
O próximo jogo do Sporting CP é uma deslocação aos Açores, para defrontar o CD Santa Clara, equipa que ocupa, atualmente, o 13º lugar, após ter ganho três jogos, empatado cinco e perdido os outros cinco.
A formação açoriana faz da defesa a sua arma, tendo sofrido apenas 14 golos na Liga NOS, mas seis deles nos últimos três jogos, onde apenas conseguiu um ponto, precisamente na última jornada, após um empate a duas bolas com o CS Marítimo, falhando a vitória devido a um golo sofrido aos 90+7’. O Santa Clara está, desde a jornada 7, sem vencer, depois de ganhar em casa por 1-0 ao Gil Vicente FC, indo em seis jornadas seguidas sem o sabor do triunfo.
A equipa de João Henriques varia entre o 4-4-2 e o 4-3-3 no seu sistema tático, ainda que no primeiro jogo no Dragão se tenha apresentado em 5-4-1. O guarda-redes Marco Pereira é indiscutível na baliza e o capitão Osama Rashid também inicia praticamente todos os jogos do campeonato a titular, sendo a grande referência da equipa, jogando no meio campo.
Os dois jogadores mais utilizados esta temporada são, no entanto, o defesa central João Afonso e o extremo Carlos Júnior, ambos com 16 jogos. O melhor marcador da equipa é, precisamente, o extremo brasileiro, que já marcou por quatro ocasiões, mas apenas por duas vezes na Liga NOS.
A equipa titular não deverá fugir muito disto. Se for no 4-3-3 dos últimos três jogos, alinhará com: Marco Pereira, Patrick Vieira, João Afonso, Fábio Cardoso, Zaidu, Osama Rashid, Francisco Ramos, Lincoln/Bruno Lamas, Zé Manuel/Ukra, Carlos Júnior e Thiago Santana. Se for em 4-4-2, deverá sair Zé Manuel ou Ukra, para entrar Nené ou Lucas Marques.
Apesar do mau momento de forma, o Santa Clara pode causar dificuldades, como se viu recentemente no jogo em casa contra o SL Benfica, pelo que os comandados de Silas terão de ter muito cuidado, principalmente com os contra-ataques.
Fotografia da UEFA.









