
Futebol
Dirigente do oitavo classificado da Liga acusa Sporting de "terrorismo comunicacional"
06 Out 2025 | 21:22
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Fev 2024 | 16:19 |
O Sporting Clube da Madeira criticou duramente a prestação de André Barreto no encontro do passado fim de semana frente ao Marítimo. Em jogo dos juvenis femininos, a filial nº 76 do Sporting viu um golo ser-lhe anulado de forma polémica e lançou um comunicado criticando a prestação da equipa de arbitragem.
"Atualmente as possibilidades de ganhar numa competição desportiva não é equivalente ao atirar de uma moeda ao ar. Ontem no jogo de juvenis femininos entre o Marítimo e o Sporting da Madeira, de comum, a vitória e a moeda só tinham o facto de terem duas faces, porque após o apito final", pode ler-se.
"Percebeu-se claramente que, a vitória já tinha dono, desde o início da partida, tal foi a dualidade de critérios, aplicada pelo senhor do apito! Ontem, o arbitro André Barreto errou clamorosamente, dentro de campo, prejudicando claramente o Sporting CM, em beneficio do nosso adversário".
"Dadas as evidentes e graves falhas, em nome da coerência, seria bom que alguém viesse reconhecer os erros, lamentar o sucedido e tomar medidas. Porém simplesmente, e neste caso, sabemos que, tal jamais irá acontecer.
Aliás, a linha de magnitude dos erros mede-se pela evidência dos mesmos e pelo impacto que eles têm – neste caso tiveram – sobre a verdade desportiva", reitera o clube.
"Relembramos que, os erros de omissão, são tão ou mais graves que os erros de ação, e provavelmente neste caso em concreto – uma vez mais! – alguém irá de omissão em omissão continuar a “apitar” para o lado…
Terminando, exigimos que os árbitros sejam coerentes e consequentes com os seus critérios, a bem da verdade desportiva. Exigimos que os árbitros sejam coerentes quanto às oportunidades das suas intervenções. Não pode ser de outra maneira até porque, estaremos atentos e vigilantes!", está lavrado no documento.
De recordar que André Barreto foi nomeado recentemente para representar os jovens árbitros portugueses na equipa chefiada por Nuno Almeida e esteve presente no duelo da primeira meia-final da Allianz Cup entre o Braga e o Sporting, que terminou com vitória dos minhotos por 1-0.
Já o Sporting Clube da Madeira retomou atividade no início da presente temporada. A filial do Clube de Alvalade havia informado ainda que, além do regresso da formação de futebol sénior masculino, decorreria a criação pela primeira vez de uma equipa de futebol feminino.
O Sporting Clube da Madeira é um emblema desportivo da cidade do Funchal, capital da Região Autónoma da Madeira, que foi fundado em 9 de Junho de 1934. Ao longo da história, sempre manteve relações com os verdes e brancos.
Confira o polémico golo anulado ao Sporting da Madeira:
Uma grande penalidade “descoberta” pela VAR Cláudia Ribeiro, favorável ao Braga, levou à ira de jogador do Sporting, que não aceitou a decisão
06 Out 2025 | 22:25 |
Uma grande penalidade “descoberta” pela VAR Cláudia Ribeiro, favorável ao Braga, quando decorria o quarto minuto do tempo de compensação dado pelo árbitro Cláudio Pereira, foi determinante para que os minhotos conseguissem um empate de Alvalade frente ao Sporting (1-1). A decisão irritou Morten Hjulmand, autor da infração.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o ‘camisola 42’ do emblema leonino mostrou-se bastante desagradado com a decisão de Cláudio Pereira, por duas ocasiões diferentes. Assim que o juiz anunciou a decisão de castigo máximo, o capitão verde e branco foi admoestado com o cartão amarelo por palavras.
Já numa segunda instância, Morten Hjulmand sentiu, novamente, a necessidade de mostrar o seu desacordo com a decisão do árbitro já depois do apito final. Até quando a equipa do Sporting fez a sua habitual volta de agradecimento aos adeptos, o ‘camisola 42’ mostrou-se visivelmente frustrado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 10 partidas. O capitão dos verdes e brancos foi titular em todos os encontros disputados pelos leões, tendo marcado um golo em 880 minutos de utilização.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Antigo árbitro referiu que jogador uruguaio se excedeu num lance com Maxi Araújo e que a falta poderia ter dado origem a expulsão em Alvalade
06 Out 2025 | 22:17 |
Rodrigo Zalazar poderia ter visto o cartão vermelho aos 77 minutos do jogo entre Sporting e Braga (1-1). Jorge Faustino, especialista em arbitragem, referiu que o jogador uruguaio se excedeu num lance com Maxi Araújo e que a falta "foi despropositada e muito negligente", arriscando assim uma outra admoestação.
J. Faustino: "Rodrigo Zalazar teve entrada despropositada e muito negligente"
"Rodrigo Zalazar teve entrada despropositada e muito negligente ao acertar com a sola da bota na zona do tornozelo de Maxi Araújo. Bem no livre direto e cartão amarelo. Arriscou outra leitura disciplinar", escreveu o antigo árbitro português no jornal 'Record'.
J. Faustino: "Desequilibrou-se no movimento de finta a Debast acabando por se deixar cair"
Ainda antes, aos 62 minutos, Jorge Faustino referiu que o médio uruguaio tentou cavar uma grande penalidade: "Desequilibrou-se no movimento de finta a Debast acabando por se deixar cair. Contacto entre braços dos dois jogadores foi consequência da ação de ambos e sem influência na queda. Sem penálti".
Caso tivesse visto o cartão vermelho, Rodrigo Zalazar já não seria o autor do golo do Braga, que foi marcado já no período de descontos, já aos 90+7 minutos, depois de Luis Suárez (19') ter aberto o caminho para os leões se aproximarem do primeiro lugar.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Habitual titular do Clube de Alvalade ficou de fora das escolhas de Marcelo Bielsa para o duplo compromisso da celeste no mês de outubro
06 Out 2025 | 22:08 |
Maxi Araújo, ala do Sporting, ficou de fora da lista de convocados do selecionador do Uruguai, Marcelo Bielsa. Apesar de ser presença habitual nos selecionados da celeste, o técnico argentino fez várias alterações, de forma a dar tempo de jogo a futebolistas menos utilizados.
O treinador aproveitou o facto de se tratar de dois encontros de carácter particular e abdicou de vários nomes importantes. Além do pupilo de Rui Borges, também Federico Valverde (Real Madrid), Ronald Araújo (Barcelona), Darwin Núñez (Al Hilal) e José María Giménez (Atlético Madrid) foram poupados.
Marcelo Bielsa chamou 17 futebolistas que atuam foram do Uruguai, entre eles o ex-leão Franco Israel (Torino), além do médio Rodrigo Zalazar, que ontem marcou no 1-1 em Alvalade, pelo Braga, juntando-lhes mais 12 jovens que dos sub-18 daquele país.
Ambos os particulares, frente à República Dominicana e Uzbequistão, vão decorrem na Malásia. A seleção celeste ficou em quarto lugar nas eliminatórias para o próximo Campeonato do Mundo, à frente do Brasil, com os mesmos 28 pontos da seleção canarinha, agora orientada pelo italiano Carlo Ancelotti.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - soma oito partidas. Ao longo dos 519 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o internacional uruguaio ainda não marcou, mas já fez uma assistência para golo.