Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0André Pipa considera que a liderança do Sporting CP é “justa e indiscutível”, considerando os leões como a “equipa que melhor tem jogado”. Num artigo de opinião para o jornal A’Bola, o jornalista falou sobre a prestação de Rúben Amorim, assim como a estratégia de mercado usada pelos leões.
Para André Pipa, a turma de Alvalade é a equipa com o melhor futebol atualmente na Liga NOS. O jornalista considera que os leões são “a equipa que melhor tem jogado, a mais equilibrada e onde se vê mais bloco, mais coletivo. Ademais apresenta o melhor ataque e a melhor defesa”, concluindo que “tudo o resto é conversa”.
“Por este andar será barato”
Sobre a aposta em Rúben Amorim, o jornalista vê o ex-técnico bracarense como a solução ideal para o que os leões precisam. Pedro Pipa atenta que o treinador dos leões “parece apostado em provar que é mesmo especial: mostra lucidez, comunica bem, tem ideias bem definidas e não anda aos ziguezagues”.
Relativamente ao comportamento da SAD leonina no mercado de transferências, o jornalista observa que “muito boa é, também, a relação custo/desempenho dos jogadores contratados no defeso”. Para Pedro Pipa, o clube de Alvalade poder não ter “os meios nem a cultura de vitória do FC Porto e do Benfica, mas pode vir a intrometer-se na luta pela qualificação direta para a Champions”.
Antigo Presidente do emblema verde e branco também foi inquirido e confirmou algumas informações ao Ministério Público
|
0O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado - para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). São ainda reveladas as declarações de Godinho Lopes.
O antigo Presidente do Sporting e da SAD, entre 2011 e 2013, afirmou ao Ministério Público que "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting Clube de Portugal, exigindo apenas que estivesse garantido por passes de jogadores, sendo que se o SCP vendesse os jogadores e não tivesse dinheiro para saldar o valor em dívida podia substituir os passes destes jogadores pelos passes de outros jogadores", pode ler-se.
De resto, o ex-líder dos leões ainda terá confirmado que o dinheiro que entrou em Alvalade "pertencia à sociedade Holdimo e que, nesta altura [à data dos contactos], com ligação à Holdimo apenas conheceu Álvaro Sobrinho", ainda assim, "anos mais tarde, foi-lhe dito que o dinheiro recolhido para emprestar ao Sporting Clube de Portugal tinha origem em várias pessoas de nacionalidade angolana, não tendo sido identificado qualquer nome", detalha o DCIAP. De resto, Godinho reiterou "desconhecer que o dinheiro pertencia ao BESA, e, no seu entender, este dinheiro pertencia à sociedade Holdimo".
Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.
De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.
Presidente dos verdes e brancos terá contactado a Holdimo para recuperar os 9% do capital social detidos pela empresa angolana
|
0O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado - para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).
"[Francisco Salgado Zenha] Esclareceu também que, ao longo das conversas que manteve com Álvaro Sobrinho manifestou àquele, de forma informal, o possível interesse do Grupo Sporting em adquirir, no futuro, a totalidade da participação social da sociedade Holdimo, se aquela quisesse vender. Contudo, frisou que, não houve nenhuma sequência formal a esta abordagem e, para além desta, não tem conhecimento de mais nenhuma intenção de venda da participação social por parte da sociedade Holdimo", escreve o DCIAP.
"Nesta matéria, esclareceu que, caso a sociedade Holdimo pretenda vender no mercado a sua participação social, face à lei da oferta e da procura, pode obter, por cada ação, um valor superior ou inferior ao valor unitário de €1,00 que atualmente lhe está atribuído", pode ler-se no documento, que conclui o resumo da inquirição a Zenha referindo que o dirigente leonino "disse desconhecer a origem do dinheiro aplicado pela sociedade Holdimo na Sporting SAD e no Sporting Clube de Portugal", pode ler-se no despacho.
Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.
De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.
Comentador deixou conselho ao jogador leonino que ainda não entrou na órbita de Roberto Martínez
|
0Após tornar-se o atacante português, a jogar no top-10 das ligas europeias, que mais contribui com golos, Pedro Gonçalves, craque do Sporting, recebe um ‘conselho’ de André Pipa, quanto à sua possível convocatória por parte de Roberto Martínez: “Aconselhava-o a naturalizar-se para poder ser chamado à Seleção”.
“Eu acho que ele deveria naturalizar-se português, porque é quase um crime ter um jogador com esta qualidade e não poder fazer parte dos 26 convocados. Deixa-me lembrar uma coisa, Pote chegou aos 80 golos pelo Sporting, ao fim de quatro anos exatos”, ditou o jornalista.
“Tem 80 golos e 54 assistências, um desafio, tirando o Ronaldo que outro jogador português em quatro anos marcou 80 golos e fez 54 assistências, é a pergunta que eu deixo para o Selecionador Nacional”, questionou o comentador. “Roberto Martínez não tem outro remédio se não o convocá-lo, é uma questão de premiar e ser justo, e esta crítica é extensiva ao Selecionador anterior”, rematou.
Pedro Gonçalves - que está avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já quatro golos e três assistências em três partidas, nas quais disputou um total de 255 minutos.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 180 partidas, 80 golos, 54 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Pote tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e a segunda cláusula mais alta do plantel (80M), apenas atrás de Viktor Gyokeres (100M).
Confira aqui as declarações do comentador: