Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Nov 2025 | 14:50 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Alverca, esta sexta-feira, dia 7 de novembro. O encontro está marcado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio de São Miguel. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, incluindo a resposta a Roberto Martínez.
Que análise faz ao Santa Clara, uma equipa que manteve a base da época passada?
"É uma equipa madura, que se conhece bem. É uma equipa muito bem organizada, o Vasco [Matos] está a fazer um bom trabalho. É uma equipa que dificulta muito a vida a qualquer adversário. Na época passada tivemos dificuldades em todos os jogos com ele [três partidas]. Tem mudado algumas dinâmicas no seu sistema inicial em relação ao que fazia. Mas é uma equipa que tem menos um golo sofrido do que na mesma altura em 2024/25. Isto dita muito aquilo que é o Santa Clara. Vamos ter muitas dificuldades. Jogar nos Açores é sempre muito difícil; sabemos disso. Temos de estar preparados para essa exigência. É continuarmos a ser o que temos sido. É um jogo difícil."
Acabou de sair a convocatória da Seleção Nacional, que contem quatro jogadores do Sporting. Como reage? Preferia que ficassem cá a 'descansar'? Como está o processo de recuperação de Fresneda?
"A chamada dos dos quatro é natural, pelo momento deles. O Rui [Silva] fez um grande jogo, o [Gonçalo] Inácio tem crescido imenso, está muito mais líder. Pelo que têm feito era expectável. Descansar? Não olho dessa forma, Quenda também podia estar. O Simões também está numa fase boa, tem demonstrado essa qualidade. Acredito que estejam a bater à porta e há de chegar o dia deles. Fresneda? Está num processo de reabilitação, vamos ver qual será o tempo estimado".
O Morita está em final de contrato. Isso contribui para a ascensão de João Simões?
"Pendo que naquilo que foi a época em si o João Simões contava como solução; contava como jogador da equipa principal. Continua a ser válido. Está num bom momento individual bom. É natural a ascensão dele. Não tem a ver com a idade, mas com a capacidade de se mostrar. Morita? Quisemos contar com ele da mesma forma, continuamos a acreditar que será um jogador importante porque tudo o que dá, é importante para o grupo em termos de qualidade técnica e humana. Naquilo que foi o perguntar pela época estava identificado como importante".
A semana foi marcada pela polémica em torno da arbitragem. Farioli colou-se à linha do FC Porto, em que aponta erros de arbitragem. Isto condiciona a arbitragem dos jogos do Sporting? Como está a equipa fisicamente para este encontro? Pondera mexer muito?
"Nem me vou estar a alongar muito sobre esse tema, vou remeter para o comunicado do Sporting. Deixar para quem manda e toma decisões. Vou focar-me no que posso controlar. Não vou estar focado nesse tema. A equipa tem dado uma resposta muito boa em termos físicos, temos crescido. Acho que estão motivados, têm noção da exigência. Sabem da dificuldade que tivemos frente ao Santa Clara. É uma equipa bem organizada e com muita qualidade, com dinâmicas próprias. Temos de estar cientes disso. Têm de estar focados apenas e só no jogo com o Santa Clara porque é natural que o foco foge, também por estamos em ano de Mundial, para as seleções. Mas acredito que a equipa vá dar uma boa resposta".
Já viveu muita coisa no futebol. O que levou à denuncia do árbitro? Acha que mais situações devem ser denunciadas? Santa Clara tem tantas vitórias como derrotas e empates, o que causa dificuldades acrescidas?
"Como já disse o Santa Clara é uma boa equipa. Não me foco muito nisso. Têm menos um golo sofrido do que na época passada. Dita a sua qualidade. O campeonato está mais competitivo, tem mais qualidade. Penso que o Santa Clara pode ter um outro jogador que não esteja no seu melhor momento. Mas a sua base é da época passada. Mérito do treinador. Gosto porque gosto de ser muito competitivo. Vamos defrontar uma equipa assim, competitiva e intensa. Queremos fazer um grande jogo. Arbitragem? Não vou entrar esse tema. Estamos em 2025. Acredito que as coisas serão resolvidas como devem ser, dentro de quem manda".
Como está o processo de recuperação de Nuno Santos? O seu regresso vai implicar a saída de alguém em janeiro, por exemplo Matheus Reis, que está em final de contrato?
"Tomara eu que ele esteja a cem por cento para o treinador. É uma lesão difícil, é um autêntico guerreiro, tem melhorado imenso. É isso que vou vendo. Acredito que está melhor e cada vez mais perto. Está nesse caminho. Oxalá que me dê mais dores de cabeça em janeiro, mas não está prevista qualquer saída devido a esse tema".
Diomande não tem sido convocado para a seleção da Costa do Marfim, se ele falhar a CAN ficaria feliz?
"Se ficar aqui melhor para nós. Mexe sempre com os jogadores, as grandes competições. Acredito que também mexa, que quererá representar a sua seleção. Acredito que poderá ficar triste se não for, não falei com ele sobre. Se ficar é mais uma solução. Mas se ficar triste também mexe comigo porque gosto muito deles. Ficarei feliz e triste, por assim dizer".
Carlos Forbs, que tem sido suplente de Quenda nos sub-21, foi chamado para a seleção principal de Portugal. Não acha que é uma injustiça para Quenda?
"Todos nós fazíamos uma seleção e um onze, não vou estar a falar de justiça ou injustiça. Acredito sempre que são as melhores. Todos vocês, se estivessem no meu lugar, fariam um onze diferente. O treinador é que está a perceber a estratégia, temos de respeitar, o Quenda percebe isso. O João Simões é igual. São miúdos com 18 anos. Calma, ainda têm de crescer. O Quenda percebe isso e tem de respeitar. Está no crescimento dele, tem 18 anos, não nos podemos esquecer disso. Às vezes é bom chamá-los à terra, não criar esse ego e essa expectativa demasiado alta porque não os vai ajudar de certeza absoluta. Claro que ficarei feliz quando o Quenda for chamado à seleção principal. Agora, feliz também por ele ser chamado aos sub-21".
