Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Adeptos do Benfica 'gozaram' com Debast, mas central do Sporting deixa avançado das águias ‘a chorar’

Central belga chegou a Alvalade no último verão e foi acusado por associados dos encarnados de ser um ‘flop’, mas números provam o contrário

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

23 Out 2024 | 11:11 |

Icon Comentário0

Foi na passada terça-feira, dia 22 de outubro, que o Sporting derrotou o Sturm Graz por 2-0, numa partida a contar para a terceira jornada da Champions League. Zeno Debast arrancou com o onze inicial de Rúben Amorim, mas a suas preocupações ficaram fora das quatro linhas e foi destaque na assistência para o segundo tento, assinado por Viktor Gyokeres, e voltou a calar os comentários feitos pelos adeptos do Benfica ao central leonino.


Embora o belga tenha tido um começo de temporada difícil, a verdade é que os factos compravam que Debast tem mais contribuições para golo na Champions League, nomeadamente dois, do que Vangelis Pavlidis, avançado das águias, que soma um redondo zero.


Contas feitas o grego só consegue empatar valores com o central belga no que toca à Liga dos Campeões se se contabilizar todas as competições. Mesmo assim, os adeptos do Benfica continuam a encher as caixas de comentários afirmando que o avançado das águias continua a ser ‘superior’ a Debast.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 22 milhões de euros - cumpriu 12 encontros. Nos 834 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.

O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.


Recorde o golaço de Zeno Debast na Liga dos Campeões:


Futebol

Rui Borges introduz nome surpreendente na convocatória do Sporting

Treinador verde e branco, bem como a restante comitiva do Clube de Alvalade, realizaram esta tarde a viagem para os Açores, com vista a mais um encontro

Rui Borges, bem como a restante comitiva do Sporting, realizaram esta tarde a viagem para os Açores, com vista a mais um encontro
Rui Borges, bem como a restante comitiva do Sporting, realizaram esta tarde a viagem para os Açores, com vista a mais um encontro

07 Nov 2025 | 18:59 |

Icon Comentário0

Iván Fresneda viajou com a equipa do Sporting para os Açores, e deve ser opção para a próxima partida dos leões, frente ao Santa Clara. O defesa-lateral espanhol tem estado em bom plano desde o arranque da temporada, assegurando o seu lugar nas opções de Rui Borges.


O Sporting viajou, na tarde desta sexta-feira, dia 7 de novembro, para os Açores, com vista ao encontro da 11ª. jornada da Liga Portugal Betclic, frente ao Santa Clara. As imagens da chegada da comitiva verde e branca ao aeroporto deixaram algumas pistas acerca dos convocados de Rui Borges.


E a lista conta, aparentemente, com uma grande surpresa. Iván Fresneda viajou com o resto da equipa, o que deve significar que está apto para voltar a ser opção para Rui Borges, algo que não tem acontecido nos último jogos da equipa de Alvalade.


O lateral-direito espanhol fez uma entorse no tornozelo, e esteve em recuperação até há bem pouco tempo, ficando, por isso, de fora dos últimos compromissos dos leões. A presença na convocatória de Rui Borges, e a chamada à Seleção sub-21, indicam que o jogador estará totalmente recuperado para voltar à competição.

Quem também viajou com a equipa foi Frederico Varandas, Presidente do Sporting. O líder máximo dos leões foi questionado, pelos jornalistas presentes no local, acerca das mais recentes polémicas, referentes às arbitragens no futebol português, mas não quis prestar qualquer declaração.



Futebol

Noronha Lopes volta a usar o Sporting para atacar Rui Costa: "Teve um perdão fiscal e..."

Candidato à Presidência do Benfica concedeu uma entrevista, poucas horas depois do debate referente às eleições, e mencionou o Clube de Alvalade

Noronha Lopes concedeu uma entrevista, poucas horas depois do debate referente às eleições, e mencionou o Sporting no ataque a Rui Costa
Noronha Lopes concedeu uma entrevista, poucas horas depois do debate referente às eleições, e mencionou o Sporting no ataque a Rui Costa

07 Nov 2025 | 18:39 |

Icon Comentário0

João Noronha Lopes voltou a usar o Sporting como arma de arremesso para criticar Rui Costa, presidente do Benfica. As duas figuras do emblema encarnado são os candidatos que restam na corrida à presidência do rival da segunda circular, e a troca de galhardetes tem sido constante.


