Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

DE DEDOS APONTADOS A CÂNTICOS ENTOADOS: TITULAR DE AMORIM GANHA PAPEL DE IMPRESCINDÍVEL NO SPORTING

Atleta teve um percurso de altos e baixos no Clube de Alvalade, mas acabou por conseguir surpreender

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Jun 2024 | 11:44 |

Icon Comentário0

FranciscoTrincão é, neste momento, um imprescindível da turma de RúbenAmorim, no entanto, a história nem sempre foi assim. O avançado esquerdino jáconheceu várias fases no Sporting, sendo o seu percurso caracterizado porvários altos e baixos com o emblema do leão ao peito. Foi na segunda parte daépoca que Trincão realmente se afirmou como um membro essencial dos verdes ebrancos e uma peça fundamental na conquista do título.


Com a chegada a Alvalade em 2022/23, Francisco Trincão,cedido pelo Barcelona, viu uma oportunidade de relançar a carreira com oauxílio de um treinador que já conhecia bem. No regresso a Portugal, depois depassagens pela Catalunha e ainda pelo Wolverhampton, o avançado do Sporting cumpriu o seu papel. E, ao lado de GonçaloInácio, foi o jogador com mais jogos: 52 no total, marcando ainda 13 golos eparticipando em quatro assistências. 


Contudo, na época passada não atingiu, nem de perto, osvalores da anterior, o que lhe valeu descontentamento por parte dos adeptos evárias críticas, mas o técnico português, que nunca o deixou sozinho e chegoumesmo a defendê-lo publicamente, foi um dos maiores motivos para que o extremose transformasse num autêntico reforço de inverno. Em novembro, num jogo frenteao Farense, o ‘camisola 17’ foi titular e finalmente conseguiu convencer opúblico, assistindo Viktor Gyokeres para um dos quatro golos que marcou econseguindo ainda brilhar numa grande penalidade.


Com esta reafirmação do atleta de 24 anos, tudo indicaque a nova temporada, que está já ao virar da esquina, continue a ser uma muitopositiva para Trincão que com o leão ao peito, vai ajudar o Sporting aconquistar o desejado bicampeonato, sendo que vai ainda combater na Liga dosCampeões, competição onde os verdes e brancos pretendem fazer boa figura.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo doBarcelona, Francisco Trincão – avaliado em 20 milhões de euros – leva 99 jogosdisputados, ao longo dos quais apontou um total de 23 golos e 13 assistências.O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisacomo 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.



Futebol

Reforço do Sporting dá espetáculo nos números: 94% no passe e 100% nos desarmes

Jogador dos verdes e brancos virou destaque internacional no decorrer dos últimos dias e dados ajudam a mostrar os motivos para tal

Doumbia, do Sporting, terminou o encontro com 94% de eficácia no passe, venceu seis dos sete duelos disputados pelo chão e dois dos três pelo ar.
Doumbia, do Sporting, terminou o encontro com 94% de eficácia no passe, venceu seis dos sete duelos disputados pelo chão e dois dos três pelo ar.

07 Out 2026 | 10:41 |

Icon Comentário0

Issa Doumbia viveu uma noite especial ao serviço de Itália. O médio do Sporting estreou-se como titular pela seleção principal no triunfo por 3-1 frente à Turquia e respondeu com uma exibição de grande nível, reforçando o estatuto num momento em que começa também a ganhar cada vez maior projeção internacional.


O jogador de 22 anos cumpriu os 90 minutos no Estádio Renato Dall'Ara e recebeu elogios de Roberto Mancini após a partida. “O Doumbia está à frente do Vergara porque já joga num nível de Liga dos Campeões. Gostei deles os dois”, afirmou o selecionador italiano.


A imprensa transalpina também destacou a prestação do camisola 77 do Sporting, que chegou mesmo a ser escolhido como homem do jogo por algumas publicações. “Doumbia teve a estreia como titular e foi dos que mais impressionou em campo, graças à sua dinâmica a agressividade durante o encontro”.


Os números ajudam a explicar o destaque. Doumbia terminou o encontro com 94% de eficácia no passe, venceu seis dos sete duelos disputados pelo chão e dois dos três pelo ar. Defensivamente, apresentou ainda 100% de sucesso nos 'tackles'.

Houve igualmente uma diferença importante em relação ao papel que desempenha habitualmente no Sporting. Ao serviço de Mancini, o médio apareceu em zonas mais adiantadas, integrado num meio-campo a três e chegando com frequência a espaços próximos da área contrária. Em Alvalade, Rui Borges tem utilizado Doumbia sobretudo num duplo pivô, habitualmente ao lado de Sergi Altimira.


A estreia como titular encerrou uma primeira concentração muito positiva. Doumbia participou nos quatro encontros de Itália, totalizando 137 minutos: 10 diante da Bélgica, 27 na primeira partida com a Turquia, outros 10 frente à França e os 90 minutos no reencontro com os turcos.

A valorização do médio não passa despercebida em Itália. Doumbia já tinha despertado interesse de Milan, Roma e Nápoles enquanto representava o Venezia, existindo inclusivamente conversações entre os napolitanos e os representantes do jogador antes de o Sporting avançar de forma decisiva.


