
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica já reagiu ao processo movido por Jorge Jesus contra as águias. A notícia surgiu esta quinta-feira, dia 10 de julho, quando a imprensa nacional informou que o antigo treinador do Sporting e do clube encarnado decidiu avançar com uma ação judicial contra o segundo classificado da Liga Portugal Betclic 2024/25.
Benfica: "O clube (...) tem total convicção de que tudo será resolvido de forma amigável"
"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que teve recentemente conhecimento da pretensão do seu antigo treinador, Jorge Jesus. O clube já encetou conversações com os representantes de Jorge Jesus e tem total convicção de que tudo será resolvido de forma amigável a contento de ambas as partes, muito em breve", foi a nota partilhada pelo clube encarnado.
O Benfica acredita, então, que o processo não passará de uma formalidade legal, que se resolverá rapidamente. Esta parece ser, também, a posição de Luís Miguel Henrique, advogado de Jorge Jesus, treinador com passagem pelo Sporting, que também já reagiu à notícia do dia.
Advogado de Jorge Jesus: "Não há problema algum, nenhum conflito ou contencioso, foi por mera cautela"
"Não há problema algum, nenhum conflito ou contencioso, foi por mera cautela, por causa do prazo de prescrição. Tem a ver com um acerto de IRS que a Autoridade Tributária fez ao Jorge e ele, por força do contrato, é credor dessa quantia em relação ao Benfica, mas o devedor fiscal era o Jorge e o ele pagou de imediato aquilo que Autoridade Tributária corrigiu", começou por explicar ao jornal Record.
O advogado de Jorge Jesus prosseguiu: "Agora, por mera cautela avançámos com a ação, mas isso não tem nenhum conflito como o Benfica. Há diálogo, temos uma plataforma de entendimento. É uma questão de mera cautela processual, há um conflito processual, mas materialmente estamos em pleno diálogo e há um princípio de acordo em relações às questões. Não é nada que se deva valorizar".
Antigo treinador dos leões, que ficou a conhecer recentemente o seu novo clube, vai mover processo contra as águias por incumprimento contratual
|
Jorge Jesus avançou com uma ação no Tribunal Arbitral do Desporto, movida contra o Benfica. O antigo treinador do Sporting, que também passou pelas águias, decidiu seguir com a medida devido a acontecimentos que remontam à sua segunda passagem pelo clube encarnado. Relembrar que o português está prestes a ver confirmado o seu novo clube.
O portal do Tribunal Arbitral do Desporto revela um pedido de arbitragem voluntária em matéria laboral e que tem por objeto Incumprimento Contratual. É aí, também, que salta à vista o nome de Jorge Fernando Pinheiro de Jesus como demandante e a Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD como demandada.
Relembrar que a história de Jorge Jesus com o Benfica é longa. O treinador esteve na luz entre 2009 e 2016, ano em que deixou os encarnados para reforçar ao Sporting. As águias viriam a exigir uma indemnização de 14 milhões de euros por danos ao clube, enquanto o técnico reclamou o último mês de salário - o caso foi resolvido antes sequer de chegar a tribunal.
Jorge Jesus deixou os leões, e em 2020 regressa ao Benfica, proveniente do Flamengo, onde tinha ganho o Brasileirão e a Libertadores. Treinou a equipa até dezembro de 2021, quando foi despedido, numa passagem que contou com menos sucesso que a sua primeira estadia na luz. Na altura, foi-lhe prometido que os salários seriam pagos até ao final do contrato, ou até que encontrasse um novo clube. Serão esses valores que o técnico agora reclama.
As águias chegaram a informar a CMVM, na altura, que pagariam esse valor: "A Sport Lisboa e Benfica SAD agradece a Jorge Jesus todo o trabalho desenvolvido ao longo do último ano e meio e deseja-lhe as maiores felicidades para o futuro. Mais acrescenta que cumprirá com todas as obrigações contratuais até ao término do vínculo laboral existente ou até que Jorge Jesus e a sua equipa técnica assumam novo compromisso profissional".
