Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

BOSKO BJELANOVIC: "FORAM ANOS MUITO ESPECIAIS PARA MIM"

Em entrevista exclusiva ao Leonino, o antigo capitão do andebol do Sporting CP recorda as oito temporadas de leão ao peito e mostra-se confiante quanto ao futuro da modalidade no Clube

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0
Bosko Bjelanovic representou o Sporting CP durante oito temporadas, envergou o leão rampante em mais de 300 ocasiões e também marcou mais de 300 golos. Pelos leões, conquistou duas Taças Challenge (2009/10 e 2016/17) e dois Campeonatos Nacionais (2016/17 e 2017/18). Em entrevista exclusiva ao Leonino, o antigo capitão do andebol do Sporting CP recorda com um carinho especial a conquista da primeira Taça Challenge, em 2010, e o triunfo no Campeonato Nacional, em 2016/17, diante do SL Benfica, em Odivelas. Atualmente na Alemanha, ao serviço do HTV Hemer, Bosko não coloca de parte um eventual regresso aos leões, mas, para já, é algo que não está nos seus planos.
Leonino (L): Estiveste oito anos no Sporting CP. Qual o balanço que fazes do período em que envergaste o leão rampante?
Bosko Bjelanovic (BB): Foram anos muito especiais para mim, onde conquistei os troféus mais importante da minha carreira. Fiz muitos amigos e senti-me sempre em casa. Tenho muito boas memórias do período em que estive no Sporting CP. L: Quais as conquistas que te marcaram mais?
BB: De longe (risos), a primeira Taça Challenge, em 2010, em Almada. É um momento que ficará para sempre no meu coração. O pavilhão estava ao rubro, cheio de Sportinguistas. A conquista do campeonato, em Odivelas, contra o SL Benfica, também me marcou muito. L: Gostarias, um dia, de regressar ao Sporting CP? BB: Não é algo em que, neste momento, pense. Gosto muito do Sporting CP. O Clube deu-me muito e nunca esquecerei isso. Gostaria de seguir a minha carreira como treinador, mas não estou obcecado com isso. Continuo a acompanhar o que todas as modalidades fazem, mas com especial foco para o andebol. Quero vê-los a ter sucesso. L: Atualmente, estás na Alemanha, ao serviço do HTV Hemer. Como está a ser a experiência? BB: Está a ser muito bom. A minha família está contente, o que é importante. Quando a família está feliz, nós também estamos. Continuo a jogar andebol, apesar de ser num nível mais baixo do que estava habituado, mas já estou a preparar o fim da minha carreira desportiva. No futuro, vamos ver se sigo a carreira de treinador. Aqui, também desempenho funções de fisioterapeuta, que é a minha formação. L: Como tem sido viver em contexto de pandemia? BB: As coisas não têm sido fáceis para ninguém, mas, tendo em conta esta situação, a Alemanha é um dos países que tem lidado bem com a situação. O poderio económico-social ajuda muito nestas alturas. Eu e a minha família temo-nos adaptado muito bem.
“FC Porto está melhor, mas ainda não se notou”
L: Sobre o momento da equipa de andebol do Sporting CP, o treinador, Rui Silva, tem chamado à atenção para alguma inconsistência da equipa. Como tens visto as atuações dos leões? BB: Tal como o professor Rui Silva, também reparei que o nível da equipa tem oscilado bastante durante os jogos. Isto costuma acontecer em equipas jovens. A entrada e saída de alguns jogadores ajuda a explicar isto. No entanto, as próprias ideias do treinador podem ainda não estar totalmente implementadas. Apesar de ter sido adjunto do Thierry Anti, é normal que queira implementar coisas novas e isso leva o seu tempo. Esperemos que não demore muito e que a equipa se torne o mais consistente possível até porque vêm aí jogos muito importantes. Esperemos que, no final, as contas sejam positivas. L: Alguns analistas defendem que a diferença entre Sporting CP e FC Porto é, hoje, muito grande. Concordas? BB: Quando vemos o Sporting CP e o FC Porto a jogar, ficamos com a sensação de que os dragões são mais consistentes. O treinador do FC Porto já está na terceira época no clube, os jogadores sabem, de olhos fechados, o que têm de fazer. No Sporting CP, esse processo ainda está a ser implementado. Sendo sincero, ao dia de hoje, o FC Porto está melhor, mas, nesta fase, isso ainda não se notou. As duas equipas têm vencido os seus jogos. L: Acreditas que o Sporting CP vai estar na discussão do título? BB: Claro que sim. O Sporting CP tem de encontrar a fórmula correta e adaptar-se aos jogadores que tem para que possa ser mais regular e chegar aos jogos com o FC Porto num bom momento de forma. No final do dia, o campeão vai-se decidir entre estas duas equipas, mas o SL Benfica também terá uma palavra a dizer.
“Salvador é um dos maiores talentos europeus”
L: No plantel para esta temporada, o Sporting CP conta com inúmeros jogadores formados em Alvalade. Como tens visto a evolução destes jovens? BB: Mesmo estando longe, tenho acompanhado os jogos do Sporting CP e os miúdos têm estado muito bem. O Manuel, com a ajuda do Cudic e do Skok, está a fazer uma boa época. Tem evoluído bastante. O Salvador está a ter muitos minutos. No ataque, com o Frankis (Carol) e com o Pedro (Valdés), é um pouco mais difícil, mas o tempo dele vai chegar. É um miúdo trabalhador, com características físicas e técnicas espetaculares. É um dos maiores talentos do andebol europeu. O Francisco Tavares parece que já joga há muitos anos. Tem estado muito bem. Não sente qualquer pressão e isso nota-se, por exemplo, nos livres de sete metros.

