Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

André Sousa: O guardião de futsal que trancou baliza do Sporting a 'sete chaves'

De Coimbra ao topo mundial, destaca-se como um dos melhores guarda-redes portugueses, com títulos nacionais e internacionais no currículo

André Sousa, ex-guarda redes do futsal do Sporting, celebra 39 anos esta terça-feira, 25 de fevereiro
André Sousa, ex-guarda redes do futsal do Sporting, celebra 39 anos esta terça-feira, 25 de fevereiro

  |

Icon Comentário0

Nascido a 25 de fevereiro de 1986, em Coimbra, André Melo Bandeira Almeida Sousa celebrou 39 anos. Iniciou a sua carreira desportiva de futsal nas camadas jovens da Académica e após duas épocas na equipa principal dos 'estudantes' transferiu-se para o Instituto D. João V, onde permaneceu por três temporadas. Regressou posteriormente à Académica por mais uma época antes de rumar aos Açores, para representar o Operário. Foi, contudo, no Fundão que André Sousa se destacou, ajudando o clube a conquistar a Taça de Portugal, na época 2013/14.


O seu desempenho no Fundão chamou a atenção dos grandes clubes, levando-o a assinar pelo Sporting em junho de 2014. Durante cinco temporadas ao serviço dos leões, André Sousa conquistou três campeonatos nacionais, três Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga. O ponto alto da sua passagem pelo Sporting foi a vitória na Liga dos Campeões de Futsal na época 2018/19, um marco histórico para o Clube que recentemente venceu a sexta Taça da Liga


Em 2019, André Sousa transferiu-se para o Benfica, clube rival, reforçando a baliza dos encarnados. Durante cinco temporadas, continuou a somar títulos e a demonstrar a sua qualidade como um dos principais guarda-redes do futsal português.


A nível internacional, André Sousa tem sido uma presença constante na seleção portuguesa de futsal desde 2009. Foi peça-chave nas conquistas do Campeonato da Europa em 2018, realizado na Eslovénia, onde Portugal venceu a Espanha por 3-2 na final após prolongamento. Este triunfo histórico foi seguido pela vitória no Campeonato do Mundo de Futsal em 2021, na Lituânia.

Além das conquistas coletivas, André Sousa foi reconhecido individualmente pelo seu contributo ao desporto. A 19 de fevereiro de 2018, foi agraciado com o Prémio Mérito Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, uma distinção que destaca a sua dedicação e sucesso na carreira desportiva.


Em 2024, aos 38 anos, André Sousa abraçou um novo desafio na sua carreira ao assinar pelos Leões de Porto Salvo, onde já soma 18 jogos, um golo e três assistências. Ao longo da sua carreira, o guarda-redes soma 281 jogos e 20 golos. A nível nacional tem três campeonatos nacionais, três Supertaças, quatro Taças da Liga e cinco Taças de Portugal, e internacionalmente conquistou um Campeonato do Mundo, uma Liga dos Campeões, uma Finalíssima e dois Campeonatos da Europa.   

*Atualizado a 25 de fevereiro de 2025


Clube

Viktor Tchikoulaev: O génio do andebol que fez história no Sporting e em Portugal

Natural da Ucrânia, brilhou na ex-URSS e fez história no andebol português, sendo um dos melhores centrais que o país já viu nesta modalidade

Na sua primeira época de verde e branco, Tchikoulaev ajudou a conduzir o Sporting à conquista do campeonato nacional
Na sua primeira época de verde e branco, Tchikoulaev ajudou a conduzir o Sporting à conquista do campeonato nacional

  |

Icon Comentário0

Nascido a 22 de fevereiro de 1964, Viktor Tchikoulaev iniciou-se no andebol aos 13 anos e, aos 15, ingressou numa escola de formação na ex-URSS, onde percebeu que a modalidade não era apenas uma paixão, mas sim um verdadeiro projeto de vida. O seu talento levou-o ao CSKA Moscovo, onde evoluiu ao lado de grandes nomes da modalidade.


