
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting está a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato. Em caso de vitória na receção ao Vitória de Guimarães, este sábado, os verdes e brancos celebram o feito que não alcançam há 71 anos. Aldo Duscher, antigo jogador do Clube de Alvalade, fala sobre a pressão inerente ao jogo decisivo e deixa alguns conselhos aos jogadores leoninos.
“O clube tem uma possibilidade fantástica de ganhar mais um título, de fazer felizes milhares de adeptos, muita gente e a profissão deles [jogadores] é linda, por isso, não têm de ter pressão nenhuma. Só têm de desfrutar do momento. São jogos e momentos únicos, nunca se esquecem e eles têm a possibilidade de fazer muita gente feliz, por isso aproveitem ao máximo”, começou por referir Aldo Duscher, numa entrevista ao jornal A Bola.
O antigo médio – que se sagrou campeão nacional pelo Clube de Alvalade, em 1999/00 – diz que a passagem pelo Sporting foi marcante: “Sempre me senti muito querido no clube e ainda hoje sinto-me muito querido pelos adeptos. Cada vez que vou a Portugal respiro um ar de muito amor por parte das pessoas e nós somos felizes onde nos sentimos queridos. Espero algum dia conseguir devolver toda essa felicidade que o Sporting e os sportinguistas me proporcionaram sempre”.
Aldo Duscher realça o seu amor pelo Clube de Alvalade: “Digo sempre que o Sporting foi a porta que a Europa me abriu. É um clube que amo muito e não o sigo continuamente, mas vejo de vez em quando e sei que ele está bem, que ganhou títulos e que pode voltar a ganhar agora. Mas, sabe o que penso? Que o Sporting tem de se fazer grande na Europa. Pelos adeptos que tem precisa chegar longe na Champions e tem de ganhar a Liga Europa. Esse para mim é o objetivo do Sporting”.
A terminar, Aldo Duscher revela que, apesar da distância, faz questão de acompanhar a atualidade do Sporting: “Estar a trabalhar complicou ainda mais [treinou os sub-20 do Paraguai], mas fui vendo as notícias e sei que esteve sempre nos primeiros lugares do campeonato. Não conseguia ver jogos porque não passam aqui na Argentina, mas sabia o que se passava. Fico feliz e espero que agora ganhe o campeonato. Sou sempre verde, sempre leão e tudo o que o Sporting ganhar faz-me muito feliz. Gosto muito do clube, quero que ganhe e que continue crescendo”.
Técnico minhoto garante equipa ambiciosa em Alvalade e avisa: o jogo que pode coroar o Clube de Alvalade também pode mudar tudo para os minhotos
|
O Estádio José de Alvalade pode ser o palco da consagração do Sporting, mas Luís Freire não está disposto a assistir de braços cruzados. O treinador do Vitória de Guimarães garantiu esta sexta-feira que a sua equipa vai entrar em campo para conquistar os três pontos e assegurar o quinto lugar da Liga: "É um jogo de extrema exigência, que pode dar o título ao adversário, mas também nos pode dar muita coisa a nós. Está toda a gente ligada ao jogo."
Na antevisão da 34ª jornada da Liga, Freire destacou a preparação focada e tranquila da sua equipa: "Encaramos os jogos sempre com a perspetiva de sacar aquilo que nos interessa mais, a vitória. Foi uma semana muito tranquila na preparação do jogo." Apesar de o Sporting ser o atual líder, o técnico acredita no plano traçado: "Temos o nosso plano, focados no que temos de fazer em campo e no que é importante perceber para ganhar o jogo."
Questionado sobre possíveis ausências influentes, o treinador foi claro: "Só posso falar pelo meu jogador. Todos fazem falta, o Händel, o Relvas, o Samu e o Rivas. O Händel não foge à exceção. Não me compete falar sobre os outros." Também garantiu que o Vitória não precisa de provocações externas para se motivar: "O Vitória é uma equipa muito grande, um clube com uma dimensão enorme, não precisa de motivação extra ou ser picado por nada."
O técnico recusou olhar para os outros resultados antes do apito final: "O nosso jogo vai ditar o nosso futuro, acreditamos nisso." E lembrou o excelente percurso da equipa nos últimos jogos: "Temos esse bom registo em jogos de dimensão superior, em que nos batemos sempre muito bem fora de casa."
