Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

CRAQUE DO SPORTING CONQUISTA O TETRA, MAS PEDE DESCULPA AOS ADEPTOS PELOS TROFÉUS QUE NÃO VENCEU

Leões do futsal venceram Campeonato Nacional pela quarta consecutiva, algo inédito na modalidade

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting sagrou-se tetracampeã nacional, após bater o Braga por 6-3, este sábado, dia 15 de junho, no Pavilhão João Rocha no terceiro jogo da final do playoff. No final do encontro, Alex Merlim mostrou-se feliz com a conquista, mas pediu desculpa aos adeptos pelos troféus não conquistados esta época.


"Sabíamos que íamos enfrentar uma grande equipa. Durante toda a época ainda não tínhamos conseguido ganhar-lhes. Preparámos esta final de uma forma especial. Todos estão de parabéns. Cheguei cá com 29 anos. Certamente não sou o mesmo Merlim, mas trabalho muito. Tenho que estar sempre ao mais alto nível para estar aqui", começou por dizer.


"Cada ano que passa procuro desfrutar. Isto passa muito rápido. Quero dar um bom exemplo às crianças. Agradeço a Deus por estar aqui a jogar estes jogos. O ano foi bastante difícil, falhámos vários objetivos. É pedir desculpa pelo que falhámos", afirmou o ala do Sporting.


Também Nuno Dias admitiu estar naturalmente "muito feliz" por pertencer a um grupo de "vencedores", que ganhou nove títulos de campeão nos últimos 11 anos, e já faz mira ao pentacampeonato: "Normalmente começamos logo a pensar no que vem a seguir... mas agora é festejar. O objetivo há-de passar pelo penta. Agora é só festejar, foram muitos jogos. Tivemos nas decisões todas. Muito jogo, desgaste, treino, análise... é merecido irmos de férias", disse.

Com esta vitória, os pupilos de Nuno Dias voltam a bater a equipa nortenha e erguem o 19.º título, o quarto de forma consecutiva, e conquistam o inédito tetracampeonato nacional da modalidade. O Sporting fecha assim a temporada com dois títulos conquistados: Campeonato Nacional e Taça da Liga.



Modalidades

“SÓ QUEM VIVE SABE…” – CUMPRIU UMA ÉPOCA NO SPORTING, ESTÁ DE SAÍDA E JÁ TEM DESTINO TRAÇADO

Jogador deixou o Clube de Alvalade depois de apenas uma temporada ao serviço dos leões

Jogador deixou o Sporting depois de apenas uma temporada ao serviço dos leões
Jogador deixou o Sporting depois de apenas uma temporada ao serviço dos leões

  |

Icon Comentário0

Rafa Félix despediu-se do Sporting, na passada quarta-feira, 17 de julho, com uma publicação nas redes sociais, depois de os verdes e brancos já terem anunciado que o jogador não faria parte da equipa de futsal leonina em 2024/25. Agora, o brasileiro irá ser reforço do Riga, mas antes disso, fez questão de deixar uma mensagem nas suas redes sociais dirigida aos leões.


“Obrigado, Sporting. Uma passagem curta, mas muito feliz. E não poderia ser diferente, quando se sonha tanto em chegar aqui. Sem dúvidas, no topo do futsal mundial. E só quem vive isso sabe do que estou falando”, começou por escrever, como legenda de uma publicação no seu Instagram.


“Foi uma época um pouco complicada, onde passei a grande parte me recuperando de uma lesão grave. Mas ainda assim consegui desfrutar de cada momento, e ajudar com oque estava ao meu alcance…trabalhando e sempre com o pensamento de que podia dar mais (assim será sempre)”, continuou, antes de agradecer ao Clube de Alvalade.


“Serei sempre grato pela oportunidade, por tudo que fizeram por mim e pelas pessoas que entraram no meu caminho durante esse ano. Levarei tudo e todos em meu coração que, hoje tem um pedaço verde. Agora, “já”, é hora de encarar novos desafios e ir em busca de novos sonhos. Que é disso que somos movidos! Faça a sua parte e Deus irá te honrar”, concluiu.

Apesar de não ter sido muito utilizado - sendo que esteve metade da época parado por estar a recuperar de lesão - Rafa Félix sagrou-se campeão nacional no inédito tetra conquistado pela turma de Nuno Dias. O brasileiro participou em apenas oito jogos na única temporada que esteve em Alvalade, tendo assinado um total de dois golos com a Listada verde branca.


Confira a publicação:



Modalidades

CRAQUE DO SPORTING QUE PODE ESTAR PRESTES A RUMAR À ARÁBIA É DESTAQUE E MERECE NOVA DISTINÇÃO

Elemento crucial da equipa verde e branca despertou o interesse de alguns emblemas internacionais

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Esta quarta-feira, dia 17 de julho, o Governo de Cabo Verde vai condecorar Pany Varela, atleta de futsal do Sporting, com a Medalha de Mérito Desportivo de segundo grau. O ala, que recentemente foi considerado o melhor jogador da modalidade em 2022,  é natural do Tarrafal, ilha de Santiago, concelho que visitou na passada terça-feira e onde entregou vários materiais desportivos a uma escola da modalidade.


