciclista esloveno Primoz Roglic (Red Bull – BORA – Hansgrohe) abandonou, esta terça-feira, dia 27 de maio o Giro de Itália, na sequência de uma queda, durante a 16.ª etapa. A equipa do ciclista já confirmou, através dos canais oficiais, o adeus à prova internacional.
"O Giro termina mais cedo para Roglic, que abandona a etapa. Obrigado pela luta, Primoz. Vais voltar mais forte", referiu a Red Bull – BORA – Hansgrohe. À partida para esta etapa, Roglic era 10.º classificado na geral, a três minutos e 53 segundos do líder, Isaac Del Toro (UAE Team Emirates). Esta foi a terceira queda que sofreu no Giro.
A 16.ª etapa da competição, que liga Piazzola sul Brenta a San Valentino (Brentonico), na distância de 203 quilómetros, tem sido acidentada e já ficou marcada por chuva e por várias quedas e atrasos de ciclistas importantes para a classificação geral em alguns momentos.
Richard Carapaz esteve na queda com Roglic, mas continua em prova. Já mais tarde, Egan Bernal foi um dos ciclistas importantes para a geral a ficar para trás. À partida para a etapa do dia, o esloveno de 35 anos já tinha admitido estar "em modo de sobrevivência" e que seria difícil repetir o triunfo final de 2023.
O quatro vezes campeão da Vuelta tem um enorme historial de quedas nos últimos anos, nomeadamente na Volta a França, que abandonou nas três edições anteriores em que participou. O atleta optou assim por desistir da competição por aconselhamento médico.
Prova foi agitada em Silverstone, com duas largadas, bandeira vermelha, quedas e sucessivas ultrapassagens e trocas de posição ao longo do percurso
|
Extra Sporting; O italiano Marco Bezzechi (Aprilia) tornou-se neste domingo, dia 25 de maio, no 11.º piloto diferente nos últimos 11 anos a vencer o Grande Prémio de Inglaterra de MotoGP, sétima ronda da temporada. Por outro lado, Miguel Oliveira (Yamaha) terminou em 16.º.
Na corrida sprint arrancou bem, mas foi forçado a sair de pista na curva sete na primeira volta para evitar Franco Morbidelli, que travou mais cedo do que o esperado para desengatar um dispositivo frontal preso. A manobra custou três posições a Oliveira, que teve dificuldades de aderência traseira durante toda a corrida.
O piloto português cruzou a meta 31,641 segundos depois do vencedor, que deixou na segunda posição o francês Johann Zarco (Honda) a 4,088 segundos, e na terceira o espanhol Marc Márquez (Ducati), a 5,929. Com estes resultados, Marc Márquez, seis vezes campeão do mundo e MotoGP, reforçou a liderança do Mundial, após sete das 22 corridas, com 196 pontos.
Miguel Oliveira, partiu da quinta linha, terminando em 16º na sprint, perdendo algumas posições no início para evitar Franco Morbidelli. O português começou por dar sinais de progresso, registando o quinto melhor tempo na Q1 e falhando por pouco um lugar na Q2 por pouco mais de dois décimos de segundo.
Foi o primeiro triunfo de Marco Bezzechi com a Aprilia e também a primeira conquista da marca nesta temporada. A prova foi bastante agitada: teve duas largadas, bandeira vermelha, quedas e sucessivas ultrapassagens e trocas de posição ao longo do percurso.
Três dos quatro pilares de um poste de alta tensão que abastece cidade de Cannes foram danificados e provocaram grandes constrangimentos
|
Extra Sporting; Cerca de 160 mil casas ficaram, este sábado, dia 24 de maio, sem eletricidade no sudeste de França, devido a uma falha de energia que terá sido causada por um incêndio numa subestação da região de Cannes e o corte numa linha de alta tensão.
A gestora da rede RTE informou que o apagão afetou várias cidades da parte ocidental dos Alpes Marítimos, incluindo Cannes, onde decore a cerimónia de encerramento do Festival de Cinema, com a entrega da Palma de Ouro. De acordo com um dos realizadores convidados, a luz foi a baixo durante 30 segundos, "antes de os geradores entraram em ação", e as projeções de filmes tiveram paradas durante pelo menos 20 minutos.
Entretanto, a organização do festival assegurou que a cerimónia de encerramento não será afetada, uma vez que existe um sistema de fornecimento de energia independente. O apagão ocorreu por volta das 10h00 horas locais e está a afetar várias comunas dos Alpes Marítimos.
A Rede de Transporte Elétrico indicou entretanto que as suas equipas estão a trabalhar para restaurar a energia o mais rapidamente possível, tendo referido que nas primeiras horas da manhã ocorreu um incêndio numa subestação elétrica na região de Cannes, que obrigou ao corte do fornecimento de energia durante vários minutos.
Um poste terá caído sobre uma linha de energia num local diferente, causando o atual 'apagão', acrescentou a RTE. Segundo a agência Efe, o incidente está a ser encarado com tranquilidade. Apesar de se registarem alguns atrasos na estação de Cannes, não houve até agora cancelamento de comboios, segundo a empresa ferroviária nacional francesa - SNCF.