
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Gonçalves e Francisco Trincão tinham grandes expectativas de vir a alinhar pela seleção nacional no Campeonato da Europa. No entanto, quando na passada terça-feira, Roberto Martínez deu a conhecer a lista dos 26 convocados, estes grandes nomes da equipa do Sporting, não estavam presentes.
Na conferência de imprensa, o técnico espanhol justificou a exclusão da dupla dos leões, com o facto de estes terem falhado o estágio de março, o último antes da convocatória final, mas ainda por a lista de 26 jogadores ter por base o que foi feito ao longo dos últimos 18 meses, período no qual está incluída toda a fase de apuramento.
No entanto, dados apurados pelo jornal Notícias ao Minuto, revelam que para o selecionador nacional deixar de lado os dois jogadores do Sporting, chamou nomes como Pedro Neto, que participou em apenas dois na fase de apuramento.
Numa perspetiva somente estatística, é claro que Francisco Trincão era um jogador merecedor de um lugar na lista dos 26 convocados. E, comparando com números recentes de Pedro Neto, é possível verificar que o extremo do Sporting contou com uma reta final de temporada em crescendo, com cerca de três assistências e três golos nos últimos dez jogos. Já o avançado do Wolverhampton conta apenas com 12 minutos de jogo nos últimos dois meses.
Também Pedro Gonçalves, à semelhança de Trincão, esteve ausente no estágio de março – por conta de uma lesão – fator crucial para a exclusão. No entanto, o médio dos leões leva 18 golos e 15 assistências ao longo de 44 jogos realizados, ainda com a final da Taça de Portugal por acontecer. Mais, a produção ofensiva desde março (suposto período do estágio crucial para a convocatória) de Pote não desiludiu: três golos e uma assistência em dez jogos. Porém, estes dados não foram suficientes para que tanto Pedro Gonçalves como Trincão merecessem a confiança de Martínez e voltassem a vestir a camisola das quinas.
Jogo decisivo da prova rainha em solo nacional foi de muita polémica,. Conclusões estão a ser tiradas agora e há pedidos de suspensões para os leões
|
Geovany Quenda e Matheus Reis arriscam uma suspensão entre um a três jogos. Este foi o pedido da Comissão de Instrução Disciplinar da FPF, acerca do caso que remonta ao jogo da final da Taça de Portugal, onde os verdes e brancos derrotaram o Benfica para confirmar a dobradinha.
Ficaram a ser conhecidas, recentemente, as conclusões do despacho de encerramento do inquérito, na sequência das várias acusações feitas contra o Sporting e os seus jogadores - muitas delas ligadas ao Benfica - após o jogo e os festejos relativos à final da Taça de Portugal.
Na base das acusações, que também chegaram pelas mãos do empresário César Boaventura, estão, em primeira instância, o lance disputado entre Matheus Reis e Andrea Belotti, em que o ala brasileiro acaba por pisar a cabeça do avançado italiano. O vídeo do Clube de Alvalade, postado perto do autocarro da equipa, no fim da partida, também foi alvo de deliberação. O ala já fez a primeira aparição pública depois do sucedido.
Para além disto, Morten Hjulmand, Viktor Gyokeres, Geovany Quenda, e a da Sporting SAD, devem ser presentados com multas. Em parte por terem segurado numa fotografia de Matheus Reis, como 'homenagem', e no caso do jovem extremo, também devido à camisola que utilizou, com referência a um diálogo entre Esgaio e Otamendi.
O Conselho de Disciplina da FPF vai, agora, decidir, na sua próxima reunião, se aceita as penas recomendadas pela acusação na Comissão de Instrução Disciplinar, e se aplica os castigos aos jogadores do Sporting, ou se não acata as recomendações que foram dadas agora.
Guarda-redes bósnio foi contratado no verão passado ao Rakow, mas nunca se conseguiu assumir no Clube de Alvalade, que está prestes a deixar
|
Faltam apenas conhecer os resultados dos exames médicos para que Vladan Kovacevic reforce, oficialmente, o Norwich. O guarda-redes bósnio do Sporting realizou os habituais testes na última quarta-feira, e deve conhecer o seu futuro já esta quinta-feira, 26 de junho.
Segundo avança o jornal Record, se tudo correr bem com os exames médicos de Vladan Kovacevic, como é esperado, o negócio terá luz verde total de todos os lados para avançar, e o antigo jogador do Sporting pode ser apresentado no novo clube pelo final desta semana.
Recorde-se que o Sporting contratou Vladan Kovacevic no verão de 2024, quando procurava um novo titular para as balizar verdes e brancas. Pagou cerca de 4,8 milhões de euros ao polacos do Rakow pelo concurso do bósnio, mas a aventura não correu da melhor forma em Portugal.
Os leões arriscam-se, agora, a perder dinheiro com o negócio de Vladan Kovacevic. Isto porque o Sporting vai enviar o guarda redes para o Norwich a troco de apenas 2,4 milhões de euros, cerca de metade do que pagou há um ano. No entanto, o Clube de Alalade pode, ainda, receber mais dois milhões por objetivos, e assegura 10% de uma futura mais valia.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia Varsóvia, o guardião somou nove jogos e 14 golos consentidos.
Confira esta defesa de Kovacevic:
'Vecchia signora' é um dos clubes associados ao interesse no goleador internacional sueco e os responsáveis do emblema italiano tomaram decisão importante
|
Viktor Gyokeres já não é a prioridade da Juventus para o reforço do ataque da equipa ‘bianconeri’. Os responsáveis do clube italiano, que era um dos principais interessados na contratação do goleador do Sporting, estão impressionados com as prestações de Kenan Yildiz no Mundial de Clubes e planeiam dar-lhe um lugar de destaque no setor ofensivo, em 2025/26.
De acordo com a informação avançada pela imprensa italiana, o avançado internacional turco tem superado todas as expectativas na prova da FIFA, na qual já assinou três golos, em dois jogos. Kenan Yildiz recebeu mesmo muitos elogios de John Elkann, acionista maioritário da Juventus que, em declarações ao Corriere dello Sport, afirmou que o atacante de 20 é “ótimo”.
Kenan Yildiz também fez questão de manifestar a sua felicidade com o momento de forma que atravessa. Em declarações aos jornalistas, nos Estados Unidos da América, o internacional turco garantiu que está “feliz” e que só pensa “em dar o melhor dentro de campo”. As palavras do atleta surgiram depois do ‘bis’ que apontou frente ao Wydad Casablanca, na segunda jornada do grupo G do Mundial de Clubes, na passada segunda-feira.
De resto, os responsáveis da Juventus não descartam totalmente a contratação de um avançado, mas Gyokeres não é o alvo prioritário. Jonathan David, do Lille, é o nome mais bem referenciado pela ‘vecchia signora’, que também segue com atenção a situação de Jadon Sancho, que atua no Chelsea. Por sua vez, o avançado do Sporting prefere rumar à Premier League.
Vale lembrar que, em 2024/25, o internacional sueco – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 52 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o ‘camisola 9’ marcou 54 golos e fez 13 assistências.