Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Adeptos do Benfica 'gozaram' com Debast, mas central do Sporting deixa avançado das águias ‘a chorar’

Central belga chegou a Alvalade no último verão e foi acusado por associados dos encarnados de ser um ‘flop’, mas números provam o contrário

Zeno Debast, central do Sporting, foi comparado a Vangelis Pavlidis, avançado do Benfica, mas os números não mentem
Zeno Debast, central do Sporting, foi comparado a Vangelis Pavlidis, avançado do Benfica, mas os números não mentem

  |

Icon Comentário0

Foi na passada terça-feira, dia 22 de outubro, que o Sporting derrotou o Sturm Graz por 2-0, numa partida a contar para a terceira jornada da Champions League. Zeno Debast arrancou com o onze inicial de Rúben Amorim, mas a suas preocupações ficaram fora das quatro linhas e foi destaque na assistência para o segundo tento, assinado por Viktor Gyokeres, e voltou a calar os comentários feitos pelos adeptos do Benfica ao central leonino.


Embora o belga tenha tido um começo de temporada difícil, a verdade é que os factos compravam que Debast tem mais contribuições para golo na Champions League, nomeadamente dois, do que Vangelis Pavlidis, avançado das águias, que soma um redondo zero.


Contas feitas o grego só consegue empatar valores com o central belga no que toca à Liga dos Campeões se se contabilizar todas as competições. Mesmo assim, os adeptos do Benfica continuam a encher as caixas de comentários afirmando que o avançado das águias continua a ser ‘superior’ a Debast.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 22 milhões de euros - cumpriu 12 encontros. Nos 834 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.

O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.


Confira aqui a publicação:


Futebol

Vitória contra o Sturm Graz anima histórico negativo do Sporting

Em jogo relativo à Liga dos Campeões, emblema verde e branco reencontrou uma equipa que lhe tinha deixado boas memórias no passado

Sporting defrontou o Sturm Graz em jogo relativo à Liga dos Campeões
Sporting defrontou o Sturm Graz em jogo relativo à Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

O Sporting viajou até à Áustria para defrontar a equipa do Sturm Graz, em jogo relativo à terceira jornada, da fase da liga, da Liga dos Campeões. A partida teve lugar no Wörthersee Stadion, na terça feira passada, dia 22 de outubro às 20h00.


Foi a terceira vez que ambas as equipas se encontraram, sendo que as outras duas foram disputadas durante a fase de grupos da Liga Europa 2023/24. Nos confrontos em questão, a turma de Rúben Amorim triunfou, por 3-0, em casa, e por 2-1, na Áustria. A juntar à lista de duelos realizados no últimos ano e, por si só, todos positivos para os leões, acrescenta-se o último jogo realizado a valer para a prova milionária, vencido por 2-0.


Além de acrescentar mais um triunfo ao boletim de jogos, esta tornou-se na segunda vitória do emblema verde e branco em nove visitas à Áustria, para as competições europeias. Em termos de empates foram registados dois, mas, no caso das derrotas, o número é superior. Os leões perderam frente ao LASK Linz por 3-0, em 2019/20; Rapid Viena, por 3-0, em 1995/96; Casino Salzsburgo, 3-0, em 1993/94; e Swarovski, por 4-2, em 1987/88. 


Os golos de mais um triunfo foram apontados por Nuno Santos, assistido por Geny Catamo, e Viktor Gyokeres, numa arrancada fulminante. Pouco depois dos 20 minutos de partida, o 'camisola 11' dos leões recebeu um passe do moçambicano e atirou a bola para o fundo da baliza, estreando o marcador e mantendo a vantagem até ao fim do primeiro tempo. Na segunda parte, esperava-se uma tentativa de reverter a situação, por parte dos austríacos, mas o avançado sueco não facilitou a tarefa e dilatou a vantagem no placard, que não mais se alterou.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 26 de outubro, frente ao Famalicão, em jogo relativo à nona jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Armando Evangelista jogar-se-á às 20h30, no Minho.



Futebol

Continua o assédio a Amorim, do Sporting: United não desarma, apesar de ter outra opção na mesa

Treinador do Clube de Alvalade tem sido apontado recentemente a vários emblemas da Premier League, mas não é o único nome me cima da mesa

Rúben Amorim, treinador do Sporting, é visto como possível sucessor de Ten Hag no United
Rúben Amorim, treinador do Sporting, é visto como possível sucessor de Ten Hag no United

  |

Icon Comentário0

O Manchester United tem mantido contactos com Xavi Hernández, mas continua a ter Rúben Amorim, treinador do Sporting, na lista de potenciais sucessores de Erik ten Hag. A vitória conseguida no último fim de semana, contra o Brentford, por 2-1, não foi suficiente para dissipar os rumores sobre a possível saída do neerlandês do comando técnico dos red devils. A posição do treinador continua a ser alvo de dúvidas por parte da direção do clube.


