
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting - Braga, que se jogou na passada segunda feira, dia 7 de abril, a jogar para a 28ª. jornada da Liga Portugal Betclic, foi um dos jogos de cartaz da ronda, numa altura em que nos aproximamos a passos largos do final do campeonato nacional. Os adeptos dos leões agiram como tal.
Ainda antes do jogo, os adeptos do Sporting perceberam a importância do momento. Não só fizeram questão de encher Alvalade, mas muitos milhares juntaram-se nas imediações do estádio vários minutos antes do início da partida, e um dos momentos altos foi a chegada do autocarro com o plantel verde e branco, recebido pelos apoiantes em euforia. O momento motivou até a que Gonçalo Inácio gravasse as imagens para recordação.
Os adeptos levaram o ambiente que se vivia fora do Estádio de Alvalade para dentro do reduto do Sporting, e o nível de euforia só aumentou quando, aos 15 minutos da partida, Viktor Gyokeres inaugurou o marcador de livre direto. A equipa parecia bem encaminhada para uma vitória importante.
Mas a segunda parte da partida mudou por completo o ambiente em Alvalade. Apenas com a vantagem mínima, e a não conseguir voltar a marcar, os adeptos iam sentindo alguma tensão, percebendo a importância de uma vitória contra a equipa do Braga, depois de o rival de Lisboa ter vencido no clássico com o Porto, no dia anterior.
De tensão, as bancadas de Alvalade passaram à depressão quando, aos 87 minutos da partida, o Braga consegue chegar à igualdade. Um autêntico balde de água gelada para os mais de 45 mil adeptos do Sporting que se deslocaram ao estádio para apoiar a equipa, e acabaram por ver os leões ficar sem o primeiro lugar já muito perto do fim do encontro.
Técnico verde e branco chegou ao Clube a 26 de dezembro de 2024, e tem lidado com várias dificuldades no plantel até ao momento
|
Depois da melhor série da época desde Ruben Amorim, o Sporting voltou a ceder pontos. Os leões subiram aos relvado na passada segunda feira, dia 7 de abril, para defrontar o Braga, em virtude da 28ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Em casa, não foram além de empate a uma bola.
Há um ponto positivo do Sporting - Braga, que viu os leões perder o primeiro lugar do campeonato, algo que só aconteceu durante uma jornada em 24/25: os verdes e brancos continuam sem perder com Rui Borges para o campeonato, em mais de quatro meses de competição.
No entanto, nem tudo acerca desse dado estatístico são boas notícias: a verdade é que, em 13 jogos à frente da turma de Alvalade, Rui Borges conseguiu vencer oito, tendo, no entanto, empatado cinco. Nessa mão cheia de empates estão 10 pontos que o Sporting desperdiçou e que podiam ser muito importantes na luta pelo título.
Para além destes cinco empates que somou na Liga Portugal Betclic, Rui Borges, técnico verde e branco, somou ainda igualdades em duas partidas da Liga dos Campeões (Bolonha e Borussia Dortmund), e na final da Taça da Liga, frente ao Benfica (empate no final do tempo regulamentar e derrota nos penáltis).
Nota-se, então, uma nova tendência no Sporting. Se é muito complicado ganhar um jogo à equipa orientada por Rui Borges, os pupilos do treinador de Mirandela parecem ter cada vez mais dificuldades em confirmar vitórias, com os empates (principalmente os que chegam depois da equipa estar em vantagem) a tornarem-se norma.
Presidente dos leões terá a perfeita noção de que o comportamento dos adeptos verdes e brancos vai valer multa pesada por parte da Federação
|
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 7 de abril, para defrontar a formação do Braga, em partida a contar para a 28ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões não foram para além do empate a uma bola, num jogo que também ficou marcado pelo comportamento dos adeptos verdes e brancos durante o encontro.
O momento de maior tensão aconteceu à passagem do minuto 78. O árbitro principal do encontro, Luís Godinho, foi mesmo obrigado a parar a partida devido aos comportamentos a que se assistiam por parte das claques verdes e brancas.
Decorria uma jogada de ataque para o Sporting, em direção à baliza Sul do Estádio de Alvalade, quando elementos das claques afetas aos leões - segundo o Record, a Juventude Leonina - acenderam várias tochas.
O muito fumo que se verificava perto da baliza do Braga obrigou Luís Godinho a parar mesmo o encontro durante alguns minutos. A Juventude Leonina cumpriu 49 anos de existência em março, e hasteou uma tarja onde se lia "49 anos, história e orgulho', em comemoração desse momento especial para o grupo organizado de adeptos.
Enquanto o jogo estava interrompido, o speaker do estádio de Alvalade disse a seguinte mensagem: "O jogo está parado por deflagração ilegal de artefactos pirotécnicos", algo que motivou alguns assobios por parte da bancada onde estavam as claques do Sporting. Este tipo de comportamento tem sido punido com multas por partes das instituições de autoridade em Portugal, algo que deve voltar a acontecer nesta situação, e que deverá preocupar Frederico Varandas.
Ponta de lança sueco, que representa o Clube verde e branco, aproveitou a partida frente ao Braga para assinar um grande momento
|
O Sporting defrontou, na passada segunda feira, dia 7 de abril, a formação do Braga, em Alvalade. O jogo, que contou para a 28ª. jornada da Liga Portugal Betclic, terminou com empate a uma bola - no entanto, o estádio dos leões viu quebrar-se um enguiço que durava à praticamente cinco anos.
Aconteceu no minuto 15 da partida, protagonizado por Viktor Gyokeres. O ponta de lança sueco do Sporting assumiu a marcação de um livre direto. O Viking de Alvalade bateu a bola parada de forma exímia, rente ao chão, com força e colocada. A bola entrou nas redes do Braga, e voltava a acontecer algo que não se via há cinco anos em Alvalade.
O Sporting marcava de livre direto em casa. Para chegarmos à última vez que tal aconteceu, é necessário recuar até à época 19/20. Na 27ª jornada do campeonato nacional nessa temporada, que se jogou a 18 de junho de 2020, que os leões não apontavam um golo de forma direta através de uma bola parada.
Nesse jogo, foi o extremo Jovane Cabral a apontar o golo de livre direto. O jogador formado na Academia Cristiano Ronaldo deixou algumas boas memórias em Alvalade, incluindo os golos de bola parada que assinou com a Listada Verde e Branca.
Desde então, os adeptos do Sporting já festejaram por duas ocasiões a seguir a um livre direto: a primeira foi para festejar golo de Pedro Porro, na temporada 20/21; A segunda vez, para ver Viktor Gyokeres conseguir o seu primeiro golo de bola parada pelos leões (excluindo penáltis), na Taça da Liga, frente ao Nacional da Madeira.