Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Out 2020 | 16:18 |
Na passada quinta-feira, 22 de outubro, foi realizado o sorteio referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal. Ficou, assim, ditada a visita dos leões ao terreno do SG Sacavenense, uma partida histórica para os homens de verde e branco, que nunca jogaram no terreno do adversário.
Conjunto de Rui Gomes invicto
A equipa que defrontou os leões há mais de oitenta anos é obviamente diferente da que se apresenta na presente época. A equipa de Sacavém, agora orientada por Rui Gomes, é a atual líder da Série F no Campeonato Nacional, com duas vitórias nos dois jogos disputados (Pêro Pinheiro, por 3-0, e SC Caldas, por 3-1).
Na Taça de Portugal, o SG Sacavenense deixou pelo caminho o Sintrense (2-0) e o Ança (4-3, após grandes penalidades). Nesta época, ao todo, a equipa dos arredores de Lisboa, já leva dez golos marcados e apenas três sofridos. Iaquinta é a principal figura da turma de Sacavém, sendo o avançado guineense autor de quatro destes dez tentos, em apenas quatro partidas.
Estes dois emblemas só se cruzaram uma vez, e tal acontecimento aconteceu há 88 anos. Foi no Campeonato de Lisboa, na temporada de 1932/33, no Campo Grande, vinte e quatro anos antes da construção do primeiro Estádio José Alvalade. Nessa partida, os leões, orientados pelo húngaro Rudolf Jeney, receberam e golearam os sacavenenses por 5-1, com os tentos leoninos a serem marcados por António Gralho (2), António Faustino (2) e Adolfo Mourão. O segundo jogo não aconteceu, tendo o Sporting CP vencido por falta de comparência.
A partida entre Sporting CP e SG Sacavenense, a valer para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, será disputada no Sacavém, tendo data prevista para o fim-de-semana de 21 e 22 de novembro.
Avançado brasileiro não tem espaço no Real Madrid e deseja maior tempo de utilização, para poder ser convocado para o Mundial 2026
08 Nov 2025 | 08:47 |
Endrick vai sair do Real Madrid e tem o Sporting na lista de possíveis clubes a representar a partir de janeiro. No entanto, o Lyon parece ter-se chegado à frente pelo avançado brasileiro, que está muito entusiasmado com a ideia de representar os franceses.
Segundo informação avançada por Fabrzizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências -, Endrick "dá prioridade total ao Lyon", apesar de, mais recentemente, ter sido noticiado interesse de clubes da Premier Legue.
Em cima da mesa está um empréstimo até ao final a temporada, uma vez que Endrick não conta para Xabi Alonso. Em Madrid, o jogador brasileiro tem tido vida bastante complicada, especialmente desde a chegada do treinador espanhol.
Uma vez que o Campeonato do Mundo se disputa em 2026, Endrick quer sair do Real Madrid para conseguir ter uma utilização regular e lutar para ser convocado por Carlo Ancelotti para a seleção brasileira, com o Sporting muito atento.
Esta temporada, com a camisola do Real Madrid, Endrick - avaliado em 35 milhões de euros - soma apenas um jogo. O jogador apontado ao Sporting entrou 11 minutos na vitória sobre o Valencia. Em 2024/25, o jovem de 19 anos fez sete golos em 37 jogos (845 minutos).
Confira a publicação:
Médio do Corinthians é muito apreciado pela estrutura verde e branca e vem sendo seguido há vários meses, com outros emblemas interessados
08 Nov 2025 | 08:37 |
Breno Bidon segue na agenda do Sporting. O médio do Corinthians é muito bem cotado pelos responsáveis verdes e brancos, que sabem da dificuldade económica do timão. No entanto, o Clube de Alvalade tem concorrência pelo jovem brasileiro.
Segundo informação avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - Atlético de Madrid, Nápoles e Manchester United também estão muito atentos ao futuro de Breno Bidon.
A mesma fonte aponta que os colchoneros estão inclusive a preparar uma oferta na casa dos 18 milhões de euros para apresentar ao Corinthians, que, de momento, está a tentar livrar-se de um 'transfer ban' da FIFA, após dívida por saldar ao Santos Laguna.
É de notar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 47 partidas. Durante os 3.187 minutos em que foi utilizado, o médio canarinho marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.
Confira a publicação:
Técnico verde e branco foi insultado e diminuído em televisão nacional acabando por ter as suas conquistas recentes recordadas
08 Nov 2025 | 08:23 |
José Manuel Antunes, antigo dirigente do Benfica, humilhou Rui Borges em direto, garantindo que o técnico do Sporting "não tem nível intelectual" para treinar um Clube de tal dimensão. A Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) saiu em defesa do líder verde e branco.
ANTF: "Visam colocar em causa a sua competência profissional"
"A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol vem, por este meio, manifestar o seu repúdio pelos comentários recentemente proferidos num canal televisivo contra o treinador do Sporting CP, Rui Borges, que visam colocar em causa a sua competência profissional afrontando simultaneamente os valores fundamentais da dignidade e do respeito na nossa profissão", pode ler-se.
A ANTF recorda as palavras do ex Benfica e refere as conquistas de Rui Borges: "'Não é propriamente a figura de taberneiro, mas é uma pessoa que não tem nível intelectual para ser treinador de um grande clube'. A frase, proclamada num programa de crítica especializada em futebol, num canal nacional aberto, vem na sequência de outras semelhantes, de autores diversos, e fez-se a propósito de um treinador campeão nacional, com praticamente dez anos de carreira, que atravessou e respeitou todos os níveis de formação específica exigidos para a prática da sua atividade".
ANTF: "Reduzir o papel de um treinador à falta de 'capacidade intelectual' é faltar ao respeito a toda uma classe profissional"
"O comentador em causa desconhece, porventura, que ser treinador de futebol implica trabalhar com pessoas, gerir emoções e tomar decisões… sob pressão, o que exige elevada capacidade intelectual e emocional. Reduzir o papel de um treinador à falta de 'capacidade intelectual' é faltar ao respeito a toda uma classe profissional, cujo rigoroso processo formativo exige investimento pessoal, conhecimento, estudo permanente e aturada investigação", acrescenta.
Para terminar, a ANTF recorda os grandes elogios de Luciano Spalletti a Rui Borges no final do Juventus - Sporting e "reafirma o seu compromisso na defesa de todos os treinadores, promovendo a excelência técnica, o fair-play e o reconhecimento da função que desempenham. A profissão de treinador merece ser exercida em ambiente de respeito, ponderação e segurança".