Futebol
"Acabou, vou-me embora" - David Rosa conta como peça chave do Sporting se despediu dos jogadores
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Dois clubes da Premier League fizeram chegar ao Sporting CP outras tantas propostas para a compra do passe de Jovane Cabral. As boas exibições e os golos do jovem avançado verde e branco não passaram despercebidos aos olheiros da principal liga do mundo. O Leonino sabe que o Clube de Alvalade está a estudar essas propostas e decidirá nos próximos dias se o extremo fica ou sai. Rúben Amorim é apreciador das qualidades do extremo e considera-o peça fundamental para atacar a época 2020/2021, mas, por outro lado, os leões precisam de encaixar uma verba considerável para fazer face aos seus défices operacionais crónicos e à diminuição de receitas que os últimos anos têm trazido, fortemente afetadas pela ausência da Liga dos Campeões, pela diminuição de Gameboxes vendidas, entre outros, agravadas agora pelo momento da COVID-19. Nos últimos dois anos, o plantel tem perdido muito valor económico (e também desportivo), com as vendas e dispensas de alguns dos seus principais ativos (Raphinha, Nani, Bas Dost ou Bruno Fernandes). Assim, restam poucos jogadores para fazer algum encaixe financeiro, sendo o jovem cabo-verdiano um dos que tem bastante mercado. Ainda assim, é de contar que a Direção só venha a vender o jogador se os valores atingirem um patamar elevado. Esta temporada, Jovane Cabral, que chegou ao Sporting CP em 2014, realizou 20 jogos e marcou seis golos. No entanto, aquando do regresso da Liga NOS, o extremo foi a principal figura do conjunto de Rúben Amorim, tendo, em oito partidas, feito o gosto ao pé em cinco ocasiões. Fruto das boas prestações do jovem de 22 anos, o seu valor de mercado é, atualmente, o mais alto de sempre. Segundo o site Transfermarket, Jovane está avaliado em cerca de 10 milhões de euros.
Fotografia de Sporting CP
Negociações decorrem há largos meses e novela promete arrastar-se por mais tempo; SAD verde e branca não desiste de fechar acordo
|
0O Amora continua a mostrar-se intransigente no que toca ao passe de Geny Catamo, sabe o Leonino. O emblema do Seixal é detentor de 75% dos direitos económicos do ala do Sporting e a Direção verde e branca não está disposta a ceder às exigências. Frederico Varandas ainda acredita no acordo, mas não para já.
Ao que o nosso Jornal apurou, o Presidente do Clube de Alvalade mantém-se irredutível em chegar aos valores pedidos pelo emblema da Liga 3, uma vez que os responsáveis pedem aos verdes e brancos qualquer coisa como 5 milhões de euros - valor que a SAD leonina acredita conseguir negociar nos próximos meses.
O futebolista chegou ao Sporting a custo zero, com possibilidade de os leões resgatarem os 75% ao clube da Medideira por 600 mil euros, de forma faseada. No entanto, o prazo expirou e o 'camisola 21' ganhou destaque na equipa. Agora com cláusula de 60 milhões de euros, em caso de saída, os leões só recebiam 25%.
Na temporada atual, Geny Catamo – avaliado em 10 milhões de euros – foi aposta em cinco partidas, e já contabilizou um golo (frente ao Porto), somando ainda uma assistência ao longo dos 454 minutos em que foi opção para Rúben Amorim dentro das quatro linhas.
Já em 2023/24, disputou 41 jogos ao serviço do Sporting. Durante os 2.401 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou seis golos e realizou cinco assistências. O jogador foi o grande herói dos verdes e brancos frente ao Benfica (2-0), ao bisar e arrecadar três pontos importantes para as contas do título.
Leões anunciaram que projeto será lançado esta terça-feira, dia 10 de setembro, e mostraram um excerto das entrevistas aos jogadores
|
0O Sporting anunciou nas redes sociais que o documentário ‘Lado a Lado’ vai ser lançado esta terça-feira, dia 10 de setembro. Os leões mostraram um excerto das entrevistas a alguns jogadores que fizeram parte do plantel que estive na conquista do campeonato da temporada passada.
Morten Hjulmand comentou a grandeza do clube: "Não sabia que o Sporting, como clube, tinha uma massa adepta tão grande, em Portugal, mas também em todo o mundo", disse. Já Pedro Gonçalves revelou a conversa de grupo que tiveram depois uma época menos positiva em 2022/23.
"Recordo bem desta última [reunião], que foi malta até a chorar e por acaso dissemos todos que aquilo que passámos na época anterior não queríamos voltar a passar por aquilo. Foi um momento marcante para nós, porque ainda hoje falamos sobre essa reunião e eu sou um desses que disse umas palavras marcantes e eles ainda hoje me lembram dessas palavras".
Daniel Bragança, por fim, falou sobre a conquista do título: "Nós quando fomos chamados um a um, eu lembro-me de estar a ser chamado, e eu estava com a Carolina [namorada], e eu disse ‘eu não sei se vou conseguir subir aquela rampa’"; referiu o camisola 23 dos leões.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.
Futebolista desvinculou-se dos leões para rumar ao Estrela da Amadora, mas houve um outro emblema português interessado no jogador
|
0Jovane Cabral deixou o Sporting no último mercado de janeiro e assinou pelo Estrela da Amadora. Paulo Lopo, presidente da SAD dos tricolores explicou processo de chegada do extremo cabo-verdiano de 26 anos e revelou que o jogador esteve a ser negociado pelos leões para rumar ao Casa Pia.
"Tínhamos abordado o Sporting sobre a possibilidade há um mês, mas na altura não foi possível um acordo. Estávamos quase a fechar o Abraham Marcus (Porto B), só que o negócio acabou por cair. O Jovane estava quase certo noutro clube de Lisboa (Casa Pia)", começou por dizer ao jornal Record.
"Assim que soubemos que existia disponibilidade para contratá-lo, conversámos logo em tempo útil com o Sporting e também com o empresário. Conseguimos trazer o jogador para a Reboleira porque ele, do ponto de vista desportivo, preferiu jogar aqui", concluiu o dirigente de 59 anos.
Em 2023/24, Jovane Cabral – avaliado em 2,5 milhões de euros – fez, no total, 13 encontros nos italianos da Salernitana na primeira metade de 2023/24, antes de rumar ao Olympiacos. Por terras transalpinas, o avançado leonino contabilizou 706 minutos em campo, nos quais apontou dois golos, um diante do Frosinone e outro frente à Sampdoria. No Olympiacos, Jovane Cabral entrou em campo em apenas quatro ocasiões, duas destas como titular.
Pelo Sporting, o internacional cabo-verdiano somou 107 jogos, nos quais apontou 21 golos e fez 14 assistências para os companheiros de equipa. Vale lembrar que o atleta venceu seis títulos pelos leões: um Campeonato Nacional (2020/21), uma Taça de Portugal (2018/19), três Taças da Liga (2018/19, 2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça (2021), tendo sido responsável pelo primeiro título de Amorim pelos verdes e brancos.
"Acabou, vou-me embora" - David Rosa conta como peça chave do Sporting se despediu dos jogadores
0
Alvo do Sporting marcou golo do mês para adeptos do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo
0
Rodrigo Ribeiro foi cedido pelo Sporting, mas ainda não se juntou ao plantel do AVS; Saiba porquê
0