Fotografia de Sporting CP


Modalidades

CAMPEÕES NACIONAIS! PRODÍGIO DO SPORTING FAZ CINCO GOLOS E LEÕES FICAM EM PRIMEIRO LUGAR

Clube de Alvalade volta a vencer Campeonato seis anos depois da última conquista na competição

  |

Icon Comentário0

A equipa de sub-20 do Sporting conquistou, este domingo, dia 16 de junho, o Campeonato Nacional de sub-20, ao bater (24-21) o ABC no Pavilhão João Rocha, na sexta e última ronda da fase final e erguem um troféu que não venciam há seis anos.

Rafael Vasconcelos foi o maior marcador dos leões, com cinco golos, juntamente com Guilherme Silva, O jogo foi muito equilibrado do início ao fim, com o ABC a bastar-lhe o empate, depois de vencer na primeira volta em Braga, por 23-22. Os leões estiveram quase sempre na frente, partindo para a segunda parte com um golo de diferença (12-11).

No tempo complementar, o ABC não conseguiu resistir, terminando com o mesmo número de pontos do Sporting, que foi melhor no confronto direto (14 pontos). O Benfica, anterior campeão ficou no terceiro lugar com 13 pontos. O Águas Santas terminou no quatro posto com sete.


Rafael Vasconcelos, ponta de 17 anos, chegou aos leões no verão de 2023.. O internacional sub-18 por Portugal é um dos grandes prodígios do andebol luso e promete ser um caso sério em Alvalade. Os responsáveis leoninos depositam grandes esperanças no jovem atleta, mas não querem apressar o desenvolvimento da nova coqueluche do Clube de Alvalade.

De recordar que a equipa A do Clube de Alvalade terminou uma época de sonho, vencendo o 'triplete'. Depois de conquistar a Supertaça frente ao Benfica, o Sporting não deu hipóteses ao Porto e bateu os azuis e brancos em dois jogos decisivos, sagrando-se Campeão Nacional pela 22.ª vez e 'arrecadando' a 18.ª Taça de Portugal da história leonina.


A equipa de andebol do Sporting prepara-se agora para passar por algumas mudanças, depois de uma época de sucesso que terminou com a conquista do triplete: Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça. De resto, os pupilos de Ricardo Costa ainda atingiram os quartos-de-final da EHF European League.


Modalidades

BONITO SERVIÇO! RUI COSTA QUER PASSAR A PERNA A VARANDAS E BENFICA TENTA ROUBAR REFORÇO AO SPORTING

Presidente dos encarnados em missão para desviar jogador que estava praticamente certo em Alvalade

  |

Icon Comentário0

O Benfica intrometeu-se na corrida por William Hoghielm. O pivô do Nantes estava praticamente fechado no Sporting, mas Rui Costa está a tentar desviar o sueco para a Luz, havendo, de momento, uma incerteza quanto ao destino do andebolista, apesar da confiança existente na Direção liderada por Frederico Varandas.

A necessidade da contratação de mais um jogador para a posição acontece depois da garantia da saída de Espen Vag. O atleta de 29 anos despediu-se de Alvalade depois de cumprir a sua segunda época de leão ao peito, em que nem sempre foi opção regular por parte do técnico do Sporting. Edy Silva esteve em grande plano esta temporada e Christian Moga, contratado depois da saída de Benjamin Jakobsen, deverá permanecer no plantel. Desta forma, os verdes e brancos irão continuar com três pivôs.


