Modalidades
Sporting ganha fora de casa e mantém-se na liderança partilhada com o Benfica
03 Jan 2026 | 16:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
22 Jun 2024 | 17:25 |
A equipa de ténis de mesa do Sporting sagrou-se Campeã Nacional, este sábado, dia 22 de junho, depois de ter vencido de novo o Juncal por 3-0, agora no segundo e último jogo da final dos play-offs. Desta forma, os verdes e brancos venceram o título pela nona vez consecutiva, depois de há uma semana terem ganho pela mesma margem na Terceira, Açores.
É o 41.º título nacional do vasto palmarés verde e branco na modalidade, que encerra a época com chave de ouro mais uma temporada perfeita - só com vitórias - de Chen Shi Chao. Pela terceira temporada seguida, o emblema verde e branco faz o pleno de troféus em Portugal, arrecadando a Supertaça, a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional.
Os leões voltaram a cumprir a missão, desta vez em casa, no Multidesportivo do Estádio José Alvalade. Como estava previsto, fruto da lesão do mesa-tenista André Silva, do Juncal, que o afastou da disputa na ilha Terceira, o Sporting voltou a entrar em vantagem nesta final. Desta vez, André Silva foi à mesa no jogo inaugural de pares, com Mihai Sargu, apenas para cumprir a formalidade exigida, mas devido à impossibilidade de competir a vitória neste primeiro jogo foi logo atribuída aos Leões, com par composto por Diogo Carvalho e Diogo Silva.
Então, já com 1-0 no marcador, a acção propriamente dita começou com Diogo Chen diante de Mihai Sargu. Concentrado e eficaz, o atleta verde e branco entrou com autoridade no primeiro set, arrancando de um expressivo 7-2 para o 11-4 e, no parcial seguinte, soube ser paciente e, apesar do maior equilíbrio, levou a melhor na parte final (de 7-7 para 11-9). Depois, Diogo Chen fecharia as contas do cara-a-cara com 3-0, porém atravessando o set mais complicado. Pese embora a desvantagem inicial de 4-8, o mesa-tenista reergueu-se e de forma muito meritória, ofensiva e com poucos erros até ao 11-9 e respetivo 2-0
A hegemonia verde e branca no ténis de mesa continua: só o emblema liderado por Frederico Varandas levanta o título, de forma ininterrupta, desde 2015/2016. Além disso, este triunfo já significou matematicamente o título para o Sporting, uma vez que em caso de necessário quarto frente-a-frente durante a tarde, programado para confrontar Bode Abiodun ao lesionado André Silva, a vitória seria novamente entregue aos leões.
Emblema verde e branco anunciou contratação de atleta português de 25 anos de idade, que passou alguns anos no rival Benfica
05 Jan 2026 | 16:16 |
É oficial. O Sporting continua a reforçar a sua equipa de atletismo e é novamente um ex-Benfica. Depois de José Carlos Pinto (5 e 10 quilómetros), os leões anunciaram a contratação de Gerson Baldé, referência nacional no salto em comprimento e no salto em altura.
Gerson Baldé: "O objetivo é ganhar títulos nacionais com o Sporting"
"É uma honra para mim estar de volta. O objetivo é ganhar títulos nacionais com o Sporting e, também, a Taça dos Clubes Campeões Europeus", traçou, de imediato, a nova aquisição que chega do Benfica e junta-se à equipa verde e branca, a qual já tinha representado em 2019.
O saltador regressa como atual 15.º classificado no ranking mundial de salto em comprimento, disciplina em que em 2025 conseguiu um quarto lugar nos Europeus de pista curta e também um oitavo posto no Mundial da mesma época. Foi também no ano passado que fixou o seu atual recorde pessoal: 8,20 metros.
Gerson Baldé: "Quero alcançar uma medalha nos Europeus de ar livre e, quem sabe, também no Mundial de pista curta"
"Quero alcançar uma medalha nos Europeus de ar livre e, quem sabe, também no Mundial de pista curta. O apoio dos meus novos colegas de equipa, com muitos dos quais já tenho uma grande amizade, vai ser um bom ponto de partida para atingir conquistas", afirmou ainda.
