Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

“A ÉPOCA DO FUTEBOL FALHOU, MAS HÁ COISAS POR GANHAR”

Frederico Varandas, em entrevista ao ´Record´, abordou a atualidade do Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Na primeira parte da entrevista ao jornal ´Record´, o Presidente do Sporting CP falou sobre o passado, presente e futuro do Clube de Alvalade. A saída de Bruno Fernandes, o futuro de Silas, a formação leonina e a situação financeira dos leões foram alguns dos temas em destaque.

“Os últimos quatro dias desse mercado foram os piores da minha presidência”
“O momento de Bruno Fernandes ser vendido era no mercado de verão. E preparámos a época dando como adquirida a venda de Bruno Fernandes. Esse é um dos erros que eu, como líder, assumo (…) os últimos quatro dias desse mercado foram os piores da minha presidência, foi quando eu percebi que não vendíamos o Bruno Fernandes” é este o balanco que Frederico Varandas faz da preparação da época 19/20, bem como da atuação do Sporting CP no mercado de transferências do verão passado. Em entrevista ao jornal ´Record´, o Presidente do Clube de Alvalade revelou que os leões tiveram uma proposta por Bruno Fernandes no valor de 45 milhões de euros fixos mais 20 por objetivos, mas entenderam recusar: “achámos que não poderíamos vender. Olhando para trás, de forma fria, hipotecou e condicionou muito a época de futebol deste ano. Havia necessidades de tesouraria de 215 milhões de euros. Tínhamos de fazer (e fizemos) 115 milhões líquidos em vendas nestes dois anos”. Relativamente a saídas, nomeadamente a de Bas Dost, Frederico Varandas disse que a venda do avançado holandês já estava prevista, mas que o jogador recusou ir para clubes de onde chegaram propostas bem mais vantajosas para o Sporting CP: “o Bas Dost tinha custos incomportáveis para o Sporting. Foi vendido por 7 milhões e precisávamos desses 7 milhões para sobreviver. Hoje posso dizer que tivemos propostas do dobro, de cerca de 15 milhões, de 12 milhões. O jogador não quis aceitar nenhuma dessas propostas”.
“Não posso virar-me para o scouting, tendo 600 mil euros para investir num jogador e esperar que saia dali um Cristiano Ronaldo ou um Nani”
Sobre os jogadores contratados no verão passado, o Presidente leonino alega que a situação financeira do Clube impossibilitou a chegada de nomes como Malinovskiy, Robertone ou Dabbur: “sei os problemas e erros que cometemos, mas sei que foram muito condicionados pela nossa situação financeira. Os Sportinguistas que entendam isto: eu precisei de fazer 115 milhões em vendas só para sobreviver”. No que concerne à atuação de Hugo Viana e do setor de prospeção verde e branco em todo este processo, Frederico Varandas afirma que “o scouting é, a par do Hugo Viana, dos sectores mais injustiçados nestes dois anos (…) temos 14 milhões para ir buscar o Malinovskiy? Dabbur, do Sevilha. Gostávamos. Podemos? Não. O scouting é mau? Não (…) não posso virar-me para o scouting, tendo 600 mil euros para investir num jogador, e esperar que saia dali um Cristiano Ronaldo, um Nani”.
“A época do futebol falhou, mas há coisas por ganhar”