O seu primeiro grande feito aconteceu em 1985, quando conquistou o título mundial de juniores pela União Soviética. No entanto, seria em Portugal que o seu nome ficaria gravado na história do andebol. Em 1990, aceitou o convite do treinador Pavel Djenev e mudou-se para o ABC de Braga, onde rapidamente se tornou peça-chave da equipa. Neste clube, foi fundamental na conquista do tricampeonato entre 1991 e 1993 e na histórica campanha que levou o clube à final da Taça dos Campeões Europeus, em 1993/94.


Viktor Tchikoulaev chegou ao Sporting na temporada 1995/96, numa das transferências mais mediáticas da época nesta modalidade, depois de se destacar ao serviço do ABC de Braga. A mudança representou um dos momentos mais marcantes da sua carreira, tornando-se rapidamente uma peça essencial na equipa leonina. Na sua primeira época de verde e branco, Tchikoulaev ajudou a conduzir o Sporting à conquista do campeonato nacional, um feito que o clube não alcançava há vários anos. O seu impacto foi tão grande que foi eleito MVP do campeonato, terminando a época com números impressionantes: 127 golos e 80 assistências.


O sucesso do central não passou despercebido e, na época seguinte, os responsáveis dos leões decidiram prolongar o seu contrato até ao ano 2000, mesmo com o interesse de outros clubes. Tchikoulaev manteve-se como uma das referências da equipa, ajudando a formação leonina a lutar pelos títulos nacionais e a alcançar a final da Taça de Portugal.

Apesar do sucesso, a sua carreira teve momentos conturbados. Em 1997, após abandonar um estágio da seleção, foi suspenso pela Federação Portuguesa de Andebol e acabou por rescindir com o Sporting, que atualmente encontra-se em primeiro lugar da tabela classificativa. Seguiu-se uma breve passagem pelo Benfica, que terminou devido à extinção da modalidade no clube, levando-o a prosseguir carreira na Alemanha.


Em 1999, regressou a Portugal para voltar ao ABC, onde ajudou a reconquistar o título nacional. Nos anos seguintes, representou várias equipas, incluindo AC Fafe e Francisco de Holanda. Após pendurar as botas, enveredou pela carreira de treinador, passando por clubes como Sporting da Horta e Marítimo. Em 2011, teve um breve regresso aos pavilhões, mas logo assumiu o comando do clube espanhol Mecalia Atlético Novás, confirmando a sua paixão e dedicação ao andebol.

Ao longo da sua carreira, conquistou vários títulos nacionais, incluindo cinco campeonatos, quatro Supertaças e sete Taças de Portugal. Apesar de não ter tido tantas oportunidades internacionais ao serviço da seleção portuguesa, participou em Mundiais e Europeus. 


Clube

Francisco Rodrigues dos Santos avalia entrevista de Varandas aos meios de comunicação do Sporting

Antigo presidente do CDS analisou palavras do dirigente máximo do emblema verde e branco, que falou ao canal oficial do Clube de Alvalade

Francisco Rodrigues dos Santos, ex presidente do CDS, analisou entrevista de Frederico Varandas, que falou ao canal oficial do Sporting
Francisco Rodrigues dos Santos, ex presidente do CDS, analisou entrevista de Frederico Varandas, que falou ao canal oficial do Sporting

  |

Icon Comentário0

Francisco Rodrigues dos Santos, antigo presidente do CDS-PP avaliou a entrevista concedida por Frederico Varandas na passada sexta-feira, dia 21 de fevereiro, à Sporting TV. O advogado faz um balanço positivo do que ouviu e refere que a mensagem do dirigente máximo dos leões traz "confiança" aos adeptos.


"As suas palavras trazem elementos de confiança aos sportinguistas, que continuarão a avaliar a concretização dos objetivos no campo", afirmou Francisco Rodrigues dos Santos, em declarações ao jornal Record, enaltecendo a confiança que tem no sucesso desportivo dos verdes e brancos.


