Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Dérbi para a história: Diomande não vai esquecer Benfica - Sporting

Eternos rivais encontram-se no próximo sábado, dia 10 de maio, pelas 18h00 e vitória de uma das equipas pode ditar novo campeão nacional

Ousmande Diomande, central costa-marfinense, prepara-se para atingir marca especial no Benfica - Sporting do título
Ousmande Diomande, central costa-marfinense, prepara-se para atingir marca especial no Benfica - Sporting do título

  |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande vai, quando voltar a entrar em campo, cumprir o 100.º jogo pelo Sporting. Para já, tudo aponta para que o central verde e branco seja titular no dérbi diante do Benfica, que poderá ditar novo campeão nacional em caso de vitória de uma das equipas.


O internacional pela Costa do Marfim falhou a receção ao Gil Vicente, uma vez que estava a cumprir castigo por acumulação de amarelos, após ter sido admoestado na visita ao terreno do Boavista. Agora, poderá chegar à marca redonda de 100 partidas diante do eterno rival.


É muito provável que Ousmane Diomande regresse à titularidade, visto que esta época tem sido o patrão da defesa leonina, desde a saída de Sebastián Coates. Com apenas 21 anos, o 'camisola 26' mostra-se muito importante no meio do trio de centrais.


Contratado ao Mafra no mercado de inverno da temporada 2022/23, Diomande gerou desconfiança nos adeptos. Os 7,5 milhões de euros inicialmente pagos pela Direção verde e branca - que aumentam cada vez mais - abriram espaço a algumas críticas, visto ser um jogador da segunda divisão.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 44 partidas: 29 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.588 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).



Futebol

Condição de Quenda no Sporting pode mudar: Ala preparado para...

Jovem internacional português está a realizar a primeira temporada no plantel principal dos verdes e brancos e é um dos principais desequilibradores

Geovany Quenda, ala do Sporting, tem sido um dos melhores jogadores esta temporada, o que lhe valeu mudança para o Chelsea
Geovany Quenda, ala do Sporting, tem sido um dos melhores jogadores esta temporada, o que lhe valeu mudança para o Chelsea

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda poderá voltar ao onze inicial do Sporting no dérbi frente ao Benfica - que poderá ter mais mudanças. O 'camisola 57' dos leões não conhece o sabor da titularidade desde dia 18 de abril, na receção ao Moreirense, para o campeonato. Desde então, foi suplente diante de Rio Ave (Taça), Boavista e Gil Vicente.


O ala de 18 anos poderá regressar às escolhas iniciais no encontro diante do eterno rival, mas, para tal, Rui Borges ainda terá de afinar estratégias, visto que a entrada de Quenda implica a saída de Geny Catamo, que tem sido talismã nos últimos dérbis.


A frente de ataque terá Pedro Gonçalves e Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres, pelo que a utilização de Quenda fica 'exclusiva' à ala-direita, tal como o internacional moçambicano. A poucos dias do dérbi, Rui Borges tem uma decisão para tomar.


Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 51 partidas (sendo o mais novo de sempre a atingir esta marca pelo Sporting), nas quais foi utilizado ao longo de 3.582 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.



Futebol

Gonçalo Inácio pode ouvir o que ninguém quer antes do Benfica - Sporting

'Camisola 25' dos verdes e brancos é um dos jogadores mais utilizados no plantel comandado por Rui Borges e o segundo central com maior frequência de minutos

Gonçalo Inácio, 'camisola 25' dos leões, poderá receber péssimas notícias a dias decisivo Benfica - Sporting
Gonçalo Inácio, 'camisola 25' dos leões, poderá receber péssimas notícias a dias decisivo Benfica - Sporting

  |

Icon Comentário0

Gonçalo Inácio pode falhar o Benfica - Sporting da 33.ª jornada do campeonato. O central leonino saiu com queixas físicas da receção à formação do Gil Vicente e terá de passar por uma avaliação minuciosa, de forma a apurar se poderá jogar o dérbi decisivo.


