Futebol
Luis Suárez está a viver pior fase da época pelo Sporting, mas pode bater Gyökeres
23 Abr 2026 | 15:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Nov 2025 | 14:50 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Alverca, esta sexta-feira, dia 7 de novembro. O encontro está marcado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio de São Miguel. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, incluindo a resposta a Roberto Martínez.
Que análise faz ao Santa Clara, uma equipa que manteve a base da época passada?
"É uma equipa madura, que se conhece bem. É uma equipa muito bem organizada, o Vasco [Matos] está a fazer um bom trabalho. É uma equipa que dificulta muito a vida a qualquer adversário. Na época passada tivemos dificuldades em todos os jogos com ele [três partidas]. Tem mudado algumas dinâmicas no seu sistema inicial em relação ao que fazia. Mas é uma equipa que tem menos um golo sofrido do que na mesma altura em 2024/25. Isto dita muito aquilo que é o Santa Clara. Vamos ter muitas dificuldades. Jogar nos Açores é sempre muito difícil; sabemos disso. Temos de estar preparados para essa exigência. É continuarmos a ser o que temos sido. É um jogo difícil."
Acabou de sair a convocatória da Seleção Nacional, que contem quatro jogadores do Sporting. Como reage? Preferia que ficassem cá a 'descansar'? Como está o processo de recuperação de Fresneda?
"A chamada dos dos quatro é natural, pelo momento deles. O Rui [Silva] fez um grande jogo, o [Gonçalo] Inácio tem crescido imenso, está muito mais líder. Pelo que têm feito era expectável. Descansar? Não olho dessa forma, Quenda também podia estar. O Simões também está numa fase boa, tem demonstrado essa qualidade. Acredito que estejam a bater à porta e há de chegar o dia deles. Fresneda? Está num processo de reabilitação, vamos ver qual será o tempo estimado".
O Morita está em final de contrato. Isso contribui para a ascensão de João Simões?
"Pendo que naquilo que foi a época em si o João Simões contava como solução; contava como jogador da equipa principal. Continua a ser válido. Está num bom momento individual bom. É natural a ascensão dele. Não tem a ver com a idade, mas com a capacidade de se mostrar. Morita? Quisemos contar com ele da mesma forma, continuamos a acreditar que será um jogador importante porque tudo o que dá, é importante para o grupo em termos de qualidade técnica e humana. Naquilo que foi o perguntar pela época estava identificado como importante".
A semana foi marcada pela polémica em torno da arbitragem. Farioli colou-se à linha do FC Porto, em que aponta erros de arbitragem. Isto condiciona a arbitragem dos jogos do Sporting? Como está a equipa fisicamente para este encontro? Pondera mexer muito?
"Nem me vou estar a alongar muito sobre esse tema, vou remeter para o comunicado do Sporting. Deixar para quem manda e toma decisões. Vou focar-me no que posso controlar. Não vou estar focado nesse tema. A equipa tem dado uma resposta muito boa em termos físicos, temos crescido. Acho que estão motivados, têm noção da exigência. Sabem da dificuldade que tivemos frente ao Santa Clara. É uma equipa bem organizada e com muita qualidade, com dinâmicas próprias. Temos de estar cientes disso. Têm de estar focados apenas e só no jogo com o Santa Clara porque é natural que o foco foge, também por estamos em ano de Mundial, para as seleções. Mas acredito que a equipa vá dar uma boa resposta".
Já viveu muita coisa no futebol. O que levou à denuncia do árbitro? Acha que mais situações devem ser denunciadas? Santa Clara tem tantas vitórias como derrotas e empates, o que causa dificuldades acrescidas?
"Como já disse o Santa Clara é uma boa equipa. Não me foco muito nisso. Têm menos um golo sofrido do que na época passada. Dita a sua qualidade. O campeonato está mais competitivo, tem mais qualidade. Penso que o Santa Clara pode ter um outro jogador que não esteja no seu melhor momento. Mas a sua base é da época passada. Mérito do treinador. Gosto porque gosto de ser muito competitivo. Vamos defrontar uma equipa assim, competitiva e intensa. Queremos fazer um grande jogo. Arbitragem? Não vou entrar esse tema. Estamos em 2025. Acredito que as coisas serão resolvidas como devem ser, dentro de quem manda".
Como está o processo de recuperação de Nuno Santos? O seu regresso vai implicar a saída de alguém em janeiro, por exemplo Matheus Reis, que está em final de contrato?
"Tomara eu que ele esteja a cem por cento para o treinador. É uma lesão difícil, é um autêntico guerreiro, tem melhorado imenso. É isso que vou vendo. Acredito que está melhor e cada vez mais perto. Está nesse caminho. Oxalá que me dê mais dores de cabeça em janeiro, mas não está prevista qualquer saída devido a esse tema".
Diomande não tem sido convocado para a seleção da Costa do Marfim, se ele falhar a CAN ficaria feliz?
"Se ficar aqui melhor para nós. Mexe sempre com os jogadores, as grandes competições. Acredito que também mexa, que quererá representar a sua seleção. Acredito que poderá ficar triste se não for, não falei com ele sobre. Se ficar é mais uma solução. Mas se ficar triste também mexe comigo porque gosto muito deles. Ficarei feliz e triste, por assim dizer".
Carlos Forbs, que tem sido suplente de Quenda nos sub-21, foi chamado para a seleção principal de Portugal. Não acha que é uma injustiça para Quenda?
