Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

BOSKO BJELANOVIC: "FORAM ANOS MUITO ESPECIAIS PARA MIM"

Em entrevista exclusiva ao Leonino, o antigo capitão do andebol do Sporting CP recorda as oito temporadas de leão ao peito e mostra-se confiante quanto ao futuro da modalidade no Clube

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Bosko Bjelanovic representou o Sporting CP durante oito temporadas, envergou o leão rampante em mais de 300 ocasiões e também marcou mais de 300 golos. Pelos leões, conquistou duas Taças Challenge (2009/10 e 2016/17) e dois Campeonatos Nacionais (2016/17 e 2017/18). Em entrevista exclusiva ao Leonino, o antigo capitão do andebol do Sporting CP recorda com um carinho especial a conquista da primeira Taça Challenge, em 2010, e o triunfo no Campeonato Nacional, em 2016/17, diante do SL Benfica, em Odivelas. Atualmente na Alemanha, ao serviço do HTV Hemer, Bosko não coloca de parte um eventual regresso aos leões, mas, para já, é algo que não está nos seus planos. Leonino (L): Estiveste oito anos no Sporting CP. Qual o balanço que fazes do período em que envergaste o leão rampante? Bosko Bjelanovic (BB): Foram anos muito especiais para mim, onde conquistei os troféus mais importante da minha carreira. Fiz muitos amigos e senti-me sempre em casa. Tenho muito boas memórias do período em que estive no Sporting CP. L: Quais as conquistas que te marcaram mais? BB: De longe (risos), a primeira Taça Challenge, em 2010, em Almada. É um momento que ficará para sempre no meu coração. O pavilhão estava ao rubro, cheio de Sportinguistas. A conquista do campeonato, em Odivelas, contra o SL Benfica, também me marcou muito. L: Gostarias, um dia, de regressar ao Sporting CP? BB: Não é algo em que, neste momento, pense. Gosto muito do Sporting CP. O Clube deu-me muito e nunca esquecerei isso. Gostaria de seguir a minha carreira como treinador, mas não estou obcecado com isso. Continuo a acompanhar o que todas as modalidades fazem, mas com especial foco para o andebol. Quero vê-los a ter sucesso. L: Atualmente, estás na Alemanha, ao serviço do HTV Hemer. Como está a ser a experiência? BB: Está a ser muito bom. A minha família está contente, o que é importante. Quando a família está feliz, nós também estamos. Continuo a jogar andebol, apesar de ser num nível mais baixo do que estava habituado, mas já estou a preparar o fim da minha carreira desportiva. No futuro, vamos ver se sigo a carreira de treinador. Aqui, também desempenho funções de fisioterapeuta, que é a minha formação. L: Como tem sido viver em contexto de pandemia? BB: As coisas não têm sido fáceis para ninguém, mas, tendo em conta esta situação, a Alemanha é um dos países que tem lidado bem com a situação. O poderio económico-social ajuda muito nestas alturas. Eu e a minha família temo-nos adaptado muito bem.

