Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Fev 2024 | 16:57 |
Tom Canton considera que Viktor Gyokeres está 'no ponto' para rumar à Premier League, mais concretamente para o Arsenal. Num artigo de opinião no 'Football London', o jornalista inglês analisou o ponta de lança do Sporting e meteu até Mbappé e Haaland ao barulho.
"Aos 25 anos, Gyokeres está no palco ideal para dar outro salto em competição, e isso vem com uma cláusula de rescisão. No entanto, é um salto significativo tendo em conta aquilo que o Sporting pagou, há menos de um ano", começou por apontar.
"O sueco marcou 27 golos e acrescentou outras 11 assistências à contagem, pelo que tem 38 contribuições para golo em 29 jogos, em todas as provas. São mais 11 do que Erling Haaland, que só fez menos três jogos, mais uma do que Kylian Mbappé e mais duas do que Harry Kane", atirou.
"Ainda que o avançado não fosse a contratação recorde do clube, ao contrário do que aconteceria se avançassem por Victor Osimhen, os 100 milhões de euros de cláusula de rescisão permanece um preço elevado a pagar”, concluiu o repórter sobre a possível aquisição do ponta-de-lança sueco.
Viktor Gyokeres, recorde-se, chegou ao Sporting no início da presente temporada, oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos, sendo que os ingleses ficaram, ainda, com 15% de uma futura mais-valia (os leões podem reduzir esta percentagem para 10%).
Até ao momento, Viktor Gyokeres – avaliado em 45 milhões – leva 29 encontros realizados (2.354 minutos): 19 na Liga Portugal Betclic (1.700), cinco na Liga Europa (323), três na Taça de Portugal (177) e dois na Taça da Liga (154).
Ao todo, o sueco marcou 27 golos e fez 10 assistências, sendo a grande figura da temporada até ao momento. O avançado tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Ao abordar próximos passos do Clube de Alvalade, conhecido adepto leonino deixou apontamento complexo sobre defeso de verão
03 Jun 2026 | 16:26 |
Debatendo o futuro do Sporting - que persegue um central inglês - , André Pinotes Batista acredita que, com base na recente temporada, o Clube tem de continuar a "marchar", começando com mercado de verão não "desbaratado". Contudo, o conhecido adepto verde e branco deixa votos de confiança a Rui Borges e Frederico Varandas.
A. Pinotes Batista: "Ter ativos cobiçados não implica a venda do onze ao desbarato"
"O Sporting tem vários jogadores com mercado. Coisa bem diferente de os ter colocado no mercado. Algumas saídas serão inevitáveis e outras entradas desejáveis, porém, sejamos claros: ter ativos cobiçados não implica a venda do onze ao desbarato", escreveu no seu mais recente texto de opinião, publicado no jornal Record.
Dessa mesma forma, o comentador afeto aos leões frisou: "Os atletas têm contratos, a SAD saúde financeira e a direção a possibilidade de usar as almofadas que construiu para tornar o nosso futebol ainda mais competitivo e resiliente.".
A. Pinotes Batista: "Quem quer competir em todas as frentes tem de somar ao talento em germinação, jogadores feitos, maduros e capazes de impactar logo à chegada"
O deputado reconhece que o esforço por parte do Clube terá de continuar. "O modelo que trouxe o Sporting ao atual patamar merece loas, todavia, o final da época transata revelou algumas dores, próprias do crescimento. Quem quer competir em todas as frentes tem de somar ao talento em germinação, jogadores feitos, maduros e capazes de impactar logo à chegada", destacou, de seguida 'protegendo' o futuro com Rui Borges.
"Parece ser este o rumo da marcha. Não trocar processo por impulso, mas evoluir dentro dele. E, para tal desígnios, Rui Borges não pode ser aprisionado na fatiota de treinador a prazo. Sendo ele o escolhido para a reconstrução, é digno de confiança, margem e proteção.".
