Modalidades
Alta figura do Sporting não tem dúvidas sobre a vitória contra o Porto: "Completamente justa"
28 Set 2025 | 10:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
20 Out 2020 | 13:30 |
Bosko Bjelanovic representou o Sporting CP durante oito temporadas, envergou o leão rampante em mais de 300 ocasiões e também marcou mais de 300 golos. Pelos leões, conquistou duas Taças Challenge (2009/10 e 2016/17) e dois Campeonatos Nacionais (2016/17 e 2017/18). Em entrevista exclusiva ao Leonino, o antigo capitão do andebol do Sporting CP recorda com um carinho especial a conquista da primeira Taça Challenge, em 2010, e o triunfo no Campeonato Nacional, em 2016/17, diante do SL Benfica, em Odivelas. Atualmente na Alemanha, ao serviço do HTV Hemer, Bosko não coloca de parte um eventual regresso aos leões, mas, para já, é algo que não está nos seus planos. Leonino (L): Estiveste oito anos no Sporting CP. Qual o balanço que fazes do período em que envergaste o leão rampante? Bosko Bjelanovic (BB): Foram anos muito especiais para mim, onde conquistei os troféus mais importante da minha carreira. Fiz muitos amigos e senti-me sempre em casa. Tenho muito boas memórias do período em que estive no Sporting CP. L: Quais as conquistas que te marcaram mais? BB: De longe (risos), a primeira Taça Challenge, em 2010, em Almada. É um momento que ficará para sempre no meu coração. O pavilhão estava ao rubro, cheio de Sportinguistas. A conquista do campeonato, em Odivelas, contra o SL Benfica, também me marcou muito. L: Gostarias, um dia, de regressar ao Sporting CP? BB: Não é algo em que, neste momento, pense. Gosto muito do Sporting CP. O Clube deu-me muito e nunca esquecerei isso. Gostaria de seguir a minha carreira como treinador, mas não estou obcecado com isso. Continuo a acompanhar o que todas as modalidades fazem, mas com especial foco para o andebol. Quero vê-los a ter sucesso. L: Atualmente, estás na Alemanha, ao serviço do HTV Hemer. Como está a ser a experiência? BB: Está a ser muito bom. A minha família está contente, o que é importante. Quando a família está feliz, nós também estamos. Continuo a jogar andebol, apesar de ser num nível mais baixo do que estava habituado, mas já estou a preparar o fim da minha carreira desportiva. No futuro, vamos ver se sigo a carreira de treinador. Aqui, também desempenho funções de fisioterapeuta, que é a minha formação. L: Como tem sido viver em contexto de pandemia? BB: As coisas não têm sido fáceis para ninguém, mas, tendo em conta esta situação, a Alemanha é um dos países que tem lidado bem com a situação. O poderio económico-social ajuda muito nestas alturas. Eu e a minha família temo-nos adaptado muito bem.
“FC Porto está melhor, mas ainda não se notou”L: Sobre o momento da equipa de andebol do Sporting CP, o treinador, Rui Silva, tem chamado à atenção para alguma inconsistência da equipa. Como tens visto as atuações dos leões? BB: Tal como o professor Rui Silva, também reparei que o nível da equipa tem oscilado bastante durante os jogos. Isto costuma acontecer em equipas jovens. A entrada e saída de alguns jogadores ajuda a explicar isto. No entanto, as próprias ideias do treinador podem ainda não estar totalmente implementadas. Apesar de ter sido adjunto do Thierry Anti, é normal que queira implementar coisas novas e isso leva o seu tempo. Esperemos que não demore muito e que a equipa se torne o mais consistente possível até porque vêm aí jogos muito importantes. Esperemos que, no final, as contas sejam positivas. L: Alguns analistas defendem que a diferença entre Sporting CP e FC Porto é, hoje, muito grande. Concordas? BB: Quando vemos o Sporting CP e o FC Porto a jogar, ficamos com a sensação de que os dragões são mais consistentes. O treinador do FC Porto já está na terceira época no clube, os jogadores sabem, de olhos fechados, o que têm de fazer. No Sporting CP, esse processo ainda está a ser implementado. Sendo sincero, ao dia de hoje, o FC Porto está melhor, mas, nesta fase, isso ainda não se notou. As duas equipas têm vencido os seus jogos. L: Acreditas que o Sporting CP vai estar na discussão do título? BB: Claro que sim. O Sporting CP tem de encontrar a fórmula correta e adaptar-se aos jogadores que tem para que possa ser mais regular e chegar aos jogos com o FC Porto num bom momento de forma. No final do dia, o campeão vai-se decidir entre estas duas equipas, mas o SL Benfica também terá uma palavra a dizer.
“Salvador é um dos maiores talentos europeus”L: No plantel para esta temporada, o Sporting CP conta com inúmeros jogadores formados em Alvalade. Como tens visto a evolução destes jovens? BB: Mesmo estando longe, tenho acompanhado os jogos do Sporting CP e os miúdos têm estado muito bem. O Manuel, com a ajuda do Cudic e do Skok, está a fazer uma boa época. Tem evoluído bastante. O Salvador está a ter muitos minutos. No ataque, com o Frankis (Carol) e com o Pedro (Valdés), é um pouco mais difícil, mas o tempo dele vai chegar. É um miúdo trabalhador, com características físicas e técnicas espetaculares. É um dos maiores talentos do andebol europeu. O Francisco Tavares parece que já joga há muitos anos. Tem estado muito bem. Não sente qualquer pressão e isso nota-se, por exemplo, nos livres de sete metros.
