Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CASO CASHBALL: TRIBUNAL RECUSA ACUSAR FUNCIONÁRIO DO SPORTING DE VÁRIOS CRIMES DE CORRUPÇÃO

Caso remonta às épocas de 2016/17 e 2017/18

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Tribunal da Relação do Porto negou a pretensão do Ministério Público em julgar tanto Paulo Silva, denunciante do caso "Cashball" que servia de intermediário, como o empresário de jogadores João Mira Gonçalves e Gonçalo Rodrigues, funcionário e assistente administrativo principal do Gabinete de Apoio ao Jogador do Sporting, por um total de 14 crimes de corrupção.


Em causa estão as abordagens em jogos de andebol e de futebol do Sporting nas épocas 2016/17 e 2017/18.


O Ministério Público pretendia que os arguidos fossem a julgamento por mais onze "crimes de corrupção na forma tentada" e queria também que João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues (funcionário do Sporting à data dos factos) fossem pronunciados por "dois crimes de corrupção ativa na forma consumada" de que está acusado Paulo Silva.


Paulo Silva, recorde-se, foi pronunciado por uma abordagem a Leandro Freire, então jogador do Chaves, a quem terá oferecido 25 mil euros para facilitar frente ao Sporting, em jogos da Liga e da Taça de Portugal, realizados em janeiro de 2017; Freire "não aceitou o que lhe foi proposto." Em julgamento, o empresário terá ainda de responder por dois crimes de corrupção ativa agravada relativamente aos árbitros de andebol Roberto Martins e Ivan Caçador.

Por sua vez, João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues foram pronunciados somente pelo caso que envolveu Ivan Caçador, situação de que o Ministério Público discorda.


Em maio, o Tribunal de Instrução Criminal do Porto entendeu haver indícios suficientes para pronunciar o denunciante Paulo Silva por apenas três crimes de corrupção ativa, e o empresário João Mira Gonçalves e o funcionário dos leões, Gonçalo Rodrigues, por um crime de corrupção ativa agravada.

 


Futebol

Hugo Leal diz que tem grupo de WhatsApp com pilar do Sporting: "É o maior"

Antigo futebolista do Benfica está rendido ao trabalho de peça-chave do Clube de Alvalade e revelou amizade à imprensa presente na apresentação do seu livro

Hugo Leal tem grupo de Whatsapp com Rúben Amorim, treinador do Sporting
Hugo Leal tem grupo de Whatsapp com Rúben Amorim, treinador do Sporting

  |

Icon Comentário0

Hugo Leal revelou ser amigo pessoal de Rúben Amorim. O antigo futebolista profissional tem, inclusive, um grupo de WhatsApp com o treinador do Sporting - informação revelada pelo ex Benfica, durante o lançamento do seu novo livro 'Não é só futebol, estúpido'.


Em declarações à imprensa presente na apresentação da obra, o ex-jogador teceu elogios ao técnico leonino, que esteve envolvido num dos capítulos do livro: "Não acompanho a atualidade do futebol. Sigo os grupos do WhatsApp. No grupo com o Rúben Amorim ele é o maior, no grupo com os amigos o Rúben é o maior, portanto, eu acho que o Rúben é o maior. Dá 10-0 em termos de comunicação positiva, daquilo que é o estar bem no futebol e fazer o bem ao futebol. É verdade que sou amigo, mas para mim o Rúben é o maior e pode chegar muito longe", confessou.


O antigo médio reconhece que o técnico do Sporting é uma mais valia no futebol português e pode tornar-se num dos melhores do Mundo, graças ao trabalho que vem a desenvolver nas competições nacionais e internacionais. “O público em geral poderá sentir maior curiosidade pelo testemunho do Rúben [Amorim], porque, além da temática do futebol, é a figura mediática do momento", admite Hugo Leal.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 221 encontros, tendo vencido 155, empatado 33 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.

Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.



