Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"Diz que lhe lixei mil euros": Artur Soares Dias revela história de um Benfica - Sporting

Árbitro que terminou carreira esta temporada recorda momento caricato num dérbi eterno e afirma que atualmente ainda o lembram da situação

Artur Soares Dias apitou vários jogos entre Sporting e Benfica
Artur Soares Dias apitou vários jogos entre Sporting e Benfica

  |

Icon Comentário0

Artur Soares Dias marcou presença no primeiro Dia do Delegado da ANDF, moderado por Sérgio Krithinas, diretor executivo de Record. O agora ex árbitro lembrou que quando começou, em 1996, não havia delegados e que passou "momentos menos bons nos túneis", mas frisou que hoje estes agentes são como "anjos da guarda": "É muito por causa deles que já não se vê tanto os árbitros contra o mundo." Considera, ainda assim, que, num contexto internacional, há vários países onde os delegados, especialmente em jogos como Benfica-Sporting, são vistos de forma mais soberana do que outros. Sobre as divergências entre delegados e árbitros, Soares Dias usou como exemplo a expressão "debaixo da porta a pessoa está dentro ou fora?" para afirmar que ainda existe um caminho pela frente. "Se andarmos sempre a passar multas, como em alguns jogos entre Benfica e Sporting, não haverá diminuição de ruído", exemplificou.


Em tom animado, recordou a história de uma multa de 1.000 euros num Benfica - Sporting, atribuída a um agente desportivo e embaixador da Liga que é... seu amigo. "Ele entrou no meu balneário para me dar os parabéns por ter gerido bem um jogo difícil entre Benfica e Sporting, mas quando passaram o texto do relatório para fora tiveram uma interpretação diferente e multaram-no em 1.000 euros. Ainda hoje me diz que lhe lixei 1.000 euros!", lembra. Ainda sublinhou, em tema paralelo sobre ofertas de dirigentes a árbitros, que nunca deixou de receber o 'Kit Eusébio', lembrando que deve haver uma "relação saudável entre todos", especialmente em contextos de rivalidade como o dérbi de Lisboa.


José Miguel Sampaio e Nora, entre várias intervenções sobre o reforço da importância do delegado em jogos como o Benfica - Sporting, considera que este "deve ser mais ouvido" no processo regulamentar da Liga, porque "estas são as pessoas que representam a Liga no campo". Tocou também no aspeto das multas, várias vezes nomeado no debate. "As multas têm crescido imenso nos últimos anos. A Liga tem criado várias linhas vermelhas e não é admissível serem ultrapassadas", referiu, lembrando que a lei deve ser revista em função da percentagem do vencimento dos agentes desportivos para haver justiça na atribuição das multas. "A proporção resolvia o problema", concordou o ex juiz.


Enaltecendo a evolução e reconhecimento do papel do delegado, Sampaio e Nora frisou também que um delegado deve sempre escrever "sobre o que vê e não o que ouviu dizer". O advogado lembrou a história de uma delegada, em Portugal, que foi determinante num episódio de um jogo entre Sporting e outra equipa em que houve um suplente utilizado que não estava na ficha de jogo. Isso resultou num processo disciplinar, mas a delegada foi fulcral para o desfecho deste processo.

Paulo Renato, presidente da ANDF que deu o mote do debate, comentou que entre jogadores de futebol, especialmente em clássicos como Benfica-Sporting, ainda não se sabe bem a importância do papel de um delegado. "Pode tratar-se de um Benfica-Sporting ou de um Salgueiros-Rio Tinto que para os jogadores é igual, mas dentro das diferentes entidades da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol há cada vez mais reconhecimento", e por essa razão, "na tomada de decisões, os delegados deveriam ter um lugar na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol", à imagem do que sucede com outras associações de classe.


Artur Soares Dias foi recentemente questionado sobre se recebeu propostas de suborno:


Futebol

Carlos Moedas impede festa dos adeptos do Sporting

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa estabeleceu regras especiais para o próximo sábado, dia 18 de maio, a partir das 13h00

Adeptos do Sporting terão regras especiais para o próximo sábado, dia 18 de maio, impostas por Carlos Moedas
Adeptos do Sporting terão regras especiais para o próximo sábado, dia 18 de maio, impostas por Carlos Moedas

  |

Icon Comentário0

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ordenou que todos os estabelecimentos de venda ao público junto do Estádio José Alvalade encerrem a partir das 13h00 do próximo sábado, 18 de maio, dia em que o Sporting recebe o Vitória de Guimarães na jornada 34 do campeonato - saiba tudo o que disse Rui Borges.


"Considerando a solicitação do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, recebida dia 15/05/2025, por correio eletrónico, relativa à realização do Jogo SCP-VSC no Estádio José Alvalade + Festejos do Campeão - Despacho de Restrição, no sentido de restringir o horário funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais localizados na envolvente", lê-se, em comunicado que foi entregue aos estabelecimentos afetados.


A CML e a PSP alegam "questões de segurança ao abrigo do disposto no artigo 12°, n.° 1 e n.° 2 do Regulamento de Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços no Concelho de Lisboa", passando, de seguida, a enumerar os estabelecimentos afetados.