Fotografia de Sporting CP
Emblema verde e branco esteve implacável, este sábado, dia 4 de outubro, em duelo da quinta jornada da fase regular do Campeonato
04 Out 2025 | 19:59 |
A equipa de andebol do Sporting derrotou o Arsenal da Devesa por 42-22, este sábado, dia 4 de outubro. Em duelo da quinta jornada da fase regular, o Clube de Alvalade foi até Braga vencer a equipa recém-promovida à primeira divisão e não deu quaisquer chances ao opositor.
Num duelo disputado no Pavilhão de Maximinos, a turma verde e branca ativou o rolo compressor e dominou a partida em toda a linha. Ao intervalo, os leões já tinham mais 10 tentos apontados do que os minhotos e avizinhava-se um triunfo confortável (21-11).
Na etapa complementar, a turma de Gabriel Oliveira não conseguiu contrariar o poderio ofensivo do Clube de Alvalade, que controlou os 60 minutos do duelo a seu bel-prazer perante o último classificado da Liga, que ainda não conseguiu vencer esta temporada.
Carlos Álvarez terminou como melhor marcador do encontro, com nove golos apontados, seguido de Diogo Branquinho e Pedro Martínez, que fizeram cinco tentos cada. Do lado da equipa bracarense, Hugo Oliveira foi a unidade que mais perigo criou e apontou seis golos.
Com esta vitória - a décima em 12 jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 18 pontos, mais dois do que o Porto (16) - que foi derrotado recentemente pelos leões. O próximo jogo, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, está marcado para quarta-feira, dia 8 de outubro, frente aos franceses do Nantes, às 19h45, no Pavilhão João Rocha.
Pavilhão João Rocha parabeniza Martim Costa:
Emblema verde e branco continua sequência de vitórias nas competições domésticas, depois de triunfar em mais uma edição do dérbi lisboeta
01 Out 2025 | 21:30 |
A equipa de andebol do Sporting venceu o Belenenses, esta quarta-feira, dia 1 de outubro, por 43-26. Em duelo da quinta jornada da fase regular do Campeonato Nacional, o Clube de Alvalade somou mais um triunfo na competição, depois de ter vencido o clássico contra o Porto, na última ronda.
Em duelo disputado no Pavilhão Acácio Rosa, os pupilos de Ricardo Costa não tiveram grandes dificuldades perante o seu adversário. Os leões rapidamente descolaram no marcador, deixando os azuis do Restelo para trás. Quando as equipas regressaram ao balneário, o conjunto verde e branco encontrava-se a vencer por 22-14.
Na etapa complementar, pouco ou nada mudou na partida. O Sporting voltou a mostrar a sua superioridade contra uma equipa do Belenenses que não encontrava soluções de resposta. Quando a buzina do recinto soou para o final do encontro, os leões somaram novo triunfo, desta vez, com o marcador a apontar 43-26.
Orri Thorkelsson terminou o encontro como o melhor do encontro, com nove golos apontados. com o Victor Romero com 5 e Martim Costa com 4. Do lado dos da cruz de Cristo, os grandes destaques foram Gonçalo Nogeuira com 4 e Pedro Santana com 3.
Com esta vitória - a nona em 11 jogos na temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar do campeonato com 15 pontos, mais dois do que o Porto (12). O próximo jogo está marcado para o sábado, dia 4 de outubro, frente ao Arsenal da Devesa, às 18h, no Pavilhão de Maximinos.
Mesmo com decisões duvidosas por parte da equipa de arbitragem, Clube de Alvalade venceu o clássico de andebol e é líder isolado
28 Set 2025 | 13:43 |
Ricardo Costa comentou a vitória da equipa de andebol do Sporting frente ao Porto, ocorrida no sábado, 27 de setembro, em jogo referente à quinta jornada da fase regular do campeonato. Mesmo com várias decisões da arbitragem consideradas polémicas e desfavoráveis à sua equipa, o treinador leonino optou por destacar o valor e o significado deste importante triunfo.
Ricardo Costa: "Dominámos e estivemos à frente a maioria do jogo"
“É uma vitória muito, muito, muito importante para nós nas nossas contas do título. Levámos tudo para a última bola, defendemos muito bem”, disse o técnico bicampeão pelo Clube de Alvalade, que destacou a dificuldade do encontro, tendo em conta a última viagem à Dinamarca, onde defrontou o Aalborg.
“Acho que a vitória é completamente justa porque dominámos e estivemos à frente a maioria do jogo. Muito contente pela resiliência dos meus atletas que estavam completamente rebentados”, concluiu Ricardo Costa, que desta forma segue invicto nas contas do campeonato.
Vale a pena recordar a progressão do jogo entre Sporting e Porto. Apesar dos leões conseguirem distanciar-se no marcador, os azuis e brancos reaproximaram-se fruto de várias decisões duvidosas por parte da equipa de arbitragem. A partida ficou incerta até à última posse de bola, onde um bloqueio de Christian Moga selou o triunfo leonino por 30-29.
Com esta vitória - a oitava em 10 jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 12 pontos, mais dois do que o Porto (10). O próximo jogo está marcado para quarta-feira, dia 1 de outubro, frente ao Belenenses, às 20h00, no Pavilhão Acácio Rosa.
Alta figura do Sporting não tem dúvidas sobre a vitória contra o Porto: "Completamente justa"
28 Set 2025 | 10:15
Exclusivo Leonino - Varandas quer que Sporting fique nos dois primeiros no grupo da Champions
27 Set 2025 | 20:28
Com arbitragem lastimável, Sporting volta a encavar o Porto e já é líder isolado
27 Set 2025 | 20:01