O antigo membro da Direção de Frederico Varandas entra ainda em maior detalhe. "Entrevista esclarecedora de Frederico Varandas, assumindo a responsabilidade pelo rumo do Sporting e deixando claras as suas expectativas para a renovação do título de campeão nacional e a conquista da Taça de Portugal", referiu Francisco Rodrigues dos Santos, apontando aos dois troféus restantes que ainda estão por conquistar.


Francisco Rodrigues dos Santos já tinha sido recentemente, ao comentar a derrota pesada em Alvalade frente ao Dortmund, que praticamente sentenciou a eliminação do Sporting da Liga dos Campeões, tendo mesmo proferido as seguintes palavras: "O Sporting voltou a não regressar da cabine ao intervalo e ‘entregou’ a segunda parte".

De recordar que, os comandados por Rui Borges perderam, à condição, a liderança do Campeonato para o Benfica, embora possam regressar à liderança da Liga Portugal Betclic, caso vençam a equipa do AFS em jogos a contar para a 23.ª jornada da Liga Betclic, a ter inicio este domingo pelas 18h00 no Estádio das Aves.. A turma verde e branca está ainda em competição na Taça de Portugal onde enfrentará a equipa do Gil Vicente, na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro no Estádio Cidade de Barcelos.



Clube

Adversário do Sporting prepara-se para cortar relações institucionais com os leões

Últimos acontecimentos têm feito correr muita tinta; Postura do dirigente máximo do emblema verde e branco amplamente criticada por rival

Últimos acontecimentos têm feito correr muita tinta; Conduta de Varandas, dirigente máximo do Sporting, amplamente criticada por rival
Últimos acontecimentos têm feito correr muita tinta; Conduta de Varandas, dirigente máximo do Sporting, amplamente criticada por rival

  |

Icon Comentário0

Depois da entrevista de Frederico Varandas, Presidente do Sporting, na última sexta-feira, dia 21 de fevereiro, o Porto, liderado por André Villas Boas, prepara-se para cortar relações institucionais com o emblema verde e branco, depois das declarações do dirigente máximo dos leões.


De acordo com informações avançadas pelo jornal A Bola, os dragões demonstraram o seu desagrado perante algumas posições tomadas, recentemente, pelos verdes e brancos. Em causa, estão mais aspetos além do silêncio leonino ao falecimento do ex-presidente do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. 


Na entrevista concedida à Sporting TV, Frederico Varandas ainda se atirou à arbitragem, com dedo apontado ao Porto. Ora, essas declarações não foram bem vistas no Norte, com André Villas Boas a mostrar o seu desagrado pelas acusações do Sporting, segundo avança a mesma fonte. 


Neste sentido, o que está em causa é um possível afastamento do Porto relativamente ao Sporting. O diário desportivo mencionado acima garante que os azuis e brancos ainda não equacionam um corte de relações formal, no entanto, é uma possibilidade que está em cima da mesa, face aos mais recentes acontecimentos, que envolvem os dois clubes. 

Recorde-se que, na entrevista concedida, o Presidente do Sporting, Frederico Varandas, explicou a razão pela qual o Clube não apresentou condolências, após o falecimento de Pinto da Costa. "Se a instituição Sporting não se revê em quem prejudicou o clube, a indústria do futebol e os nossos valores, seria uma hipocrisia mudar por essa pessoa ter morrido. Há pessoas com a coluna vertebral flexível, mas eu não a tenho e vou estar sempre do lado dos meus valores e princípios", salientou o dirigente máximo dos leões. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Porto arma-se em coitadinho e ataca Sporting: "Varandas que se deixe de hipocrisias"
Clube

Porto arma-se em coitadinho e ataca Sporting: "Varandas que se deixe de hipocrisias"

 

Icon Comentário0
Lesões no Sporting? Varandas deixa 'farpa' a Augusto Inácio: "Educar os meus..."
Clube

Lesões no Sporting? Varandas deixa 'farpa' a Augusto Inácio: "Educar os meus..."

 

Icon Comentário0
Entrevista de Frederico Varandas ao minuto; Presidente fala aos adeptos do Sporting
Clube

Entrevista de Frederico Varandas ao minuto; Presidente fala aos adeptos do Sporting

 

Icon Comentário0