Alvalade Plaza, Centro Comercial Stromp, Bago de arroz, Greenland, Tipe Tope, Cantinho do Sá, Pastelaria Ti Margarida, Supermercado Trust, Restaurante Alameda, Indian / O Magriço, Minimercado - Cherry Angel, O Difícil, Cervejaria Belmar, Café Lelena, Sua Cafetaria e Supermercado, Pastelaria Dourado, Pastelaria Sol do Lumiar, terão de fechar à hora mencionada.

Caso os estabelecimentos afetados colocassem uma providência cautelar, a mesma não surtiria efeito, uma vez que os Tribunais Civis não iriam decidir em tempo útil. Até agora, o Sporting ainda não se pronunciou sobre a situação, que deixa os adeptos e proprietários bastante revoltados.



Futebol

Onze provável do Sporting para receber Vitória de Guimarães: Mudanças para disputar título

Rui Borges fará alterações na equipa titular que vai enfrentar emblema minhoto, naquele que será o último encontro da Liga Portugal Betclic

Sporting recebe Vitória de Guimarães na jornada 34 da Liga Portugal Betclic e terá mudanças na equipa titular
Sporting recebe Vitória de Guimarães na jornada 34 da Liga Portugal Betclic e terá mudanças na equipa titular

  |

Icon Comentário0

Rui Silva; Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Zeno Debast, Hidemasa Morita e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante do Vitória de Guimarães.


Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa não terá mexidas, com Eduardo Quaresma na direita e Gonçalo Inácio na esquerda, com Ousmane Diomande ao centro, comandando a linha.


No miolo, Zeno Debast faz dupla com Hidemasa Morita, visto que Morten Hjulmand está suspenso. Geny Catamo ocupa a ala-direita, com Maxi Araújo no corredor contrário. No ataque, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres formam o trio habitual.


O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 18 de maio, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo válido para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Luís Freire tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade e decide o título.

Por esta altura, o plantel verde e branco é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja AQUI a tabela completa da prova, com 79 pontos, os mesmos do rival. Porto (68) e Braga (65) fecham o pódio e os lugares de acesso às competições europeias na próxima temporada.



Futebol

Sporting terá convocatória especial para jogo frente ao Vitória de Guimarães

Rui Borges já decidiu e partida diante do emblema minhoto conta com chamada especial por parte do técnico dos vedes e brancos

Rui Borges faz o impensável antes do jogo do título: ninguém fica de fora, nem os que não podem jogar; Sporting mais unido do que nunca
Rui Borges faz o impensável antes do jogo do título: ninguém fica de fora, nem os que não podem jogar; Sporting mais unido do que nunca

  |

Icon Comentário0

O Sporting joga muito mais do que três pontos frente ao Vitória e Guimarães. A poucas horas do Clube se poder tornar bicampeão, o ambiente em Alvalade é de tensão, mas principalmente união. Rui Borges decidiu chamar todo o plantel para o estágio final, mesmo quem estivesse lesionado ou castigado. Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand, Nuno Santos, João Simões e Daniel Bragança, não jogam, mas vão viver tudo de perto com os colegas de equipa.


O autocarro leonino parte esta tarde de Alvalade rumo à Academia de Alcochete com todos os jogadores. A ideia do treinador é demonstrar que a força do plantel vem da sua união, que é fomentada a cada dia. Os adeptos por sua vez, já estão a organizar um 'empurrão' ao autocarro para dar o apoio à equipa. O autocarro deverá abandonar Alvalade, às 19h/19h30.


Com o Estádio esgotado, o mercado negro está ao rubro. Existem bilhetes para o Sporting - Vitória de Guimarães a custarem mais de 3 mil euros em sites de revenda de ingressos. Quem não conseguir bilhete, irá juntar-se junto às sedes das claques e rulotes. 


O presidente, Frederico Varandas, não vai alterar as suas rotinas em relação à grande final de sábado. O presidente não vai pernoitar com a equipa em Alcochete, mas irá juntar-se à equipa à hora de almoço, partindo com os jogadores até ao estádio. A sua presença tem sido constante durante a época, sempre ao lado do grupo nos treinos e nos bastidores, e não será diferente neste momento decisivo.

O encontro com a equipa minhota está marcado para sábado às 18h00, em Alvalade. O Sporting encontra-se com os mesmos pontos que o seu eterno rival, Benfica, (79), mas segue em vantagem na Liga Portugal Betclic, no confronto direto. Com alguns lesionados no meio campo, o técnico leonino vai fazer algumas alterações. A equipa de Rui Borges está nas últimas preparações para o grande duelo e o técnico de Mirandela, quer quebrar o jejum de 71 anos, e tornar-se bicampeão nacional ao serviço dos leões. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting - Vitória de Guimarães: Transmissão, onze provável, horários e...
Futebol

Sporting - Vitória de Guimarães: Transmissão, onze provável, horários e...

 

Icon Comentário0
Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Sporting - Vitória de Guimarães
Futebol

Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Sporting - Vitória de Guimarães

 

Icon Comentário0
Rui Borges comenta desacato com Vitória de Guimarães! Treinador do Sporting conta tudO
Futebol

Rui Borges comenta desacato com Vitória de Guimarães! Treinador do Sporting conta tudO

 

Icon Comentário0