É PARA RIR? QUANDO O TINHAM NÃO SERVIA, MAS AGORA EX CLUBE DE FRANCISCO TRINCÃO PENSA EM RECOMPRA DE CRAQUE DO SPORTING
Pupilo de Rúben Amorim tem estado em altas desde o início do ano e soma números que já ganharam destaque lá fora
Redação Leonino
Texto
31 de Março 2024, 10:22
Francisco Trincão, Sporting

A trajetória de Francisco Trincão no Sporting tem sido marcada por altos e baixos desde que chegou, por empréstimo dos catalães, no verão de 2022. Contudo, o tempo, a paciência e o trabalho parecem ter dado razão a Amorim, que sempre pediu ‘tempo’ para o jogador se desenvolver. O número 17 encontrou o tão esperado momento de viragem no início deste ano civil e está agora a atravessar o seu melhor momento em Alvalade… algo que não passa despercebido além-fronteiras.

No seu regresso à Liga após a pausa FIFA, a exibição contra o Estrela da Amadora confirmou uma viragem radical, como evidenciam os principais dados estatísticos da Opta até à jornada 15 e a partir da ronda 16 (inclusive), a primeira de 2024. As diferenças são notórias em todos os parâmetros, mas podem ser resumidas num facto menos óbvio, que reflete outras melhorias: até o final de dezembro, o índice de golos esperados de Trincão na liga era de 0,08; desde o início do ano, subiu para 0,25.

O jogador está agora em grande forma e começa a ganhar mais destaque nos palcos europeus. Apesar de o Sporting ter garantido por 10 milhões de euros um jogador que tinha custado 31 milhões ao Barcelona dois anos antes, após um processo longo e com muito empenho de Rúben Amorim, o clube teve que incluir no negócio uma cláusula que permite ao Barcelona… recomprar o avançado.

A experiência de Trincão no Barcelona não foi exatamente bem sucedida na época 2020/21 (42 jogos, 3 golos e 2 assistências), mas o clube catalão quis salvaguardar os seus direitos, consciente de que algo semelhante ao que está a acontecer agora no Sporting poderia vir a acontecer no futuro. Ou seja, cientes de que o jogador poderia alcançar o nível que mostrou em 2019/20 no Braga, quando marcou 9 golos e fez 11 assistências em 40 jogos. É para estes números que Francisco parece caminhar agora, com 7 golos e 7 assistências em 38 jogos.

Um final de época em alta, além de projetar Trincão para o Europeu, deverá trazê-lo novamente ao radar do mercado. Se isso acontecer, o Barcelona terá uma palavra a dizer, com uma cláusula estabelecida entre os 20 milhões e os 25 milhões de euros, como foi acordado no empréstimo ao Sporting em 2022. Trincão, por sua vez, assinou com o Sporting um contrato válido até 2027, que inclui uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Confira aqui os melhores momentos de Francisco Trincão frente ao Estrela da Amadora:

Imagem de destaque
  Comentários