Futebol
Todos os novos detalhes sobre a renovação de Francisco Trincão com o Sporting
05 Fev 2026 | 09:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Mar 2024 | 11:03 |
Pedro Malheiro, defesa do Boavista que esteve com pé e meio no Benfica, foi um dos porta-voz dos axadrezados depois da derrota pesada sofrida frente ao Sporting, por 6-1, numa partida relativa à 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Num duelo em que os minutos iniciais sorriram aos nortenhos, o futebolista considerou que o desaire foi marcado por um detalhe. “Entrámos bem no jogo, tínhamos tudo bem planeado, marcámos um golo, sabíamos que o Sporting é fortíssimo, o Rodrigo Abascal teve de sair por lesão e complicou o jogo… tentámos tudo. A partir do momento em que perdemos uma peça, o jogo ficou mais complicado para nós. São três pontos que ficam aqui, mas temos grupo unido, já passámos por muita coisa e não vai ser uma derrota que nos vai deitar abaixo”, atirou. Com esta derrota – a 12.ª em 29 jogos – o Boavista encontra-se atualmente no décimo posto da Liga Portugal Betclic com 28 pontos conquistados em 26 jornadas. A turma do Porto volta a entrar novamente em campo apenas no fim-de-semana de 30 e 31 de março, frente ao Rio Ave. Já o Sporting voltou a somar mais um triunfo categórico na luta pela liderança isolada da atual edição do Campeonato. A turma de Rúben Amorim cilindrou o Boavista com um hat-trick de Viktor Gyokeres, um bis de Paulinho e um golo de Nuno Santos. Recorde-se que os leões vinham de uma derrota, diante da Atalanta, que ditou o fim do sonho europeu do Clube de Alvalade. Com a pausa das seleções em curso, os leões voltam, como as panteras, a entrar em campo no fim-de-semana anteriormente mencionado, mas diante do Estrela da Amadora. Na primeira volta, os verdes e brancos venceram o conjunto tricolor, por 3-2, numa partida repleta de reviravoltas. Paulinho cimentou a vitória leonina, naquela que foi uma das mais suadas da presente edição da Liga Portugal Betclic.
Fotografia retirada das redes sociais do Sporting Clube de Portugal
Verdes e brancos voltam a entrar em campo esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, em partida válida para os quartos de final da Taça de Portugal
05 Fev 2026 | 09:56 |
Rui Borges já tinha deixado essa hipótese em aberto e a mesma é agora confirmada: Nuno Santos integra a lista de convocados para o encontro frente ao AFS, em Alvalade, referente aos quartos de final da Taça de Portugal, que se disputa esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro.
O ala esquerdo está afastado da equipa principal há 467 dias, desde a grave lesão no joelho sofrida a 26 de outubro de 2024, em Famalicão, e poderá agora voltar a somar minutos. O jogador já tinha, de resto, regressado à competição ao ser utilizado recentemente no jogo da equipa B frente à Oliveirense.
"O Fotis Ioannidis e o Zeno Debast estão fora. O Nuno Santos poderá entrar na convocatória", vincou Rui Borges na antevisão à partida da prova rainha, ainda que não dando qualquer certeza sobre a presença do 'camisola 11' na ficha de jogo.
Neste momento, os verdes e brancos procuram conquistar o 19.º troféu na competição, depois do triunfo na final da edição passada frente ao Benfica por 3-1, após prolongamento. Os leões já eliminaram o Paços de Ferreira (3-2), Marinhense (3-0) e Santa Clara (3-2, após prolongamento).
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).
Internacional grego era esperado na partida para a Taça de Portugal, mas tal já não deverá acontecer e são agora conhecidos os motivos
05 Fev 2026 | 09:42 |
Fotis Ioannidis sofreu uma lesão a 6 de janeiro, na meia-final da Allianz Cup frente ao Vitória de Guimarães, numa recaída do traumatismo no joelho esquerdo que já o tinha afetado no início de novembro, no encontro com o Santa Clara (2-1), a contar para a Liga. O regresso do avançado grego à competição estava inicialmente previsto para esta quinta-feira, diante do AVS, mas as condições meteorológicas acabaram por alterar os planos da estrutura do Sporting.
