XANDÃO: O CALCANHAR QUE FICARÁ NA HISTÓRIA DO SPORTING CP
Central brasileiro fez, de calcanhar, o golo do triunfo leonino frente ao Manchester City
Redação Leonino
Texto
7 de Fevereiro 2020, 13:00
summary_large_image

No “Onde Anda o Leão” desta semana, a escolha da redação do Leonino é Alexandre Luiz Reame. Perguntarás, e com toda a razão, “quem é que eles foram desencantar desta vez?”. No entanto, se te falarmos em Xandão, certamente que saberás de quem estamos a falar.

O central brasileiro de 31 anos está atualmente sem clube. Em 2019, ao serviço do Persija Jakarta, da Indonésia, realizou 19 jogos e marcou três golos. Desde que saiu do Sporting CP, em 2013, Xandão passou por sete clubes: Kuban Krasnodar (Rússia), FK Anzhi (Rússia), Sporting Gijón (Espanha), Cercle Brugge (Bélgica), Red Bull Brasil (Brasil), Guarani (Brasil) e Persija Jakarta (Indonésia).

Proveniente do São Paulo, o brasileiro chegou a Alvalade em janeiro de 2013 por empréstimo do Desportivo do Brasil. Não precisou de muito tempo para se adaptar e, a 8 de fevereiro, estreou-se com a Listada verde e branca na vitória frente ao CD Nacional, por 3-1. Exatamente um mês depois, Xandão haveria de ficar para sempre na memória dos adeptos leoninos.

Voltamos a viajar na máquina do tempo e recuamos até 8 de março de 2012. Estamos no Estádio José de Alvalade, com 34.371 leões e leoas nas bancadas, e o conjunto então orientado por Ricardo Sá Pinto prepara-se para enfrentar o todo poderoso Manchester City. Contra os prognósticos catastróficos de alguns – Ribeiro Cristóvão perspetivou que o Sporting CP fosse goleado -, o Clube fundado em 1906 bateu o pé ao gigante inglês e Xandão teve um papel importantíssimo no triunfo leonino. Aos 51 minutos, Matías Fernández bateu o livre, Joe Hart largou para a frente e ainda defendeu a primeira tentativa do brasileiro, mas, de calcanhar, Xandão fez mesmo o único golo do encontro, que ditou a vitória dos leões sobre os ingleses. Um momento que ficará perpetuado eternamente no imaginário do Sporting CP.

Após o triunfo caseiro, a turma de Sá Pinto foi derrotada no Etihad Stadium por 3-2, mas garantiu a passagem aos quartos-de-final da Liga Europa. Nesse ano, o Sporting CP só caiu nas meias-finais da prova diante do Athletic Club.

 

Xandão ficou apenas um ano no Clube de Alvalade, tendo rumado, em fevereiro de 2013, aos russos do Kuban Krasnodar. Com o leão rampante ao peito, realizou somente 40 jogos e marcou três golos.

Não era, de todo, um portento técnico, mas, se perguntarmos a qualquer adepto leonino o que tem a dizer do central brasileiro, certamente que voltaremos a viajar até ao dia 8 de março de 2012 e ao golo de calcanhar de Alexandre Luiz Reame (Xandão), que ficará para sempre perpetuado na história do Sporting CP.

Fotografia de Guarani Futebol Clube

  Comentários