Futebol
Pote, Trincão e Quenda? Roberto Martínez explica pouca utilização de trio do Sporting: "Não é importante"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting CP venceu, este sábado, 24 de outubro, o CD Santa Clara, por 2-1, com dois golos de Pedro Gonçalves. Após a partida no Estádio de São Miguel, Rúben Amorim falou sobre a partida, deixando muitos elogios ao comportamento da sua equipa no jogo. “Foi um jogo de sentido único. Estivemos muito bem na primeira parte, com boa dinâmica e várias oportunidades para fazer golo. Depois, uma vez mais, no final da primeira parte, como tinha acontecido com o FC Porto, sofremos o golo. Nesse aspeto uma equipa jovem como a nossa podia sentir, mas não. Na segunda parte quisemos ganhar o jogo, aqui e ali sem a mesma qualidade, também porque o Santa Clara baixou muito as linhas. Os jogadores que entraram estiveram bem e deram muita força à equipa”, começou por dizer o treinador dos leões. O técnico dos leões explicou os pontos fortes da sua equipa e explicou as substituições que realizou: "Fomos muito fortes nas transições. O Santa Clara não conseguiu sair. Só com bolas longas. O Matheus fez uma grande primeira parte. O Palhinha era o jogador que nos faltava. É o primeiro a reagir quando o adversário tem bola, é muito forte nisso. Quando o Matheus já estava cansado, veio o João [Mário], tivemos mais bola. Deu-nos impulso para chegar à vitória. O segredo esteve na união do grupo, a forma como os jogadores disputa cada lance, o respeito que têm e o clube que representam”. Sobre o encontro da próxima jornada, o líder dos homens de verde e branco deixou claro que todos os jogos são como finais: “Agora é descansar e ganhar quarta-feira. É a nossa Liga dos Campeões, vamos encarar como uma final. As equipas estão preparadas para jogar de três em três dias e vamos estar prontos”. Por fim, Rúben Amorim desvalorizou as saídas de alguns jogadores, dando ênfase aos que estão a aparecer: "Alguns jogadores saem, mas há que criar ativos para o Sporting CP crescer e estou a trabalhar para o Sporting CP. Perdemos alguns como Acuña e Mathieu, mas temos outros como o Pote, Matheus, Nuno Mendes e Nuno Santos. Todos têm feito um trabalho extraordinário. Em vez de vermos que saiu este e aquele, há que ver quem está a aparecer. São quatro jogos, temos um longo caminho a percorrer e vamos ter jogos difíceis como foi este”, concluiu. O Sporting CP volta a entrar na próxima quarta-feira, 28 de outubro, pelas 21h45, no Estádio José Alvalade, diante do Gil Vicente FC.
Fotografia de Sporting CP
Guardião falhará próximos encontros dos verdes e brancos, com Franco Israel a ser, ao que tudo indica, a escolha de Rúben Amorim
|
0Vladan Kovacevic sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e falhará os próximos encontros do Sporting. De acordo com o jornal ‘A Bola’, o atleta estará fora das contas de Rúben Amorim por, pelo menos, três semanas, o que significa que o mesmo falhará quatro partidas.
Confirmando-se o tempo de paragem, o reforço de verão do Sporting vai perder não só a deslocação a Arouca e a receção ao Lille como os duelos diante do AVS (casa) e Estoril (fora). Vladan Kovacevic deverá, assim, regressar às escolhas de Rúben Amorim diante do PSV, na Liga dos Campeões, em jogo agendado para o dia 1 de outubro.
Até lá, Franco Israel assumirá a baliza, mas o técnico preocupa-se com o próximo duelo, frente ao Arouca (sexta-feira, às 20h15), visto que o uruguaio só treinará na véspera da visita ao terreno arouquense. Ao dia de hoje, Diego Callai, jovem de 20 anos, é o único guardião dos leões que se encontra disponível.
Vladan Kovacevic – avaliado em 6 milhões de euros - disputou 47 partidas pelo Raków, em 2023/ 24: seis na Liga Europa (540’), oito na qualificação da Liga dos Campeões (720’), 29 no campeonato nacional polaco (2.610’), três na Pokal POL (330’) e um na Supertaça da Polónia (90’). Nos 4.290 minutos em campo, o guardião sofreu o total de 52 golos, o que dá uma média de 1,11 tentos sofridos por encontro.
Com a Listada verde e branca, o 'camisola 13' de Rúben Amorim tem sido a principal escolha do técnico, assumindo a titularidade em detrimento de Franco Israel. Pelo Sporting, Vladan Kovacevic soma cinco jogos, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
Leões entram em ação na próxima sexta-feira, às 20h15, no reduto do Arouca, naquele que será o jogo inaugural da quinta jornada da Liga Portugal Betclic
|
0Gonçalo Inácio não foi convocado por Roberto Martínez para o Portugal – Escócia, isto depois de ter sido titular no triunfo da seleção nacional frente à Croácia. O motivo da ausência do central do Sporting da partida da Liga das Nações prendeu-se com questões físicas.
De acordo com o jornal ‘Record’, o comandado de Rúben Amorim apresentou algumas queixas após o encontro diante da Croácia. Assim sendo, por uma questão de precaução, o defesa-central do Sporting ficou de fora das escolhas de Roberto Martínez.
Todavia, segundo a mesma fonte, não está em causa a disponibilidade de Gonçalo Inácio para a deslocação do Sporting ao reduto do Arouca, agendada para a próxima sexta-feira, às 20h15, no jogo inaugural da quinta jornada da Liga Portugal Betclic.
Ao que tudo indica, Rúben Amorim pode, desta forma, repetir o trio defensivo que tem vindo a utilizar nos últimos jogos dos verdes e brancos: Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio. Zeno Debast, depois do erro na Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Porto, continua à espera da sua oportunidade nos leões.
Com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma cinco partidas esta temporada, tendo disputado 460 minutos, nos quais marcou um golo e fez uma assistência. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelo Sporting, sendo um dos jogadores mais utilizados.
Ao todo, pelos leões, Gonçalo Inácio contabiliza 176 partidas, 16 finalizações certeiras, nove assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Internacional é aposta segura de Amorim
|
0Hidemasa Morita continua a ter papel de indiscutível na equipa de Rúben Amorim, especialmente tendo em conta o atraso na contratação de um novo médio por parte da Direção. O internacional japonês continuará a agarrar a titularidade, desta feita, como centrocampista mais recuado.
Visto como garantia no 11 inicial, Morita será o elemento mais defensivo no meio-campo devido às suas características de retenção e distribuição da bola. No plano mais ofensivo, Amorim não terá muitas escolhas, pelo menos tendo em conta a pré-época: ou Pedro Gonçalves ou Daniel Bragança.
O atraso com o negócio de Morten Hjulmand tem feito o clube verde e branco continuar a apostar em soluções internas. Na época passada, Morita mostrou ainda mais versatilidade no campeonato ao aumentar de forma exponencial as suas contribuições para golo - seis golos e três assistências.
Contratado ao Santa Clara por quase 4 milhões de euros, o nipónico fez 41 jogos na sua primeira temporada de leão ao peito, marcou seis golos e assistiu quatro em todas as competições.
Confira aqui este momento excecional de Morita:
Pote, Trincão e Quenda? Roberto Martínez explica pouca utilização de trio do Sporting: "Não é importante"
0
Viktor Gyokeres bisa no Suécia – Estónia da Liga das Nações: Avançado do Sporting em altas (Vídeos)
0
Exclusivo Leonino - Falhanço no verão não demove Sporting: Estrutura tem plano para janeiro
0