A depressão Leonardo, que tem provocado chuva intensa em várias zonas do país, levou o Sporting a optar por uma abordagem mais cautelosa. Apesar de o novo relvado do Estádio José Alvalade ter demonstrado um bom sistema de drenagem, como ficou visível no jogo com o Nacional, o piso deverá apresentar-se escorregadio no encontro com a equipa orientada por João Henriques, aumentando o risco de quedas.
Nesse sentido, a Unidade de Performance do Clube decidiu não assumir qualquer risco adicional, tendo em conta que a lesão de Ioannidis incide numa zona sensível. Em articulação com Rui Borges e com o próprio jogador, foi tomada a decisão de não o incluir na convocatória para esta partida.
Desta forma, a referência ofensiva ficará entregue a Luis Suárez, com poucas alternativas no banco, cabendo a Rafael Nel, da equipa B, o papel de suplente direto, mas não só. Ainda assim, caso a recuperação do internacional helénico continue a evoluir de forma positiva, o avançado deverá integrar as opções para o encontro de segunda-feira frente ao Porto, considerado decisivo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Capitão dos leões não entrou na ficha de jogo para a partida diante do Nacional e foi um dos nomes mais falados no fecho do mercado de transferências
05 Fev 2026 | 09:17 |
Morten Hjulmand foi o nome mais comentado nos últimos dias em Alvalade. O médio e capitão do Sporting, afastado da convocatória para o encontro com o Nacional devido à instabilidade vivida nas derradeiras horas do mercado, está de regresso às opções. Um cenário que já tinha sido antecipado por Rui Borges no final da partida com os insulares e que acabou por ser confirmado na véspera, de forma sucinta.
Em poucas palavras, o treinador esclareceu a situação do internacional dinamarquês: "Não há situação com o Morten Hjulmand. É um grande capitão, um líder, um exemplo. É alguém em quem o grupo confia. O Rui [Borges] pensa sobre isso é que tem um grande capitão. Apenas e só isso, nada mais. Sobre o Hjulmand não vou falar mais, está dito. Será titular". O técnico deixou ainda em aberto alterações no onze para o encontro desta noite com o AVS, tendo já em vista o clássico com o Porto.
Nesse contexto, o jogo abre espaço a várias mexidas na equipa, sobretudo para jogadores que têm tido menor protagonismo nesta temporada. Desde logo na baliza, com João Virgínia apontado à titularidade, permitindo descanso a Rui Silva. Também nas laterais deverão surgir mudanças, com Iván Fresneda e Maxi Araújo poupados, dando lugar a Georgios Vagiannidis, à direita, e Ricardo Mangas, à esquerda.
No centro da defesa, está prevista gestão a Ousmane Diomande, com Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio a formarem a dupla de centrais. No meio-campo, a principal certeza passa pelo regresso de Hjulmand, que deverá atuar ao lado de Hidemasa Morita, embora Giorgi Kochorashvili também surja como alternativa para somar minutos.
Nas alas ofensivas, Luís Guilherme e Geny Catamo mantêm-se como opções, enquanto Daniel Bragança deverá assumir o papel de número 10, numa lógica de gestão física de Francisco Trincão. No ataque, persiste a dúvida quanto à referência ofensiva. Sem Fotis Ioannidis disponível, Luís Suárez surge como a principal opção, ainda que não esteja previsto que cumpra os 90 minutos. Rafael Nel, em destaque na equipa B, apresenta-se como alternativa, tal como a possibilidade de adaptação do reforço Souleymane Faye a zonas mais centrais.
Todos os novos detalhes sobre a renovação de Francisco Trincão com o Sporting
05 Fev 2026 | 09:04
Rui Borges encontrou 'substituto' para Luis Suárez já para o Sporting - AFS
05 Fev 2026 | 08:55
Exclusivo Leonino - Extremo talentoso do Sporting tem dificultado processo de renovação
04 Fev 2026 | 12:21