Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Aos 22 anos, Gonçalo Inácio está a aprimorar-se cada vez mais e continua a chamar à atenção dos tubarões europeus. O pupilo de Rúben Amorim, que vem sendo uma das peças-chave do plantel leonino, é já uma referência em Alcochete e a qualidade de passe que sempre foi uma das suas maiores virtudes como defesa central continua a ser melhorada.
Segundo os dados apresentados pelo CIES, percebe-se que o internacional português é o jogador do plantel de Amorim no Sporting com mais jogos (32) e minutos (2.454’), sendo atualmente o líder de passes na Liga (1.512) e na Liga Europa (501), em ambos os casos com uma eficácia a rondar os 90%.
Este registo é ainda mais impressionante quando se considera que o jogador gosta de assumir riscos, sendo que no campeonato tem o recorde de 202 passes para o último terço. A sua inclinação ofensiva também é evidenciada pela baixa percentagem de passes para trás, que é de 2,4%, segundo pesquisa do Observatório do Futebol/CIES, a qual inclui os centrais com menos de 23 anos nas 15 principais ligas europeias.
Gonçalo Inácio não só está mais eficaz no passe, como também tem aprimorado o seu sentido posicional e o jogo de cabeça, tanto a defender como a atacar. O jovem já igualou os três golos marcados na época passada e tem sido uma opção fiável quando Coates não joga.
O esquema tático de Rúben Amorim ganha outra dinâmica com a construção desde trás, e, neste aspeto, o treinador não tem razões de queixa. Com Gonçalo Inácio, Diomande, Quaresma, Coates e St. Juste, o plantel apresenta um conjunto de defesas tecnicamente talentosos capazes de desequilibrar com relativa facilidade.