
Futebol
Varandas confessa já pensar no mercado de inverno do Sporting e fala em investimento milionário
09 Out 2025 | 17:31
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jun 2024 | 10:44 |
FranciscoTrincão é, neste momento, um imprescindível da turma de RúbenAmorim, no entanto, a história nem sempre foi assim. O avançado esquerdino jáconheceu várias fases no Sporting, sendo o seu percurso caracterizado porvários altos e baixos com o emblema do leão ao peito. Foi na segunda parte daépoca que Trincão realmente se afirmou como um membro essencial dos verdes ebrancos e uma peça fundamental na conquista do título.
Com a chegada a Alvalade em 2022/23, Francisco Trincão,cedido pelo Barcelona, viu uma oportunidade de relançar a carreira com oauxílio de um treinador que já conhecia bem. No regresso a Portugal, depois depassagens pela Catalunha e ainda pelo Wolverhampton, o avançado do Sporting cumpriu o seu papel. E, ao lado de GonçaloInácio, foi o jogador com mais jogos: 52 no total, marcando ainda 13 golos eparticipando em quatro assistências.
Contudo, na época passada não atingiu, nem de perto, osvalores da anterior, o que lhe valeu descontentamento por parte dos adeptos evárias críticas, mas o técnico português, que nunca o deixou sozinho e chegoumesmo a defendê-lo publicamente, foi um dos maiores motivos para que o extremose transformasse num autêntico reforço de inverno. Em novembro, num jogo frenteao Farense, o ‘camisola 17’ foi titular e finalmente conseguiu convencer opúblico, assistindo Viktor Gyokeres para um dos quatro golos que marcou econseguindo ainda brilhar numa grande penalidade.
Com esta reafirmação do atleta de 24 anos, tudo indicaque a nova temporada, que está já ao virar da esquina, continue a ser uma muitopositiva para Trincão que com o leão ao peito, vai ajudar o Sporting aconquistar o desejado bicampeonato, sendo que vai ainda combater na Liga dosCampeões, competição onde os verdes e brancos pretendem fazer boa figura.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo doBarcelona, Francisco Trincão – avaliado em 20 milhões de euros – leva 99 jogosdisputados, ao longo dos quais apontou um total de 23 golos e 13 assistências.O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisacomo 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.
Atitude tomada pelo treinador dos verdes e brancos parece não ter caído bem junto de futebolista do plantel do Clube de Alvalade
10 Out 2025 | 03:00 |
João Simões viu com estranheza o facto de ficar fora dos convocados do Braga - Sporting, sabe o Leonino. Depois da titularidade e do bom jogo realizado frente ao Napoli, para a Champions League, o jovem médio do Clube de Alvalade não estava à espera da decisão tomada por Rui Borges no regresso dos leões à Liga Portugal Betclic.
Fontes próximas do processo revelaram, em Exclusivo ao nosso Jornal, que a atitude tomada pelo treinador dos verdes e brancos na mais recente jornada do campeonato nacional foi motivo de conversa entre o jogador e os restantes companheiros de equipa, enquanto este procurava a melhor resposta para o facto de ter sido deixado de fora do encontro.
No final da partida, Rui Borges deixou claro que tal se tratou de uma opção única e exclusivamente técnica. Posto isto, é expectável que o médio - recentemente chamado pela primeira vez para a seleção de sub-21 -, seja opção regular para o treinador, com o objetivo de seguir o seu desenvolvimento de forma gradual no Sporting.
Para já, João Simões acaba por ter um lugar como 'quarto médio' da equipa verde e branca. Morten Hjulmand e Hidemasa Morita são os titulares 'preferidos' por Rui Borges, enquanto Kochorashvili tem vindo a saltar do banco de acordo com as necessidades de cada partida. No entanto, o jovem leão terá a sua importância para uma fase de rotação do plantel, sobretudo com o calendário mais apertado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma três partidas. Neste arranque de época, o médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem 81 minutos: 78 na Champions e dois na Liga. Vale a pena recordar que o ‘camisola 52’ dos leões regressou recentemente de uma longa paragem por lesão.
Defesa do Clube de Alvalade foi despromovido à equipa B no início do ano e saíram, recentemente, notícias sobre uma nova lesão que contraiu
09 Out 2025 | 19:33 |
Jeremiah St. Juste partilhou uma publicação na sua conta pessoal da rede social Instagram onde parece desmentir as notícias de uma nova lesão muscular. A imprensa nacional tinha relatado, recentemente, que o defesa central do Sporting estaria novamente lesionado.
