Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Dez 2024 | 12:02 |
António Miguel Cardoso, presidente do Vitória de Guimarães, deixou algumas explicações sobre o processo de transferência de Rui Borges para o Sporting. Além de explicar a forma como seria dividido o valor pago pelos leões, o dirigente deixou ainda uma 'boca' sobre a saída de Ruben Amorim de Alvalade e a forma como Frederico Varandas geriu esse processo.
O líder máximo do emblema vitoriano falou do tema aquando do anúncio de Daniel Sousa, que sucedeu ao lugar de Rui Borges. O dirigente deixou claro que os 4,1 milhões de euros comunicados pelos verdes e brancos à CMVM serão distribuídos pela equipa de Moreira de Cónegos, emblema que o agora técnico dos leões representou em 2023/24.
"Houve uma negociação com o Sporting e com os adjuntos de Rui Borges. Não será 50% para cada clube, como se tem dito, mas será um valor aproximado", confirmou, à margem da conferência de imprensa de apresentação do novo treinador da turma de Guimarães.
De resto, António Miguel Cardoso deixou claro que nunca pensou ativar o período de 30 dias para a saída do agora treinador do Sporting, algo que aconteceu aquando da saída de Ruben Amorim de Alvalade: "Todas as administrações têm formas diferentes de pensar. Não pedimos os 30 dias, porque, a partir do momento em que um treinador manifesta vontade de sair, para nós sai cinco minutos antes. Respeito a posição do Rui Borges em relação à ida [para o Sporting]. Fiquei surpreendido, sim, mas foi algo que faz parte do futebol. Não exigimos [mais 30 dias] ao Rui Borges, porque sentimos que era preciso mudar", terminou.
O primeiro jogo de Rui Borges ao comando do Sporting está marcado já para o próximo domingo, dia 29 de dezembro, o último deste ano civil. Os leões recebem o Benfica, em partida válida para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.
Internacional uruguaio tem sido uma das peças de maior destaque do xadrez de Rui Borges na presente temporada desportiva
12 Fev 2026 | 09:05 |
Aos 25 anos, Maxi Araújo está a realizar uma das épocas mais produtivas da carreira. O internacional uruguaio soma cinco golos e três assistências em 29 partidas ao serviço do Sporting, números que, por esta altura, despertaram o interesse de vários colossos europeus.
Segundo revela o jornal A Bola, entre os clubes mais atentos surge a Juventus, que já terá manifestado interesse concreto na contratação do ala. Elementos do emblema italiano estiveram, inclusive, no Estádio do Dragão, na passada segunda-feira, a observar o jogador no empate (1-1) entre Sporting e Porto. No mesmo encontro marcaram também presença representantes do Manchester City, do Chelsea e do Tottenham.
Ainda assim, acrescenta a mesma publicação, a Direção presidida por Frederico Varandas já terá transmitido aos potenciais interessados que não pretende negociar o jogador, salvo por valores próximos dos 80 milhões de euros fixados na cláusula de rescisão. O contrato de Maxi Araújo é válido até junho de 2029.
Recorde-se que o polivalente chegou a Alvalade no verão de 2024, proveniente do Toluca, no âmbito do negócio que levou Paulinho para o clube mexicano. A transferência rondou os 13,6 milhões de euros e incluiu uma cláusula relacionada com o Campeonato do Mundo de 2026.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Sporting informou que ao valor fixo "podem acrescer um montante variável equivalente a 50% dos montantes que venham eventualmente a ser pagos pela FIFA à Sporting SAD em virtude da participação do Jogador no Campeonato do Mundo da FIFA de 2026".
Tudo indica que Maxi Araújo deverá integrar a convocatória do selecionador Marcelo Bielsa para a competição que terá lugar nos Estados Unidos, México e Canadá, tendo sido um dos jogadores mais utilizados na fase de qualificação, com presença em 15 dos 18 encontros e quatro assistências registadas.
Clube de Alvalade acabou por ser derrotado em partida válida para a primeira mão da eliminatória da competição europeia nesta quarta-feira
11 Fev 2026 | 21:38 |
A equipa de futebol feminino do Sporting perdeu frente ao Hammarby, por 1-0, esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro. Em partida relativa à primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup, a turma verde e branca cedeu em casa e terá de dar a volta no próximo encontro, na Suécia.
Na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, as leoas acabaram por ir mostrando algumas dificuldades no decorrer dos primeiros 45 minutos, sobretudo devido ao poderio físico da equipa sueca. No entanto, a melhor oportunidade foi mesmo da turma leonina, num remate já em queda de Flor Bonsegundo, que passou a poucos centímetros do poste.
Depois do descanso, o Hammarby começou a apertar e o primeiro e único tento do encontro chegou aos 69 minutos, por Emilie Joramo. Cruzamento rasteiro e atrasado de Lennartsson para a internacional norueguesa que, sem marcação e praticamente na cara de Anna Wellmann, acabou por não desperdiçar.
Com esta derrota - a quarta em 24 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira seguem em desvantagem para a segunda mão dos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup, prova equivalente à Liga Europa.
A partida decisiva, no entanto, está já aí à porta. O Sporting defronta novamente o Hammarby já na próxima quarta-feira, dia 18 de fevereiro. A partida disputa-se no reduto adversário, em Estocolmo, na Suécia, com o apito inicial a estar marcado para as 18h00.
Atleta do Clube surge como alternativa para o ataque e entra nas contas para a receção aos famalicenses, numa fase em que o plantel apresenta limitações
11 Fev 2026 | 17:37 |
Rafael Nel viveu dias intensos no Sporting, num curto espaço de tempo que o colocou entre a equipa principal e os 'bês'. Na noite de segunda-feira, o avançado de 20 anos integrou a convocatória de Rui Borges para o clássico no Estádio do Dragão, tendo realizado exercícios de aquecimento e acompanhado o encontro a partir do banco, numa experiência marcante apesar de não ter sido utilizado.
Concluído o jogo, Nel - que fez parte da sua formação no Benfica - não regressou a Lisboa com o restante plantel e seguiu para Paços de Ferreira, onde se encontrava concentrada a equipa B. Elegível por não ter somado minutos no plantel principal, o jovem foi titular no encontro da 21.ª jornada da Liga Portugal 2 e teve influência direta no resultado, ao marcar o primeiro golo e ao conquistar o penálti que deu origem ao terceiro.
Depois desse contributo, o ponta de lança voltou a subir ao grupo principal e iniciou, esta quinta-feira, os trabalhos de preparação para a receção ao Famalicão. O contexto abre-lhe espaço: Luis Suárez está suspenso e Ioannidis continua a recuperar de lesão, restando poucas opções mais naturais para a frente de ataque.
"Estou sempre pronto"
Confrontado com a possibilidade de ser opção, Nel reagiu com naturalidade. "Estou sempre pronto (risos). É opção do míster, não me compete. A única coisa que me compete é o trabalho que demonstro durante a semana. É isso que controlo e é nisso que me vou focar", afirmou, em declarações à Sport TV, após receber o prémio de melhor em campo no jogo frente ao Paços de Ferreira.
O cenário ganha contornos curiosos quando se olha para o passado recente. A única utilização de Rafael Nel na equipa principal aconteceu a 15 de fevereiro de 2024, num jogo europeu lançado por Ruben Amorim - que está no radar do Tottenham. Dois anos depois, no mesmo dia, o avançado volta a estar à porta de uma oportunidade, agora sob o comando de Rui Borges.