“FC Porto está melhor, mas ainda não se notou”
L: Sobre o momento da equipa de andebol do Sporting CP, o treinador, Rui Silva, tem chamado à atenção para alguma inconsistência da equipa. Como tens visto as atuações dos leões? BB: Tal como o professor Rui Silva, também reparei que o nível da equipa tem oscilado bastante durante os jogos. Isto costuma acontecer em equipas jovens. A entrada e saída de alguns jogadores ajuda a explicar isto. No entanto, as próprias ideias do treinador podem ainda não estar totalmente implementadas. Apesar de ter sido adjunto do Thierry Anti, é normal que queira implementar coisas novas e isso leva o seu tempo. Esperemos que não demore muito e que a equipa se torne o mais consistente possível até porque vêm aí jogos muito importantes. Esperemos que, no final, as contas sejam positivas. L: Alguns analistas defendem que a diferença entre Sporting CP e FC Porto é, hoje, muito grande. Concordas? BB: Quando vemos o Sporting CP e o FC Porto a jogar, ficamos com a sensação de que os dragões são mais consistentes. O treinador do FC Porto já está na terceira época no clube, os jogadores sabem, de olhos fechados, o que têm de fazer. No Sporting CP, esse processo ainda está a ser implementado. Sendo sincero, ao dia de hoje, o FC Porto está melhor, mas, nesta fase, isso ainda não se notou. As duas equipas têm vencido os seus jogos. L: Acreditas que o Sporting CP vai estar na discussão do título? BB: Claro que sim. O Sporting CP tem de encontrar a fórmula correta e adaptar-se aos jogadores que tem para que possa ser mais regular e chegar aos jogos com o FC Porto num bom momento de forma. No final do dia, o campeão vai-se decidir entre estas duas equipas, mas o SL Benfica também terá uma palavra a dizer.
“Salvador é um dos maiores talentos europeus”
L: No plantel para esta temporada, o Sporting CP conta com inúmeros jogadores formados em Alvalade. Como tens visto a evolução destes jovens? BB: Mesmo estando longe, tenho acompanhado os jogos do Sporting CP e os miúdos têm estado muito bem. O Manuel, com a ajuda do Cudic e do Skok, está a fazer uma boa época. Tem evoluído bastante. O Salvador está a ter muitos minutos. No ataque, com o Frankis (Carol) e com o Pedro (Valdés), é um pouco mais difícil, mas o tempo dele vai chegar. É um miúdo trabalhador, com características físicas e técnicas espetaculares. É um dos maiores talentos do andebol europeu. O Francisco Tavares parece que já joga há muitos anos. Tem estado muito bem. Não sente qualquer pressão e isso nota-se, por exemplo, nos livres de sete metros.


Fotografia de Sporting CP



Modalidades

Sem espinhas! Sporting não dá hipóteses e soma oitava vitória em oito jogos na Liga portuguesa

Emblema leonino voltou a triunfar e venceu confortavelmente em casa em mais um triunfo alcançado no Campeonato Nacional

Andebol do Sporting derrota Póvoa
Andebol do Sporting derrota Póvoa

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting derrotou o Póvoa por 38-25, este sábado, dia 5 de outubro, em jogo da oitava jornada da Liga portuguesa. O Clube de Alvalade levou de vencida a turma de Tiago Cunha e continua sem perder pontos na luta pelo bicampeonato da modalidade.


Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a turma verde e branca voltou a entrar com tudo e assegurou nova vitória muito confortável. Ao intervalo, os leões já haviam alcançado uma diferença de 13 golos no marcador (23-10) e geriram o encontro na etapa complementar.


Os verdes e brancos baixaram o ritmo e limitaram-se a controlar a diferença expressiva que alcançaram nos primeiros 30 minutos. Ainda assim, os leões não permitiram grandes veleidades ao adversário e somaram novo triunfo na casa das modalidades leoninas.


Martim Costa foi o melhor marcador do lado leonino, com oito golos marcados. Orri Thorkelsson (sete), Francisco Costa e William Hoghielm (quatro) foram os senhores que se seguiram num jogo em que Alan Silva (Póvoa) foi o melhor marcador do  encontro com nove tentos certeiros.

Com esta vitória - a 14.ª em 16 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa passam a somar 24 pontos e seguem na liderança do campeonato juntamente com o Porto. O andebol do Sporting vira agora atenções para as competições europeias e vai voltar a jogar na próxima quinta-feira, dia 17 de outubro, diante do Fuchse Berlin, no Pavilhão João Rocha, às 19h45, em jogo da quinta jornada da fase de grupos da EHF Champions League.


No último jogo na Liga dos Campeões, Kiko Costa marcou um golo sensacional:


Modalidades

Coqueluche do Sporting marca golaço de bradar aos céus (vídeo)

Tento do craque leonino foi motivo de destaque por parte da conta oficial da Liga dos Campeões, que deixou uma mensagem a todos os adeptos

Francisco Costa foi destacado pela Champions League, após golaço na última partida do Sporting
Francisco Costa foi destacado pela Champions League, após golaço na última partida do Sporting

  |

Icon Comentário0

A equipa principal de andebol do Sporting deslocou-se na passada quarta-feira, dia 9 de outubro, a Bitola, na Macedónia do Norte, para defrontar o Eurofarm Pelister, numa partida que ficou marcada, além do empate a 24 golos, pelo remate de tirar o fôlego de Francisco Costa, nos momentos finais do jogo,


Kiko foi um dos protagonistas da noite ao marcar e encantar todos os adeptos com um belíssimo golo 'artístico', amplamente destacado pelas redes sociais da EHF Champions League, que fez questão de afirmar: “Handball lovers, presenting Francisco Costa”.