Quanto à presente época e ao desempenho de Jorge Silas, Frederico Varandas considera que “independentemente das condicionantes, de forma objetiva e fria, é uma primeira volta má. Temos 45 pontos pela frente e temos de conquistá-los”. Acerca do futuro do Silas, Varandas não esclarece se o treinador português vai ou não continuar na próxima temporada: “quando assinámos contrato, fomos claros. Nada se alterou. Fizemos um contrato que seria o justo para ambas as partes, até final do ano, com mais um de opção”. A respeito do que ainda falta jogar e o que considera ser uma boa prestação do Sporting CP, o Presidente do Clube de Alvalade é claro: “Fazer uma boa prestação na Europa, porque é importante para o futuro do Sporting. E na liga, andar com os olhos no 2.º lugar, garantindo no mínimo o 3.º (…) a época do futebol falhou, mas há coisas por ganhar”. Adrien, Olsen, Palhinha e Geraldes Olhando para o futuro, o Presidente do Sporting CP confirma o regresso de palhinha na próxima temporada e deixa em aberto a possibilidade do regresso de Adrien Silva: “o Sporting estará sempre aberto às boas oportunidades. Sempre. É um jogador que eu conheço, como a minha mão. Mas não posso estar aqui a comprometer-me… vai depender muito do que for o mercado”. A respeito de outros jogadores da formação verde e branca, como por exemplo Francisco Geraldes, Frederico Varandas confessa que “adorava que o “chico” vingasse. Depende dele”. No que respeita a Martin Olsen, nome que tem sido apontado aos leões, Frederico Varandas diz apenas que “é um jogador que conhecemos, um bom jogador. É o que posso dizer”.
“Pagámos para segurar aqueles miúdos”
A formação foi outro dos temas em destaque na entrevista ao ´Record”. Nesse aspeto, o Presidente do Sporting CP foi perentório em afirmar que “é uma nova Academia”, garantindo que “investimos muito na Academia, nos recursos humanos. Em recrutamento, rede de transportes, polo universitário… temos um grupo de elite identificado que é trabalhado por este departamento. O Sporting não podia perder mais miúdos. Para eles poderem crescer, já mudámos dois campos relvados e um sintético (…) vamos mudar mais um relvado natural e outro sintético, que estavam podres”. Frederico Varandas assegurou também que “o futuro está garantido” visto que “ao longo deste ano, o Sporting segurou, com contrato de trabalho, os 45 melhores jogadores entre os 14 e os 16 anos. Os 44 melhores entre os 16 e os 18 anos de idade. Hoje temos um Tiago Tomás, um Joelson, um Bruno Tavares, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Rodrigo Fernandes (…) temos um grupo de elite, de seis ou sete jogadores muito bons”. Sobre estes jogadores, o responsável máximo da estrutura leonina disse ainda que o Sporting CP foi obrigado a pagar para segurar as jóias da coroa: “não estamos aqui só para pagar contas. É verdade que estamos a fazer um trabalho sujo que ninguém quis fazer. Pagámos para segurar aqueles miúdos (…) segurámos, mas não foi pelos meus olhos nem pelos campos de Alcochete”.
“Reduzimos a nossa dívida”
Quanto à situação financeira do Clube, Frederico Varandas revelou que “à data de hoje, o Sporting deve cerca de 118 milhões de euros aos nossos parceiros bancários, mais o valor dos VMOC (40,5 M€). Reduzimos a nossa dívida, em várias vertentes: fornecedores, clubes, jogadores e bancos”. No que se refere à reestruturação financeira, o Presidente do Sporting CP garantiu que a “a primeira fase da reestruturação está feita”, mas exigiu aos bancos que tomem uma posição clara: “nesta segunda os nossos parceiros bancários vão ter de dizer rapidamente o que querem do Sporting. E não vejo três caminhos, só vejo dois. Ou dão abertura para mais negócio/mais financiamento ou então a possibilidade de recomprarmos a dívida e cada um ir à sua vida”. Frederico Varandas afirmou que a segunda parte da reestruturação financeira “vai permitir ao Sporting ser sustentável e preparar-se para o futuro”.


