Futebol
Renovação de Rui Borges no Sporting? Eis os motivos identificados por Frederico Varandas
12 Dez 2025 | 07:35
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Jul 2023 | 16:38 |
João Martins, preparador físico de Abel Ferreira no Palmeiras, que já trabalhou no Sporting, afirmou que o clube brasileiro é prejudicado pela arbitragem porque não dá jeito “ao sistema”, depois do empate a duas bolas, contra o Athletico Paranaense, que contou com decisões polémicas da equipa de arbitragem.
“Pela saúde mental da comissão, ainda bem que sou eu hoje aqui, porque mais uma vez... entendemos que o futebol brasileiro passa uma imagem que é o futebol mais competitivo do mundo porque ganham vários. Mas ganham vários porque, muitas vezes, não deixam os melhores ganhar, foi o que mais uma vez se passou hoje. Entendemos que é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos. Entendemos isso... “, atitou o técnico-adjunto, na conferência de imprensa.
“Aos três minutos, se condiciona um jogo e depois vem justificar com faltinhas. Não é por acaso que o Palmeiras é o clube com menos lesões e, neste ano, está sendo por causa de lesões traumáticas, porque eles passam dos limites das linhas do jogo sistematicamente. Não expulsou o jogador [Zé Ivaldo] e deu amarelo ao Garcia injustificavelmente por demorar para bater um lateral: o Brasil é especialista em perder tempo. Por isso que na Europa, não veem jogos no Brasil: porque muitas vezes parece mais teatro que futebol. Depois, um pênalti muito bem marcado porque ele não viu, deve estar cansado, falta preparação física... O pênalti foi bem marcado e o amarelo muito bem dado, mas condicionou no 1° tempo por aquele amarelo ridículo que acontece só no Brasil. Por isso aqui há pouca credibilidade lá fora: não é por falta de qualidade dos jogadores, mas por falta de transparência. Podem nos expulsar, mas vamos lutar até a última gota de suor pelo bem do futebol e do Palmeiras”, justificou.
De recordar que, o Palmeiras está 10 pontos atrás do primeiro lugar, na quarta posição da tabela, depois de se ter sagrado campeão brasileiro, no ano de 2022.
Verdes e brancos empataram com os encarnados na 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, mas alguns incidentes do encontro ainda dão que falar
12 Dez 2025 | 09:01 |
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), anunciou, na última quinta-feira, 11 de dezembro, os castigos aplicados a Benfica e Sporting na sequência dos incidentes ocorridos durante o dérbi da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou empatado a uma bola.
Os encarnados foram os mais penalizados, com multas que rondam os 45 mil euros, enquanto o Sporting terá de pagar cerca de 13 mil euros. Entre as infrações apontadas pelo CD estão atrasos no início e no reinício da partida, presença de elementos não inscritos na ficha de jogo (como Bruno Sá e Mário Branco), arremesso de artefactos pirotécnicos e o lançamento de duas garrafas de plástico com líquido que atingiram Maxi Araújo sem causar ferimentos.
No total, o Benfica recebeu uma conta de 44.978 euros, sendo que apenas o comportamento do público representou 41.435 euros. O relatório do CD menciona ainda que adeptos do Benfica lançaram duas pedras em direção ao banco do Sporting, sem atingir ninguém e sem interromper o jogo.
Por seu turno, o Sporting foi multado sobretudo por atrasos no início e reinício do jogo e pelo comportamento incorreto dos seus adeptos, com base nos cânticos na segunda parte, totalizando 12.571 euros. Descontando as multas individuais dos jogadores, a conduta do público leonino representou 10.453 euros.
Com o empate na última ronda do Campeonato frente ao Benfica, os comandados de Rui Borges têm agora 32 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (37) está no primeiro posto. Já os encarnados seguem na terceira posição com 29 pontos.
Jogador da formação do Sporting foi novamente titular na equipa orientada por Paulo Fonseca e continua a ser um dos destaques
12 Dez 2025 | 08:34 |
O Lyon orientado por Paulo Fonseca voltou, na última quinta-feira, 11 de dezembro, a reforçar o estatuto de candidato sério ao triunfo na Liga Europa, ao somar nova vitória na fase de liga. A formação francesa bateu o Go Ahead Eagles por 2-1, em casa, na partida referente à sexta jornada.
Afonso Moreira, antigo jogador do Sporting, abriu caminho para a festa no Parc Olympique Lyonnais logo aos três minutos. O internacional sub-21 português surgiu na área para finalizar um passe de Tyler Morton e inaugurar o marcador. No entanto, a vantagem durou pouco: apenas três minutos depois, Milan Smit repôs o empate para os neerlandeses.
A equipa de Paulo Fonseca reagiu de imediato e, à passagem pelo minuto onze, Pavel Sulc voltou a colocar o Lyon na frente. O encontro começou com o ritmo elevado, com três golos num espaço de menos de quinze minutos. Apesar das oportunidades criadas ao longo do jogo, o resultado manteve-se inalterado até ao final. O Go Ahead Eagles sai derrotado e será o último adversário do Braga nesta fase da competição.
No que toca a Afonso Moreira, o jogador formado no Sporting parece finalmente ter encontrado o seu lugar na turma orientada por Paulo Fonseca. O internacional jovem por Portugal marcou o segundo golo na competição, o quarto na temporada com a camisola do Lyon.
Vale a pena recordar que Afonso Moreira se sagrou bicampeão nacional pelo Sporting e participou na conquista da última edição da Taça de Portugal. Na época passada foi opção em três encontros oficiais, mas sempre na condição de suplente utilizado. Saiu no verão rumo a França por 2 milhões de euros.
Confira o golo:
Verdes e brancos já têm delineado o plano para agirem da melhor forma na reabertura do mercado de transferências neste inverno
12 Dez 2025 | 08:02 |
Desta vez, não há mesmo volta a dar. O Sporting vai contratar um extremo na reabertura do mercado de transferências, até porque as lesões e ausências assim o obrigam, tendo em conta que a posição já é vista como prioridade desde o último verão.
A verdade é que, no defeso passado, o Sporting terá tentado a contratação de três opções: Yeremay Hernández, Kevin e Jota Silva - tendo esta última sido a mais gritante de todas, uma vez que a inscrição do jogador falhou na 'reta da meta', tendo deixado Rui Borges sem reforço.
Agora, esta questão ganha ainda mais força. Geovany Quenda enfrenta uma paragem de, no mínimo, dois meses; enquanto Pedro Gonçalves também só deverá regressar à competição em janeiro. Se o cenário já estava complicado, junta-se a partida de Geny Catamo para o CAN.
Para a situação do internacional moçambicano, o Sporting já tem uma solução delineada: Salvador Blopa será o substituto na ausência do colega. O jovem de 18 anos foi promovido por Rui Borges à equipa principal e o expectável é que tenha mais minutos nos próximos meses.
Quando ao resto, o Sporting já está no terreno em busca do negócio ideal. Yeremay (Deportivo), Wesley (Al Nassr), Giannis Konstantelias (PAOK), Abde Ezzalzouli (Betis) ou Christos Tzolis (Club Brugge) são alguns dos nomes em cima da mesa.