Futebol
Exclusivo Leonino - Varandas prepara revolução na equipa de futebol feminino do Sporting
11 Nov 2025 | 12:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Nov 2025 | 18:22 |
O árbitro do Benfica - Casa Pia da jornada 11 do campeonato, Gustavo Correia, revela, no relatório do jogo, que o diretor-geral dos encarnados para o futebol, Mário Branco, o ameaçou após o apito final. No relatório, o juiz disse que foi altamente insultado pelo dirigente.
Mário Branco: "És uma vergonha do c*****o!"
"'Honra as insígnias que tens ao peito, és uma vergonha do c*****o! Vou rebentar contigo e com o João Bento que era o VAR!' Motivo pelo qual lhe exibi cartão vermelho direto", lê-se. Gustavo Correia acrescenta que Mário Branco "perseguiu a equipa de arbitragem durante o percurso da saída do relvado até ao corredor dos balneários, enquanto dirigia novos insultos ao juiz principal.
Mário Branco: "Podes ter a certeza que eu vou-te rebentar todo"
"Proferindo as seguintes palavras para mim: 'Podes ter a certeza que eu vou-te rebentar todo, olha o que eu te digo! Vou-te rebentar a ti e ao João Bento! Não vales m***a nenhuma, nem tu nem ele! Palhaços do c*****o, é uma vergonha, o que nos fizeram hoje aqui foi uma vergonha'", detalha. Por outro lado, Jorge Coroado, especialista em arbitragem, diz que Benfica foi beneficiado no encontro (Saiba mais AQUI).
Na segunda-feira, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, recebeu representantes da direção da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol "com caráter de urgência". Uma reunião para discutir o "ambiente vivido atualmente no futebol profissional em Portugal, com o aumento do número de episódios de pressão sobre os árbitros".
Na quarta-feira, o presidente Conselho de Arbitragem e o diretor técnico da FPF para a arbitragem farão um "ponto de situação" sobre o "trabalho desenvolvido" nas primeiras dez jornadas da Liga portuguesa e do clima de grande tensão em que vive o futebol português.
Mário Branco perseguiu e insultou árbitro:
Atual jogador dos russos do Dínamo de Moscovo confessa que foi com surpresa que ficou a saber que não entrava nos planos dos leões
11 Nov 2025 | 19:13 |
Arthur Gomes, antigo jogador do Sporting, concedeu uma entrevista na qual abordou diversos temas, entre os quais a passagem pelo Clube de Alvalade. O atual jogador dos russos do Dínamo de Moscovo confessa que foi Ruben Amorim quem o quis em Alvalade, mas que, na época seguinte, o informou de que não fazia parte dos planos.
A. Gomes: "Ruben Amorim disse que me queria lá"
"Quando eu estava no Estoril, Ruben Amorim disse que me queria lá. Afirmou que, desde o meu primeiro jogo em Portugal, nunca mais tinha tirado os olhos de cima de mim. A minha estreia foi precisamente contra o Sporting", começou por dizer no podcast 'Futebol no Mundo', da ESPN, revelando mais detalhes sobre as primeiras conversas com o treinador.
"Quando cheguei, no primeiro dia, chamou-me à sala dele e disse: 'Vou puxar por ti todos os dias, exigir muito, és uma aposta minha'. Encheu-me de elogios e deu-me muita confiança", recordou, sobre a chegada a Alvalade. No entanto, um ano depois, acabou por sair em definitivo por decisão do técnico.
A. Gomes: "Disse-me que eu era um jogador que precisava de jogar e que não me via no banco. Na hora, foi um choque"
"Quando a temporada acabou, Ruben chamou-me e disse que contava comigo para a época seguinte. Fui de férias e depois recebi uma chamada do diretor do clube, que me informou que o Ruben Amorim tinha mudado de ideias e ia alterar a tática. Disse-me que eu era um jogador que precisava de jogar e que não me via no banco. Na hora, foi um choque", continuou.
"Disse que não queria mudar a opinião dele, agradeci pelo tempo que passei com ele e que ia ver o que faria", acrescentou. Arthur Gomes destacou-se no Estoril em 2021/22 e, em 2022/23, transferiu-se para o Sporting, onde realizou 38 com o registo de quatro golos e três assistências (Recorde AQUI o seu percurso).
