
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A temporada do Manchester United tem sido marcada pela irregularidade. Na Premier League, a equipa de Old Trafford encontra-se num dececionante 14º lugar da classificação, enquanto, na Liga Europa, está em vantagem nas meias-finais, depois de vencer na visita ao reduto do Athletic Bilbao, por 3-0, na primeira mão. Para o trajeto muito positivo na competição da UEFA, muito têm contribuído dois ex-Sporting – o treinador Ruben Amorim e o médio Bruno Fernandes.
Os registos do Manchester United na Liga Europa são dignos de registo. Os ‘Red Devils’ são a única equipa que ainda não perdeu qualquer jogo nas provas europeias, em 2024/25 - contabilizando todas as formações que disputaram Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência. O saldo da equipa inglesa é de oito vitórias e cinco empates, em 13 jogos, com 31 golos marcados e 17 sofridos.
Ruben Amorim, que chegou a Old Trafford em novembro de 2024, orientou a equipa em nove partidas da Liga Europa, tendo registado sete triunfos e duas igualdades. Vale sublinhar que, na presente temporada, o ex-treinador do Sporting está invicto nas provas da UEFA, uma vez que, pelo Clube de Alvalade, somou três vitórias e um empate na fase de liga da Liga dos Campeões, antes de rumar a Inglaterra.
Por sua vez, Bruno Fernandes também apresenta números muito positivos na Liga Europa. O médio internacional português é, desde logo, o melhor marcador da competição, com sete golos, a par de Kasper Hogh (Bodo/Glimt) e Ayoub Kaabi (Olympiacos). O ex-jogador do Sporting é já mesmo o terceiro melhor marcador da história da prova – desde que assumiu o atual formato, em 2009/10. Os 27 golos que já marcou na segunda competição de clubes a nível europeu – ao serviço de Sporting e Manchester United - são apenas superados por Pierre Aubameyang (34) e por Radamel Falcão (30). Ao nível das assistências, Bruno Fernandes é o recordista da prova, com 18 passes para golo, três dos quais em 2024/25.
De resto, o médio de 30 anos contribuiu decisivamente – com um ‘bis’ - para a vitória do Manchester United frente ao Athletic Bilbao (3-0), na passada quinta-feira, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa. A formação orientada por Ruben Amorim está assim em excelente posição para assegurar um lugar na final da prova. Refira-se que, em toda a história da competição, nunca uma equipa foi eliminada após ter vencido o primeiro jogo por uma vantagem de três golos.
Treinador dos verdes e brancos irá fazer alteração no setor defensivo da equipa, que irá defrontar minhotos, às 20h30, de domingo, dia 4 de maio
|
Rui Silva; Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Zeno Debast e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Gil Vicente.
Rui Silva, guardião português continua como dono e senhor das redes verdes e brancas, demonstrando grande segurança desde que chegou a Alvalade. No setor defensivo, apenas uma troca em relação à última partida: Matheus Reis deve voltar à titularidade, rendendo Ousmane Diomande (suspenso), juntando-se a Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio.
No setor intermédio, Hidemasa Morita está recuperado, mas começa no banco. Morten Hjulmand e Zeno Debast voltam a assumir a titularidade no meio campo verde e branco. Nas alas, Maxi Araújo e Geny Catamo mantêm-se no onze, à semelhança do último duelo frente ao Boavista.
No trio de ataque, não deve haver surpresas por parte de Rui Borges. Pedro Gonçalves deve voltar a começar a partida novamente de início, juntamente com Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres - que continua a ser cobiçado pelos ingleses do Arsenal.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 4 de maio, frente ao Gil Vicente, em jogo a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de César Peixoto tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Leões enfrentam turma comandada por César Peixoto, no próximo domingo, dia 4 de maio, em partida válida para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 4 de maio, frente ao Gil Vicente, em jogo a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de César Peixoto tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Rui Silva; Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Zeno Debast e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação minhota
O guardião português continua como dono e senhor das redes verdes e brancas, demonstrando grande segurança desde que chegou a Alvalade. No setor defensivo, apenas uma troca em relação à última partida: Matheus Reis deve voltar à titularidade, rendendo Ousmane Diomande (suspenso). Dessa forma, Gonçalo Inácio deverá ser o 'patrão' da defesa, enquanto o brasileiro será o central pela esquerda.
No setor intermédio, Hidemasa Morita está recuperado, mas começa no banco. Morten Hjulmand e Zeno Debast voltam a assumir a titularidade no meio campo verde e branco. Nas alas, Maxi Araújo e Geny Catamo mantêm-se no onze, à semelhança do último duelo frente ao Boavista.
No trio de ataque, não deve haver surpresas por parte de Rui Borges. Pedro Gonçalves deve voltar a começar a partida novamente de início, juntamente com Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres - que continua na mira do Arsenal, de Mikel Arteta.