Transferência do avançado camaronês do Brentford continua em cima da mesa e espera-se que o negócio fique fechado em breve
|
O Manchester United, de Ruben Amorim, continua de olhos postos em Bryan Mbeumo, com os red devils a tentarem assegurar a contratação do avançado do Brentford ainda antes do arranque da pré-época nos Estados Unidos da América. O futebolista tem sido um dos principais alvos do emblema de Old Trafford, que o vê como uma alternativa mais económica face a Viktor Gyokeres, goleador do Sporting.
A informação está a ser avançada pela Sky Sports, que já havia noticiado a disponibilidade do Manchester United em aumentar a proposta pelo camaronês, tendo já mesmo chegado aos 70 milhões de euros pelo jogador. O emblema orientado pelo ex técnico do Sporting não parece estar preocupado com os custos e pretende mesmo ultrapassar o Tottenham na corrida pelo avançado de 25 anos.
Apesar das ofertas aliciantes, o Brentford não acusa pressão no que toca à venda do jogador, tendo em conta que o mesmo tem contrato com o emblema londrino até 2026. Já Mbeumo vê a transferência para o Manchester United com bons olhos, dando mesmo prioridade à turma de Amorim em relação a outros interessados tais como Newcastle, Aston Villa e os spurs.
Caso os red devils assegurem a contratação de Mbeumo, quem irá respirar de alívio é o Sporting, que mantém assim a esperança em manter Viktor Gyokeres em Alvalade. Isto porque, o Manchester United tem sido um dos principais interessados em adquirir o passe do sueco, mas a falta de condições financeiras tem impedido a concretização da transferência para Old Trafford.
Na temporada 2024/25, Bryan Mbeumo foi uma das figuras principais da linha ofensiva do Brentford. Com um valor de mercado de 55 milhões de euros, o camaronês de 25 anos jogou 3.577 minutos distribuídos por 42 jogos para todas as competições. No total, apontou 20 golos e fez nove assistências.
Jogador foi ligado a uma possível mudança para os verdes e brancos, mas entrada em cena dos ingleses pode mudar situação do atleta
|
Jhon Arías despertou o interesse do Wolverhampton. Desta forma, o jogador do Fluminense - que desatou em lágrimas após uma derrota por 2-0 frente ao Chelsea - pode rumar à Premier League, depois de ter sido apontado como possível reforço do Sporting, em 2023.
Segundo informações avançadas pelo jornal O Globo, os Wolves, orientados pelo treinador português Vítor Pereira, veem com bons olhos a contratação do extremo-direito do tricolor carioca, depois das boas prestações individuais que o atleta de 27 anos realizou no Mundial de Clubes.
Um fator que pode ser favorável para que a mudança do antigo alvo do Sporting se concretize foi a transferência de Matheus Cunha para o Manchester United. Desta forma, o Wolverhampton tem uma vaga na sua frente de ataque por preencher, mas também um maior poderio financeiro para atacar o mercado de transferências.
Vale a pena recordar que o extremo-direito do Fluminense esteve na mira do Sporting no período da pré-temporada 2023/24. O jogador foi um desejo do então treinador dos leões, Ruben Amorim, para jogar nas costas de Paulinho, avançado que entretanto se mudou para o Toluca do México.
Com 27 anos, o Jhon Arias faz os dois flancos do ataque, podendo ainda jogar a ‘10’ e atrás do ponta de lança. O futebolista tem contrato com o emblema da cidade do Rio de Janeiro até 2026 e conta com passagens por Club Tijuana (México), Patriotas, Llaneros, América de Cali e Santa Fe (Colômbia). Avaliado em 17 milhões de euros, o jogador leva 17 contribuições diretas para golo (quatro tentos e 13 assistências), em 34 encontros disputados em 2025.