Arthur Gomes responde a perguntas rápidas:
Antigo árbitro analisou trabalho de Gustavo Correia no duelo entre águias e Casa Pia, da 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic
11 Nov 2025 | 17:44 |
Jorge Coroado analisou o trabalho de Gustavo Correia no Benfica - Casa Pia, da 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Apesar das muitas críticas por parte do clube da Luz nos últimos dias, o antigo árbitro não teve dúvidas de que António Silva cometeu grande penalidade, além de referir que ficou um outro penálti por marcar aos gansos ainda na primeira parte.
J. Coroado: "António Silva, expert na matéria, agarrou Cassiano, ainda fora da área, e puxou-o, largando-o na área. Penálti por assinalar"
O primeiro lance polémico surgiu aos 32 minutos com os gansos a queixarem-se de um penálti por assinalar por falta sobre Cassiano: "António Silva, expert na matéria, agarrou Cassiano, ainda fora da área, e puxou-o, largando-o na área. Penálti por assinalar", escreveu no jornal 'O Jogo'.
Aos 62 minutos, o Casa Pia teve mesmo uma grande penalidade assinalada a seu favor, depois de o árbitro e o VAR terem entendido que o defesa internacional português jogou a bola com o braço. Jorge Coroado considerou acertada a decisão da equipa de arbitragem liderada por Gustavo Correia.
J. Coroado: "A bola ressaltou para o seu braço esquerdo, fora do plano de corpo, que fez firme e travou a trajetória da bola (ficou à sua mercê). Penálti inequívoco"
"Após embater no ventre de António Silva, a bola ressaltou para o seu braço esquerdo, fora do plano de corpo, que fez firme e travou a trajetória da bola (ficou à sua mercê). Penálti inequívoco", escreveu o especialista de arbitragem, que falou também num erro que prejudicou o Clube de Alvalade frente ao Santa Clara.
Neste momento, o Sporting, de Rui Borges, ocupa o segundo lugar da tabela classificativa com 28 pontos somados. Já o Porto (31) está no primeiro posto da Liga Portgual Betclic. Por outro lado, o Benfica está no terceiro lugar com 25 pontos, a três do emblema verde e branco.
Em causa estava o facto de o dirigente máximo do Clube de Alvalade ter considerado existirem árbitros condicionados no futebol português
11 Nov 2025 | 16:15 |
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anulou o castigo a Frederico Varandas, após as declarações do Presidente do Sporting no passado mês de fevereiro no canal oficial do Clube, que havia motivado uma queixa por parte da APAF ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Em causa estava o facto de o dirigente máximo do Clube de Alvalade ter considerado existirem árbitros condicionados, dando como exemplo Tiago Martins, que dirigiu o Famalicão - Porto, na 13.ª jornada da Liga em 2024/2025, e ainda o Nacional-Porto, da 17.ª ronda.
As palavras em causa foram as seguintes: "Faço um apelo aos árbitros pela forma como reagem a determinados tipos de confiança. Dou o exemplo do Tiago Martins no Famalicão - Porto, teve uma decisão onde anulou um golo ao Porto e marcou um penálti para o Famalicão. Foi uma decisão correta do Tiago Martins! O Porto perdeu pontos e depois vimos uma comunicação ‘old school’ que já vimos várias vezes e foi pedida uma reunião ao C.A", começou por referir o Presidente dos leões.
"Eu não faço isso! Houve muito ruído e tudo a bater no Tiago Martins…Depois ele voltou a apitar o Nacional - Porto e há uma entrada para cartão vermelho e o Tiago Martins mostra amarelo. O VAR chamou-o e o Tiago Martins manteve o amarelo. Não tenho dúvidas que tomou a decisão por ter sido condicionado. O Tiago Martins tem de pensar que assim estes clubes pensam que vale a pena e está a prejudicar a vida dos seus colegas pois, sempre que um grande perder, lá vem a newsletter longuíssima a queixar-se e não saímos disto", acrescentou Frederico Varandas, à data (Recorde AQUI a entrevista).
O Conselho de Disciplina tinha avaliado parte da entrevista do Presidente dos leões como uma "denúncia caluniosa", afetando a “honra” e a “reputação” dos árbitros; o Tribunal aceita a defesa de Frederico Varandas e comunica que "é inequívoco, em nosso ver, que não se encontra nas declarações do Demandante qualquer potencial difamatório ou grosseiro", anulando, também, os 8.568 euros de multa anexada à suspensão.