Futebol

Más notícias para Amorim: Futuro de Pote continua sem dar motivos de felicidade ao Sporting

'Camisola 8' dos leões é dos jogadores mais influentes da formação verde e branca desde que chegou a Alvalade, em 2020/21, proveniente do Famalicão

Pote fora das contas do Sporting de Rúben Amorim
Pote fora das contas do Sporting de Rúben Amorim

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves continua fora das contas de Rúben Amorim. O avançado verde e branco ainda não regressou aos treinos da formação verde e branca e a ausência para a próxima partida, diante do Estoril, está praticamente confirmada.


Depois de já ter falhado a última ronda do campeonato nacional, devido a uma lesão muscular, o expectável é que Pote volte a ficar de fora dos convocados de Rúben Amorim. Aliás, o 'camisola 8' dos leões ainda está em dúvida para ir aos Países Baixos no dia 1 de outubro, para o jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, com o PSV.


Depois, antes da paragem para os jogos das seleções nacionais, há ainda a partida com o Casa Pia, no dia 5 de outubro. Os leões só voltam a jogar no fim de semana de 19 e 20 de outubro, na Taça de Portugal – ou um ou dois dias antes, porque na terça-feira seguinte joga na Áustria, com o Sturm Graz, para a Champions.


Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.

Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.



Clube

"FOI UMA VERGONHA" - ANDRÉ GERALDES, EX-DIRIGENTE DO SPORTING, RECORDA CASHBALL

Antigo diretor desportivo dos verdes e brancos não deixou de falar sobre o tema que fez correr muita tinta

André Geraldes, homem forte de Bruno de Carvalho no Sporting, recordou o Cashball
André Geraldes, homem forte de Bruno de Carvalho no Sporting, recordou o Cashball

  |

Icon Comentário0

André Geraldes, ex-diretor desportivo do Sporting, concedeu uma extensa entrevista ao podcast "90+3 by Fora de Jogo", na qual abordou a sua passagem como dirigente no Clube de Alvalade. No caso, um dos temas tocados pelo antigo responsável leonino foi o Cashball, que o mesmo considerou um "circo mediático".


"Quando o Ministério Público parte para uma investigação, deve investigar, e muito bem, indícios. Porque numa fase inicial não se fala de provas, fala-se de indícios. E, por vezes, escondem-se nos tais indícios para fazerem a tal repercussão dos seus processos. Há muita gente a sofrer por isso no nosso país. É dever das entidades competentes que façam o seu trabalho sem mediatismo", começou por dizer.


"Sofri um pouco disso. Vá-se lá saber porquê ou com que intenção, alguém que, pelos vistos, tentava abordar jogadores e árbitros de andebol, pelos vistos, segundo um print retirado de um telefone de terceiros, que foi suficiente para fazer aquele circo mediático que foi o processo Cashball", atirou ainda, fechado de seguida o tema.


"Digo que foi uma vergonha porque nunca o Ministério Público, e até hoje, conseguiu provar que eu tivesse enviado uma mensagem a quem quer que fosse, nem que tinham uma escuta minha a pedir o que quer que fosse. Caiu tudo à primeira, nem sequer conseguiram fazer acusação. Havia muitas pessoas do mundo do futebol que desejavam que o desfecho do processo fosse outro, mas, infelizmente para essas pessoas, não foi", concluiu.

Vale lembrar que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu encerrar permanentemente o caso Cashball, a 17 de novembro de 2023, que remontava a 2018 e que tinha como base suspeitas de corrupção ativas em jogos de andebol do Sporting



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Sporting tem plano para segurar Gyokeres, Inácio e companhia
Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting tem plano para segurar Gyokeres, Inácio e companhia

 

Icon Comentário0
Com Gyokeres à mistura, Sporting empata frente ao Benfica e não sai do quarto lugar
Futebol

Com Gyokeres à mistura, Sporting empata frente ao Benfica e não sai do quarto lugar

 

Icon Comentário0
Oficial! Sporting empresta médio que não enche medidas de Amorim
Futebol

Oficial! Sporting empresta médio que não enche medidas de Amorim

 

Icon Comentário0