Futebol
Maria Botelho Moniz, adepta do Sporting, desabafa no Instagram: "Não tinha saudades disto"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Ousmane Diomande, central do Sporting, voltou a ficar fora das opções de Jean-Louis Gasset, no CAN (Campeonato Africano de Nações). Este foi o terceiro encontro consecutivo em que o 'camisola 26' de Rúben Amorim não foi convocado pelo selecionador, com os adeptos verdes e brancos a pedirem explicações sobre a não utilização do defesa, que deixou Alvalade desfalcando os leões.
A seleção organizador do CAN (Campeonato Africano de Nações) assegurou a sua presença nas meias-finais da prova, ao vencer o Mali por 2-1, após prolongamento. O jogo que culminou na passagem dos costa-marfinenses à próxima fase não contou com o central do Sporting.
O confronto teve início com Adama Traoré a falhar uma grande penalidade aos 16 minutos para o Mali. Aos 43 minutos, Kossounou, central compatriota de Diomande, foi expulso por acumulação de amarelos, deixando a sua equipa com 10 jogadores.
Na segunda parte, Dorgeles Nene abriu o marcador, mas a alegria maliana foi desfeita aos 90 minutos por Simon Adingra. No prolongamento, Diakité, num lance de calcanhar, marcou o golo da vitória para a Costa do Marfim no último instante do jogo, que já cheirava a desempate por grandes penalidades. Refira-se que Diakité foi também posteriormente expulso por acumulação de amarelos.
Com esta vitória, os anfitriões avançam assim para as meias-finais do CAN, enquanto que o adversário, comando por Falaye Sacko, fica pelo caminho. A turma da Costa do Marfim enfrentará agora a República Democrática do Congo nas meias-finais da competição.
Esta temporada, relembre-se, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – tem sido peça muito importante para Rúben Amorim no Sporting, levando 21 encontros (1.755 minutos) realizados, nos quais apontou dois golos (Moreirense e Sturm Graz) e fez uma assistência (Braga). O central chegou aos leões em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos.