
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A paragem de seleções roubou vários jogadores a João Pereira, que vão realizar jogos pelas respetivas equipas nacionais antes de viajarem para Portugal e voltarem a juntar-se aos colegas no Sporting. Um desses exemplos é Ousmane Diomande (Costa do Marfim).
Diomande é regularmente chamado para representar a Costa do Marfim, país de onde é natural, nas qualificações e competições no continente africano. Tal coisa voltou a acontecer e o defesa central está, de momento, com a sua seleção a preparar o jogo contra a seleção da Zâmbia.
O jogo, a contar para a qualificação para a próxima CAN (Taça das Nações Africanas), vai realizar-se na Zâmbia, dia 15 de novembro, pelas 16 horas. A equipa costa-marfinense já fez o treino de adaptação no Estádio Levy Mwanawasa, situado na cidade de Ndola, e as imagens que se poderão assistir revelam alguns problemas para os jogadores da Costa do Marfim: o estado do relvado.
O estádio Levy Mwanawasa apresenta um relvado que aparenta estar muito longe das condições ótimas para a prática do futebol. O tom da relva parece ser mais castanho do que verde, um mau sinal num campo que se equipara a um ‘batatal’ - famosa expressão para descrever relvados com problemas que dificultam a vida aos jogadores.
Segundo conta a imprensa da Costa do Marfim, Ousmane Diomande, defesa central de apenas 20 anos, deverá começar a partida no banco de suplentes, como aliás tem sido normal quando representa o seu país. O Campeão Nacional em 23/24 - e também já vencedor de uma CAN – leva 14 jogos realizados pelo Sporting em todas as competições na presente temporada, e tem-se assumido como um dos pilares defensivos da equipa de Alvalade. Desde que está com os leões, já realizou 69 jogos, com direito a quatro golos e uma assistência, para todas as competições. Ao serviço da sua seleção, realizou sete jogos e marcou um golo.
Jogador tem sido imprescindível nos planos do técnico verde e branco e leões estão preocupados com cobiça vinda de ligas do estrangeiro
|
A SAD do Sporting está mentalizada de que Viktor Gyokeres sairá no verão, mas não quer abrir mão de nenhum outro titular de Rui Borges. No entanto, o cerco a Ousmane Diomande aperta e a Direção dos leões teme uma investida dura pelo 'camisola 26'.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o Sporting está, para já, ciente do interesse de Arsenal - que enviou olheiros no dérbi -, Chelsea, Brighton e Bayern Munique, com os alemães a enviarem Max Eberl, diretor desportivo, a Lisboa para observar o jovem.
A mesma fonte revela que, apesar de os leões estarem em busca de um central no mercado de verão, a ideia não passa por abrir mão de Diomande, que desde a saída de Sebastián Coates tem sido o patrão da defensiva leonina, atuando no centro do trio de defesas.
Ainda assim, o diário desportivo garante que o Sporting terá um 'plano B', caso chegue uma proposta irrecusável pelo internacional costa-marfinense, que tem uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. Pese embora o valor presente no contrato, Frederico Varandas negoceia a saída por valores perto dos 60M.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 45 partidas: 30 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.678 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
Craque do plantel tem sido apontado a uma mudança, mas diz que quer continuar em Alvalade e adeptos já pensam na possível renovação
|
O Sporting tem tentado, nos últimos meses, renovar contrato com Matheus Reis, mas não conseguiu chegar a acordo com o jogador e os seus responsáveis, pelo que a saída no verão é bastante provável. No entanto, após cumprir 200 jogos com a Listada verde e branca, o defesa admitiu querer continuar em Alvalade.
"É uma marca muito importante. Lembro-me, como se fosse ontem, da minha apresentação e chegada aqui. Não imaginava que chegaria a esta marca em tão pouco tempo. É uma média de 50 jogos por temporada, então são muitos jogos e emoções. Muitas batalhas e títulos, mas há um sentimento de dever cumprido", disse, à Sporting TV.
"Temos uma responsabilidade e pressão boa num Clube como este".
Matheus garantiu que "cada jogo é único" e sente um "friozinho na barriga" o que "aumenta a pressão". "Sinto-me muito feliz. Tento passar para os mais jovens a grandeza do Clube", admitiu, tentando explicar como "viver o dia a dia, o trabalho, saber entrar para vencer em todos os jogos. Temos uma responsabilidade e pressão boa num Clube como este".
Com contrato até 2026 e a saída a ser muito falada, o 'camisola 2' foi perentório e deu esperança aos adeptos: "Quero deixar uma marca de trabalho, dedicação, de nunca desistir. Mas isto é apenas o começo, tenho fome de mais e quero conquistar cada vez mais. Vamos continuar a construir a nossa história".
"O Sporting respeita as famílias"
"O Sporting é a extensão da nossa família. Em casa tudo é verde. Somos muito felizes aqui e esperamos ficar aqui por muito tempo. Todos que chegam aqui dizem que aqui é diferente. O Sporting respeita as famílias, faz sempre coisas a pensar nas famílias, une-as e pensa nos filhos. Isso leva a esta união que toda a gente vê. É muito mais do que isso. A nossa união é diária, as famílias reúnem-se sempre e isso repercute-se dentro de campo. Mostra toda a nossa força", terminou
'Camisola 42' falou com companheiros de equipa na Academia Cristiano Ronaldo, numa altura em que campeonato está prestes a terminar
|
Morten Hjulmand deu um aperto aos companheiros. O capitão do Sporting aproveitou o facto de estar ausente da última jornada da Liga, por acumulação de amarelos, e pediu ao plantel verde e branco para acreditar até ao fim e lutar para vencer o campeonato.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Hjulmand pediu "foco e responsabilidade", tendo um papel crucial mesmo sem entrar em campo, uma vez que fará todas as rotinas habituais, à exceção daquelas que são comuns em dia de jogo no Estádio José Alvalade.
Hjulmand treina com a equipa e fará estágio, mas está impedido de entrar no balneário, pelo que Gonçalo Inácio, dono da braçadeira no próximo encontro, terá a pressão de ser capitão de equipa num jogo decisivo, 'carregando' as palavras do dinamarquês e o grito de guerra do balneário, revela o diário desportivo.
Na presente temporada, Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 46 partidas: 28 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.767 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª jornada e última jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa -, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade.