Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Dez 2024 | 15:44 |
A defesa do Sporting tem sido um dos pontos críticos nas últimas jornadas. Com 13 golos sofridos nos últimos seis jogos, os números não mentem: as equipas dificilmente são campeãs a defender tão mal. Este problema vai além da linha defensiva, sendo responsabilidade de toda a equipa, desde a pressão dos avançados até à falta de organização no meio-campo.
Um exemplo claro foram os jogos onde a titularidade de Edwards expôs a nu todas as debilidades defensivas mormente no lado esquerdo, onde Maxi Araújo também não tem estado bem. Uma lista extensa de lesões: Os problemas defensivos do Sporting são agravados pela quantidade de lesões que assolam a equipa. A lista de indisponíveis na defesa é longa e inclui nomes fundamentais:
• Gonçalo Inácio: Um dos pilares do setor, ausente devido a problemas físicos
• Jeremiah St. Juste: Sofreu lesões que têm limitado a sua presença em campo e neste jogo está suspenso
• Eduardo Quaresma: Ainda em recuperação de problemas musculares
• Ousmane Diomande: Apesar de disponível, tem lidado com problemas físicos que afetam o seu rendimento e tempo de jogo
• Nuno Santos: Lesionado até ao final da época, uma peça versátil e muito aguerrida na ala esquerda
• Ricardo Esgaio: Suspenso, junta-se à lista de ausências para o próximo jogo.
Jogos recentes com fragilidades defensivas
Os golos sofridos refletem as dificuldades do Sporting em manter a solidez defensiva. Eis os últimos seis jogos e os respetivos resultados:
• Santa Clara 1-2 Sporting (Taça de Portugal)
• Sporting 3-2 Boavista
• Club Brugge 2-1 Sporting
• Moreirense 2-1 Sporting
• Sporting 0-1 Santa Clara
• Sporting 1-5 Arsenal
Com esta média de golos sofridos, a pressão aumenta para encontrar soluções, mesmo com um plantel tão limitado por lesões e suspensões. O Sporting precisa de estabilizar defensivamente para manter-se na luta pelo título, algo que será um enorme desafio com tantas ausências. A próxima prova de fogo será hoje, às 20h30, no Estádio Cidade de Barcelos, contra o Gil Vicente, onde os leões têm de vencer para se manterem na liderança da Liga Portugal.
Depois de rubricar novo contrato, futebolista não escondeu a satisfação por continuar em Alvalade a representar emblema leonino
29 Jul 2026 | 13:11 |
O Sporting oficializou a renovação de contrato com Daniel Ciesielski, que assinou um novo vínculo profissional com o Clube. O defesa central polaco, de 18 anos, prolonga assim a ligação aos leões, depois de uma temporada em que participou em 13 jogos e marcou três golos na Liga Revelação pelos sub-23, que bateram o Braga já nesta pré-época.
Além das prestações na competição nacional, o compatriota de Robert Lewnadowski somou também minutos na UEFA Youth League e na Premier League International Cup. Na prova europeia de sub-19, o jogador estreou-se da melhor forma, ao marcar um golo, continuando a acumular experiência internacional ao serviço da formação leonina.
Depois de rubricar o novo contrato, não escondeu a satisfação por continuar em Alvalade: "É uma grande oportunidade. Estou muito feliz, porque sei o Clube que o Sporting é e o que posso ganhar aqui. Quero ganhar jogos, quero ser um jogador melhor. Isso é o mais importante para mim: evoluir e jogar bem", disse aos meios de comunicação leoninos.
O futebolista revelou também qual é a principal meta da carreira e explicou os motivos que o levaram a renovar com os verdes e brancos: "O meu sonho é jogar na equipa A. Quero jogar em Alvalade. Ajudam-me todos os dias e acho que o Sporting tem o mesmo plano para mim: também querem ver-me um dia em Alvalade. Foi por isso que quis renovar e ficar aqui por mais anos".
