summary_large_image
LEÕES NO REINO DO GUARDA ABEL
O Presidente leonino disse aquilo que todos sabem, todos pensam, mas que nenhum dirigente adversário de Pinto da Costa ousou proferir, de forma crua e dura.
Imagem de destaque14 Fev 2022, 10:45

Num dos jogos mais importantes para a história deste campeonato, o Sporting entrou a todo o vapor no Estádio do Dragão. Surpreendendo o Porto no contra-ataque, os leões chegaram a uma vantagem de 0-2. Primeiro, num belo cabeceamento de Paulinho após a assistência de Matheus Reis, depois, num hino ao futebol, numa jogada coletiva brilhante, onde a bola passou por todos os elementos da equipa, sem o adversário conseguir “cheirar” a bola, sendo concretizado por Nuno Santos, um verdadeiro caçador de dragões, com três golos em duas épocas de leão ao peito. No entanto, o adversário tratou de reduzir a diferença antes do intervalo, o que lhe deu alento para o segundo tempo. Segundo tempo em que o árbitro João Pinheiro tratou de desequilibrar o jogo em favor dos azuis e brancos expulsando, logo aos 49 minutos, Coates, por segundo amarelo. O primeiro amarelo foi incorretamente dado ao central uruguaio conseguindo transformar um pisão de Taremi, em falta a favor dos azuis e brancos! A partir daqui a alma de campeão do Sporting veio ao de cima. Fez aquilo que o jogo e as duas equipas antagonistas mereciam: jogar o menos possível e defender o seu “castelo”. O Porto tentou de tudo, com uma parte inteira para dar a volta, mas apenas logrando empatar aos 78 minutos, por Taremi. Numa partida que durou até aos 100 minutos, a enorme competitividade dos nossos jogadores permitiu que o jogo terminasse empatado. E, no que ao futebol diz respeito, ganhámos “um ponto” ao Porto. Isto porque o Sporting assegurou vantagem direta, em caso de igualdade pontual, fruto do 1-1 em Alvalade.

As cenas no final do jogo foram lamentáveis. Mas tiveram o condão de revelar a “farsa” e os “farsantes” que gravitam á volta daquele campo. Desde apanha bolas que atiram objetos e provocam jogadores, indivíduos de coletes azuis que agridem jogadores, é todo um cenário de “guardas Abeis” que veio ao de cima, em pleno 2022. Se por um lado compreendo a garra e a recusa da intimidação por parte dos jogadores do Sporting, convém também lembrar que, friamente, saímos a perder. Isto porque, passando a adrenalina e a emoção, quem se apresenta desfalcado de Coates, Palhinha, Esgaio e Tabata é o Sporting. Como tenho reiteradamente a escrever, é necessária cultura de sangue frio de forma a não cairmos nas armadilhas do campeonato português.

Frederico Varandas teve, em plena sala de imprensa do Estádio do Dragão, uma das mais marcantes declarações do futebol português. O Presidente leonino disse aquilo que todos sabem, todos pensam, mas que nenhum dirigente adversário de Pinto da Costa ousou proferir, de forma crua e dura. Ato continuo, o presidente do Sporting terá sido alvo duma espera por Vitor Baia, Sergio Conceição e Rui Cerqueira, com furto de telemóvel e documentos, conforme foi comunicado pelo nosso Clube. Um epilogo rocambolesco, a roçar o siciliano, numa noite de vergonha para o futebol português. Esta forma de estar no desporto e na indústria do futebol moderno tem de ser erradicada. Nos anos 90, era possível esconder estas coisas, dado que não havia redes sociais e os jornalistas eram facilmente intimidados. Passados trinta anos, o mundo mudou e é intolerável esta maneira de estar. O Governo e as autoridades portuguesas têm de atuar, pois não pode continuar a haver “estados” dentro de um estado!

PS: Nota de apreço para Nuno Sousa e Ricardo Oliveira que, não obstante a corrida eleitoral, se puseram de imediato ao lado do Sporting e do seu Presidente. Como diria Amorim, onde vai um vão todos!

Diretor Leonino

  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.