O candidato do Benfica concedeu uma entrevista, breves horas depois do debate com Rui Costa, referente às eleições do clube da Luz. A certa altura, foi questionado sobre se o atual presidente encarnado estaria "no bolso" de Frederico Varandas e do Sporting, como afirmou, recentemente, André Villas-Boas.


"Villas-Boas que se meta na vida dele e não com o Benfica. Não nos dá lições. Sou dos tempos em que uma equipa do Benfica se equipa nos corredores nas Antas. Não aceito moralismos. No ano passado fomos comidos de cebolada e quando assim é não podemos ficar calados", começou por dizer João Noronha Lopes, em resposta ao presidente do Porto.


O candidato às eleições do Benfica prosseguiu: "O Sporting teve um perdão fiscal e não houve uma palavra do presidente do Benfica. Eu teria pedido uma audiência e um relatório à Liga. Aquilo que se passou colocou os clubes em pé de desigualdade".

"Eu não tenho medo de Proença. Quando ele quis diminuir o Benfica em relação aos direitos televisivos eu fiz um artigo de opinião sobre isso. Depois da Taça, o mínimo era Proença ter pedido desculpas ao Benfica e não estaria dois dias depois sentado ao seu lado. Não é uma questão protocolar", atirou, a terminar, deixando também palavras para o presidente da Federação Portuguesa de Futebol.



Futebol

Treinador do Sporting exige reação frente ao Braga: "Não estivemos ao nível"

Técnico verde e branco prestou declarações aos meios oficiais do Clube de Alvalade, onde lembrou a última derrota e lançou o próximo jogo

Técnico do Sporting prestou declarações aos meios oficiais do Clube de Alvalade, onde lembrou a última derrota e lançou o próximo encontro, com o Braga
Técnico do Sporting prestou declarações aos meios oficiais do Clube de Alvalade, onde lembrou a última derrota e lançou o próximo encontro, com o Braga

07 Nov 2025 | 18:20 |

Icon Comentário0

Micael Sequeira quer uma reação da equipa de futebol feminino do Sporting já na próxima partida, frente ao Braga. As leoas foram derrotadas por 3-2 na última jornada da Liga BPI, e o treinador verde e branco pretende ver uma resposta já no próximo encontro, contra um rival habitualmente complicado.


O treinador da equipa feminina do Sporting prestou declarações aos canais oficiais do Clube de Alvalade, em jeito de antevisão ao próximo encontro das leoas, frente ao Braga, que é referente à sexta jornada do campeonato nacional, e lembrou as dificuldades que se avizinham, sem esquecer a derrota na última partida.


"Principalmente no último jogo não estivemos ao nível que estávamos todos à espera e do que devemos fazer durante os jogos, mas já faz parte do passado, agora vem um adversário difícil, que é o Sp. Braga, mas nós somos o Sporting, temos de reagir e temos de ir à procura da vitória neste jogo", começou por explicar Micael Sequeira.


O treinador do Sporting prosseguiu: "É uma equipa muito bem organizada, com boas jogadoras, tem um coletivo forte e que requer da nossa parte um dia de inspiração, de atitude, porque se não vai ser difícil. Temos de conseguir impor o nosso jogo, ser uma equipa forte em termos coletivos e ter uma entrega muito grande em termos de atitude e de frescura física e mental".

A equipa feminina do Sporting conta com algumas baixas de peso para o jogo com o Braga. Entre elas, destacam-se Georgia Eaton-Collins, Joana Martins, Miri O' Donnel, Samara Lino e Constança Maia. Andreia Bravo está na fase final da recuperação de uma lesão grave que a afastou dos relvados durante oito meses, mas, segundo o Clube de Alvalade, "ainda não está apta para regressar à competição".



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Más notícias para Morita podem valer 'prenda' de Rui Borges ao médio do Sporting
Futebol

Más notícias para Morita podem valer 'prenda' de Rui Borges ao médio do Sporting

07 Nov 2025 | 17:32

Icon Comentário0
Rui Borges desespera! Jogador do Sporting que está lesionado... Foi chamado à Seleção
Futebol

Rui Borges desespera! Jogador do Sporting que está lesionado... Foi chamado à Seleção

07 Nov 2025 | 17:18

Icon Comentário0
ANTF defende de Rui Borges depois de críticas ao treinador do Sporting: "Não tem nível intelectual"
Futebol

ANTF defende de Rui Borges depois de críticas ao treinador do Sporting: "Não tem nível intelectual"

07 Nov 2025 | 17:04

Icon Comentário0