Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O treinador do Barcelona, Xavi Hernández, anunciou, no passado sábado, 27 de janeiro, que deixará o cargo no final da temporada, após uma derrota significativa contra o Villarreal no Campeonato Espanhol. Desde então que são diversas as especulações à volta do seu sucessor, com o nome de nomeadamente Rúben Amorim a vir à baila.
O jornal 'Marca' utilizou a Inteligência Artificial (IA), uma ferramenta cada vez mais presente no futebol, para identificar o treinador ideal para suceder a Xavi no Barcelona e, entre os 10 nomes indicados, destacam-se dois portugueses: Rúben Amorim e Paulo Fonseca, este último atualmente treinador do Lille.
Xavi liderava o clube espanhol desde novembro de 2021 e revelou a sua decisão após uma derrota do Barcelona, por 5-3, com dois golos sofridos nos descontos: "No dia 30 de junho não continuarei como treinador do Barcelona".
Além do técnico verde e branco e de Paulo Fonseca, também José Mourinho tem sido apontado ao cargo da equipa espanhola, como foi anunciada pelo jornal inglês 'The Sun'. Mourinho foi despedido, recentemente, do comando técnico da Roma, após vários maus resultados.
O português- que esteve em tempos muito perto de assumir o controlo do Clube de Alvalade- assumiu a liderança do emblema romano em 2021 e, ao todo, realizou 138 partidas, tendo vencido 68, empatado 31 e perdido 39, conquistando ainda uma Europa Conference League (2022/23).
Já Rúben Amorim, relembra-se, chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, a troco de uma verba a rondar os 10 milhões de euros. Desde então, o técnico português contabiliza 190 encontros, dos quais venceu 132, empatou 28 e perdeu 30, tendo conquistado quatro títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22).