Futebol

De titular ao banco: Iván Fresneda assiste ao 'milagre' de Espanha na Liga das Nações

Convocado pela primeira vez para a seleção principal espanhola, o jogador do Sporting efetuou a sua estreia na terceira jornada do Grupo C

Presença assídua nos sub-21 de Espanha, Iván Fresneda teve a oportunidade no escalão máximo da seleção nesta fase de grupos da Liga das Nações
Presença assídua nos sub-21 de Espanha, Iván Fresneda teve a oportunidade no escalão máximo da seleção nesta fase de grupos da Liga das Nações

07 Out 2026 | 10:00 |

Icon Comentário0

Espanha, campeã mundial em título, conquistou a quarta vitória em quatro partidas e conseguiu o apuramento para os quartos de final desta edição da Liga das Nações. Num jogo muito equilibrado, frente à Croácia, os espanhóis evitaram o primeiro tropeção ao vencerem, por duas bolas a uma, no Estádio Poljud.


No encontro referente à quarta jornada do Grupo C, o sportinguista Iván Fresneda – que terá sido cobiçado pelo Barcelona – assistiu desde o banco de suplentes à sorte espanhola. Dado o poderio hispânico, era esperado que a Espanha se conseguisse afirmar desde o início da partida.


No entanto, contra as expectativas da grande maioria dos adeptos, os croatas adiantaram-se no marcador em cima do minuto 17. O inevitável Iván Perisic quebrou o nulo e entregou a vantagem à equipa da casa. Apesar das investidas dos comandados de Luis de la Fuente, esta vantagem manteve-se até ao intervalo.


A perder no encontro, o selecionador espanhol aproveitou o tempo de intervalo para lançar Mikel Merino. A aposta revelou-se, rapidamente, acertada. Na passagem do minuto 61, o avançado do Arsenal conseguiu estabelecer o empate. Ao cair do pano, Merino voltou a aparecer, bisou e entregou os três pontos aos espanhóis, em cima do minuto 88.

Iván Fresneda tornou-se, oficialmente, internacional AA por Espanha. Com a ausência de Pedro Porro da convocatória, devido a lesão, o jogador dos leões foi chamado para render o ex-Sporting. No entanto, a estreia pela la roja, aconteceu frente à Chéquia, tendo sido titular e cumprido os 90 minutos. Com este marco na carreira, espera-se que o lateral-direito regresse motivado aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo.



Futebol

Árbitro do Braga - Sporting é repetente esta época e não inspira confiança aos leões

Verdes e brancos disputam a 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic já nesta sexta-feira, dia 9 de outubro, com o apito inicial marcado para as 20h15

 João Pinheiro foi o escolhido para apitar o encontro entre Braga e Sporting, algo que acontecerá num jogo dos leões pela segunda vez esta época
João Pinheiro foi o escolhido para apitar o encontro entre Braga e Sporting, algo que acontecerá num jogo dos leões pela segunda vez esta época

07 Out 2026 | 09:51 |

Icon Comentário0

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, na última terça-feira, dia 6 de setembro, a equipa de arbitragem nomeada para a 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic. João Pinheiro foi o escolhido para apitar o encontro entre Braga e Sporting.


O juiz da Associação de Futebol de Braga o foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Luciano Maia e Hugo Marques como assistentes. Já o quatro juiz será Bruno Costa, enquanto que o VAR contará com o contributo de Manuel Mota. Paulo Miranda será o AVAR.


O histórico de João Pinheiro a arbitrar o Sporting não é, de todo, favorável aos leões. No total de 37 partidas apitadas pelo juiz da AF Braga, os verdes e brancos apenas venceram por 16 vezes, empataram onze e perderam nas outras dez ocasiões.


A queixa mais recente que o Sporting tem de João Pinheiro remonta ao dérbi da penúltima jornada da última temporada 2024/25, frente ao Benfica, no Estádio da Luz, que terminou em empate a uma bola. O árbitro perdoou uma expulsão nítida a Nicolás Otamendi, logo ao minuto 17 da partida. Os leões acabaram por adiar a conquista do bicampeonato para a última jornada.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 9 de outubro, frente ao Braga. O encontro, a contar para a 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma minhota, jogar-se-á às 20h15, na Pedreira.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Daniel Bragança revela bastidores da saída do Sporting: “Horas muito stressantes”
Futebol

Daniel Bragança revela bastidores da saída do Sporting: “Horas muito stressantes”

06 Out 2026 | 17:32

Icon Comentário0
Atenção! Rui Borges já sabe se pode contar com Ibrahima Ba no Braga - Sporting
Futebol

Atenção! Rui Borges já sabe se pode contar com Ibrahima Ba no Braga - Sporting

07 Out 2026 | 09:01

Icon Comentário0
Maxi Araújo bisa e Zalazar marca golaço! Sporting recebe dupla em alta pelo Uruguai (vídeo)
Futebol

Maxi Araújo bisa e Zalazar marca golaço! Sporting recebe dupla em alta pelo Uruguai (vídeo)

06 Out 2026 | 17:43

Icon Comentário0