Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0António Miguel Cardoso, presidente do Vitória de Guimarães, deixou algumas explicações sobre o processo de transferência de Rui Borges para o Sporting. Além de explicar a forma como seria dividido o valor pago pelos leões, o dirigente deixou ainda uma 'boca' sobre a saída de Ruben Amorim de Alvalade e a forma como Frederico Varandas geriu esse processo.
O líder máximo do emblema vitoriano falou do tema aquando do anúncio de Daniel Sousa, que sucedeu ao lugar de Rui Borges. O dirigente deixou claro que os 4,1 milhões de euros comunicados pelos verdes e brancos à CMVM serão distribuídos pela equipa de Moreira de Cónegos, emblema que o agora técnico dos leões representou em 2023/24.
"Houve uma negociação com o Sporting e com os adjuntos de Rui Borges. Não será 50% para cada clube, como se tem dito, mas será um valor aproximado", confirmou, à margem da conferência de imprensa de apresentação do novo treinador da turma de Guimarães.
De resto, António Miguel Cardoso deixou claro que nunca pensou ativar o período de 30 dias para a saída do agora treinador do Sporting, algo que aconteceu aquando da saída de Ruben Amorim de Alvalade: "Todas as administrações têm formas diferentes de pensar. Não pedimos os 30 dias, porque, a partir do momento em que um treinador manifesta vontade de sair, para nós sai cinco minutos antes. Respeito a posição do Rui Borges em relação à ida [para o Sporting]. Fiquei surpreendido, sim, mas foi algo que faz parte do futebol. Não exigimos [mais 30 dias] ao Rui Borges, porque sentimos que era preciso mudar", terminou.
O primeiro jogo de Rui Borges ao comando do Sporting está marcado já para o próximo domingo, dia 29 de dezembro, o último deste ano civil. Os leões recebem o Benfica, em partida válida para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.
Antigo treinador do Vitória de Guimarães foi apresentado no Clube de Alvalade e tem de tomar uma decisão sobre a disposição da equipa
|
0Rui Borges foi anunciado como novo treinador do Sporting. O antigo técnico do Vitória de Guimarães vinha variando entre um 4-3-3 e um 4-2-3-1 no clube do Minho, mas no jogo contra o Benfica deve manter a tática usada por Ruben Amorim e João Pereira (3-4-3).
Henrique Calisto e Nuno Campos, ambos com experiência em futebol e conhecimentos táticos, acreditam que não será positivo mudar a formação, dada a proximidade do dérbi e o pouco tempo para Rui Borges ambientar os jogadores a novas ideias.
Calisto, ex-treinador de várias equipas em Portugal, considera que a manutenção do 3-4-3 é a escolha mais lógica. "Não faria sentido alterar para este jogo", sublinha, ao jornal A Bola. Uma opinião que é também partilhada por Nuno Campos, que recentemente deixou o cargo de adjunto no Toluca, no México. O antigo treinador-adjunto destaca a limitação de tempo para preparar o jogo, o que dificulta mudanças no esquema tático.
Viktor Gyokeres, tem demonstrado boa adaptação ao 3-4-3, mas Calisto acredita que o avançado sueco tem a capacidade de se adaptar a diferentes sistemas táticos. "O Gyokeres, pelas suas características, tanto pode jogar numa linha de três na frente, como faz agora, como com dois ou até sozinho no ataque. Não vejo dificuldades para ele", afirma.
Nuno Campos, por sua vez, conhece bem as características de Maxi Araújo, jogador que orientou no Toluca, e acredita que o extremo português pode adaptar-se a diferentes posições dentro do campo. "O Maxi pode jogar numa linha de quatro, como defesa esquerdo, ou numa linha de cinco mais recuada. Também pode atuar como extremo mais aberto ou entre linhas, tal como fazia o Pedro Gonçalves", amdmite.
Dirigente máximo dos leões seguiu para o Médio Oriente depois da apresentação de Rui Borges e vai estar a representar os verdes e brancos
|
0Frederico Varandas, Presidente do Sporting, apresentou na passada quinta-feira, dia 26 de dezembro, Rui Borges como o próximo treinador dos leões. Depois da cerimónia de apresentação e da respetiva conferência de imprensa, o dirigente máximo dos leões seguiu viagem, quase de imediato... para o Dubai.
Isto porque vai estar a representar os verdes e brancos na cerimónia de entrega da 15.ª edição dos Globe Soccer Awards. O evento conta com representantes de alguns dos maiores clubes do mundo, entre os quais se destaca o Sporting, nomeado para um dos prémios mais almejados: o de melhor Clube do mundo.
Para este galardão, o Clube de Alvalade enfrenta a concorrência de Al Ahly, Al-Ain, Atl. Mineiro, Leverkusen, Inter, Man. City, Olympiakos, PSG, Real Madrid e Botafogo, as outras equipas que também estão nomeadas. Mas os prémios que podem vir para os leões não param por aqui: há mais duas categorias em que elementos do Sporting aparecem nomeados.
Viktor Gyokeres está nomeado para o prémio de jogador do ano - no entanto o sueco não se deslocou ao médio oriente, ficando em Lisboa a preparar o dérbi frente ao Benfica; Hugo Viana pode vencer o galardão de diretor desportivo do ano - relembrar que o português, que também ficou em Lisboa, se vai mudar para o Manchester City no fim da época.
O Sporting vê, assim, a sua temporada de 23/24, em que conquistou o campeonato nacional, premiada com as nomeações nos prestigiados Globe Soccer Awards. Relembrar que os leões conquistaram o título depois de atingirem 90 pontos na competição, mais 10 que o segundo classificado - fruto de 29 vitórias, três empates e duas derrotas. Os verdes e brancos marcaram um total de 96 golos no campeonato, com destaque para as 29 vezes que Viktor Gyokeres fez balançar as redes adversárias.
Futebolista que venceu campeonato pelo Clube de Alvalade poderá rumar à MLS após várias exibições de grande nível
|
0Paulinho terminou o Torneio Apertura, primeira fase do campeonato mexicano, como melhor marcador da prova. As grandes exibições do avançado que deixou o Sporting no verão geram cobiça do Atlanta United, emblema da MLS, campeonato de Lionel Messi.
Ao serviço do Toluca, o internacional português tem sido destaque, o que desperta interesse do clube do estado da Geórgia e, de acordo com informação avançada pelo jornal O Jogo, já existem contactos exploratórios para avaliar uma possível transferência.
A mesma fonte explica que Paulinho está blindado por uma cláusula de rescisão de 15 milhões de dólares - aproximadamente 14,3M de euros - e que os mexicanos estão preocupados, visto ser um investimento de baixo custo para os clubes da MLS. Assim sendo, uma possível renovação contratual com condições melhoradas está a ser estudada.
Esta temporada, Paulinho - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 22 partidas, nas quais alinhou durante 1.886 minutos. Ao todo, o antigo 'camisola 20' do Clube de Alvalade apontou 14 golos e sete assistências, tornando-se ídolo dos adeptos do Toluca.
Chegado ao Sporting, oriundo do Braga a troco de 16 milhões de euros por 70% dos direitos económicos, em janeiro de 2021, Paulinho fez, com a Listada verde e branca, 146 encontros, 53 finalizações certeiras, 21 assistências e conquistou quatro títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Taça da Liga (2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).