
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Abr 2025 | 15:58 |
A rivalidade entre Sporting e Benfica atingiu novos patamares esta temporada. As críticas à arbitragem sucedem-se e a tensão fora das quatro linhas promete aquecer ainda mais uma Liga que já está a ferver. Tudo começou com o empate do Benfica frente ao Arouca, mas a verdade é que este filme já vai longo e não parece estar perto do fim.
As águias não perderam tempo a reagir, apontando o dedo ao VAR e ao que consideraram ser decisões absurdas. “Penálti inexistente contra nós, penálti claro ignorado contra o Sporting”, acusou o clube da Luz num comunicado inflamado. Mais do que protestar pelas suas próprias decisões, o Benfica acusou o rival direto na luta pelo título de beneficiar de um alegado "condicionamento de arbitragem".
O Presidente do Sporting, Frederico Varandas, foi suspenso por declarações fortes sobre o condicionamento dos árbitros, tendo afirmado, sem rodeios, que a pressão dos rivais sobre os juízes está a 'minar' a verdade desportiva. O líder leonino atacou o sistema, apontou erros e ainda puxou pelo exemplo de Tiago Martins, num caso que envolveu o Porto. Uma suspensão que lhe custou de 51 dias e mais de 8.000 euros de multa.
A polémica não se fica pelos dirigentes. Os treinadores também fizeram ouvir a sua voz. Bruno Lage após o empate sobre o Arouca (2-2), exigiu critérios iguais e criticou duramente a incoerência do VAR. Rui Borges, técnico dos leões, também já tinha demonstrado frustração em situações semelhantes.
A reta final da temporada 2024/25 promete ser de cortar a respiração. E olhando para o que aconteceu no final da época 2023/24, o enredo é semelhante: acusações, comunicados e muita polémica. Em janeiro de 2024, o Sporting respondeu duramente a suspeitas levantadas sobre um alegado caso de aliciamento relacionado com o Benfica. A história repete-se com novos protagonistas, e com os mesmos sentimentos: desconfiança, polémica e uma rivalidade que ultrapassa o campo.
Clube de Alvalade conta com várias baixas devido a lesão para o Clássico frente diante dos azuis e brancos e teve de recorrer à equipa B
30 Ago 2025 | 09:42 |
Rui Borges conta com várias baixas devido a lesão para o Clássico frente ao Porto. Hidemasa Morita foi um dos jogadores que não recuperou para o duelo da quarta jornada, pelo que Rayan Lucas foi chamado pelo técnico para colmatar a ausência do médio nipónico.
De recordar que o futebolista, que tem atuado pela equipa B do Sporting, sobreviveu a uma verdadeira tragédia no Brasil. Em 2019, fortes chamas consumiram o Ninho do Urubu, centro de treinos do clube Flamengo. O 'mengão' viria a perder 10 atletas de formação. O futebolista foi um dos cinco jovens que sobreviveu à catástrofe.
Rayan Lucas vive agora um bom momento de forma e foi chamado a representar a seleção sub-20 do Brasil. Depois de chegar aos leões, mereceu a confiança do selecionador Ramon Menezes, nos jogos que visam a preparação para o Mundial do escalão que será realizado no Chile, entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro.
Vale a pena recordar que Rayan Lucas chegou ao Clube de Alvalade, numa cedência válida até ao final da temporada. Apesar de ter iniciado os trabalhos de pré-época com o plantel principal, sob o comando de Rui Borges, o brasileiro tem sido opção na escolhas de João Gião.
Neste início de temporada, Rayan Lucas soma já três partidas ao serviço da equipa B do Sporting, sempre na condição de titular. O médio defensivo de 20 anos jogou 90 minutos frente ao Torreense, 77’ contra o União de Leiria e 70’ diante da Oliveirense, naquela que foi a primeira derrota dos leões.
Lateral-direito do Clube de Alvalade contabiliza quase 200 jogos com a Listada verde e branca e futuro está completamente em aberto
30 Ago 2025 | 03:00 |
Ricardo Esgaio está a complicar a rescisão de contrato com o Sporting. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal dá conta de que as exigências do lateral-direito formado nos verdes e brancos estão a atrasar o processo de saída do Clube de Alvalade, algo que não estava nos planos dos responsáveis.
“Os responsáveis do Sporting respeitam muito Ricardo Esgaio, mas não estão dispostos a pagar o que está a ser pedido pelos seus representantes. Ou as coisas mudam a continuidade é um cenário em cima da mesa”, revelou uma fonte próxima do processo ao Leonino, dando conta do estado das negociações.
A verdade é que Ricardo Esgaio não coloca de parte a possibilidade de abandonar o Sporting neste mercado de transferências, contando com alguns interessados. Porém, o lateral de 32 anos também se encontra confortável na capital portuguesa e não vê com maus olhos o cenário de continuar em Alvalade até final do contrato.
Na temporada passada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 18 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 766 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta marcou um golo.
Ao todo, ao serviço do Sporting, Ricardo Esgaio contabiliza 192 partidas com a Listada verde e branca, nas quais apontou dois golos e fez 19 assistências. O atleta conquistou seis títulos pelos leões: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Verdes e brancos disputam a quarta jornada da Liga Portugal Betclic já este sábado, dia 30 de agosto, com início marcado para as 20h30
29 Ago 2025 | 23:09 |
Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Zeno Debast, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Giorgi Kochorashvili; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a próxima ronda da Liga Portugal Betclic.
Rui Silva mantém-se na baliza verde e branca. Zeno Debast e Ricardo Mangas continuam a ocupar os lugares de Diomande e Maxi Araújo, que estão lesionados. Vagiannidis deverá fazer a sua estreia a titular pelo Sporting e ocupar o lugar de Iván Fresneda.
Hidemasa Morita está em dúvida e deverá ser substituído pelo reforço Giorgi Kochorashvili, que fará dupla com Morten Hjulmand. Geny Catamo deve ocupar o flanco destro, com Pedro Gonçalves na meia-esquerda. Francisco Trincão terá liberdade para pisar terrenos interiores, atrás do ponta de lança.
Conrad Harder está cada vez mais perto de abandonar o Clube de Alvalade e vai voltar a ficar no banco de suplentes. Luis Suárez é o dono e senhor da posição e deverá ser assim a unidade mais adiantada dos leões no Clássico frente ao rival azul e branco.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 30 de agosto, frente ao Porto. O encontro, a contar para a quarta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.