"Todos nós fazíamos uma seleção e um onze, não vou estar a falar de justiça ou injustiça. Acredito sempre que são as melhores. Todos vocês, se estivessem no meu lugar, fariam um onze diferente. O treinador é que está a perceber a estratégia, temos de respeitar, o Quenda percebe isso. O João Simões é igual. São miúdos com 18 anos. Calma, ainda têm de crescer. O Quenda percebe isso e tem de respeitar. Está no crescimento dele, tem 18 anos, não nos podemos esquecer disso. Às vezes é bom chamá-los à terra, não criar esse ego e essa expectativa demasiado alta porque não os vai ajudar de certeza absoluta. Claro que ficarei feliz quando o Quenda for chamado à seleção principal. Agora, feliz também por ele ser chamado aos sub-21".
Empate entre leões e dragões continua a dar que falar e há declarações de um antigo líder leonino que estão a incendiar o futebol português
23 Abr 2026 | 17:58 |
Sousa Cintra não escondeu a revolta após o empate a zeros entre o Sporting e o Porto, no Estádio do Dragão, que valeu aos leões o apuramento para a final da Taça de Portugal. "O que se passou ontem foi tanta violência, tanta pancadaria… Aquilo não é nada de futebol, parecia-me uma guerra campal", disparou, em entrevista à Rádio Renascença.
Sousa Cintra: "Houve um massacre"
O antigo Presidente leonino lamentou ainda as consequências físicas do encontro, sublinhando que "os jogadores ficaram lesionados" e que "houve um massacre". Apesar do cenário, destacou a capacidade da equipa. "O Sporting é uma boa equipa e tem alternativas".
Ainda assim, Sousa Cintra deixou claro que este feito não chega para classificar a temporada como positiva. "Positiva era se o Sporting ganhasse o campeonato, isso é que era uma época positiva. Ganhar alguma coisa é sempre alguma coisa… ganhar a Taça de Portugal sempre é mais importante do que não ganhar nada", afirmou.
O empresário fez também referência ao percurso europeu e ao impacto financeiro. "Embora já tenhamos estado muito bem na Liga dos Campeões. Mesmo para a parte financeira do Sporting, é muito bom. A parte económica conta muito, e aí o Sporting teve um comportamento exemplar", justificou.
Por fim, deixou elogios ao grupo e à estrutura. "O Sporting está muito bem, tem jogadores de grande categoria, com grande classe, comprometidos com o clube". Destacou ainda "um ambiente familiar muito bom no balneário" e reforçou: "O futebol português precisa de clubes com a dinâmica do Sporting e com o comportamento ético que o Sporting tem, em todos os momentos", concluiu.
Capitão do Clube de Alvalade teve de ser assistido e substituído no decorrer da partida da Taça de Portugal e notícias não são nada boas
23 Abr 2026 | 17:53 |
Última hora! O Sporting vai avançar com uma participação disciplinar junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra Gabri Veiga, na sequência do lance ocorrido aos 14 minutos do Clássico frente ao Porto.
Vale lembrar que o médio espanhol dos dragões pisou Morten Hjulmand, acabando por lesionar o capitão dos verdes e brancos, que ainda continuou em campo, mas viria a ser substituído por Daniel Bragança no arranque da segunda parte.
De acordo com o jornal Record, o internacional dinamarquês, de 26 anos, sofreu uma lesão grave no tornozelo direito, podendo falhar o restante da temporada. O cenário, ainda sujeito a reavaliação - com o jogador já a ter realizado exames iniciais - aponta para ausência nos cinco jogos que faltam na Liga, bem como na final da Taça de Portugal, agendada para 24 de maio, no Jamor.
Refira-se que o lance em questão não foi alvo de qualquer sanção disciplinar durante o encontro entre Sporting e Porto, nem por parte do árbitro principal Miguel Nogueira, nem do VAR, que foi liderado por João Malheiro Pinto.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 45 milhões de euros – participou em 43 partidas: 26 na Liga Portugal Betclic, dez na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 3.823 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez seis assistências.
Britânicos consideram que esta poderá ser uma boa oportunidade para o técnico português para voltar a treinar um clube da liga inglesa
23 Abr 2026 | 16:11 |
Ruben Amorim, ex-treinador do Sporting, pode estar próximo de regressar ao ativo, logo na Premier League, depois de, no passado dia 5 de janeiro, ter sido despedido do comando técnico do Manchester United. O timoneiro português não resistiu aos maus resultados conquistados no final da época transata e no início da presente temporada.
De acordo com as informações adiantadas pelo portal britâncio TEAMtalk, esta quarta-feira, o nome do técnico português terá sido sugerido ao Crystal Palace, clube que procura um novo treinador, depois de ter feito saber que o atual, Oliver Glasner, não se irá meter no cargo para a época de 2026/2027.
Assim, a decisão recai nas mãos do presidente da formação londrina, Steve Parish, que terá uma lista com vários outros técnicos, como Frank Lampard, do Conventry City, Andoni Iraola, do Bournemouth, Thomas Frank, ex-Brentford ou Robbie Keane, ex-Tottenham.
Os londrinos ocupam atualmente o 13.º lugar do campeonato inglês, com 43 pontos conquistados, menos cinco do que Chelsea, a última equipa em classificação para a Europa e, mais 12 que Tottenham, conjunto que se encontra imediatamente abaixo da “linha de água”.
Desta forma, esta poderá ser a oportunidade para o ex Sporting regressar ao ativo e voltar ao comando técnico de uma equipa da Premier League. Recorde-se que o técnico já tinha sido apontado ao comando de outras equipas do campeonato inglês. Ruben Amorim conta com 310 jogos enquanto treinador, sendo o último deles uma partida disputada contra o Leeds no início de janeiro.
Luis Suárez está a viver pior fase da época pelo Sporting, mas pode bater Gyökeres
23 Abr 2026 | 15:27