O 'camisola 25' dos leões foi titular, totalista e capitão de equipa - tendo ouvido das boas por parte de alguns especialistas - até à entrada de Morten Hjulmand, ao aos 64', mas estaria a jogar com limite de tempo. O central internacional português teria minutos contados, mas a desvantagem no marcador, a ausência de Ousmane Diomande e os quatro cartões amarelos de Matheus Reis impediram uma melhor gestão.


Gonçalo Inácio será avaliado esta quarta-feira, dia 7 de maio, pela Unidade de Performance do Sporting, no regresso do plantel aos treinos. Em caso de más notícias, Rui Borges começará a preparar nova estratégia para o dérbi e é possível que Matheus Reis assuma a titularidade.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 39 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.043 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou seis golos e fez três assistências.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.



Futebol

Péssimas notícias! João Pereira continua a causar prejuízo ao Sporting

Antigo treinador do Clube de Alvalade, que está a treinar na Turquia, protagoniza situação que custa muito caro aos cofres dos verdes e brancos

João Pereira somou apenas três vitórias em oito jogos, no comando da equipa A do Sporting, entre novembro e dezembro de 2024
João Pereira somou apenas três vitórias em oito jogos, no comando da equipa A do Sporting, entre novembro e dezembro de 2024

  |

Icon Comentário0

Mais de quatro meses depois, a curta passagem de João Pereira pelo comando técnico da equipa principal do Sporting continua a dar que falar. O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) confirmou que o Clube de Alvalade terá de pagar uma multa de 12.750 euros pela falta de habilitações do antigo internacional português para treinar a formação A verde e branca.


Na origem da sanção está uma queixa apresentada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, em novembro, junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No mês seguinte, o órgão federativo decidiu aplicar a multa ao Sporting, sendo que, de imediato, os responsáveis leoninos recorreram da decisão para o TAD.


No entanto, o tribunal internacional deu razão ao Conselho de Disciplina da FPF e indeferiu o recurso apresentado pelos verdes e brancos. O TAD sustenta a decisão com o facto de ser exigido o nível UEFA IV para treinar equipas do principal escalão do futebol português, uma habilitação que João Pereira não tinha. Para contornar a situação, o Sporting apresentava o treinador-adjunto, Tiago Teixeira, como treinador principal nas fichas de jogo. Ainda assim, era o antigo internacional português quem comparecia nas conferências de imprensa pré e pós-jogo.


O TAD confirma ainda que, além da multa de 12.750 euros aplicada ao Sporting, João Pereira e Tiago Teixeira são também condenados ao pagamento de 15.190 euros de coima. De resto, a SAD leonina fica encarregue de suportar as custas judiciais do processo, no valor de 6.773 euros.

Recorde-se que João Pereira iniciou a temporada no comando técnico do Sporting B. Em novembro, foi promovido por Frederico Varandas à equipa principal, para substituir Ruben Amorim. No entanto, os resultados não foram os melhores – apenas três vitórias, em oito jogos – e, no final de dezembro, o antigo jogador deu o lugar a Rui Borges. Ainda regressou à formação B verde e branca, mas, desde março, orienta os turcos do Alanyaspor.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Frederico Varandas sem mãos a medir! Conheça planos do Sporting para 2025/26
Futebol

Frederico Varandas sem mãos a medir! Conheça planos do Sporting para 2025/26

 

Icon Comentário0
Luís Osório lembra morte de Rui Mendes no Benfica – Sporting: "Vou tentar"
Futebol

Luís Osório lembra morte de Rui Mendes no Benfica – Sporting: "Vou tentar"

 

Icon Comentário0
À Benfica: Adeptos encarnados criam caos junto ao Estádio do Sporting com ato de vandalismo
Futebol

À Benfica: Adeptos encarnados criam caos junto ao Estádio do Sporting com ato de vandalismo

 

Icon Comentário0