A. Pinotes Batista: "Frederico Varandas tem títulos, legitimidade e autoridade moral para operar esta passagem"
Relativamente à capacidade de liderança por parte da direção do Sporting, o conhecido adepto verde e branco acredita que o presidente leonino seja competente. "Frederico Varandas tem títulos, legitimidade e autoridade moral para operar esta passagem. Cometerá um erro crasso se, por ser conhecedor das virtudes do caminho, não entender a necessidade imperiosa de o explicar, mobilizando, com o seu plano, uma massa adepta grata, porém ferida no seu orgulho", concluiu.
Apesar de estar referenciado como uma das promessas da formação leonina, jovem ala de 18 anos não tem continuidade assegurada
03 Jun 2026 | 15:27 |
Apesar de estar referenciado como uma das promessas da formação leonina, Salvador Blopa não tem a continuidade no Sporting totalmente assegurada para a próxima temporada. O jovem ala continua a ser visto com grande potencial pela estrutura verde e branca, mas uma proposta considerada interessante poderá levar o Clube a ponderar um empréstimo ou até uma transferência definitiva durante o mercado de verão.
Ainda assim, segundo o jornal 'Record, para já, o cenário mais provável passa pela permanência em Alvalade. Depois de uma época em que dividiu a sua atividade entre os juniores, a equipa B e o plantel principal, o plano delineado pelo Sporting prevê que o ala continue a evoluir através de uma gestão que inclua minutos tanto na equipa principal como na formação secundária.
A temporada, apesar de algumas lesões, ficou marcada pela estreia de sonho frente ao Alverca, encontro em que respondeu à confiança de Rui Borges com dois golos. Além da qualidade ofensiva que já demonstrou, o jogador de 18 anos destaca-se pela versatilidade, podendo atuar em várias posições nas alas.
A polivalência apresentada é vista como uma mais-valia pelos responsáveis leoninos, mas a definição do seu futuro dependerá também da composição final do plantel principal e das movimentações que o Sporting venha a realizar no mercado.
Esta temporada desportiva, Salvador Blopa somou 28 encontros disputados pelo Sporting: 16 na Segunda Liga pela equipa B, quatro pelos sub-19 na UEFA Youth League e oito no plantel principal. No total, o ala disputou 1.662 minutos, tendo marcado quatro golos e feito três assistências.
Momento cómico de Rui Borges sobre Blopa:
Após fim da temporada com os leões, jogador da formação de Rui Borges viajou até ao seu país de origem para disputar dois encontros
03 Jun 2026 | 13:19 |
Giorgi Kochorashvili, médio da equipa do Sporting, fez partes das escolhas iniciais no empate da Geórgia, em casa, diante da Roménia (1-1), num jogo particular entre duas seleções que não irão marcar presença no Campeonato do Mundo 2026.
A equipa da casa adiantou-se no marcador, no início da segunda parte, com um golo de Kvilitaia (Metz), no entanto, os romenos acabaram por conseguir chegar ao empate, aos 81 minutos, por intermédio do avançado Louis Munteanu (DC United).
Kochorashvili disputou os 90 minutos dentro do terreno de jogo e, antes de ir cumprir o seu período de férias, voltará a jogar pelo seu país na próxima sexta-feira, desta feita, frente à seleção do Bahrai, no Estádio Mikheil Meskhi, na Geórgia.
Depois de ter perdido a Taça de Portugal ao serviço da formação do Sporting, no dia 24 de maio, frente à equipa do Torreense, o número 14 dos leões viajou até à Geórgia para trabalhar sob o comando técnico do francês Willy Sagnol.
Kochorashvili chegou a Alvalade, no início da temporada de 2025/26, proveniente do Levante. No momento da assinatura, ficou acordado um contrato válido até 2030, com uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. Com 26 partidas realizadas na temporada, a sua continuidade no plantel de Rui Borges não vai acontecer.