De acordo com o jornal britânico Daily Mail, esta quarta-feira, dia 23 de outubro, foi revelado que o emblema de Old Trafford não está totalmente convencido das capacidades de Erik ten Hag, e que chegaram a ser enviados "intermediários" a Espanha para conversar com o treinador do Barcelona, Xavi Hernández. Estas reuniões, que ocorreram em duas ocasiões nos últimos meses, demonstram o interesse dos britânicos em explorar outras opções para o futuro da equipa.


O Manchester United assegura que essas deslocações, lideradas pelo diretor executivo Omar Berrada, foram motivadas apenas pelo apoio à equipa de vela Britannia, propriedade de Sir Jim Ratcliffe, co-proprietário dos red devils, na America's Cup. No entanto, o interesse em Xavi levanta questões sobre o real futuro de Ten Hag à frente do clube.


Apesar destas conversas com Xavi, o nome de Rúben Amorim, atual treinador do Sporting, continua em destaque como uma das alternativas mais fortes para o cargo de treinador do Manchester United. Além do técnico leonino, Edin Terzic, antigo timoneiro do Borussia Dortmund, também é visto como uma opção viável. A saída de Erik ten Hag ainda não está decidida, mas o clube parece já estar a preparar terreno para uma possível substituição.

Rúben Amorim tem sido associado não só ao Manchester United, mas também ao Manchester City, especialmente devido à saída de Hugo Viana, atual diretor desportivo do Sporting, para o clube inglês. Esta ligação pode facilitar uma eventual transição de Amorim para a Premier League, uma vez que o primeiro desempenhará um papel importante no City, o que poderá abrir portas para o treinador leonino.



Futebol

Relvado volta a dar problemas: Sporting repete queixas das condições do Sturm Graz

Equipa de Rúben Amorim enfrentou o emblema austríaco e a qualidade do Worthersee Stadion deixou atletas de ambas as formações bastante desagradados

Sporting e Sturm Graz enfrentaram-se no reduto do Austria Klagenfurt
Sporting e Sturm Graz enfrentaram-se no reduto do Austria Klagenfurt

  |

Icon Comentário0

O Sporting defrontou – e venceu – o Sturm Graz, em jogo a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões, por 2-0. A equipa de Rúben Amorim teve vários desafios no encontro com a equipa austríaca e um dos maiores esteve relacionado com a qualidade do relvado.


Já na antevisão do jogo, as condições do reduto tinham dado que falar. O estádio do Sturm Graz não respeita as exigências da UEFA para jogos da Liga dos Campeões, e o encontro teve de ser disputado no Wörthersee Stadion, do Austria Klagenfurt, onde se tinha jogado há menos de 72 horas.


A verdade é que, apesar de o relvado não estar nas melhores condições - o que por vezes resultou em escorregadelas e maus domínios de bola para as duas equipas – conseguiu aguentar-se até ao final do jogo, pese embora as várias reclamações dos atletas. A justificação é atribuída a alguns cuidados antes do início do jogo e ao intervalo da partida, revela o jornal Record.


Quando ambas as formações saíram dos balneários pela primeira vez, o desagrado foi óbvio de ambos os lados, e piorou após o aquecimento. Esta situação levou um responsável a dar especial atenção a algumas mazelas no relvado, antes do jogo e durante o intervalo. Destacar que este problema se mantém em relação ao ano passado, quando as equipas se encontraram a contar para a Liga Europa.

No fim do jogo, nem o relvado conseguiu parar o ímpeto dos leões. A equipa comandada por Rúben Amorim venceu o Sturm Graz na Áustria, e soma agora sete pontos em nove possíveis na Liga dos Campeões, depois de já ter derrotado o Lille e empatado com o PSV.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Boas notícias no Sporting: Amorim já pode contar com três reforços no plantel
Futebol

Boas notícias no Sporting: Amorim já pode contar com três reforços no plantel

 

Icon Comentário0
Varandas vai voltar a abrir os cordões à bolsa após Sturm Graz - Sporting: Multa à vista
Futebol

Varandas vai voltar a abrir os cordões à bolsa após Sturm Graz - Sporting: Multa à vista

 

Icon Comentário0
"Teoricamente é perfeito": Luís Mateus encantado com coqueluche do Sporting (vídeo)
Futebol

"Teoricamente é perfeito": Luís Mateus encantado com coqueluche do Sporting (vídeo)

 

Icon Comentário0