LEÕES DO BASKET COMEÇAM A MANDAR NA FORMAÇÃO
Sporting é o único Clube de Lisboa com todas as equipas masculinas nos nacionais
Redação Leonino
Texto
29 de Março 2020, 09:20

O basquetebol sénior masculino do Sporting CP pode ter reaparecido apenas esta temporada, mas a formação do Clube está a trabalhar desde 2012/2013, primeiro apenas com os escalões mais baixos e depois, à medida que os jogadores foram ficando mais velhos, também os escalões mais altos foram abrindo.

Desta forma, em 2019/2020, o Sporting CP tem todos os escalões de formação existentes, que vai do mini-basket aos sub-18 em masculinos, e sub-19 em femininos.

Antes de entrarmos na análise equipa a equipa, destacar que o Sporting CP é o único Clube de Lisboa a ter as suas três equipas no campeonato nacional de Basquetebol. A nível nacional apenas o FC Barreirense, o FC Porto, o Académico do Porto e o Galitos de Aveiro o conseguiram também.

Comecemos pela equipa mais velha, os sub-18, que são uma das melhores equipas nacionais no seu escalão. No campeonato distrital de Lisboa terminaram em segundo, atrás do CBQ, única equipa que já derrotou os leões esta temporada. As duas equipas já fizeram entre si cinco jogos, com três vitórias verde e brancas e duas vitórias para a equipa de Queluz. Até este momento são 23 jogos oficiais, com 21 vitórias.

No campeonato nacional, o Sporting CP lidera a fase sul com seis vitórias em outros tantos jogos, sendo a única equipa, nas 16 em competição – oito na zona sul e outras tantas na zona norte –, que venceu os seis jogos. Os dois primeiros de cada zona encontram-se numa fase final de todos contra todos num único fim de semana para decidir o título nacional.

A equipa de sub-16 chegou ao campeonato nacional depois de terminar em terceiro no campeonato distrital. Apesar do terceiro lugar, os leões disputaram todos os jogos, perdendo por 6 e 5 pontos os dois jogos e fizeram uma recuperação fantástica frente a’Os Belenenses para terminar em terceiro. No campeonato nacional estão neste momento em quinto, mas se venceram o jogo em atraso, passam para segundo. Tendo em conta que foram ao Barreiro – equipa que só soma vitórias nesta fase – apenas perder por 6 pontos, tudo é possível. O sistema do campeonato é idêntico ao dos sub-18.

A equipa de sub-14 foi a que teve mais dificuldades para chegar ao campeonato nacional, terminado apenas em quinto no campeonato distrital, o que obrigou, depois a uma eliminatória intermédia para chegar à competição. Num campeonato em que existem três grupos de quatro equipas para cada zona e onde os dois primeiros de cada um destes grupos se apura para um segundo grupo zonal, os jovens leões estão, neste momento, em segundo, com duas vitórias e uma derrota, no final da primeira volta.

As equipas B de cada escalão – nos sub-18 não existe -, assim como a equipa de sub-13, também estão bem. Começando pelos mais pequenos, o Sporting venceu os sete jogos que já disputou. A equipa B de sub-14 está em primeiro da sua série distrital, somando só vitórias nesta segunda fase de temporada, onde se disputa a Taça. Já a equipa sub-16 B, terminou em nono o campeonato distrital, sendo, de longe, a melhor equipa B da competição. Agora, na Taça distrital, continuam a brilhar, liderando, apenas com vitórias o seu grupo nesta primeira fase.

André Cruz pela equipa de sub-18

BASQUETEBOL FEMININO AINDA EM CRESCIMENTO

A formação feminina de basquetebol tem estado a um nível um pouco mais baixo que a formação masculina, com apenas uma equipa a apurar-se para os campeonatos nacionais, a de sub-16.

A formação de sub-19 terminou em 11.º no campeonato distrital, não se conseguindo apurar para as provas nacionais. Na taça distrital, são apenas 12 equipas, com as leoas a estarem em primeiro no seu grupo, com cinco vitórias e uma derrota.

A equipa sub-16 feminina foi a única a apurar-se para as provas nacionais, mas para a Taça Nacional. O Sporting terminou em quinto a nível distrital e agora está em terceiro, com quatro jogos, podendo ainda apurar-se para a próxima fase, caso ganhe os dois jogos em falta.

Já as sub-14 estão também na taça distrital, tal como a equipa de sub-19. As leoas estão em com três vitórias em outros tantos jogos, liderando o seu grupo.

Tal como nos masculinos, existem equipas B nos dois escalões mais baixos, não existindo, equipa de sub-13. A equipa de sub-16 lidera o seu grupo com quatro vitórias em outros tantos jogos, tendo terminado em 14.º o campeonato distrital. Já a equipa de sub-14, disputa a mesma taça distrital que a equipa A, mas só fez um jogo até agora, tendo perdido.

É provável que os vários campeonatos sejam cancelados, a exemplo do que aconteceu com o futebol e futsal (LER AQUI), mas o bom trabalho realizado terá os seus frutos no futuro.

Fotografia do Sporting CP.

  Comentários