Informações: Domingo – 4 de maio – 20h30 – Estádio José Alvalade (SportTV 1)
Quem está fora: João Simões, Daniel Bragança e Nuno Santos (lesões); Ousmane Diomande (suspenso)
Dúvidas: Ninguém
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Tiago Martins; Assistentes: Pedro Felisberto e José Mira; 4.º árbitro: Fá Sanhá; VAR: Vasco Santos; AVAR: Nuno Manso
Treinador verde e branco falou com os jornalistas em conferência de imprensa antes da partida da jornada 32 da Liga Portugal Betclic
|
Rui Borges falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Gil Vicente, partida a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic, que se joga no próximo domingo, dia 4 de maio, a partir das 20h30, no Estádio de Alvalade. Leia, aqui, tudo o que disse:
Expectativas para o jogo com o Gil Vicente
"O nosso discurso tem sido olhar para o próximo jogo e focar-nos no Gil Vicente, que vem de duas vitórias sem sofrer golos. Quase que garantiu a presença na 1.ª Liga, faz mais golos fora. Temos de estar em alerta e ser sérios, focados e concentrados. Temos crescido todos os níveis, exigindo sempre um pouco mais. Temos de fazer tudo para ganhar este jogo e depois pensar no próximo".
Hjulmand vai a jogo?
"O Morten e o Matheus estão convocados"
Olhando para o caso de Hjulmand, vai arriscar que ele possa ver um amarelo?
"Não vou dizer a equipa que joga, não me levem a mal. Está convocado, é uma decisão da equipa técnica, queremos ganhar, independentemente de quem joga. Ele está consciente, os jogadores do Sporting sabem o que são. Os constrangimentos fazem parte do jogo. Entraremos com 11 jogadores e seremos competentes".
Gil Vicente precisa de um ponto para permanência. Pode ser perigoso para o Sporting?
"Acima de tudo acredito num Gil Vicente tranquilo que vai disputar o jogo. Gosta de jogar, gosta de ter bola. Matematicamente, não está mas possivelmente ficará na 1ª Liga, virão mais tranquilos no que diz respeito à pressão do jogo. Está quase conseguido, vão vir sem essa pressão o que leva a que os jogadores fiquem mais desinibidos. É uma equipa que vem moralizada, temos de encontrar forma de passar a barreira defensiva e temos de estar preparados poara todos os momentos do jogo".
Espera que César Peixoto lhe diga o que disse a Bruno Lage: 'espero que sejas campeão'?
"Não espero nada nem tenho de esperar. Espero um Gil Vicente forte e desinibido, temos de estar conscientes das dificuldades e o que temos de fazer para ultrapassar esta equipa, que tem jogadores jovens que querem aparecer".
Como consegue garantir que o dérbi não está na cabeça dos jogadores?
"O Sporting está a preparar o jogo com o Gil Vicente e na cabeça dos jogadores também acredito que sim, porque é a resposta que têm dado. Dependemos apenas de nós e o jogo mais importante é o Gil Vicente. Se estivermos com a cabeça no futuro isso vai sair-nos caro. Todos têm o mesmo valor. É importante, todos são decisivos nesta fase do campeonato".
Se o Hjulmand não jogar não terá a ver com o dérbi?
"Penso no jogo de amanhã, independentemente de o Hjulmand jogar amanhã. É para o lado que vocês quiserem levar, ele jogar ou não. Levo para o jogo, tenho de pensar nos jogadores que estão a voltar, como o Morita, o Pote... A equipa está focada, seja com quem for. Na minha cabeça está a decisão de ganhar, se ganharmos não precisamos dos golos. Só dependemos de nós, apesar de os jogos serem todos difíceis".
Na preparação do jogo pensou que o Hjulmand tem 8 amarelos? Se fosse o jogador, queria ser poupado neste jogo?
"Olhamos sempre para tudo e não fugimos a isso. Há uma comunicação interna, não só nos cartões, em tudo. Gosto de ouvir os jogadores, são eles que correm por mim, se não acreditarem, não vale de nada. Há uma comunicação interna e depois vamos tomar uma decisão para amanhã. Se eu fosse o Hjulmand... Não sei responder. Toda a gente sabe que ele é muito competitivo, muito importante para a equipa. Em conjunto tomaremos a melhor decisão".
Sentiu a necessidade de focar os jogadores neste jogo?
"Acredito que o que tem sido passado ao longo das semanas é focarmo-nos no próximo jogo. Sinto que a equipa está ligada no jogo do Gil, para chegarmos ao Benfica temos de passar pelo jogo com o Gil. Sinto a equipa focada, não tenho tido a necessidade de falar nisso. Acho que a equipa está focada no Gil, com energia boa, positiva, isso sente-se em jogo. Tal como os nossos adeptos, que têm sido fantásticos no apoio à equipa".
Essa decisão de gerir os cartões é tomada pelos jogadores ou pela estrutura? Pode ter influência nas contas do título?
"A estratégia não muda, mudam as características dos jogadores que possam jogar. Em relação ao título, os amarelos não interessam, vamos jogar com 11 jogadores e vamos ser competentes. Sobre a decisão, é minha, não é de mais ninguém. Mas gosto de ouvir os jogador. Você pedia a um jogador para ser expulso? Eu era incapaz de o fazer, não cabe na cabeça de ninguém, são coisas que não fazem sentido. A gestão dos cartões no próximo jogo, tem a ver com um diálogo interno. Estou tranquilo, jogamos com 11 jogadores, não vou queixar-me por não ter o Morten. Vamos ser competentes e fortes no mesmo sentido".
Morita disponível para jogar de início?
"Está convocado, tem de esperar para ver a equipa. Eles não sabem quem vai jogar, por isso não o vou dizer aqui".
Reveja as imagens de Rui Borges nos treinos do Sporting: