
Futebol
Ex Sporting a treinar um dos grandes em Inglaterra? Troy Deeney atira: "Está mais que pronto"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Khalid Boulahrouz é uma cara conhecida dos adeptos do Sporting, depois de ter passado por Alvalade na época 21/13. O antigo defesa central neerlandês continua a seguir o futebol português, e deu a sua opinião acerca da corrida pelo título, com especial atenção para um jogador do rival dos leões: Pavlidis, avançado do Benfica.
Em declarações ao jornal Record, Boulahrouz recorda o ano que passou no Sporting, durante o qual realizou 19 jogos, elogiando o treinador Ricardo Sá Pinto: “Perdemos alguma conexão, mas gostava muito do Sá Pinto”. Em Alvalade, o ex-internacional holandês foi companheiro de equipa de Bruma. O agora jogador do Benfica também merece elogios antigo jogador: “Era um driblador fantástico. Nos treinos, tirava 3 ou 4 jogadores do caminho”.
Um dos jogadores da liga portuguesa que Boulahrouz melhor conhece é o avançado do Benfica, Vangelis Pavlidis. Depois de ter terminado a carreira de jogador em 2015, o ex-central dos leões foi treinador-adjunto de Pascal Jansen no AZ Alkmaar, entre 2021 e 2023. Nesses dois anos, Pavlidis marcou um total de 47 golos pela equipa holandesa. “Ele é excelente. Não é arrogante e adora trabalhar. Tínhamos uma excelente relação”, começa por afirmar Boulahrouz sobre o atacante que marcou três golos no recente Porto-Benfica.
O ex-central do Sporting recorda ainda as dificuldades de adaptação que Pavlidis sentiu, quando chegou ao AZ Alkmaar: “Quando ele veio do Willem II, ele também estava a ter algumas dificuldades. Precisou de adaptar-se ao estilo de jogo e à alta intensidade nos treinos. Era algo novo para ele. Mas as qualidades dele eram visíveis”. Em relação aos ensinamentos que deu a Pavlidis, o holandês recorda: “Eu explicava-lhe o que fazem os defesas e aquilo que os jogadores da minha posição não gostavam. Houve um período em que ele não estava a conseguir marcar. Eu dizia-lhe para atacar o primeiro poste, porque é difícil defendê-lo”.
Boulahrouz comentou ainda a disputa pela conquista do campeonato, antevendo que o Benfica terá mais dificuldades no derby frente ao Sporting – marcado para as 18h do próximo dia 10 de maio -, em comparação com o jogo frente ao Porto: "O Sporting está melhor do que o FC Porto nesta altura. É uma equipa mais organizada”. Relativamente a quem deseja ver erguer o troféu de campeão nacional, o ex-central é claro: "Desejo a todos o melhor. Mas, a alguém ganhar, que seja o Sporting”.
Conjunto de Alvalade tem interesse especial na luta pela promoção no escalão secundário, no país vizinho, uma vez que pode ter muito a ganhar
|
O Sporting está, neste momento, muito atento à luta do Levante pela promoção direto na segunda divisão espanhola. O conjunto de Valência luta pela subida, e caso o consiga de forma direta, dá boas notícias aos leões, que ficariam com Giorgi Kochorashvili disponível mais cedo.
Com 62 pontos, o Levante está apenas um atrás do líder Elche e três à frente do Racing Santander. Caso termine no top-2, o médio georgiano ficará livre no início de junho, a tempo de umas curtas férias antes de se apresentar em Alcochete. Mas se os valencianos caírem para os lugares de play-off, Giorgi terá de disputar mais quatro jogos decisivos entre os dias 8 e 22 de junho.
Este cenário pode apertar o calendário do jogador, sobretudo porque o Sporting costuma iniciar a pré-temporada entre o final de junho e os primeiros dias de julho. A juntar a isso, Kochorashvili poderá ainda ser convocado pela seleção da Geórgia para um particular frente às Ilhas Faroé, marcado para dia 4 de junho.
