
Futebol
Tubarões da Premier League querem dobrar salário a estrela do Sporting! Varandas preocupado
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges está a lutar pela conquista do campeonato, no comando técnico do Sporting, depois de ter chegado a Alvalade em dezembro de 2024. O treinador de 43 anos fez a estreia na primeira liga, na temporada passada, ao serviço do Moreirense e, nos cónegos, assinou a melhor campanha de sempre de uma equipa recém-promovida ao principal escalão. Ainda assim, o Santa Clara, orientado por Vasco Matos, poderá bater, na presente temporada, o recorde dos minhotos.
Em 2023/24, Rui Borges guiou o Moreirense a um histórico sexto lugar da Liga Portugal Betclic, com 55 pontos – saldo de 16 vitórias, sete empates e 11 derrotas. Já na presente temporada, o Santa Clara soma 50 pontos, a três jornadas do final, e ocupa também a sexta posição – está a apenas um ponto do quinto classificado Vitória de Guimarães. Até agora, a equipa açoriana venceu 15 encontros, empatou cinco e perdeu 11.
Assim, a formação de Ponta Delgada, orientada por Vasco Matos, precisa de amealhar mais seis pontos, nas derradeiras três rondas, para se tornar na melhor equipa recém-promovida à primeira liga, em termos de pontuação, na história do campeonato e, assim, bater o recorde conseguido pelo atual treinador do Sporting - que não poderá contar com Ousmane Diomande na partida frente ao Gil Vicente. Nos jogos em questão, o Santa Clara vai deslocar-se aos redutos de Braga – a partir das 18h deste sábado - e Farense e recebe ainda o Famalicão.
Vale lembrar que, em 2024/25, Sporting e Santa Clara já se defrontaram em três ocasiões. Na 12ª jornada do campeonato, os açorianos surpreenderam os leões e vencerem em Alvalade, por 1-0. No entanto, poucas semanas depois os verdes e brancos “vingaram” essa derrota e venceram por 2-1, também em casa, nos oitavos de final da Taça de Portugal. Mais recentemente, em meados de abril, o Sporting triunfou na deslocação aos Açores, por 1-0, na 29ª ronda da Liga Portugal Betclic.
No comando técnico do Sporting, Rui Borges soma 15 vitórias, oito empates e duas derrotas, em 25 jogos. No campeonato, o treinador dos leões está invicto, com 11 triunfos e cinco igualdades, em 16 jornadas. Nesta reta final de temporada, procurará conquistar os primeiros troféus da sua carreira, lutando pela vitória no campeonato e na Taça de Portugal.
Treinador verde e branco tem algumas escolhas para fazer antes do jogo com o Benfica, que pode ser decisivo na luta pelo título nacional
|
Morten Hjulmand é cada vez mais uma das grandes figuras da equipa do Sporting. O capitão verde e branco é, no entanto, uma dar de cabeça para Rui Borges, uma vez que está a um cartão amarelo de falhar o dérbi decisivo com o Benfica. Antes, há o jogo com o Gil Vicente, e o médio dinamarquês já fez saber que quer ir a jogo.
O Sporting defronta o Gil Vicente, em casa, no próximo domingo, dia 4 de maio, no encontro referente à 32ª jornada da Liga Portugal Betclic - e último antes do dérbi que pode decidir o título. Rui Borges, treinador dos leões, vai debatendo se usa, ou não Morten Hjulmand nesse jogo contra os gilistas, uma vez que ficaria sem o capitão caso este visse cartão amarelo na receção à equipa de Barcelos.
Se o técnico ainda está a decidir, para Morten Hjulmand a situação está clara: o médio do Sporting quer ir a jogo contra o Gil Vicente. O capitão dos leões já terá tido uma conversa com Rui Borges, em que partilhou que o seu desejo seria participar nessa partida como se tudo estivesse na ordem do normal.
A verdade é que, jogando ou não, e começando de início, ou saltando do banco de suplentes, Rui Borges quereria sempre fazer uma gestão ao jogador - tanto para baixar a possibilidade de ver algum cartão, como para permitir algum descanso antes de jogos muito importantes, no final de uma temporada que foi muito desgastante para o plantel.