Luis Suárez ainda pregou um 'susto', mas acabou por garantir um ponto na caminhada dos verdes e brancos pelo tricampeonato
09 Fev 2026 | 22:53 |
O Sporting empatou com o Porto por 1-1, esta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, em jogo a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois da vitória no prolongamento frente ao AFS, para a Taça de Portugal, os leões acusaram cansaço, mas conseguiram resgatar um ponto na visita ao líder do campeonato no último lance do encontro.
A jogar no Estádio do Dragão, a primeira parte foi bastante dividida, mas com um ligeiro ascendente para os leões nos primeiros dez minutos. O Porto acabou por equilibrar, mas foram praticamente nulas as oportunidades de golo para ambos os lados, em 45' de muitas faltas e duelos individuais.
Na segunda parte, a toada manteve-se até aos últimos 15 minutos. O Sporting começou a descer linhas e o Porto aproveitou para chegar à vantagem através de Seko Fofana (77'). Graças a uma bola recuperada de Borja sobre Morten Hjulmand, a bola chegou à área onde Rodrigo Mora cruzou ao segundo poste - Gul e Alberto Costa remataram contra a defesa dos leões e, à terceira tentativa, o estreante dos dragões chegou ao golo. A turma leonina pressionou alto e o empate chegou nos descontos, depois de grande penalidade defendida por Diogo Costa, Luis Suárez marca na recarga (90'+10).
Com este empate – o quinto em 36 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 52 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (56) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 49.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Golo de Luis Suárez (1-1):
Jogador tem sido destaque na turma de Rui Borges e há quem fale sobre a sua versatilidade posicional ao longo dos tempos de futebol
09 Fev 2026 | 18:12 |
Luís Guilherme continua a dar passos firmes no Sporting e a afirmar-se como uma solução versátil no setor ofensivo. O jovem extremo, que marcou diante do AFS, tem um percurso marcado pela adaptação posicional desde muito cedo, algo que já vinha dos tempos de formação no Palmeiras, clube onde começou a despertar atenções ainda com apenas 16 anos.
"Luís Guilherme foi modificado pelo Abel Ferreira já no plantel profissional"
“O Luís Guilherme era camisa 10 até aos sub-20 do Palmeiras. Ele foi modificado pelo Abel Ferreira já no plantel profissional para jogar mais aberto pela direita, para fletir e chutar, porque tem a finalização de fora como uma das principais características", recordou Eduardo Rodrigues, jornalista do Globo Esporte, ao jornal A Bola.
"Até fez um golo parecido com o aquele ao Aves SAD na Taça de Portugal na Libertadores, só que mais longe, na casa do Independiente Del Valle”, disse o jornalista brasileiro, que segue há anos o verdão, das camadas jovens à equipa profissional.
"Ele tem um desempenho muito superior ainda como 10 do que como ponta"
“Ele tem um desempenho muito superior ainda como 10 do que como ponta, não só à esquerda, onde não é tão determinante, mas até mesmo à direita, onde já rende muito bem”, concluiu Eduardo Rodrigues, identificando em Luís Guilherme o papel onde melhor consegue influenciar o jogo.
No Palmeiras, a presença de Raphael Veiga como organizador limitou o espaço de Luís Guilherme nessa zona central, levando Abel Ferreira a projetá-lo a partir das alas. No Sporting - que recebe agradecimento - , essa formação reflete-se no jogador, que em recente encontro frente ao AFS, foi capaz de dar soluções diferentes ao ataque leonino.
Estando o Clássico a poucas horas de começar, este respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, a concretização do mesmo pode ser incerta
09 Fev 2026 | 16:49 |
A poucas horas do Porto - Sporting, respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Estádio do Dragão está envolto em espesso manto de nevoeiro e com chuva persistente. A realização do Clássico pode estar em causa face aos alertas meteorológicos previstos a partir da noite desta segunda-feira.
No caso de, às 20h45, não estarem reunidas condições para que a partida se inicie, o regulamento de competições da Liga aponta a que o jogo "se inicie ou se conclua, este realizar-se-á ou completar-se-á no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes". Isto salvo se "ambos os clubes acordem a respetiva realização ou conclusão em outra data, respeitados os limites referidos nos n.º 2 a 4 do artigo 42.º e o façam consignar no relatório de jogo".
Significa isto que o jogo ou se realiza nas 30 horas seguintes ou então, "mediante requerimento dos clubes intervenientes, a Liga Portugal autoriza que o jogo adiado se realize dentro das quatro semanas seguintes". Para isto é preciso que não seja um jogo das últimas seis jornadas (que não é) e que "a Comissão Permanente de Calendários se pronuncie em sentido favorável".
De referir ainda neste sentido que a Proteção Civil decretou alerta amarelo de chuva entre a meia-noite e as 6 horas da manhã e laranja entre as 6 da manhã e as 18 horas para esta terça-feira no distrito do Porto. No mesmo sentido, o tal manto denso de nevoeiro estende-se por toda a zona ribeirinha da cidade numa área bastante extensa o que face ao clima que está previsto causa motivo para alarme.
Recorde-se que, por enquanto, o Sporting - incomodado antes do Clássico - tem encontro marcado para as 20h45, diante da formação orientada por Francesco Farioli, no Estádio do Dragão. O provável verde e branco é constituído por: Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Francisco Trincão, Pote e Luis Suárez.