Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Nov 2025 | 14:50 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Alverca, esta sexta-feira, dia 7 de novembro. O encontro está marcado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio de São Miguel. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, incluindo a resposta a Roberto Martínez.
Que análise faz ao Santa Clara, uma equipa que manteve a base da época passada?
"É uma equipa madura, que se conhece bem. É uma equipa muito bem organizada, o Vasco [Matos] está a fazer um bom trabalho. É uma equipa que dificulta muito a vida a qualquer adversário. Na época passada tivemos dificuldades em todos os jogos com ele [três partidas]. Tem mudado algumas dinâmicas no seu sistema inicial em relação ao que fazia. Mas é uma equipa que tem menos um golo sofrido do que na mesma altura em 2024/25. Isto dita muito aquilo que é o Santa Clara. Vamos ter muitas dificuldades. Jogar nos Açores é sempre muito difícil; sabemos disso. Temos de estar preparados para essa exigência. É continuarmos a ser o que temos sido. É um jogo difícil."
Acabou de sair a convocatória da Seleção Nacional, que contem quatro jogadores do Sporting. Como reage? Preferia que ficassem cá a 'descansar'? Como está o processo de recuperação de Fresneda?
"A chamada dos dos quatro é natural, pelo momento deles. O Rui [Silva] fez um grande jogo, o [Gonçalo] Inácio tem crescido imenso, está muito mais líder. Pelo que têm feito era expectável. Descansar? Não olho dessa forma, Quenda também podia estar. O Simões também está numa fase boa, tem demonstrado essa qualidade. Acredito que estejam a bater à porta e há de chegar o dia deles. Fresneda? Está num processo de reabilitação, vamos ver qual será o tempo estimado".
O Morita está em final de contrato. Isso contribui para a ascensão de João Simões?
"Pendo que naquilo que foi a época em si o João Simões contava como solução; contava como jogador da equipa principal. Continua a ser válido. Está num bom momento individual bom. É natural a ascensão dele. Não tem a ver com a idade, mas com a capacidade de se mostrar. Morita? Quisemos contar com ele da mesma forma, continuamos a acreditar que será um jogador importante porque tudo o que dá, é importante para o grupo em termos de qualidade técnica e humana. Naquilo que foi o perguntar pela época estava identificado como importante".
A semana foi marcada pela polémica em torno da arbitragem. Farioli colou-se à linha do FC Porto, em que aponta erros de arbitragem. Isto condiciona a arbitragem dos jogos do Sporting? Como está a equipa fisicamente para este encontro? Pondera mexer muito?
"Nem me vou estar a alongar muito sobre esse tema, vou remeter para o comunicado do Sporting. Deixar para quem manda e toma decisões. Vou focar-me no que posso controlar. Não vou estar focado nesse tema. A equipa tem dado uma resposta muito boa em termos físicos, temos crescido. Acho que estão motivados, têm noção da exigência. Sabem da dificuldade que tivemos frente ao Santa Clara. É uma equipa bem organizada e com muita qualidade, com dinâmicas próprias. Temos de estar cientes disso. Têm de estar focados apenas e só no jogo com o Santa Clara porque é natural que o foco foge, também por estamos em ano de Mundial, para as seleções. Mas acredito que a equipa vá dar uma boa resposta".
Já viveu muita coisa no futebol. O que levou à denuncia do árbitro? Acha que mais situações devem ser denunciadas? Santa Clara tem tantas vitórias como derrotas e empates, o que causa dificuldades acrescidas?
"Como já disse o Santa Clara é uma boa equipa. Não me foco muito nisso. Têm menos um golo sofrido do que na época passada. Dita a sua qualidade. O campeonato está mais competitivo, tem mais qualidade. Penso que o Santa Clara pode ter um outro jogador que não esteja no seu melhor momento. Mas a sua base é da época passada. Mérito do treinador. Gosto porque gosto de ser muito competitivo. Vamos defrontar uma equipa assim, competitiva e intensa. Queremos fazer um grande jogo. Arbitragem? Não vou entrar esse tema. Estamos em 2025. Acredito que as coisas serão resolvidas como devem ser, dentro de quem manda".
Como está o processo de recuperação de Nuno Santos? O seu regresso vai implicar a saída de alguém em janeiro, por exemplo Matheus Reis, que está em final de contrato?
"Tomara eu que ele esteja a cem por cento para o treinador. É uma lesão difícil, é um autêntico guerreiro, tem melhorado imenso. É isso que vou vendo. Acredito que está melhor e cada vez mais perto. Está nesse caminho. Oxalá que me dê mais dores de cabeça em janeiro, mas não está prevista qualquer saída devido a esse tema".
Diomande não tem sido convocado para a seleção da Costa do Marfim, se ele falhar a CAN ficaria feliz?
"Se ficar aqui melhor para nós. Mexe sempre com os jogadores, as grandes competições. Acredito que também mexa, que quererá representar a sua seleção. Acredito que poderá ficar triste se não for, não falei com ele sobre. Se ficar é mais uma solução. Mas se ficar triste também mexe comigo porque gosto muito deles. Ficarei feliz e triste, por assim dizer".
Carlos Forbs, que tem sido suplente de Quenda nos sub-21, foi chamado para a seleção principal de Portugal. Não acha que é uma injustiça para Quenda?