Por enquanto, a decisão não parece tomada. A verdade é que, durante a semana, Rui Borges foi experimentando algumas soluções no meio campo, que não incluíam Morten Hjulmand - Zeno Debast, Hidemasa Morita e Ricardo Esgaio foram os utilizados pelo treinador leonino para ocupar o miolo verde e branco.
Treinador verde e branco tem o puzzle praticamente montado para o jogo com os gilistas, mas ainda há alguns detalhes para definir
|
A última partida do Sporting, contra o Boavista, está a dar algumas dores de cabeça a Rui Borges na preparação do próximo jogo, contra o Gil Vicente. Ousmane Diomande está impedido de jogar, devido a acumulação de amarelos, e o treinador verde e branco vai ter de decidir entre Matheus Reis e Jeremiah St. Juste.
Começar por dizer que, apesar de se ter visto alguma alternância nas escolhas ao longo do ano, o trio titular do eixo defensivo do Sporting parece encontrado: Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e Eduardo Quaresma. Sendo assim, na impossibilidade do costa marfinense, os dois portugueses devem manter a titularidade.
Com Zeno Debast a ocupar uma posição no meio campo do Sporting, perfilam-se no banco de suplentes os dois possíveis substitutos a Ousmane Diomande: são eles Matheus Reis e Jeremiah St Juste. O brasileiro também pode fazer o lugar de lateral, mas está 'à bica', e se vir o cartão amarelo contra o Gil Vicente, ficará indisponível para a partida frente ao Benfica.
Sendo assim, ganha força, pelo menos de início, a opção de Jeremiah St Juste: o defesa central neerlandês tem estado em bom plano nos últimos meses, jogando com alguma regularidade, após o regresso ao plantel depois do erro na partida com o Arouca.
A decisão está, por enquanto, única e exclusivamente nas mãos de Rui Borges. O treinador verde e branco vai utilizar os últimos treinos para fazer as suas opções, tanto neste assunto, como, por exemplo, em relação à titularidade de Morten Hjulmand.
Presidente dos leões tomou uma decisão em relação a um dossier importante da equipa de Alvalade, e o conjunto verde e branco pode perder muitos milhões
|
Afinal, Hidemasa Morita pode mesmo ficar no Sporting após o final desta época. O médio nipónico terá recusado renovar contrato com os leões (o atual termina em 2026), e era esperado que o conjunto verde e branco tentasse faturar enquanto pode, mas Frederico Varandas terá outros planos e o jogador pode mesmo ficar em Lisboa.
O jornal Record avança que o Sporting quer ficar com Hidemasa Morita até ao fim do seu contrato, em 2026. Relembrar que o jogador não pretende renovar com o Sporting porque, devido à sua idade, considera ser a altura certa para experimentar outros campeonatos, sendo, por exemplo, um confessor adepto da Premier League, de onde já recebeu interesse do Leeds United. Relembrar que o jogador foi, recentemente, vítima de uma partida dos colegas.
Daí, a recusa em renovar com o Sporting. Os leões, por seu turno, já estudam como podem tirar o maior rendimento possível da situação. E é neste estudo verde e branco que surge a possibilidade de Morita ficar até ao final do seu contrato, e deixar o Clube a custo zero no verão de 2026.
Frederico Varandas já definiu a estratégia para lidar com a possível saída. O Sporting quer uma quantia de, pelo menos, oito milhões de euros pelo passe do médio nipónico, algo que já permitiria ao Clube mais do que duplicar o investimento feito, inicialmente, em Hidemasa Morita (3,45 milhões de euros).
Caso uma proposta nestes termos nunca chegue a Alvalade, o futuro de Hidemasa Morita está definido: ficará no Sporting mais uma época, antes de sair do Clube a custo zero. Os responsáveis leoninos acreditam que será mais rentável tirar rendimento financeiro do jogador na próxima temporada caso não recebam uma oferta que ronde os valores que procuram.