Além de Vag, o Sporting também se despediu de Leo Maciel, Edmilson Araújo e Étienne Mocquais. Para já, o Clube de Alvalade já terá garantido, pelo menos, dois reforços:  Mohamed Aly (guarda-redes, Bietigheim,) e Pedro Martínez (central, Al Arabi), sendo que Hoghielm é, de momento, uma incógnita.


Na última temporada, William Hoghielm realizou 45 partidas ao serviço do Nantes: 29 no campeonato francês, 12 na EHF European League, três na Taça de França e um no Troféu dos Campeões. Ao longo dos encontros disputados pelo emblema que terminou a Lidl Starligue na segunda posição, o sueco de 24 anos apontou 25 remates certeiros.

A equipa de andebol Sporting prepara-se agora para passar por algumas mudanças, depois de uma época de sucesso que terminou com a conquista do triplete: Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça. De resto, os pupilos de Ricardo Costa ainda atingiram os quartos-de-final da EHF European League.


Confira o que esperar de Hoghielm e a publicação:

https://twitter.com/Sporting_CPAdep/status/1801386161849455027

 


Modalidades

MARTIM E FRANCISCO COSTA A VIVER UM SONHO; JOIAS DO SPORTING NUMA LISTA ONDE TODOS QUEREM ESTAR

Craques do emblema verde e branco têm muitos motivos para celebrar depois de época arrasadora

  |

Icon Comentário0

A EHF anunciou esta terça-feira, dia 11 de junho, a lista de nomeados a 'Melhor Jogador do Ano'. Martim Costa e Francisco Costa, dupla do andebol do Sporting, realizaram uma temporada de grande nível e integram o lote de candidatos à vitória.

Os prémios EHF Excellence Awards distinguem os melhores jogadores do ano, sete em cada posto específico, tendo sido selecionados os masculinos por um painel com antigos jogadores, entre os quais Alfred Gislason, atual selecionador da Alemanha.


As votações começaram esta terça-feira, dia 11 de junho, e estão abertas a jogadores, treinadores, órgãos de comunicação social e adeptos. Todos podem participar na votação, sendo que os votos de cada um destes grupos representam 25% do resultado global de cada posição. A votação dos adeptos deverá ser realizada através da app da "Home of Handball" até domingo, 23 de junho. Luís Frade, antigo pivô dos leões atualmente no Barcelona, também é um dos nomes na corrida ao galardão.


Francisco Costa e Martim Costa chegaram ao Sporting em 2021, oriundos do Porto, com Frederico Varandas a pagar as respetivas cláusulas de rescisão. Desde então, o mais novo dos manos Costa - Francisco - realizou 144 encontros e marcou 856 golos. Por sua vez, o mais irmão mais velho - Martim - participou em 140 jogos e conseguiu 727 finalizações certeiras. Em Alvalade, os dois já conquistaram cinco títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24) e uma Supertaça (2023).

De recordar que o Clube de Alvalade terminou uma época de sonho, vencendo o 'triplete'. Depois de conquistar a Supertaça frente ao Benfica, o Sporting não deu hipóteses ao Porto e bateu os azuis e brancos em dois jogos decisivos, sagrando-se Campeão Nacional pela 22.ª vez e 'arrecadando' a 18.ª Taça de Portugal da história leonina.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


MARTIM E FRANCISCO COSTA A VIVER UM SONHO; JOIAS DO SPORTING NUMA LISTA ONDE TODOS QUEREM ESTAR
Modalidades

MARTIM E FRANCISCO COSTA A VIVER UM SONHO; JOIAS DO SPORTING NUMA LISTA ONDE TODOS QUEREM ESTAR

 

Icon Comentário0
BRUTAL! DUPLA DO SPORTING NA CORRIDA AO PRÉMIO DE 'MELHOR JOGADOR DO ANO'
Modalidades

BRUTAL! DUPLA DO SPORTING NA CORRIDA AO PRÉMIO DE 'MELHOR JOGADOR DO ANO'

 

Icon Comentário0
TELMO FERREIRA A CAMINHO DO SPORTING; VARANDAS CONTRATA TÉCNICO PARA 2024/25
Modalidades

TELMO FERREIRA A CAMINHO DO SPORTING; VARANDAS CONTRATA TÉCNICO PARA 2024/25

 

Icon Comentário0