"Todos nós fazíamos uma seleção e um onze, não vou estar a falar de justiça ou injustiça. Acredito sempre que são as melhores. Todos vocês, se estivessem no meu lugar, fariam um onze diferente. O treinador é que está a perceber a estratégia, temos de respeitar, o Quenda percebe isso. O João Simões é igual. São miúdos com 18 anos. Calma, ainda têm de crescer. O Quenda percebe isso e tem de respeitar. Está no crescimento dele, tem 18 anos, não nos podemos esquecer disso. Às vezes é bom chamá-los à terra, não criar esse ego e essa expectativa demasiado alta porque não os vai ajudar de certeza absoluta. Claro que ficarei feliz quando o Quenda for chamado à seleção principal. Agora, feliz também por ele ser chamado aos sub-21".
Direção dos verdes e brancos está satisfeita com a postura e trabalho demonstrado por figura-chave dos leões e está a equacionar a possibilidade
07 Nov 2025 | 14:07 |
Frederico Varandas quer dar uma chapada de luva branca aos críticos e tem como intenção renovar com Rui Borges. A Direção do Sporting está agradada com o serviço prestado pelo treinador dos leões e encontra-se a equacionar esta possibilidade, sabe o Leonino.
Apesar de ser uma ideia que já rondava nos escritórios de Alvalade, o recente assédio do Wolverhampton poderá acabar por 'acelerar' este processo, uma vez que Rui Borges também está feliz no Sporting, como o próprio comunicou publicamente, o que deverá facilitar este dossiê.
Aquando da sua chegada à equipa leonina, para substituir Ruben Amorim, o técnico de Mirandela assinou um contrato válido até ao final de 2026. No entanto, este tinha mais uma época de opção que, com a conquista do bicampeonato nacional, terá sido ativada automaticamente, pois era uma cláusula incluída no seu vínculo. No entanto, mesmo que desta forma Rui Borges esteja ligado ao Sporting até 2026/27, os leões podem vir a levá-lo mais além - o que incluirá, naturalmente, um aumento salarial.
Ao todo, desde que assumiu o comando técnico do Sporting em dezembro de 2024, oriundo do Vitória de Guimarães, na sequência do despedimento de João Pereira, Rui Borges leva 46 encontros pelo Clube de Alvalade, contabilizando 30 vitórias, 11 empates e cinco derrotas, nos quais conquistou dois títulos.
Enquanto isso, Rui Borges mantém-se concentrado em preparar a sua equipa para a deslocação aos Açores. O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Leões e açorianos disputam 11.ª jornada do Campeonato Nacional já no próximo sábado, dia 7 de novembro, com apito inicial às 20h30
07 Nov 2025 | 14:00 |
Rui Silva, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e Hidemasa Morita; Geny Catamo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a 11.ª jornada do Campeonato Nacional.
O treinador dos leões vai manter a mesma dupla de centrais das últimas partidas, uma vez que Zeno Debast continua indisponível. No que toca aos corredores, aí é que se deverá ver uma alteração: Quaresma entra para o lugar de Georgios Vagiannidis enquanto, do outro lado, se manterá Maxi. Rui Silva continua a ser dono e senhor da baliza.
No miolo, Morten Hjulmand deverá fazer dupla com Hidemasa Morita, com João Simões a regressar ao banco de suplentes. Geny Catamo regressa à direita, para o lugar de Geovany Quenda - também titular na última terça-feira. Pote mantém-se na meia-esquerda, com Trincão no apoio ao ponta de lança, que deverá voltar a ser Luis Suárez.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Matos, jogar-se-á no Estádio de São Miguel, pelas 20h30.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 25 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 24, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 28 pontos.
Leões e açorianos disputam a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic no próximo sábado, dia 8 de novembro, com apito inicial marcado para as 20h30
07 Nov 2025 | 13:45 |
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Matos, jogar-se-á no Estádio de São Miguel, pelas 20h30.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 25 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 24, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 28 pontos.
Rui Silva, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e Hidemasa Morita; Geny Catamo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a 11.ª jornada do Campeonato Nacional.
O treinador dos leões vai manter a mesma dupla de centrais das últimas partidas, uma vez que Zeno Debast continua indisponível. No que toca aos corredores, aí é que se deverá ver uma alteração: Quaresma entra para o lugar de Georgios Vagiannidis enquanto, do outro lado, se manterá Maxi. Rui Silva continua a ser dono e senhor da baliza.
No miolo, Morten Hjulmand deverá fazer dupla com Hidemasa Morita, com João Simões a regressar ao banco de suplentes. Geny Catamo regressa à direita, para o lugar de Geovany Quenda - também titular na última terça-feira. Pote mantém-se na meia-esquerda, com Trincão no apoio ao ponta de lança, que deverá voltar a ser Luis Suárez.
Informações: Sábado – 08 de novembro– 20h30 – Estádio de São Miguel
Transmissão: SportTV 1
Quem está fora: Iván Fresneda, Zeno Debast, Daniel Bragança e Nuno Santos
Dúvidas: Ninguém
Equipa de Arbitragem: Árbitro: João Gonçalves; Assistentes: Pedro Ribeiro e Ângelo Carneiro; 4.º árbitro: Carlos Macedo; VAR: Luís Ferreira; AVAR: Valdemar Maia.