"Não acreditem em tudo o que lêem na comunicação social", escreveu Jeremiah St. Juste, numa publicação partilhada através dos stories da sua conta pessoal do Instragram. Esta declaração surge um dia depois de ter sido noticiada nova lesão muscular no defesa-central.
Fica, assim, no ar, o que significa esta frase de Jeremiah St. Juste. O Sporting não fez nenhum comunicado oficial sobre a situação do central neerlandês, sendo que a notícia da sua lesão foi avançada pelo jornal Record. A frase do jogador parece apontar na direção desse desenvolvimento, mas é impossível ter certezas, uma vez que o jogador não confirmou nem desmentiu essa situação.
Relembrar que Jeremiah St. Juste vive uma situação delicada no Sporting. Com o seu contrato a terminar no final da época, os leões tentaram vender o central neerlandês no mercado de verão, mas o jogador acabou por recusar várias ofertas. Como resultado, a estrutura verde e branca despromoveu-o à equipa B.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Extremo verde e branco está em estágio na Cidade do Futebol, depois de ter sido chamado pelo treinador nacional para representar a Seleção
09 Out 2025 | 18:24 |
Francisco Trincão foi o escolhido para falar com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Portugal - Irlanda, que se disputa no Estádio de Alvalade. O extremo do Sporting abordou os poucos minutos que tem tido na Seleção com Roberto Martínez, e lembrou também o percurso de Geovany Quenda, que está ao serviço da equipa das quinas sub-21 - que viu revelado o motivo para o baixo rendimento no início da temporada.
O Trincão tem apenas 199 minutos com Martínez. Sente que deveria ter outra utilização. O que acho que é preciso acontecer para ter outra utilização?
"Acima de tudo, tenho de estar contente com esses minutos porque é o valorizar do que tenho feito até agora. Depois é só continuar a fazer o meu trabalho para poder ter mais minutos, mas sou apenas mais um num grande grupo."
Esta temporada, já são quase 1000 minutos. Como se sente fisicamente?
"Sinto-me sempre preparado. Trabalho bastante para isso. Hoje em dia tenho de me focar cada vez mais no extra futebol. É claro que a época passada foi longa, mas faz parte do crescimento. Estou mais preparado para aguentar muitos minutos".
Regresso da Seleção a Alvalade, onde fez um grande jogo. Foi na altura em que começou a usar bigode... é talismã?
"Já não me lembro. É capaz. Sabemos que vai ser um jogo difícil, a Irlanda joga bastante com o coração, é uma equipa que procura bastante os duelos, ainda temos alguns dias para prepararmos o jogo da melhor forma. Em qualquer estádio em Portugal sentimos o apoio dos adeptos e temos de levar isso para o nosso lado. Vou manter o bigode, espero que dê sorte (risos)".
Roberto Martínez no último ano de contrato:
"Não me cabe a mim falar sobre isso. É um papel da comunicação social. Acho que o míster trouxe bastante energia, foi o mister que me voltou a convocar. Confia nos jogadores e nós estamos confiantes no mister".
Têm falado muito do espírito positivo:
"Vem muito do grupo, é muito forte e unido. Cada vez mais sabemos conviver com jogadores de equipas rivais. Acho que ajuda bastante ganhar. Acho que vem muito do grupo e do que vivemos no dia a dia".
Marcelo Rebelo de Sousa disse que o objetivo era conquistar o Mundial. É pressão acrescida?
"Temos de estar focados na Irlanda, primeiro temos de nos apurar. O foco é apenas e só no jogo com a Irlanda".
Este jogo será para fazer melhor?
"Este jogo é para ajudar a equipa. O jogo não é só os golos. Sou mais um para ajudar".
Quenda não tem sido chamado, mas tem jogado nos sub-21. Qual é o seu comentário? Dada a sua experiência, é bom ter mais etapas?
"Cada um tem de seguir o seu caminho. O Quenda está a fazer o dele e muito bem. O mister já disse que o espaço dos sub-21 serve para os jogadores crescerem e estarem preparados. Acredito que terá a sua oportunidade e estará preparado".
Tendo em conta que a Irlanda joga muito nos duelos, é através do jogo mais impositivo que se ganha estes jogos?
"É ganhar os duelos, poder desmarcar. Sabemos que vêm com uma linha de quatro. Sabemos que temos capacidade para criar oportunidades e fazer golos".
Primeiro jogo em casa sem Diogo Jota:
"Claro que é sempre diferente. Não contamos com ele fisicamente mas de outra forma. Acredito que nos dará força. Vamos usar isso para podermos ganhar todos os jogos".
Que Irlanda espera?
"Uma equipa muito forte nos duelos. Preparámos o jogo da melhor forma. Temos de igualar essa força e usar as nossas qualidades".