
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
José Dias Ferreira comentou a novela que se tem criado em torno da transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal. Com a saída do internacional sueco do Sporting praticamente fechada - com os próprios agentes a viajarem para Londres -, o antigo dirigente dos verdes e brancos vincou algumas críticas ao comportamento do jogador durante os mais recentes desenvolvimentos e à pressão para deixar Alvalade.
Dias Ferreira e saída de Gyokeres do Sporting: "Está claramente a ser mal aconselhado"
"Não tenho um estado de alma para definir esta 'novela'. Não consigo falar em ingratidão, mas sim em tristeza. Pela minha experiência, até entendia se fosse um jogador sul-americano, mas não é o caso. Acho estranho alguém com mentalidade sueca ir na conversa dos empresários. Está claramente a ser mal aconselhado", começou por dizer, em declarações ao Desporto ao Minuto.
De seguida, Dias Ferreira sublinhou a importância de Frederico Varandas neste processo: "O Gyokeres e o seu empresário deviam era agradecer a Frederico Varandas. O Sporting está a fazer um 'desconto' de 30 milhões para satisfazer os desejos de um jogador e ainda estão a fazer 'guerra'? O Arsenal quer o atleta e tem de apresentar os valores pretendidos. O Sporting tem uma posição correta e não deve e nem pode abdicar dos seus princípios. As pessoas passam, mas os clubes permanecem.
Arsenal? Dias Ferreira atira: "Que venha o dinheiro e que vá embora"
"Está a limitar a sua escolha. Na minha opinião, é uma má decisão porque ele já esteve lá. Vão me dizer que não é o mesmo jogador, mas os ingleses não são estúpidos. Não falta dinheiro em Inglaterra. Olhando para as características do Viktor, o futebol italiano ou o espanhol seriam mais adequados. Cairia quem nem uma 'ginja' no Atlético de Madrid ou Real Madrid, mas ele só quer jogar em Inglaterra. A imagem dele junto dos adeptos do Sporting está beliscada. Que venha o dinheiro e que vá embora!", atirou ainda, ressalvando a sua insatisfação com Gyokeres nesta reta final.
O Arsenal vai pagar 63 milhões de euros fixos ao Sporting, sendo que, a esta verba, podem ainda acrescer 10 milhões em variáveis pelo goleador de 27 anos de idade, que está neste momento sob alçada disciplinar por parte do Clube de Alvalade, uma vez que falhou o regresso aos trabalhos.
Internacional sueco vai deixar o Clube de Alvalade depois de se tornar uma verdadeira novela neste mercado de transferências
|
Última hora: os empresários de Viktor Gyokeres já se encontram em Londres para fecharem todos os detalhes do negócio que marcará a transferência do jogador do Sporting para o Arsenal. Depois dos desenvolvimentos recentes, a saída do internacional sueco para a Premier League está praticamente garantida.
A informação mais recente está a ser avançada por Fabrizio Romano, especialista em notícias do mercado de transferências, que dá conta da chegada da comitiva do 'camisola 9' a Inglaterra nesta segunda-feira, 14 de julho, encabeçada pelo agente Hasan Cetinkaya - que terá abdicado da sua percentagem no negócio para facilitar a ida do jogador.
A mesma fonte revela, ainda, que Viktor Gyokeres é esperado em breve pela estrutura dos gunners para realizar os exames médicos e finalizar todos os detalhes que envolvem a sua transferência para a turma liderada por Mikel Arteta.
O Arsenal vai pagar 63 milhões de euros fixos ao Sporting, sendo que, a esta verba, podem ainda acrescer 10 milhões em variáveis pelo goleador de 27 anos de idade, que está neste momento sob alçada disciplinar por parte do Clube de Alvalade, uma vez que falhou o regresso aos trabalhos.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Confira a publicação:
Treinador dos verdes e brancos encontra-se a montar o seu plantel para a temporada 2025/26 e ainda são alguns os jogadores com permanência incerta
|
Ainda existe um trio de jogadores com futuro incerto no Sporting para a temporada 2025/26: Franco Israel, Jeremiah St. Juste e Biel. Depois de ter definido as suas peças-chave para a época que se avizinha, Rui Borges acredita que estes são os atletas do seu grupo que, para já, não são vistos como essenciais.
Tal como avançado em exclusivo, pelo Leonino, o guarda-redes uruguaio ainda tem o seu futuro incerto no Clube de Alvalade. Apesar de saber que não será o titular da baliza verde e branca - com Rui Silva a ocupar esse lugar -, o 'camisola 1' dos leões está feliz e não pretende forçar a saída. No entanto, ainda pode sair, isto se surgirem propostas que vão de encontro às intenções da estrutura leonina.
No que toca a Biel, a verdade é que foi o jogador que mais perto esteve de sair. O atacante chegou a estar com um pé no Corinthians, mas o negócio acabou por cair e, por enquanto, o brasileiro ainda pertence aos quadros do Sporting. Ainda assim, é intenção dos verdes e brancos ainda colocarem o jogador neste defeso.
Por sua vez, St. Juste também é um dos elementos que pode deixar Alvalade ainda nesta janela de transferências, revela o jornal Record. A especulação em redor da saída do neerlandês dá-se devido às suas atuações inconstantes, assoladas por lesões recorrentes. Ainda assim, o assédio constante a Ousmane Diomande pode, ainda, garantir a permanência do 'camisola 3' no Sporting.
Para já, os leões continuam a sua pré-época, encontrando-se a realizar o habitual estágio em Lagos, no Algarve. Na próxima quarta-feira, dia 16 de julho, o Sporting mostra-se pela primeira vez aos Sócios e adeptos, também em terras algarvias, num amigável frente ao Celtic, agendado para as 19h30.
Treinador dos bicampeões nacionais procurou o Presidente do Clube de Alvalade aquando o planeamento da nova temporada desportiva
|
Com a saída de Viktor Gyokeres para o Arsenal a fazer correr muita tinta, Rui Borges sentiu a necessidade de procurar garantias sobre o seu plantel junto da SAD do Sporting. Posto isto, Frederico Varandas terá deixado claro que não pretende perder qualquer outro 'peso-pesado' dos leões nesta janela de transferências.
No planeamento da pré-temporada dos bicampeões nacionais, o Presidente leonino e restante estrutura terão comunicado ao treinador quais as 'regras' para que os intocáveis do seu plantel possam ser negociados. Segundo o jornal Record, as peças-chave do plantel de Rui Borges apenas sairão caso sejam batidas as cláusulas de rescisão.
Assim sendo, há alguns nomes que saltam à vista nesta fase, com o treinador do Sporting a definir o seu lote de inegociáveis: Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Morten Hjulmand. Deste leque, o capitão dos leões tem sido um dos nomes mais falados na imprensa internacional, até pelo recente interesse do Manchester United, comandado por Ruben Amorim.
Ainda assim, caso se verifique mais alguma saída de peso do plantel do Clube de Alvalade - além de Viktor Gyokeres, que parece estar praticamente fechado no Arsenal -, Rui Borges terá de ir ao mercado e já terá informado a estrutura de que não irá facilitar se o momento chegar.
Para já, os leões continuam a sua pré-época, encontrando-se a realizar o habitual estágio em Lagos, no Algarve. Na próxima quarta-feira, dia 16 de julho, o Sporting mostra-se pela primeira vez aos Sócios e adeptos, também em terras algarvias, num amigável frente ao Celtic, agendado para as 19h30.