D. Ciesielski: "Vamos ver se consigo jogar em Alvalade. Vou fazer tudo para vos fazer sorrir"
Daniel Ciesielski recordou a participação na UEFA Youth League: "Foi muito especial para mim, porque quando era pequeno só podia ver a UEFA Youth League através do YouTube. Mas todos os jogos foram especiais, porque era um sonho jogar aqui e vestir esta camisola (...) Acreditem em mim. Vamos ver se consigo jogar em Alvalade. Vou fazer tudo para vos fazer sorrir", concluiu.
Futebolista vai permanecer ao serviço do emblema vimaranense por mais um ano, depois das exibições de bom nível apresentadas na última época
29 Jul 2026 | 12:53 |
É oficial. O Vitória de Guimarães assegurou a continuidade de Dária Kaminska para a temporada 2026/27. A defesa, de 19 anos, vai permanecer ao serviço das conquistadoras por mais um ano, mantendo-se cedida pelo Sporting, depois de convencer a estrutura com as exibições da última época.
A internacional sub-23 por Portugal chegou ao emblema minhoto no verão de 2025, após cumprir grande parte da formação ao serviço dos leões. Antes da mudança para Guimarães, representou a equipa B das leoas durante três temporadas.
Na época passada, a jovem defesa ganhou espaço na equipa principal do Vitória, somando 16 partidas e contribuindo com dois golos. O rendimento demonstrado levou os responsáveis vimaranenses a avançarem para a renovação do empréstimo junto do Clube de Alvalade.
Depois de ver confirmada a permanência no emblema vimaranense, Dária Kaminska explicou os motivos que a levaram a continuar em Guimarães: "Tudo o que vivi na época passada facilitou a minha decisão de ficar mais uma época de Rei ao peito".
D. Kaminska: "Sinto que dei um passo importante na minha evolução"
A futebolista destacou ainda o impacto que a última temporada teve no seu crescimento enquanto atleta: "Foi uma temporada marcante e de superação pessoal. Sinto que dei um passo importante na minha evolução", afirmou aos meios oficiais do Vitória de Guimarães.
Antigo jogador dos verdes e brancos analisou as opções de Rui Borges para a braçadeira e não tem dúvidas sobre a escolha para 2026/27
29 Jul 2026 | 12:37 |
Mário Jorge acredita que Eduardo Quaresma reúne todas as condições para se tornar um dos capitães do Sporting, caso renove contrato e permaneça em Alvalade. O antigo jogador leonino destacou o crescimento do central e as boas prestações realizadas durante a pré-temporada.
Mário Jorge: "Costumava dizer-lhe que tem alma de Puyol"
"Conheço-o bem, treinei-o nos sub-23 do Sporting e costumava dizer-lhe que tem alma de Puyol [Carles Puyol, antigo capitão do Barcelona]. Já é um jogador importante, mas poderá vir a tornar-se ainda mais importante no Sporting, daí a possibilidade de vir a tornar-se um capitão de equipa... de facto", afirmou Mário Jorge.
Mário Jorge: "Reúne as condições necessárias para tornar-se num dos capitães do Sporting"
O antigo internacional português considera que a evolução de Eduardo Quaresma não se limita ao rendimento dentro das quatro linhas. "Está a crescer, de ano para ano, como jogador e como homem, o que me leva a pensar que reúne as condições necessárias para tornar-se num dos capitães do Sporting", explicou.
"Conhece bem o Sporting, nota-se que sente o Sporting como ninguém, o que faz com que a massa adepta goste dele. Além disso, é o tipo de jogador que, quando joga, torna-se imbatível", acrescentou Mário Jorge, recordando ainda o importante golo marcado pelo defesa-central ao Gil Vicente: "O golo ao Gil Vicente caracteriza muito o que é a essência do Eduardo Quaresma".
Apesar de ainda não ser um titular indiscutível, o antigo defesa acredita que Quaresma poderá formar uma dupla segura com Gonçalo Inácio e fixar-se no centro da defesa. "Tem a vantagem de ser um jogador polivalente, o que lhe permite jogar numa das laterais, mas acredito que será no centro da defesa que ele se vai fixar e até tornar-se uma opção para a Seleção Nacional", concluiu.
Arsenal de Mikel Arteta vira-se para titular do Sporting depois de recusar pagar 60M
29 Jul 2026 | 10:29