“Esta condecoração visa reconhecer e valorizar os méritos desportivos de Pany, cuja carreira exemplifica os valores do desporto, tanto a nível nacional como internacional, simbolizando a generosidade e a integração da diáspora cabo-verdiana”, explicou o executivo cabo-verdiano em nota de imprensa.


Assim, esta distinção serve como “estímulo e motivação para as gerações futuras”, evidenciando as qualidades pessoais e profissionais, assim como o seu ilustre palmarés, acrescentou. A “dedicação incessante” de Pany ao futsal é, para o Governo cabo-verdiano, uma fonte de inspiração para os mais jovens: “As suas conquistas representam um modelo a ser seguido pelas futuras gerações”, pode ainda ler-se.


O atleta emigrou para Portugal, onde cresceu no futsal, iniciando o seu percurso profissional no Benfica, antes de passar pelo Belenenses, Oliviais e Fundão. Em 2016, rumou ao Sporting. Ao serviço dos verdes e brancos, Pany Varela conquistou já uma panóplia de títulos coletivos: duas UEFA Futsal Champions League, seis Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, quatro Taças da Liga e quatro Taças de Portugal.

Atualmente, o ala continua às ordens de Nuno Dias e mantém-se como uma das principais figuras do Sporting, apesar dos mais recentes rumores que dão conta de que o Al Nassr pretende contar com o jogador na próxima época. Desde 2016/17, o atleta de 35 anos já soma 126 tentos apontados e 80 assistências, em 336 partidas realizadas pela turma verde e branca. O ala português cumpriu a oitava temporada no Clube de Alvalade.



Modalidades

FIM DE CICLO? HISTÓRICO DO SPORTING RESPONDE À LETRA: "NÃO PRECISAMOS DE MOSTRAR NADA A NINGUÉM"

Atleta do Clube de Alvalade não se inibiu ao falar sobre os comentários que foi vendo ao longo da temporada

Alex Merlim fez o balanço da temporada que terminou com o inédito tetra do Sporting
Alex Merlim fez o balanço da temporada que terminou com o inédito tetra do Sporting

  |

Icon Comentário0

Alex Merlim foi um dos rostos da inédita conquista do tetracampeonato nacional de futsal. No seguimento do título, o ala do Clube de Alvalade concedeu uma extensa entrevista ao Jornal Sporting, na qual respondeu ao tão falado "fim de ciclo" da equipa de Nuno Dias.


"Não precisamos de mostrar nada para ninguém. Só precisamos de mostrar a nós mesmos a nossa vontade de continuar a vencer. Tenho esse desejo, quando renovei pelo Sporting foi porque ainda tenho esse 'friozinho na barriga' antes de começar cada jogo e a mentalidade de continuar a competir da melhor maneira possível", respondeu.


"Começámos a época a falhar a Supertaça, num jogo que praticamente estava ganho. Uma equipa do nosso nível não pode falhar num jogo que estávamos a vencer por 3-0. Começámos o Campeonato com um empate, em casa com o Braga, o que podia criar dúvidas para quem está de fora, mas somos seres humanos e temos dias menos bons. Só com uma mente muito positiva, capacidade que o nosso grupo tem, demos a volta por cima. Ganhámos a Taça da Liga, perdemos a Taça de Portugal e a Champions, mas temos consciência da nossa força, do que fazemos no dia-a-dia. No final, ganhámos o tão sonhado e inédito Tetracampeonato. Sinto um alívio enorme", vincou ainda, em balanço de época.


Alex Merlim chegou ao Sporting em 2014/2015, oriundo do Luparense (Itália), desde então, já realizou 372 partidas de leão ao peito, nas quais apontou 190 golos e assistiu por 222 vezes. No seu palmarés, pelos leões, já leva os seguintes títulos: duas UEFA Futsal Champions League, sete Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, cinco Taças de Portugal, cinco Taças da Liga e três Taças de Honra.

Ainda esta temporada, o ala de 37 anos acabou por participar no total de 46 partidas pelos leões: 28 na Liga Placard, oito na Liga dos Campeões da modalidade, cinco na prova rainha, quatro na Taça da Liga e uma na Supertaça.


Assista agora a este golaço de Alex Merlim, craque do Sporting:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


NEGÓCIO FECHADO! VARANDAS EMPRESTA CAMPEÃO PELO SPORTING A CLUBE DA LIGA
Modalidades

NEGÓCIO FECHADO! VARANDAS EMPRESTA CAMPEÃO PELO SPORTING A CLUBE DA LIGA

 

Icon Comentário0
OFICIAL: GOLEADOR DEU NEGA AO BENFICA E VAI SER ADVERSÁRIO DO SPORTING NA LIGA DOS CAMPEÕES
Modalidades

OFICIAL: GOLEADOR DEU NEGA AO BENFICA E VAI SER ADVERSÁRIO DO SPORTING NA LIGA DOS CAMPEÕES

 

Icon Comentário0
GOLEADOR DO SPORTING VAI FREQUENTAR LICENCIATURA EM GESTÃO DO DESPORTO
Modalidades

GOLEADOR DO SPORTING VAI FREQUENTAR LICENCIATURA EM GESTÃO DO DESPORTO

 

Icon Comentário0