Durante uma partida em que os leões estiveram em desvantagem a maioria do tempo, o esforço final nada mais conquistou se não um empate na quarta jornada do Grupo A, que lidera com sete pontos, face aos seis do segundo colocado, Dínamo de Bucareste.


Francisco Costa, de 19 anos, é considerado por muitos como o melhor jovem jogador do Mundo. Na temporada de estreia – depois de o Sporting ter pagado a cláusula de rescisão (superior a 250 mil euros) ao Porto –, o lateral direito realizou 48 jogos e marcou 263 golos (média de cinco golos por jogo). Este ano, Kiko contabiliza 73 tiros certeiros em 15 encontros (média de 4,86 golos por jogo).

O Clube de Alvalade volta a jogar este sábado, dia 12 de outubro, recebendo o Póvoa no Pavilhão João Rocha para o Campeonato Nacional, com o apito inicial agendado para as 21h30. Para a EHF Champions League, o Sporting irá receber os alemães do Füchse Berlin a 17 de Outubro para a quinta jornada da fase de grupos.


Assista aqui ao momento:



Modalidades

Ex Porto fez das tripas coração e Sporting empata na Liga dos Campeões

Antigo guarda-redes dos dragões bem tentou travar iniciativa dos verdes e brancos e turma de Alvalade deixou escapar a vitória no final

Sporting empata na Liga dos Campeões, com Nikola Mitrevski, ex Porto a dar trabalho
Sporting empata na Liga dos Campeões, com Nikola Mitrevski, ex Porto a dar trabalho

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting empatou 24-24, diante do Eurofarm Pelister, este sábado, dia 5 de outubro, em jogo da sétima jornada da Liga portuguesa. Num encontro muito físico e disputado, os verdes e brancos acabaram por deixar fugir a vantagem no minuto final. Veja AQUI como decorreu a partida.


Num duelo disputado na Macedónia do Norte, a turma de Alvalade teve algumas dificuldades no arranque da partida. Nikola Mitrevski, antigo guarda-redes do Porto, fez várias defesas que negaram um ataque eficaz dos leões, que perdiam ao intervalo, por 15-13.


Na etapa complementar, o ritmo do jogo mudou, com os verdes e brancos a conseguirem encontrar a melhor forma atacante. Mitrevski baixou o nível, com os leões a ditarem o rumo do encontro. A vitória acabaria por fugir, no último minuto da partida.


Jan Gurri, Salvador Salvador e Martim Costa foram os melhores marcadores do jogo, com cinco golos. Kiko (quatro) e Orri Thorkelsson (três) também estiveram em bom plano, com William Hoghielm e Natán Suárez a ficarem a zeros, algo pouco comum.

Com este empate - o primeiro em 15 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa passam a somar sete pontos e seguem na liderança do grupo A da prova, ainda que à condição. O andebol do Sporting vira agora atenções para as competições nacionais e volta a jogar no próxima sábado, dia 12 de outubro, diante do Póvoa. O encontro da jornada oito do campeonato nacional está marcado para as 21h30, no Pavilhão João Rocha.




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Andebol (Liga dos Campeões): Pelister - Sporting ao minuto
Modalidades

Andebol (Liga dos Campeões): Pelister - Sporting ao minuto

 

Icon Comentário0
Técnico do Sporting confiante para a Liga dos Campeões: "Acredito na nossa equipa"
Modalidades

Técnico do Sporting confiante para a Liga dos Campeões: "Acredito na nossa equipa"

 

Icon Comentário0
Sporting ganha em Braga e segue imparável na liderança da Liga portuguesa
Modalidades

Sporting ganha em Braga e segue imparável na liderança da Liga portuguesa

 

Icon Comentário0