Sobre a ameaça Gyökeres, Freire respondeu com confiança no coletivo: "Temos formas de encarar cada jogo. Somos uma equipa que procura sempre jogar, ser agressiva. Temos a nossa estratégia, sabemos que o Gyökeres tem feito muito a diferença. Tem de ser pelo talento, mas também pela estratégia coletiva que tentaremos anular o Sporting e procurar o nosso jogo". O Sporting recebe o Vitória de Guimarães em Alvalade, amanhã às 18h. Reveja aqui, as informações atualizadas sobre a última jornada da Liga Portugal Betclic.
Experiente jogador dos leões soma apenas 606 minutos esta temporada, depois de ter contraído, diante do Famalicão, a terceira lesão grave da carreira
|
Renovar o contrato de Nuno Santos é uma das prioridades do Sporting para a próxima temporada. A qualidade e empenho que tem mostrado desde que foi contratado ao Rio Ave, em 2020/21, são fundamentais na decisão da SAD verde e branca.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, Nuno Santos irá reunir com os responsáveis do Sporting, no final da temporada, para decidir o futuro. Para já, o cenário em cima da mesa é o da renovação contratual, visto que a ligação do jogador termina em 2027.
Além do que oferece à equipa, Nuno Santos é voz ativa do balneário e a determinação em ultrapassar a grave lesão - a terceira na carreira - ajudou a Direção leonina a tomar uma decisão sobre a continuação do esquerdino, que não esconde estar muito feliz em Alvalade.
"Estou na quinta época no Sporting e nunca pensei… Fico muito feliz de estar neste grande Clube e de ter ganho o que já ganhámos. Dois campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça. Entre outras coisas perdidas e que na final podíamos ter ganho, mas a vida é assim", disse, recentemente, no Podcast Entrelinhas.
Até à lesão, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 11 milhões de euros – levava 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 30 anos marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).
Jogador que passou pelas camadas jovens do Clube de Alvalade vai vincular-se ao clube italiano, depois de se ter destacado na presente temporada
|
Nuno Tavares vai assinar pela Lazio em definitivo, desvinculando-se do Arsenal. O contrato de empréstimo do lateral-esquerdo, que passou pelos escalões de formação do Sporting, contempla uma cláusula de opção de compra obrigatória, no valor de 9 milhões de euros. Uma quantia que o clube inglês poderá aplicar no reforço do plantel.
No início da temporada, Arsenal e Lazio acordaram a cedência de Nuno Tavares. Ao serviço da equipa transalpina, o internacional português já participou em 28 jogos, nos quais assinou nove assistências. A contas com uma lesão sofrida no desafio frente aos noruegueses do Bodo/Glimt, referente à segunda mão dos quartos de final da Liga Europa, o atleta de 25 anos não joga desde 17 de abril.
Nuno Tavares – que representou os sub-11, sub-12 e sub-13 do Sporting, entre 2010 e 2013 - nunca se conseguiu impor no Arsenal. Contrato ao Benfica, em 2021, o internacional português somou apenas 28 jogos com a camisola dos ‘gunners’, na época 2021/22. Na temporada seguinte foi emprestado aos franceses do Marselha e, em 2023/24, foi cedido ao Nottingham Forest.
De resto, os 9 milhões de euros que o Arsenal vai arrecadar com a transferência vão ser alocados ao orçamento de transferências dos ‘gunners’, que será utilizado para o reforço do plantel às ordens de Mikel Arteta, no mercado de verão. Vale lembrar que um dos principais alvos do clube inglês é Viktor Gyokeres. Os londrinos estão empenhados em reforçar o setor atacante, mas estão ainda indecisos entre o goleador sueco do Sporting e Benjamin Sesko, que joga no Leipzig.
Até final da temporada, o Arsenal vai realizar mais dois jogos. Os ‘gunners’ recebem o Newcastle e deslocam-se ao reduto do Southampton, nas últimas duas jornadas da Premier League. Os londrinos ocupam o segundo lugar da tabela classificativa do campeonato inglês, com 68 pontos, e estão muito perto de assegurar o apuramento para a fase de liga da Liga dos Campeões, na próxima temporada.