Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na passada quinta-feira, 22 de outubro, foi realizado o sorteio referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal. Ficou, assim, ditada a visita dos leões ao terreno do SG Sacavenense, uma partida histórica para os homens de verde e branco, que nunca jogaram no terreno do adversário.
Conjunto de Rui Gomes invicto
A equipa que defrontou os leões há mais de oitenta anos é obviamente diferente da que se apresenta na presente época. A equipa de Sacavém, agora orientada por Rui Gomes, é a atual líder da Série F no Campeonato Nacional, com duas vitórias nos dois jogos disputados (Pêro Pinheiro, por 3-0, e SC Caldas, por 3-1).
Na Taça de Portugal, o SG Sacavenense deixou pelo caminho o Sintrense (2-0) e o Ança (4-3, após grandes penalidades). Nesta época, ao todo, a equipa dos arredores de Lisboa, já leva dez golos marcados e apenas três sofridos. Iaquinta é a principal figura da turma de Sacavém, sendo o avançado guineense autor de quatro destes dez tentos, em apenas quatro partidas.
Estes dois emblemas só se cruzaram uma vez, e tal acontecimento aconteceu há 88 anos. Foi no Campeonato de Lisboa, na temporada de 1932/33, no Campo Grande, vinte e quatro anos antes da construção do primeiro Estádio José Alvalade. Nessa partida, os leões, orientados pelo húngaro Rudolf Jeney, receberam e golearam os sacavenenses por 5-1, com os tentos leoninos a serem marcados por António Gralho (2), António Faustino (2) e Adolfo Mourão. O segundo jogo não aconteceu, tendo o Sporting CP vencido por falta de comparência.
A partida entre Sporting CP e SG Sacavenense, a valer para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, será disputada no Sacavém, tendo data prevista para o fim-de-semana de 21 e 22 de novembro.
Antigo jogador emblema verde e branco fala sobre percurso nos leões, que se demonstrou essencial na sua formação como futebolista profissional
|
0Daniel Podence, atual jogador do Al Shabab, concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, na passada quinta-feira, dia 26 de setembro. Durante a conversa o duradouro percurso no Sporting não deixou de ser tema e o jogador que já passou pelo Olympiacos e Wolverhampton, confessou: “Eu não tenho mágoa no Sporting”.
“Se eu sou o que sou hoje é pelo que o Sporting fez por mim. Eu joguei no Sporting desde os 9 anos até os 22 anos. Mais de metade da minha vida, foi passada na Academia. No Olympiakos era um jogador diferente, tinha uma idade diferente e uma maturidade diferente do que tive no Sporting”, começou por dizer.
“Eu não podia esperar que aos 18, 19, 20 anos o Sporting, ou as pessoas que estavam no Sporting me dessem o protagonismo que eu queria. Não era isso que eu esperava, até porque havia muitos jogadores de qualidade à minha frente. O Gelson, o Bryan, o João Mário, etc, etc. Não tenho de maneira nenhuma mágoa”, adiantou, o antigo leão.
“O que eu sinto é que podia ter saído de uma forma diferente, mas as pessoas que lá estavam na altura quiseram complicar e a coisa não se deu bem. A minha única mágoa é da forma como saí. Os últimos seis meses, ou um ano lá, para mim foram muito difíceis. Pela lesão, pela pressão que havia lá dentro... Ao dia de hoje acho que é tudo muito diferente no Sporting”, acrescentou.
“Acho que todos os ex-jogadores do Sporting sentem que este Sporting é um Sporting muito diferente dos últimos 20 anos. A estabilidade é outra, a maneira como se aborda o futebol, e todos os assuntos relativamente ao futebol, é diferente, para melhor. E acho que para qualquer jogador se torna muito mais fácil viver num ambiente assim e jogar numa equipa assim. Seja eu ou seja qualquer outro ex-jogador, sente que este Sporting, pela qualidade das pessoas que estão lá a trabalhar, é um Sporting onde os jogadores estão mais preparados para vencer e para ter sucesso”, rematou o atleta, que deixou Alvalade em 2018.
Jogador ainda com ligação ao Clube de Alvalade continua a realizar boas exibições neste arranque de temporada pelos espanhóis
|
0O início do empréstimo de Dário Essugo ao Las Palmas está a correr de feição. O jogador cedido pelo Sporting esteve novamente em destaque no empate com o Bétis, a uma bola, esta quinta-feira, dia 26 de setembro, à passagem pela sétima jornada da La Liga.
Apesar de ter estado presente na jogada que valeu o golo da turma do Las Palmas, o internacional sub-21 por Portugal esteve bastante perto de fazer o gosto ao pé, rematando colocado e em força para a baliza da equipa andaluz, mas a bola acabou por sair ao lado. Essugo saiu aos 74 minutos, com Javi Muñoz a entrar para o seu lugar.
Nas redes sociais, a exibição do jogador emprestado pelos verdes e brancos não está a passar ao lado dos adeptos espanhóis, que se questionam sobre a opção dos leões em abdicar do jogador durante esta temporada: “Não tem nível para jogar no Sporting? Que jogador”, pode ler-se.
No passado mercado de janeiro, Dário Essugo foi cedido pelos leões ao Chaves, onde atuou por 14 partidas e deu excelente conta de si, isto apesar de o emblema transmontano ter acabado por descer de divisão. De resto, Moreno, técnico que orientou o atleta nesse período, deixou rasgados elogios ao jogador.
O futebolista - avaliado em 3,5 milhões de euros - estreou-se pela equipa principal do Sporting a 20 de março de 2021, na receção ao Vitória de Guimarães. O médio entrou aos 84 minutos para o lugar de João Mário. Desde então, o jogador contabiliza, ao todo, 25 encontros pelo Clube de Alvalade, tendo conquistado dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24).
Avançado sueco é dos principais focos de atenção de grandes emblemas da Europa e pode estar em risco na próxima janela de transferências
|
0O Sporting recebeu boas notícias no que toca a Viktor Gyokeres. O Nápoles, um dos interessados na contratação do internacional sueco, não deverá conseguir vender Victor Osimhen, que está emprestado ao Galatasaray. Sem encaixe em janeiro, o emblema italiano não terá encaixe financeiro para garantir alguma contratação.
O Nápoles era um dos grandes interessados na contratação do internacional sueco, no entanto, os valores pedidos pelos leões eram um demasiado para o emblema italiano, que pensava realizar um encaixe com a venda do jogador, para quem arranjaram a solução de um empréstimo.
É que, segundo a imprensa do país, o clube da Serie A pode cancelar esta cedência caso chegue uma grande proposta no mercado de inverno por Osimhen. No entanto, Ibrahim Hatipoglu, um dos executivos dos turcos, garantiu que o avançado irá permanecer no clube até junho de 2025: "Osimhen não sairá em janeiro, isso está fora de questão. Estamos a planear que ele jogue connosco também na próxima época. É certo que será nosso jogador até junho", atirou.
Gyokeres já é um dos destaques da época e faz mira em recordes históricos. Na época atual, o Sporting já se destaca com 27 golos, 11 celebrados por Gyokeres a juntar a três assistências, seguindo-se Pedro Gonçalves com cinco golos e Francisco Trincão, com três.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em sete encontros (750 minutos), apontou 11 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.