Fotografia de Sporting CP




Clube

Varandas dá notícia importante aos Sócios do Sporting; Leões com mudanças para 25/26

Presidente da Direção do Clube de Alvalade informou todos os Associados das alterações que podem esperar para a nova temporada

Através do site oficial do Sporting, Frederico Varandas e a sua Direção informaram Sócios das alterações a esperar no próximo ano
Através do site oficial do Sporting, Frederico Varandas e a sua Direção informaram Sócios das alterações a esperar no próximo ano

  |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou, através de um comunicado, que está concluída a renumeração de Sócios, prevista no artigo 19.º dos estatutos do Clube de Alvalade. A última contagem marcou um número recorde para os verdes e brancos, que assinalaram o feito com distinção.


Sporting: " Esta renumeração apresenta um marco histórico para o Clube"


“Novo cartão de Sócio em formato PDF será brevemente enviado para todos os Sócios. Novo cartão digital em formato Wallet será brevemente enviado para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso”, explica a direção de Frederico Varandas, no site oficial do Clube.


Além dos meios digitais, os verdes e brancos explicam também o procedimento para formato físico: “Os novos Cartões de Sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua Welcome Box”.

De seguida, a Direção de Frederico Varandas não deixou passar em branco o novo recorde, aproveitando para felicitar todos aqueles que contribuíram para os números apresentados nesta nova contagem: “O Sporting congratula todos os seus 179.208 Associados. Esta renumeração representa um marco histórico para o Clube, assinalando o maior número de Sócios registado no final de um processo desta natureza”.


Vale a pena mencionar que, neste processo, não foram remunerados os Associados que tenham sido alvo de expulsão, suspensão, exclusão, e falecidos cujos familiares ou amigos não tenham requerido a manutenção de Sócio ou aqueles que pediram a sua exoneração nos últimos cinco anos.


Clube

Números históricos! Sporting apresenta novo recorde do Clube e Varandas aplaude

Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas

Com os mais recentes números apresentados pela direção do Sporting, Frederico Varandas tem motivos para sorrir
Com os mais recentes números apresentados pela direção do Sporting, Frederico Varandas tem motivos para sorrir

  |

Icon Comentário0

Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.


Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.


O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.


O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.

Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.



Clube

Sporting revela novo equipamento e detalhe salta à vista (Vídeo)

Novas camisolas foram apresentadas através de uma partilha nas redes sociais e têm dividido opiniões no seio dos adeptos do Clube

Estádio José de Alvalade foi palco do vídeo de apresentação das novas camisolas de treino do Sporting
Estádio José de Alvalade foi palco do vídeo de apresentação das novas camisolas de treino do Sporting

  |

Icon Comentário0

Através de um vídeo partilhado nas redes sociais, o Sporting revelou os equipamentos de treino para a temporada 2024/25, que contam com um detalhe particular. Uma das camisolas tem pormenores a cor-de-rosa nas golas, algo que tem dividido opiniões entre os adeptos.


O vídeo em questão foi publicado na manhã desta segunda-feira, dia 23 de junho, e nele o Clube de Alvalade mostrou os novos materiais de treino para jogadores (cinzento, preto e verde), guarda-redes (branco, preto e dourado) e da equipa técnica (preto, cinzento e rosa).


Quem não ficou indiferente aos detalhes da gola nas camisolas de staff foram os Sportinguistas, que encheram a caixa de comentários da publicação. Apesar da maioria das opiniões serem positivas, existe que mostre o seu desagrado pelo tom escolhido. “Com o colarinho cor-de-rosa? Não, obrigado”, “Que falta de ideias… mas que golas são estas” são apenas alguns exemplos.


O que também mereceu mensagens positivas na publicação foi a equipa de marketing do Clube verde e branco, que utilizou as obras de desnivelamento do terreno de jogo do Estádio de Alvalade como cenário para o vídeo, deixando também um final curioso com o nascer de relva.

Vale a pena recordar que, com o anúncio dos equipamentos de treino, o Sporting fica apenas por revelar outras três camisolas de jogo. Para além da principal, com a tradicional Listada verde e branco, os adeptos esperam por aqueles que deverão ser os kits alternativos, Stromp e o alusivo à Liga dos Campeões.


Confira, abaixo, o vídeo publicado nas redes sociais do Sporting:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas decidiu! Sporting já sabe para onde vai investimento milionário em 2025/26
Clube

Varandas decidiu! Sporting já sabe para onde vai investimento milionário em 2025/26

 

Icon Comentário0
Sporting em altas! Número de Sócios atinge registo histórico
Clube

Sporting em altas! Número de Sócios atinge registo histórico

 

Icon Comentário0
Sporting quer dominar desporto em Portugal e Varandas tem orçamento a condizer
Clube

Sporting quer dominar desporto em Portugal e Varandas tem orçamento a condizer

 

Icon Comentário0