
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting; Seis pessoas ficaram feridas, duas das quais com gravidade, na sequência de um acidente de viação que ocorreu, ao início da tarde deste sábado, dia 19 de abril, na autoestrada (A1), na zona de Estarreja. O acidente obrigou ao corte do trânsito automóvel mais de uma hora.
“A autoestrada esteve cortada no sentido Norte/Sul junto a Estarreja e Santa Maria da Feira (distrito de Aveiro). Não nos foi dada qualquer previsão”, indicou o Comando quando foi cortada a estrada. O sinistro deu-se pelas 13h04 horas, ao quilómetro 259 no sentido Porto/Lisboa, e envolveu cinco viaturas ligeiras de passageiros.
Os feridos foram prontamente assistidos no local pelos Bombeiros Voluntários da Feira e de Arrifana, a que se juntaram as equipas das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) da Feira e de Gaia, bem como da SIV (Suporte Imediato de Vida) de Oliveira de Azeméis.
Quatro das vítimas, incluindo os dois feridos em estado mais grave, foram transportadas para o Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, com acompanhamento médico. Um outro ferido foi encaminhado para o Hospital de Aveiro, com acompanhamento da SIV de Oliveira de Azeméis.
Uma das vítimas, depois de assistida no local, recusou transporte hospitalar. A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da sua brigada de trânsito, esteve no local para investigar as causas do acidente. A concessionária Brisa também esteve presente no local.
Detetive espanhol descobriu quem está por detrás do famoso artista; Fortuna do mesmo está avaliada em 58 milhões de euros
|
Extra Sporting; A verdadeira identidade do artista de rua britânico Banksy pode ter sido finalmente descoberta. De acordo com um detetive espanhol, diretor da Método 3, o verdadeiro nome do artista urbano é Robin Gunningham, um cidadão britânico que reside em Bristol, e que terá nascido a 28 de julho de 1973 (51 anos).
A investigação é do detetive espanhol Francisco Marco: "Comecei do meu escritório em Barcelona. Liguei para as minhas fontes e enviei o meu pessoal para o terreno", conta o 'El Mundo', confirmando que tudo começou depois de fazer uma aposta com os filhos.
A identidade de Banksy já tinha sido revelada em 2008 pela imprensa britânica, mas agora esta investigação dá novas pistas. “Gunningham desaparece do mundo do graffiti quando começa a crescer profissionalmente. Primeiro chama-se a si próprio Robert Banks, depois não existe e aparece Banksy. Gunningham nunca disse nada, nem negou nem confirmou se é Banksy, brinca com o mistério", refere Francisco Marco ao El Mundo.
A razão para não querer ser identificado está no facto de no início, quando começou a aparecer, andar a fugir à polícia porque os graffiti que fazia eram ilegais. Depois como o mistério em torno da sua identidade deu lugar a uma narrativa de sucesso, assim permaneceu até hoje.
Durante a investigação, o detetive espanhol descobriu “uma estrutura financeira que girava em torno do nome fictício David Jones”, usado por Banksy “para não comprometer a sua identidade”. Uma teia que desvenda um fortuna de 50 milhões de libras, mais de 58 milhões de euros, dividida em várias entidades e sociedades.
Notícia do falecimento do músico de 52 anos foi avançada na rede social Facebook pelo presidente da câmara de Loulé, Vítor Aleixo
|
Extra Sporting; Nuno Guerreiro morreu na passada quinta-feira, dia 17 de abril. O artista musical faleceu, vítima de uma "infeção grave". Os detalhes das cerimónias fúnebre não são conhecido, até à data. Há apenas a certeza de que o funeral será realizado em Loulé.
José Branco, diretor artístico da Filarmónica Artistas de Minerva, esteve no 'TVI Jornal' e recordou os dois últimos concertos do cantor: "Era um projeto que vinha sendo amadurecido há vários anos. Quando fui abordado pela primeira vez pelo Nuno, há uns cinco anos, ele lançou-me o desafio", começou por dizer.
Na altura eu ainda era o maestro, já não sou, e disse que sim, que íamos fazer o concerto acontecer. Isto foi fruto, também, de muito trabalho dele", contou, explicando que a iniciativa dos espetáculos em conjunto partiu do próprio artista de 52 anos de idade.
Sobre os últimos dois concertos, destacou: "Ele estava feliz. Era um projeto dele. Ele dizia: 'Temos de fazer alguma coisa em grande na nossa terra, uma coisa que seja inesquecível. Quero gravar estes dois concertos ao vivo'". Nuno Guerreiro tinha outros projetos futuros, entre eles uma homenagem a Sara Tavares. "Seria no dia 29 de junho Festival Med, em Loulé."
Nascido em Loulé, em 1972, cidade onde atualmente vivia, Nuno Guerreiro popularizou-se na década de 1990 enquanto vocalista da banda 'Ala dos Namorados', grupo responsável por temas icónicos como “Solta-se o beijo”, “Fim do mundo” ou “Loucos de Lisboa”.
Corpo do rapaz foi transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal, em Lisboa, onde será submetido a vários exames
|
Extra Sporting; O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta quarta-feira, dia 16 de abril, na praia Nova, na Costa da Caparica, no concelho de Almada. Segundo as autoridades, trata-se do corpo do jovem de 16 anos que estava desaparecido desde a tarde do dia 8 de abril.
Paulo Vicente, comandante da Polícia Marítima de Lisboa, confirmou que "pelas caraterísticas físicas, pelo local onde o corpo se encontrava, perto da praia onde o jovem desapareceu há uma semana, e por não existirem outros alertas de desaparecimentos de pessoas com as mesmas caraterísticas, leva a crer que se trate do corpo do jovem que estava desaparecido".
O alerta para a descoberta do corpo foi dado às 05h00. "Deslocaram-se de imediato para o local elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Lisboa, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, informa a AMN. Verificado o óbito pelo Delegado de Saúde, o corpo foi recolhido do areal e transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima continua a prestar apoio aos familiares da vítima. O jovem desapareceu no dia 8, ao final da tarde, na praia do Dragão Vermelho. Em comunicado emitido ao final da tarde desse dia, a AMN referia que pelas 18h00 foi recebido um alerta a informar que três jovens estavam “em dificuldades na água”.
Um dos jovens conseguiu sair da água pelos próprios meios, tendo o outro sido resgatado inconsciente pelos nadadores-salvadores do projeto ‘Praia Protegida’, da Câmara Municipal de Almada. O terceiro jovem desapareceu no mar e só agora foi encontrado sem vida.