
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O encontro entre o Sporting e o PSV não será novidade para ninguém, visto que no dia 19 de setembro de 2019 os leões e os neerlandeses se encontraram numa partida que fez do Clube de Alvalade os derrotados (3-2). Passados cinco anos, Pedro Mendes, um dos jogadores que fez mover o marcador a favor dos verdes e brancos, continua a recordar com carinho o feito.
Embora o atleta integre agora o emblema do Modena, fez questão de relembrar o momento em que foi protagonista no Philips Stadion, ao site ‘Zerozero’: "É um dia que ainda me dá arrepios. Muito especial para mim e os meus. Um sonho tornado realidade, marcar com a camisola do Sporting na estreia, logo numa prova europeia. Só foi pena o resultado”, começou por dizer.
“Tinha treinado algumas vezes com a equipa principal e tinha o feeling que ia entrar, mesmo que não fosse a opção mais óbvia no banco. Fui lá para dentro e, no primeiro toque, receção e golo. Nunca mais vou esquecer. Foi um movimento natural, não dava para pensar. Tentei desviar do defesa e atirei à baliza. A bola saiu bem e surpreendeu o guarda-redes. É daqueles momentos que sonhas na noite anterior e mágicos quando acontecem”, acrescentou o avançado.
“Recebi os parabéns de toda a equipa e também dos meus companheiros das camadas jovens. Foi bonito, mas óbvio que pensei: "agora é que isto vai começar a sério". Manter o nível e fazer mais golos passou a ser desafio. Um chip que rapidamente tens de mudar. Vivi na Academia de Alcochete durante um ano, antes de ter 18 anos. Foi uma boa experiência. Não ajudou jogar pouco tempo, mas dependia de muitos fatores. São opções e só tenho de respeitar. Levo muitas aprendizagens e experiências que guardo com carinho”, rematou o antigo leão.
Sem nunca conseguir encontrar o seu espaço no plantel liderado por Rúben Amorim, o avançado foi três vezes emprestado pelo Sporting – Almería, Nacional e Rio Ave – mas acabou vendido aos italianos do Ascoli no início da temporada 2022/23, por 500 mil euros.
Avançado internacional sueco estará prestes a deixar Alvalade e leões irão fazer a maior venda da história, com valores astronómicos
|
Viktor Gyokeres pode estar perto de sair do Sporting. O avançado é muito cobiçado no estrangeiro, mas Frederico Varandas tem sido irredutível nas negociações pelo sueco. No entanto, o Arsenal parece ter cedido aos valores pedidos pelo Presidente verde e branco.
Segundo informação avançada pelo CaughtOffside, os gunners preparam-se para formalizar uma proposta de valor base entre os 75 e os 80 milhões de euros, à qual serão ainda adicionados objetivos, igualando o montante desejado pelo Sporting para libertar Gyokeres.
O portal inglês adianta que as negociações com o Leipzig por Benjamin Sesko terão chegado a um impasse, pelo que o emblema comandado por Mikel Arteta decidiu 'dar o braço a torcer' e aceitar a quantia pedida pelo Presidente do Sporting para vender Gyokeres.
A mesma fonte refere que o Arsenal está ciente do desejo de Gyokeres em rumar ao Emirates, apesar de vários emblemas de topo desejarem a sua contratação. O Sporting poderá estar perto de vender o avançado, que foi a estrela da equipa nas últimas duas temporadas.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Médio do Vitória de Guimarães é muito cobiçado por vários emblemas, depois de uma grande temporada ao serviço do emblema minhoto
|
Tomás Handel é um dos alvos do Sporting para o meio-campo. Rui Borges é conhecedor das características do médio, com quem trabalhou em Guimarães, e vê com bons olhos a contratação do internacional jovem português. No entanto, o Besiktas poderá avançar brevemente pelo jogador.
Na Turquia, avançam que o emblema de Istambul está disposto a contratar Handel, tendo feito uma proposta de empréstimo, com taxa de pagamento imediato ao Vitória de Guimarães. No entanto, os minhotos não estarão abertos a ceder temporariamente o médio.
O jornal A Bola garante que, apesar do interesse crescente em Handel, a direção vimaranense ainda não recebeu qualquer oferta formal, mas que no D. Afonso Henriques se pensa numa possível venda por valores avultados, à semelhança do que se sucedeu nos últimos tempos com as saídas de Alberto Costa e Jota Silva, ambos referenciados pelo Sporting, além de Manu Silva, que rumou ao Benfica.
Tomás Handel tem contrato com o Vitória de Guimarães até 2029, estando blindado com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, que protege os interesses do clube. O jogador é visto como o maior ativo da equipa e a saída não será facilitada.
Em 2024/25, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por uma ocasião, ao longo de 48 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.631 minutos, sendo o quarto jogador com mais partidas pelo emblema minhoto.
Médio do Flamengo chega a Alvalade muito brevemente e leões poderão ficar detentores de apenas 70% do passe do internacional sub-20 brasileiro
|
Rayan Lucas vai ser reforço do Sporting. O médio do Flamengo chega a Alvalade nos próximos dias, num negócio que prevê um empréstimo de uma temporada, com os leões a ficarem com possibilidade de contratar o futebolista de 20 anos por 4 milhões de euros.
O valor do internacional sub-20 pelo Brasil levanta algumas questões entre adeptos, uma vez que, num plano inicial, Rayan Lucas irá ficar ao serviço da equipa B. Todavia, caso o Sporting exerça a opção de compra, o canarinho custará mais do que Hidemasa Morita (3,45M), habitual titular dos verdes e brancos.
O jornal A Bola garante que os 4 milhões de euros correspondem a 70% do passe de Rayan Lucas, com o Flamengo a ficar detentor dos restantes 30%. Num primeiro momento, o médio junta-se à equipa B, comandada por João Gião, mas será observado por Rui Borges.
O Sporting arranca a preparação da nova temporada a 1 de julho, com a equipa principal a partir para estágio em Lagos a 12. Caso Rayan Lucas impressione o técnico leonino nas primeiras semanas, é possível que faça a pré-época com o plantel prinical.
No ano civil de 2025, ao serviço do emblema do Rio de Janeiro, Rayan Lucas disputou um total de 23 jogos: 19 pelos sub-20 e quatro pela equipa principal. O médio marcou um golo, mas tem sido destaque pela imponência física que demonstra dentro de campo.