CLAQUES DESCONHECEM “GAIOLA” DO SEGUNDO ANEL
Curva Sul espera por diretrizes do Sporting CP para mudar de lugar no Estádio
Redação Leonino
Texto
22 de Janeiro 2020, 09:36
summary_large_image

A Curva Sul não sabe onde se vai sentar na próxima época. As quatro claques do Sporting CP vão mudar de lugar no Estádio José de Alvalade, mas desconhecem, ao dia de hoje, as intenções do Clube. Aplicação da Lei 113/2019, que estabelece o novo regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, a salvaguarda dos direitos dos Sócios e as datas de implementação da medida são algumas das dúvidas levantadas pelos Grupos Organizados de Apoio (GOA). A falta de informação e as dúvidas não são exclusivas das claques. O Leonino sabe que nos serviços do Clube ainda não há qualquer informação, estando o assunto a ser estudado ao nível da direção.

De acordo com a edição de ontem do Jornal A Bola, Juventude Leonina, Directivo Ultras XXI, Torcida Verde e Brigada Ultras Sporting passarão da bancada A para a bancada B, ou seja, do primeiro para o segundo anel e estarão dentro de uma caixa de segurança, mais conhecida como ‘gaiola’.

Segundo o Leonino conseguiu apurar junto da Juventude Leonina, a claque fundada em 1976 ainda não foi contactada por nenhum responsável do Sporting CP. “Acreditamos que esta decisão faz parte da aplicação do Decreto-Lei número 113/2019. Para já, preferimos aguardar por uma comunicação oficial do Clube para perceber de que forma todo este processo vai decorrer e também se este tipo de procedimento acontecerá noutros clubes”. Recorde-se que o novo Decreto altera e atualiza a Lei 39/2009, que tem já mais de dez anos.

O Directivo Ultras XXI, criado em 2002, segue a mesma linha: “Não recebemos qualquer informação por parte do Sporting CP”, para de seguida acrescentar que “tal não acontece como, de resto, desde a quebra de protocolos, em outubro de 2019”.

“Aguardar serenamente pela comunicação oficial do Sporting CP antes de tomar qualquer posição” é o que a Brigada Ultras Sporting, fundada em 2004, fará. Mas este Grupo Organizado de Adeptos não deixa de colocar algumas dúvidas relativamente à aplicação da mesma, “nomeadamente pelo facto de muitos dos nossos associados serem Sócios A do Sporting CP há mais de 15 anos e possuírem também o bilhete de época, Gamebox, para aquele setor do Estádio há bastante tempo”. Fonte da Brigada disse, ainda, ao Leonino, que será sempre solidária com a Curva Sul, mas que, em 15 anos de existência, nunca causou “qualquer problema ao Clube, seja por incidentes violentos ou por arremesso de artefatos pirotécnicos para o relvado”.

A Torcida Verde optou por não comentar a notícia. A claque nascida em 1984 preferiu aguardar por informação oficial do Sporting CP, confirmando apenas que também não foi contactada por nenhum responsável do Clube.

O Leonino tentou contactar o Sporting CP, não tendo sido possível até ao momento obter um comentário oficial do Clube sobre esta decisão.

  Comentários