
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting; Uma cobra foi encontrada este sábado, dia 17 de maio, numa máquina de bilhetes da CP na estação de Algés, em Oeiras. O réptil é uma espécie comum em território nacional e estava aninhada no interior da máquina. A Proteção Civil e a PSP tomaram conta da ocorrência e o animal foi retirado sem dificuldade.
A situação aconteceu no momento em que dois técnicos faziam a troca por uma nova. O insólito pode ter ocorrido porque a máquina estava localizada na parte inferior da estação, local onde é comum haver inundações (o que chegou a acontecer este inverno).
O animal pode ter entrado nessa altura porque o ambiente da máquina proporciona um bom ‘habitat’. As cheias no local tornaram-se recorrentes, muito por culpa da incapacidade da Ribeira de Algés em suportar o aumento do caudal durante os períodos de maior precipitação.
Para resolver a situação, a Câmara Municipal, liderada por Isaltino Morais, vai avançar este verão com obras que começarão pela reparação da conduta atual. Mais tarde, o plano passa por aumentar a capacidade da secção da ribeira que se encontra soterrada.
Ainda assim, trata-se de uma espécie inofensiva para os seres humanos: não tem dentes inoculadores de veneno e prefere habitats secos — o que explica a escolha inusitada de esconderijo. A circulação de comboios e a rotina dos passageiros não foram afetadas.
Circunstâncias em que ocorreu tragédia em Portugal ainda não foram totalmente esclarecidas; Óbito viria a ser declarado imediatamente no local
|
Extra Sporting; Diogo Miguel Aquino, de 21 anos, foi encontrado morto, esta sábado, dia 17 de maio, na piscina da residência da família, localizada na Barrosa, no concelho de Tábua. O jovem era filho de António José Aquino, conhecido empresário tabuense e responsável pelo Grupo Aquinos, um dos maiores empregadores da região.
As circunstâncias em que ocorreu a tragédia ainda não foram totalmente esclarecidas. Certo é que, no momento do incidente, estariam na habitação uma familiar do jovem e uma empregada doméstica, que não terão dado imediatamente conta do que teria sucedido.
Pouco depois, encontraram o corpo do jovem a boiar na piscina. Os meios de socorro foram rapidamente acionados, tendo-se deslocado ao local uma equipa do INEM e os Bombeiros Voluntários de Tábua. No entanto, apesar das manobras de reanimação, o óbito viria a ser declarado no local.
Segundo familiares estão em cima da mesa dois cenários para a morte trágica. O jovem sofria de epilepsia e poderá ter tido uma convulsão no interior da piscina. Por outro lado, familiares acreditam que poderá ter sido um choque térmico uma vez que minutos antes o jovem estava no jacuzzi da habitação.
Em declarações à Rádio Boa Nova, o comandante da corporação tabuense adiantou que, à chegada dos bombeiros ao local, “o jovem encontrava-se ainda dentro de água”. “Com o auxílio da empregada e da equipa de bombeiros retirámos o jovem da piscina”, contou Rui Leitão, adiantando que a vítima já estava em “paragem cardiorespiratória”.
Duas partes estão empenhadas em conseguir um acordo para que resolva o problema bélico a que Europa assiste há vários anos
|
Extra Sporting: Decorreu, esta sexta feira, dia 16 de maio, a primeira reunião entre as delegações russas e ucranianas desde outubro de 2022. Putin e Zelensky voltam a entrar em diálogo, com o objetivo de chegar a um acordo de paz.
A maior novidade que saiu desta reunião, foi o acordo para a troca de mil prisioneiros de cada lado da barricada. Caso o negócio se efetive, será a maior troca de reféns desde o início do confronto bélico entre a Rússia e a Ucrânia.
Os sinais não são, no entanto, totalmente positivos no que à resolução da guerra. O porta voz da delegação ucraniana afirmou que os pedidos da Rússia são “desligadas da realidade e vão para além de tudo o que foi discutido anteriormente”, disse, citado pela Reuters.
A reunião decorreu na Turquia. A delegação russa ainda não comentou o encontro, mas uma fonte da delegação ucraniana já falou com a imprensa: "Entendemos que, para que qualquer diplomacia tenha resultados, é necessário um cessar-fogo. Um cessar-fogo real, duradouro e bem monitorizado. Também é necessário que haja medidas humanitárias de confiança, como o regresso das crianças ucranianas, dos civis detidos e a troca de prisioneiros de guerra na base do 'tudo por tudo'", explicou.
"Se se verificar que a delegação russa está lá apenas para dar nas vistas e não conseguir obter quaisquer resultados hoje, então todos terão de reagir. Deve haver uma reação forte, incluindo sanções", disse Zelensky, acerca das negociações.
Território nacional pode ficar em stand-by esta sexta-feira! Função Pública promete paralisar educação, saúde, e outros serviços do estado
|
Extra Sporting: A sexta-feira, 16 de maio, promete ser um dia de forte perturbação em todo o país. Os trabalhadores da Administração Pública vão estar em greve e os efeitos poderão ser sentidos de norte a sul, com serviços essenciais como escolas, hospitais, repartições de finanças e conservatórias em risco de paralisação total. A mobilização está a ser convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS), que antecipa uma “adesão em massa”.
Mário Rui, presidente do sindicato, confirmou à agência Lusa que “a greve é nacional, para todos os trabalhadores, independentemente do vínculo e da carreira”. Isto significa que, no setor da educação, estão abrangidos assistentes operacionais, técnicos auxiliares, assistentes técnicos e professores. Já na saúde, poderão aderir médicos, enfermeiros, técnicos auxiliares e assistentes operacionais. Também a Autoridade Tributária e o Instituto dos Registos e do Notariado deverão sofrer grandes impactos.
Segundo o dirigente sindical, os sinais de mobilização são mais fortes do que os verificados na última greve, realizada em fevereiro. Os trabalhadores demonstram maior interesse e procuram ativamente informação sobre os seus direitos, o que indica uma adesão ainda mais significativa desta vez.
O protesto surge como resposta direta à “degradação das condições de trabalho” e à “falta de valorização” dos trabalhadores da função pública. Num comunicado oficial, o STTS denuncia os "fartos de baixos salários, de desvalorização das carreiras, de promessas vazias e de uma gestão que não reconhece a importância dos serviços públicos para a sociedade".
A paralisação terá lugar entre as 00h00 e as 24h00 de sexta-feira, abrangendo todos os trabalhadores ao abrigo do estatuto do sindicato, incluindo carreiras especiais como a Polícia Municipal. O país prepara-se para um dia de grandes constrangimentos. É de relembrar que a CP, esteve também em greve de 7 a 14 de maio, com serviços mínimos bastante reduzidos, o que acabou por afetar bastante o quotidiano dos portugueses.