Apesar disso, o médio, que já soma 2.788 minutos esta época entre clube e seleção, tem mantido um bom ritmo competitivo e mostra-se em forma para encarar qualquer cenário. Confirmado como reforço leonino até 2030, por 5,5 milhões de euros mais 2 em variáveis, já iniciou a procura de casa em Lisboa para quando aterrar já estar acomodado e pronto para os treinos na Academia Cristiano Ronaldo.
Até ao final da época, Kochorashvili mantém o foco total no Levante e recusa abordar o futuro em Alvalade. O desejo de respeitar os azulgranas é claro, mas o clube verde e branco espera por uma subida direta que poupe o novo reforço a semanas extra de esforço. É de recordar que, o internacional georgiano tem feito revelações inéditas da sua vida pessoal e profissional.
Jogador dos leões tem estado em grande nível recentemente, e foi premiado pelos seus desempenhos no campeonato nacional, no último mês
|
Sem igual em Portugal! Viktor Gyokeres tem sido, desde que chegou ao Sporting no verão de 2023, o nome maior da Liga Portugal Betclic, somando golo atrás de golo. O avançado sueco dos leões conseguiu, de novo, arrasar a concorrência e garantir o prémio de melhor avançado e melhor jogador do campeonato no mês de março.
O prémio de melhor avançado do mês de março já tinha sido entregue ao sueco na passada terça feira, dia 8 de abril. Viktor Gyokeres venceu o galardão com 35,56% dos votos. Terminou à frente de Sorriso, do Famalicão, e Ricardo Horta, do Braga.
Durante o mês de março foi titular nas quatro partidas do Sporting, que se traduziram por quatro vitórias, sobre Estoril (3-1), Casa Pia (3-1), Famalicão (3-1) e Estrela da Amadora (3-0). Nesses encontros, conseguiu o tremendo registo de sete golos apontados e duas assistências realizadas.
Estes números valeram a Viktor Gyokeres a atribuição do prémio de melhor jogador do mês da Liga Portugal Betclic. O avançado sueco volta, assim, a juntar os dois prémios, depois de já o ter conseguido no início da temporada.
Para vencer o prémio de melhor jogador do mês, Viktor Gyokeres recebeu 18,92% dos votos, e bateu o benfiquista Aursnes (14,2%) e o bracarense Ricardo Horta (12,5%), que fecharam o pódio da votação que atribuiu o troféu ao jogador do Sporting. Relembrar que o craque pode deixar Alvalade no fim da época.
Treinador português não vive momentos fáceis no Manchester United mas começa já a preparar o plantel dos Red Devils para a próxima época
|
O Sporting continua sem descanso! A próxima janela de transferências avizinha-se muito intensa em Alvalade, tanto no capítulo das entradas, como em relação às saídas. De Inglaterra, surgem notícias que Ruben Amorim pode tramar os leões e avançar por um dos jogadores mais importantes da equipa: Francisco Trincão.
Segundo o portal GiveMeSport, o treinador português do Manchester United continua a monitorizar a situação do extremo internacional por Portugal. Francisco Trincão surge numa lista onde Matheus Cunha é a opção principal. O jogador verde e branco é alternativa ao brasileiro, que tem um preço mais alto e alguns episódios de indisciplina que preocupam em Old Trafford.
Recordar que Ruben Amorim teve uma importância de maior na carreira de Francisco Trincão. Foi o treinador português que indicou a contratação do extremo à estrutura verde e branca, e que continuou a acreditar no craque do Sporting, mesmo num período em que o jogador estava em sub rendimento e foi muitas vezes suplente em Alvalade.
O jogador acabou por chegar ao Sporting por empréstimo do Barcelona. O Clube verde e branco pagou, inicialmente, três milhões de euros pela cedência, tendo depois investido mais sete milhões na compra de metade do passe do internacional português, que foi aposta continuada de Ruben Amorim em Alvalade.
O Sporting está, neste momento, em processo de renovação de contrato com Francisco Trincão, um dos jogadores mais importantes da equipa. O jogador tem uma cláusula de 80 milhões de euros, e contrato válido até 2026. Os leões querem fazer do extremo o novo número 10 da equipa, e um dos membros do lote de capitães verdes e brancos.