Gerson Baldé terminou a sua apresentação com uma mensagem aos adeptos: "Continuem a apoiar-nos como é costume. Força, Sporting!". Presente na apresentação esteve também o coordenador de atletismo, Paulo Reis, que não tem dúvidas quanto ao impacto que o atleta vai ter: "É muito polivalente, porque pode fazer salto em altura ou em comprimento, disciplinas em que tem sido o melhor português nos últimos anos. E no ano passado, por exemplo, correu a estafeta de 4x400m. É ecléctico e uma grande mais-valia", enalteceu.
Veja a publicação:
Clube de Alvalade esteve perto de impor primeira derrota da temporada ao rival, mas golo a 10 minutos do fim impediu vitória leonina
04 Jan 2026 | 16:56 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting empatou frente ao Benfica (2-2), este domingo, dia 4 de janeiro, em jogo a contar para a 11.ª jornada da fase regular. Depois de dois triunfos consecutivos, os leões viram interrompida a fase vitoriosa, mas impuseram o primeiro jogo sem vencer ao rival.
A jogar no Pavilhão Fidelidade, na Luz, foi o Clube de Alvalade - que vai perder um avançado para a próxima época - a primeira equipa a marcar. Danilo Rampulla, aos 9 minutos, marcou à ex equipa e colocou o Sporting na frente. Ainda antes do intervalo, a equipa da casa viria a empatar as contas por intermédio de Lucas Ordoñez (12').
Na etapa complementar, a turma leonina voltou a adiantar-se no marcador, aos 32 minutos, numa finalização de Nolito Romero. Em cima do minuto 39, Roberto Di Benedetto empatou para o Benfica. Até ao final, tanto águias como leões tiveram oportunidades para marcar, mas o placard não se alterou.
Com este empate - o terceiro em 24 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 26 pontos e estão, à condição, no segundo lugar da tabela classificativa. O Benfica é líder com 31. Já o Barcelos é terceiro classificado com 24 pontos, mas tem menos duas partidas.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 8 de janeiro, novamente frente ao Benfica. O encontro diante da turma liderada por Edu Castro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á às 16h00, no Pavilhão João Rocha.
Nova aquisição do emblema verde e branco não escondeu a satisfação pela nova etapa que está a viver na sua carreira desportiva
04 Jan 2026 | 09:38 |
É oficial. José Carlos Pinto é reforço do Sporting. Aos 28 anos, o atleta, que deixou o Benfica na época passada, vivia na Noruega, onde treinava com Gjert Ingebrigtsen, considerado um dos melhores técnicos do mundo. A sua chegada aos leões consolida a aposta do Clube na modalidade, depois da contratação de outra atleta recentemente.
J. Carlos Pinto: "É um sentimento inexplicável"
"É fantástico. O Sporting foi um grande impulsionador do atletismo desde o início, teve grandes nomes a correr pelo Clube, e é incrível poder continuar esse legado. É um sentimento inexplicável", confessou em declarações aos meios do Clube, traçando já metas bem definidas.
"A curto prazo temos já a Taça da Europa de Corta-Mato dos Clubes Campeões Europeus e o meu objetivo é ajudar o Clube a conquistar essa competição, na estafeta mista. Depois disso, temos os Campeonatos Nacionais de Clubes. Individualmente, quero tentar, dentro de cerca de dez dias, bater o recorde nacional dos dez quilómetros de estrada. Venho agora de conseguir o recorde nacional dos cinco quilómetros, por isso creio que estou num bom momento de forma. A longo prazo, claro, estão os Jogos Olímpicos de 2028, e ajudar o Clube no máximo de provas possível", apontou.
J. Carlos Pinto: "Espero poder ser um dia um exemplo para os atletas mais novos"
O reforço verde e branco assume também uma responsabilidade junto dos mais jovens: "Espero poder ser um dia um exemplo para os atletas mais novos. É muito especial saber que alguns miúdos olham para mim como eu olhava para atletas mais antigos. Isso é muito bom", garantiu, acreditando que a chegada será igualmente um espaço de crescimento pessoal e desportivo.
"Existe sempre espaço para aprender em todo o lado. Uma das melhores facetas do atletismo do Sporting é o sentido de camaradagem. É fantástico ter uma equipa em que somos bem recebidos, e eu estou a notar isso. Já tinha estado ligado ao Clube noutras ocasiões, ainda que sem estar dentro da instituição, e sempre fui muito bem tratado. É muito bom sentir-me em casa", atirou.
José Carlos Pinto bateu recorde dos 5km: