
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
The Daily Ronaldo
|
O Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, defrontou na passada sexta feira, dia 6 de dezembro, os rivais do Al-Ittihad, em jogo a contar para a décima terceira jornada da Saudi Pro League. A equipa do capitão da seleção nacional perdeu a partida, por 2-1, naquele que foi o último encontro do astro em 2024.
Isto porque, depois do duelo da última sexta feira, o Al-Nassr só volta a entrar em campo em 2025 - o próximo jogo dos sauditas está marcado para dia 9 de janeiro, contra o Al-Okhdood, para o campeonato. Já o próximo jogo da Seleção Nacional apenas vai decorrer no próximo março - encontro frente à Dinamarca de Morten Hjulmand, capitão do Sporting, para a Liga das Nações.
E terminado 2024, é altura de fazer contas e olhar para os números de Cristiano Ronaldo naquele que foi o seu vigésimo terceiro ano como profissional de futebol - longevidade que, só por si, já impressiona. O astro português marcou 43 golos, aos quais juntou sete assistências, num total de 52 jogos realizados para todas as competições entre clube e seleção. Média de praticamente uma contribuição de golo por encontro.
Se vinha com um bom registo goleador na segunda metade da época 23/24, Cristiano Ronaldo não abrandou na primeira metade de 24/25: o artilheiro português leva, apenas esta época, 21 tentos e quatro assistências em 24 jogos por clube e seleção - média superior a uma contribuição por partida.
No capítulo dos golos, Ronaldo vai-se rapidamente aproximando de um dos seus grandes objetivos da carreira: a marca dos 1000 tentos marcados em jogos oficiais. O cinco vezes Bola de Ouro voltou a marcar no último jogo frente ao Al-Ittihad e chegou 916 da sua longa carreira desportiva.
Participação do craque português na prova que conta com novo modelo está em causa por situação que poderá ser contornada pelo presidente norte-americano
|
Muito se tem falado do futuro de Cristiano Ronaldo. O astro português está prestes a terminar o seu contrato com o Al Nassr e existe a possibilidade de renovar com o clube que representa desde janeiro de 2023. Mais recentemente, surgiu uma nova possibilidade para o jogador formado no Sporting: juntar-se ao Al Hilal no final da temporada, a tempo de jogar o Mundial de Clubes da FIFA, o que levanta um outro problema.
Apesar do Al Hilal ser um dos participantes do novo formato do Mundial de Clubes FIFA, disputado nos Estados Unidos, mesmo que se junte aos azuis de Riade, Cristiano Ronaldo pode não participar na competição, isto segundo informações do jornalista do Maisfutebol, Bruno Andrade.
A fonte em causa adianta que "os problemas políticos entre a Arábia Saudita e os Estados Unidos podem também afetar as negociações finais para a participação de Cristiano Ronaldo no Mundial de Clubes”. Ainda assim, o astro português poderá contar com uma ajuda.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, é admirador confesso do trabalho de Cristiano Ronaldo e vê o cinco vezes Bola de Ouro como uma das principais figuras do torneio, caso o jogador chegue mesmo a participar. Assim, o líder máximo americano pode abrir uma exceção e permitir a entrada do astro português e da restante equipa da Arábia Saudita.
Caso o Al Nassr perca Cristiano Ronaldo para o seu rival mais direto, os amarelos de Riade irão ficar sem uma das mais importantes peças do seu futebol. Esta temporada, o capitão da seleção portuguesa é o melhor marcador do campeonato saudita com 23 golos, contando com um total de 33 e quatro assistências para todas as competições.
Ainda com algumas dúvidas sobre o seu futuro, o astro português não esteve com o restante plantel na última sessão de trabalhos
|
O próximo embate do Al Nassr aproxima-se e os amarelos de Riade terão de enfrentar a equipa do Al Tawooun na próxima sexta-feira, no dia 16 de maio. Como tal, o atual terceiro classificado da liga saudita já está em treinos de preparação para o próximo jogo, mas ficou a faltar um jogador na sessão de trabalhos do plantel: Cristiano Ronaldo.
O capitão da seleção portuguesa ficou de fora da mais recente sessão de trabalhos do Al Nassr, com o técnico italiano Stefano Pioli a ter todos os restantes jogadores disponíveis no campo de treinos do clube de Riade, segundo informações avançadas pela imprensa desportiva da Arábia Saudita.
Esta informação é de especial relevância, numa altura em que Cristiano Ronaldo se aproxima do fim do seu contrato no Al Nassr. Apesar de poder continuar a jogar nos amarelos de Riade, o astro português apenas renova caso o clube aceda às exigências impostas pelo próprio e, mais recentemente, fala-se também de uma possível transferência para os rivais do Al Hilal, a tempo de disputar o Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.
Cristiano Ronaldo, na presente temporada 2024/25 do Al Nassr, é a peça mais fundamental do ataque dos amarelos de Riade, somando para todas as competições de clubes 33 golos e quatro assistências em 39 jogos e é, inclusivamente, o melhor marcador do campeonato da Arábia Saudita.
Como referido, esta sessão de treinos do Al Nassr visa a preparação do seu próximo jogo, onde terão como adversário a equipa do Al Taawoun, em jogo a contar para a 32.ª jornada da liga saudita, que será disputado na próxima sexta-feira, dia 16 de maio, às 19 horas de Portugal continental.
Personalidade que já passou pelo Clube de Alvalade prefere continuar na Europa e declina mesmo as propostas megalómanas da Arábia Saudita
|
A liga de Cristiano Ronaldo é uma das que oferece melhores condições económicas, através de contratos megalómanos e benefícios fiscais. Com essa informação em mente, muitos foram os jogadores e treinadores que abraçaram projetos no campeonato da Arábia Saudita, mas nem todos se deixam cair na tentação dos salários milionários, sendo Marco Silva o mais recente exemplo disso.
O técnico de 47 anos era um dos técnicos preferidos para suceder a Jorge Jesus na equipa do Al Hilal e, segundo informações avançadas pelo portal desportivo TalkSport, o treinador do Fulham estava mesmo em negociações com o clube da Arábia Saudita. Após receber um ultimato, o português informou o clube que prefere prosseguir a sua carreira na Europa.
Outra opção para ser o novo técnico do Al Hilal é Simone Inzaghi. O técnico italiano está a fazer uma brilhante época ao serviço do Inter de Milão, tendo mesmo atingido a final da Liga dos Campeões, mas também ele já informou os azuis de Riade que prefere continuar a treinar no futebol europeu.
Com os seus dois principais alvos para comandar o plantel, o Al Hilal pode decidir-se por empregar outro técnico português, segundo informações também avançadas pelo TalkSport. O interesse mais recente é em Nuno Espírito Santo, que ao serviço do Nottingham Forest tem sido a revelação da Premier League desta temporada, podendo terminar a competição em lugares de futebol europeu.
Apesar de não querer sair para a Arábia Saudita, o futuro de Marco Silva no Fulham também não está garantido. O treinador português de 47 anos despertou o interesse do Tottenham, que pode vir a contratar o ex-Sporting caso Ante Postecoglou não vença a final da Liga Europa, contra o Manchester United de Ruben Amorim.