
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Francisco Trincão brilhou diante da Dinamarca, ao apontar dois golos decisivos na vitória de Portugal, por 5-2. Nas redes sociais, vários companheiros de equipa no Sporting mostraram carinho pelo 'camisola 17', deixando mensagens a parabenizar o extremo verde e branco.
Franco Israel, Geovany Quenda, Pedro Gonçalves e Iván Fresneda, mostraram-se felizes pela exibição do internacional luso, que, apesar de só ter entrado ao minuto 80, foi a tempo de levar a eliminatória para prolongamento, tendo marcado o golo que permitiu aos comandados de Roberto Martínez colocarem-se na frente da contenda.
Num Exclusivo Leonino, Nuno Gonçalves mostrou-se muito crítico da gestão feita por Roberto Martínez. "Na ótica do Selecionador, Francisco Trincão só deve jogar a partir dos 80 minutos. É uma falta de respeito pelo talento do jogador e não ter a mínima noção do que é que é o real valor do seu momento de forma, que por sinal é excelente".
A brilhar em Alvalade, o objetivo dos leões passa por renovar o contrato de Francisco Trincão, que termina em 2027. Para ajudar na decisão do futebolista - que está praticamente tomada - Frederico Varandas tenciona aumentar o salário do canhoto, bem como oferecer a 'camisola 10', com entrada direta no lote de capitães.
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – já leva nove golos e 12 assistências na conta pessoal, ao longo de 43 encontros, apresentando a melhor temporada da carreira a nível individual. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.721 minutos.
Treinador português conseguiu vitória importante na Taça dos Libertadores e fez revelação insólita no final da partida da prova continental
|
Decorreu, na madrugada de quinta para sexta feira, dia 24 para 25 de abril, o Bolívar - Palmeiras, encontro a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Taça Libertadores. Os brasileiros, comandados por Abel Ferreira, venceram por 3-2. No final do encontro, o treinador português falou de um acordo que tem... com Deus.
A partida não foi fácil para o conjunto de Abel Ferreira, antigo elemento do Sporting. O conjunto brasileiro até começou melhor, e chegou a uma vantagem de 2-0 antes do intervalo, com golos de Flaco Lopez e Estevão. O Bolívar respondeu no início da segunda parte, com bis de Fabio Gomes a empatar a partida. Mas Mauricio, aos 73', voltou a colocar o Palmeiras em vantagem por 3-2, resultado que se iria manter até ao final do encontro.
No final do encontro, Abel Ferreira comentou as incidências da partida, marcada pela altitude a que foi disputada (3,6 mil metros), que aumenta as dificuldades físicas dos jogadores: "Sempre que viemos aqui a preparação foi igual. Já viemos e perdemos. O segredo hoje foram três coisas: sacrifício, esforço dos atletas e inteligência tática dos jogadores".
Prosseguiu, explicando o que partilhou com os elementos da sua equipa: "Disse aos jogadores que iriam sofrer, assim como em Fortaleza. Aqui seria procurar o ar para respirar. Eu subi escadas e estou cansado, imaginem os jogadores. Só quatro clubes brasileiros ganharam aqui".
Por último, falou do que vem aí e de um acordo especial que tem: "Agora temos dois dias para recuperar. Isso é que nos rebenta todos. Por isso temos tantas lesões no futebol brasileiro. Agora é rezar ao nosso Senhor, esse é o pacto que eu tenho, para que ninguém se lesione. Viemos de Fortaleza ficámos sem dois, hoje não sei... Daqui a três dias estamos a competir outra vez. Só peço saúde para mim e para os meus jogadores", rematou Abel Ferreira, depois da vitória no Bolívar - Palmeiras. Já na última partida o treinador tinha feito algumas revelações.
Jogo entre os dois conjuntos espanhóis contou com muitas caras conhecidas no role de suplentes e terminou com a primeira equipa na segunda divisão
|
Jogou-se, na noite da passada quinta feira, dia 24 de abril, o Betis - Real Valladolid, partida a contar para a 33ª jornada da La Liga, primeira divisão do futebol espanhol. O jogo terminou com goleada a favor da equipa de Sevilha, e terminou com os visitantes como a primeira equipa despromovida ao segunda escalão em Espanha.
O jogo contou com várias caras conhecidas dos adeptos do Sporting, do lado do Bétis de Sevilha. A antiga equipa de Rui Silva, atual guardião verde e branco, começou com Hector Bellerin, Guilherme Fernandes e William Carvalho no banco de suplentes. O médio defensivo formado em Alvalade entrou em campo no decorrer da partida.
Em relação ao jogo, começou com equilíbrio aparente. Até foi o Bétis a marcar primeiro, por Rodriguez, aos 17 minutos da partida, mas o Valladolid, conseguiu o empate à passagem do minuto 41, por Chuki. O jogo chegou empatado ao intervalo.
A segunda parte, por outro lado, foi de sentido único. Cucho, aos 64', e Isco, aos 66', deixaram a vantagem do Bétis em 3-1 em apenas dois minutos. Já na reta final da partida, mais dois golos da formação sevilhana: Parraud aos 84' e Ezzalzouli aos 90' carimbaram o resultado final numa goleada de 5-1 para a equipa da casa.
Este resultado deixa o Bétis na quinta posição da La Liga, com 54 pontos. Os sevilhanos ficam, à condição, em posição que garante a qualificação para a Liga dos Campeões do próximo ano (o Villareal tem menos dois pontos e menos uma partida). Já o Valladolid, no último lugar da La Liga, com apenas 16 pontos (menos 14 que a equipa imediatamente acima), vê confirmada uma descida que era, há muito, anunciada.
Equipa verde e branca já fez história esta temporada, ao atingir um registo que nunca tinha sido igualado em 119 anos do emblema de Alvalade
|
24/25 vai ser uma época para a histórica do Sporting, mesmo que os leões acabem por não conseguir conquistar aqueles que são os seus objetivos. Isto porque o Clube já atingiu, ainda antes do fim da época, o seu máximo de atletas utilizados na equipa principal, em todos os 119 anos de vida do emblema verde e branco.
O número serve para dar contexto, mas também para agigantar os feitos conseguidos pela equipa do Sporting esta temporada. São três treinadores diferentes, 11 jogadores da formação, e um total de 38 atletas diferentes utilizados em toda a época, numa formação que, mesmo assim, continua na luta pelos maiores objetivos do ano.
Há duas temporadas que se aproximam muito do registo que o Clube verifica em 24/25. São elas 2012/2013 e 2019/2020. Em ambas essas épocas, o Sporting utilizou um total de 36 atletas, mas com contextos e desfechos muitos diferentes.
Em 12/13, o Sporting teve quatro treinadores diferentes, e mudou de Presidente a meio da temporada. No final do ano, o Clube alcançou a pior classificação de sempre, o sétimo lugar na Liga Portuguesa. Já em 19/20, foram três técnicos, já com Varandas, que foi buscar Ruben Amorim na reta final do campeonato. Nessa ano os leões terminaram em quarto, mas lançaram as fundações para vencer o título no ano seguinte.
Em qualquer uma dessas temporadas, os resultados foram tendencialmente mais negativos do que o que acontece em 24/25, em que o Sporting se mantém na luta pelos maiores objetivos, depois de ter alcançado também a fase pretendida na Liga dos Campeões, e de ter perdido apenas na final da Taça da Liga - um dado que engrandece o trabalho feito por Rui Borges em Alvalade, que já sabe o que é preciso para ficar no Clube.